País quer barganhar novo status à China

Brasil deve usar reconhecimento da potência asiática como economia de mercado para ter vantagens em negociações Devem fazer parte da barganha a abertura do mercado chinês para os produtos brasileiros e a redução de barreiras.

JULIANA ROCHA

O governo brasileiro pretende usar o reconhecimento da China como economia de mercado como um trunfo na negociação comercial com o país asiático.

A Folha apurou que a ratificação desse status será posta na mesa na hora de discutir, por exemplo, a compra de aviões da Embraer. A empresa estuda fechar sua fábrica no país por causa da falta de encomendas. Também farão parte da barganha a abertura do mercado chinês para os produtos brasileiros, a redução de barreiras comerciais, e acordos de cooperação para o desenvolvimento de tecnologias, em especial de satélites e aviões.

Como mostrou a Folha na edição de ontem, o governo chinês classificou como “lamentável” o atraso em ratificar o país asiático como economia de mercado.

Em 2004, o Brasil assinou acordo em que reconhece o status, mas não tem validade sem a assinatura da Camex (Câmara de Comércio Exterior), formada pelos ministérios das áreas econômica e internacional.

Reconhecer o gigante asiático como economia de mercado pode trazer prejuízos para setores da indústria que hoje estão protegidos por ações de defesa comercial de antidumping. Atualmente, o Brasil usa preços em outros mercados como ponto de referência para determinar se os produtos são vendidos no Brasil por um valor desleal.

Ao assinar o status, o governo terá que levar em conta os preços internos da China, mais baixos que na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo. Com isso, algumas medidas de proteção comercial terão que ser retiradas.

O governo também estuda medidas para conter o avanço das importações chinesas.
Uma ideia é exigir que produtos vindos do exterior apresentem certificados de qualidade no ato do pedido de licença de importação. E a fiscalização da qualidade dos produtos será feita na alfândega e não mais na loja.
O Inmetro prepara também a exigência de certificação para eletroeletrônicos e autopeças, a serem aplicados ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: FSP via NOTIMP

29 Comentários

  1. Pretender é bom né,ter é o que é dificil…A filosofia deles é dominar e quem domina não cede e quando cede o faz naquilo que no modo de ver deles eles não tem muito interesse para dominar ate que se adequem e encontrem vantagem.Na boa os EUA são FDP e isso todo mundo sabe mas a China é FDP ao cubo elevado a decima potencia.O mundo deveria se ajuntar para derruba-los economicamente antes que seja tarde e eles devorem tudo porque a intenção deles é devorar mesmo.Não falo de guerra mas eles tem pontos fracos que deveriamos explorar antes que se tornem realmente autosuficientes nessas lacunas.O mundo sabera realmente quem é a China quando eles forem a potencia militar dominante.Ate mesmo os Russos ja perceberam isso e dão sinais de alinhamento ocidental contra eles.Todos devem desenvolver-sem mas tudo tem limites e se não se respeitarem limites a coisa desanda e o bicho pega e porque não aproveitar enquanto o Dração ainda não aprendeu cuspir fogo?

  2. Eu gostei da iniciativa, no papel parece ser uma boa para ambas as nações, ajuda mútua, eu espero que de certo e ambas as nações cresçam e se desenvolvam com isso.

    Meu medo é a China ‘chupar’ o Brasil até não dar mais e depois largar agente na sarjeta.

  3. Nossa estrategia geopolitica-economica é erradissima porque so vemos cifras e contratos e nada mais alem disso embora falemos que sim.Falta ao Brasil a visão ampla que anteve e justamente em momento previlegiado e propicio que nos encontramos de detentores das necessidades alheias.Deviamos aprender a jogar o jogo mas o que esperar de uma estrategia infantil e precose conduzida por Ratazanas???

  4. Ainda busco entender de forma pratica a visita do Jobim Polivalente e seu escudeiro Jaspion Saito nas comemorações da Revolução Chinesa quando ficaram impressionadissimos com o desfile aereo de ordas de JSs e a sutil,inexperado,sem programação oficial visitinha do MD Chines no ultimo 7 de setembro e o Ling Ling pra disfarçar passou primeiro pela Colombia pra depois sem querer querendo aqui estar reciprocamente presente em nossas comemorações sutilmente sendo realizado de forma discretissima por nosso governo…AI TEM CAMBADA…Compraremos nos supermercados MIOJOS SABOR ESCORPIÃO GRELHADO um um PLECINHUZINHU DA CHINA NÉ hhihihi hihi hihi Um neglócinhu galantidinhu pelo Kapeta rsrs rsrs

  5. O TEXTO DIZ: “O governo brasileiro pretende usar o reconhecimento da China como economia de mercado como um trunfo na negociação comercial com o país asiático.”
    ***
    Tá ai, pra começar, é algo que quero ver para eu poder acreditar que MEU VOTO não é motivo de arrependimento. E a outra oportunidade que estou esperando é a da vinda de Obama. Pra mim os dois assunto estão totalmente atrelados para formação da IDÉIA para onde estaremos sendo conduzidos.

