Helipark compra helicóptero russo Kamov Ka-32

A Russian Helicopters acaba de fechar com o Helipark Táxi Aéreo um contrato de venda de uma helicóptero de transporte utilitário de fabricação russa Kamov Ka-32A11BC.
Esse foi o primeiro passo da empresa brasileira para a operação destes modelos de helicópteros russos no Brasil. A entrega está prevista para ocorrer ainda este ano, ao longo do segundo semestre.
As autoridades russas já solicitaram, em 10 de novembro do ano passado, o início do processo de certificação do helicóptero Kamov Ka-32A11BC junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sendo que este processo deve ser concluído também neste ano, segundo o planejamento do Helipark e da Russian Helicopters.
“O KA-32A11BC demonstrou ter capacidade excepcional de operação em climas tropicais, em ambiente de elevada temperatura e umidade, como é o caso da selva Amazônica. Nós pudemos testemunhar isso quando vimos a operação de um Ka-32 de uma empresa canadense, que estava operando no Brasil. A capacidade de carga e a confiabilidade do helicóptero é impressionante, comparado a outros modelos da sua categoria”, declarou João Velloso, presidente do Helipark.
O Helipark e a Russian Helicopters também estão estudando a criação de um centro de manutenção e reparos do Ka-32 no Brasil, caso mais exemplares sejam adquiridos. Aos poucos, a Rússia está ganhando espaço no Brasil. Em novembro do ano passado, a Atlas Taxi Aéreo, do Rio de Janeiro, anunciou a compra de dois helicópteros de transporte utilitário Mil Mi-171, para realizar voos de transporte de carga e utilitário na região Amazônica. Os dois exemplares devem ser entregues ainda este ano.
Por outro lado, a Força Aérea Brasileira já está operando com seis, dos 12 helicópteros de ataque, Mi-35M Hind.
Robusto e versátil, o Kamov Ka-32 tem se mostrado um sucesso mundial para operações offshore (em plataformas de óleo e gás), transporte utilitário e de passageiros , busca e resgate, combate a incêndios, entre outros.

Fonte:  ASAS

10 Comentários

  1. “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes prá esquecer. E a toda hora vão estar presentes você vai ver…”

    Ka-32C, o “Cupuaçu Voador” na Amazônia – atualizado
    http://sites.google.com/site/heliasasrotativas/httpsitesgooglecomsiteheliasasrotativas/o-cupuacu-voador

    FONTE: by PFF on 4 de março de 2011, in Aviação Militar

    Pantera x “Agazão”
    Voando o Pantera
    http://sites.google.com/site/heliasasrotativas/httpsitesgooglecomsiteheliasasrotativas/pantera-x-agazao

  2. é feio mas e um heli mt versatil.. tem baixo custo de manutençao grande autonomia..portugal tem uns “poucos nao sei o numero” servem desde ao combate a incendios a salvamento na costa como apoio a policia e ao INEM..e voa faça sol ou chuva de noite ou de dia ..e tem um som unico!

Comentários não permitidos.