  6. 1maluquinho, você anda muito paranóico, ‘anti-conspiração’ ultimamente cara.
    Pega leve, é assim que o mundo funciona..
    você quer algo? e o que você tem pra mim?

    O unico que dá coisas de graça é Deus e olhe lá, tem que rezar ainda e ter fé, se não ele não te atende.

  7. No filme de “espartacos” tem uma frase que realça muito bem a “real polik”.
    .
    -“Se o seu inimigo tem o que você quer; e você tem o que ele quer,…negocie”
    .
    No caso aqui, ambos tem que ter muita bala na agulha senão um devorá o outro.

  8. FEH… Não é simplesmente jogar como se joga mas ser ousado…voce quer,eu tenho,voce tem eu quero,mas buscar mais vantagens nisso tudo,senão apenas seremos o que sempre fomos,pais rico com governo corrupto e tolo povo.Falta ao mundo ocidental e muito mais a nós entendermos que nossos parametros de modelo economico e de mercados mudou.Sim voltamos ao velho costume do comercio de trocas o mesmo usado na pré-historia mas agora bem mais abrangente.Querem generos alimenticios,minerios,energeticos,nos deem acesso a tecnologias e a tudo o que precisamos sem restrições.Todos sabem que o Brasil é pacifico e apenas almeja desenvolvimento mas ai é que é facil compreender como sempre afirmo NÃO INTERESSA A QUEM DOMINA QUE VENHAS A TER O CONHECIMENTO POIS O MESMO LHE PROPORCIONA A EMANCIPAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE A INDEPENDENCIA.Hoje mesmo que implementassemos uma politica de profundo investimentos em pesquisas e infraestrutura melhorariamos muito o pais mas não conseguiriamos acompanhar na mesma proporção o avanço dos grandes e por isso nos é primordial adiquirirmos aquilo que nos venha proporcionar pular etapas,encurtar caminhos pois pessoal ineligente e condicionado temos e muitos.Mas não é simplesmente escolhermos o parceiro ou uma aliança mas saber escolher aquela ou aquilo que realmente venha nos complementar no que falta adequando-se melhor a nossa realidade de procedencia confiavel.Precisamos nos especializar em estrategia geoolitica-economica e de defesa tambem.O que vemos é muita indecisão e no final tendencia a licros e beneficios de alguns ao invez de ter um resultado coletivo.

  9. kkkkkkkkk adorei o comentario do amigo 1 maluquinho!!!!
    to rindo até agora….apesar dos exageros ele tem razão,,,ta na hora de acordar brasil….é o cumulo da idiotice e inganorancia o brasil exportar grandes quantidades de minerio de ferro e depois compra-los ja pronto!!!! isso só pra mencionar umas das mil idiotices de nossas politicas,,

  10. O Brasil deve ser honesto.
    Tem que dizer para os chineses que algumas de suas importações estão prejudicando as nossas, por isso serão suspensas.
    Os chineses estão ganhando todos os mercados, porque são muito competentes, trabalhadores e disciplinados.
    Eles têm bons políticos e economistas, e cortam o pescoço dos criminosos. Aqui é o contrário.

  11. DONDOLO….Eles são trabalhadores disciplinados e condicionados e um povo inteligente sim.Não é que tenham bons politicos e economistas.La se não faz quadradinho fica de lingua de fora cheio de buraquinhos redondinhos.Eles vivem para o sistema deles que centraliza tudo.Não exemplo de governo e mesmo comercialmente jogam de todos os lados.Tem varios preços de mesmas mercadorias diferenciadas para agrado de quem compra e assim atingem a todos os padrões e gostos.Vendem de tudo ate mesmo no contrabando.Não são negociantes que se confie mas clientes em potencial porque tem a grana e a necessidade.O mundo não sera mais o mesmo quando les alem de serem a potencia economica passarem a ser tambem a potencia belica.Quem se aliar militarmente a eles pode ja sabendo que muito em breve tera que bater-se contra todo o mundo.

  12. Concordo com a paranoia do 1maluquinho. China sao os gafanhotos do mundo. Reconhece como economia de mercado e o Brasil vai ser inundado com toda quinquilharia que nao se pode vender nos EUA e Europa, por questoes de contaminacao, seguranca etc etc. China so existe para produzir muitas porcarias e esparrmar mundo afora. O Brasil nao vendera um alfinete industrializado; retiro o que disse; vende um mas os Chineses copian o resto e nao compram mais.Ver Embraer.

  13. dandolo; e verdade. sao disciplinados,trabalhadores e competentes; mas pagam salarios escravos e NUNCA o Brasil fabricara um so par de sapato, uma camiseta, uma cueca se deixar os chineses soltos.

  14. Voces precisam aprender fazer conta de matematica.
    Voces não estão fazendo distinção entre produto contrabandeado e produto que entra legalmente.
    Como já tinha dito:
    é fato consumado ” Para o Brasil a muito tempo, só faltando assinar “.
    Mas desta vez quem estara com a Bola é a China, aceita ou não aceita Cing Ling?????????

  15. Parabens Dilma pela iniciativa se for verdade.
    Só um adendo fortalecer nossas institiuições, Defesa ao Consumidor,Inmetro, entre outras.

  16. NILO….Dilminha boa de conta ta fazendo seus calculos para como pegar mais e so iremos começar a ver isto daqui a 4 ou 8 anos.Lembra-se a maioria de nós entoava o cantico e vc era um deles OH COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS rsrs rsrs rsrs rsrs

  17. !Maluquinho rulez,
    e digo pra aproveitar a disputa pela liderança mundial a nosso favor quem tiver o Brasil como aliado vai crescer e se desenvolver muito mais.
    Chineses são piores que americanos. Os caras tem 1/6 da população do mundo, são totalmente adestrados, podem perder 400 milhões de soldados e ainda ser extremamente fortes.
    Mas, se nos superam em números, não superam em recursos e adivinhem… …eles sabem disso.
    Sabem também que os EUA tentarão de qualquer forma impedi-los, e estão trabalhando duro para que esse impedimentos se minimizem ao máximo.
    Bom, os EUA precisam do Brasil, a China também e como disse o Lucena:
    ”Se o seu inimigo tem o que você quer; e você tem o que ele quer,…negocie”
    é melhor saber escolher desde agora para no futuro não virarmos uma alemanha pós IIGuerra.

  18. Vou ser curto Sr.UmMaluquinho.
    Todos aqui gostariam de saber qual partido que o Sr. gostaria de promover (sejamos claros), um partido que não tenha ratazanas.
    um partido sem ratazanas capaz de chegar a presidencia da republica e governar este pais sem distribuir cargos e favores aos deputados e senadores e seus cabos eleitorais.
    Qual partido???
    Discurso não vale como resposta.
    sinceramente, congratulações meu caro.
    Uma boa noite

  19. A ganancia do capitalismo é que produziu isso tudo.Industriais e empresarios ganaciosos buscaram mais lucros em paises com mão de obra escrava e impostos baixissimos,o proprio EUA fez isso e o resultado esta aparecendo agora.Sucateiam a propria industria mandando fazer fora seus proprios produtos que retornam a seus comercios para serem consumidos por seus tolos póvos.E agora Bob prove um pouco da sua propria ganancia e como saira desta heim.Escolhera mais um pais sucateado com povo indefeso para lançar sua maquina de guerra trazendo o patriotismo a sua nação enquanto suga os nutrientes da vitima?

  20. Lembrando sempre não sou partidario de A ou B.
    Não quero o Sr. Lula de volta, porque torço que daqui a quatro anos este pais tenha progredido e não regredido.
    Sou critico (positiva ou negativa) a Sra. Dilma, – não faço conchavo.

  21. NILO….Não tenho partido,não sigo ideologia e não acredito em politicos nenhum.Gostei da Heloisa Helena quando Senadora da Republica encabeçando as CPIs.Me surprendi quando o PT chegou ao poder e a precionaram para que ela fizesse o jogo e vi nela uma patriota que preferiu ter sua carreira politica relegada a segundo plano do que ceder a conchavos mas isso não quer dizer que eu a abonaria como Presidenta embora eu tivesse a vontade que ela tivesse tido a honra de ter sido a primeira.O que acontece é que quando sobe a rampa do planalto passam a ver e conviver com o que so imaginavam e o assedio e pressões é forte de todos os lados e a fraquesa humana da facilidade de obter mais do que se tem sobe a cabeça e se contaminam.Lula foi um grande lider sindical e questionador do sistema e quando Presidente ate fez mais que os que o antecederam mas agora ainda estamos começando a ver que foram paliativos e que no final nos conscientizaremos que ele é tão podre e mentiroso como todos os outros.Ainda não tivemos um estadista igual ou superior a D.Pedro II que primava pelo progresso,que era justo,imparcial e ate mesmo no momento de ser deposto se portou como um patriota preferindo perder o poder do que ver o sangue Brasileiro sendo derramado.E diga-se de passagem,era abolicionista e por isso perdeu o poder desde que deixou de receber apoio dos latifundiarios que eram a aristocracia da epoca que bancava o imperio e interessada direta na manutenção da escravatura….Sabe agora estamos malhando o Lula mas se tivessemos apenas mais um mandato dele te garanto que teriamos FX2 e que não seria nem Rafale e nem F18.

  22. Alguns estão pensando ate que o contigenciamento é estrategia e o prorrogamento da decisão do FX é por economia,mas não é,e sim indecisão e muita pressão.É melhor mesmo que não escolham nada do que fazerem cagada.Comprem um tampão qualquer e empurrem com a barriga,melhor que abrir as pernas de nossas riquesas a quem quer que seja mas que busquemos parceria sim mas com consciencia para explorarmos,vendermos e aplicarmos.Não se surpreendam se a qualquer momento formos surpreendidos com um prototipo saido do hangar da EMBRAER.Nossos centros e inteligentes sempre trabalharam com contigenciamentos e obstaculos e sempre nos surpreenderam com suas capacidades,dedicação e acima de tudo Patriotismo.Eu acredito no Brasil mas cada vez mais tenho duvidas dos Brasileiros.

  23. FELIPE….A Dilma primeiramente foi a Argentina e depois vai a China.Natural isso.A Argentina rivalidades a parte é nosso parceiro regional e estrategica ao Brasil geopoliticamente.A China esta se tornando nossa maior parceira economica e nós cada vez mais imprescindiveis a eles.Ate ai tudo bem.Mas não podemos mais é ficar vendendo materia prima e importando produtos acabados.Ficamos no meio do mundo moderno como algo de potencial de forma medieval.Bem e isso é a prova que não somos bem gerenciados e que nosso sistema não se adequa a um pais em ascenção.Não é so desvio de verba publica,favorecimento de expeculadores e gananciosos extrangeiros e nacionais,leis arcaicas e sistema fiscal e de controle adequado,mas acima de tudo falta de infraestrutur,educação e o que leva a um povo ter a vontade de evoluir,a cultura.Nosso problema é cultural e sua origem se origina na colonialização,alias que não é so problema Brasileiro mas de toda a America Latina que teve uma colonialização puramente extrativista e desenfreada enquanto nosso irmão caim do norte que era bem mais atrasado do que nós teve uma colonialização expansionista.Ai começa o problema que vem sendo acrescido ao longo do tempo por muitas e muitas outras coisas.A Argentina ate a decada de 50 era a quinta economia mundial com um povo interessado em cultura com modos requintados,totalmente diferentes dos demais povos latinos tendo eles problemas semelhantes de colonialização mas receberam um acrescimo cultural de outros povos Europeus que lhes troxeram diferentes costumes e gostos.Sabe muitas vezes não nos apercebemos destas coisas mas elas são o alicerce de uma sociedade,de uma nação.

  24. Pelo tanto de mercadorias chinesas que vemos vendendo por aqui, achei que o Brasil já tinha feito esse tal reconhecimento como economia de mercado. Se não ratificou ainda, então é melhor deixar como está. Os chineses produzem tudo a preços muito menores que qualquer país. Abrir as portas de nossa economia significará, a longo prazo, o fim de nossa industria. Nenhuma vantagem que a China nos dê agora, compensará isso. Estariamos abrindo mão de uma vantagem estratégica de longo prazo em troca de outras apenas momentâneas. Um exemplo disso é a Embraer. Ainda que o governo chinês permita a fabricação dos E-190, a longo prazo, o mercado de aviação na China será dominado por aviões de fabricação local. Sendo assim, qualquer triunfo da Embraer na China será apenas temporário, porem os efeitos da abertura de nosso mercado para os produtos chineses serão permanentes.

  25. Para impedir o avanço do produto chines o Brasil só pensa em dificultar o acesso deles, atraves de taxas e agora inovaram com o inmetro querendo certificação. Acho que a saida seria o governo diminuir os impostos e incentivar a industria de fundo de quintal brasileira, assim concorreriamos a altura e teriamos condições até de contrapor de igual par igual, e não de produtos de melhor qualidade concorrendo com produtos inferiores. ABS..

  26. GUNSALMO se abrirmos as portas de nosso mercado a eles nossa industria e economia cambaleara em curto prazo e não em longo…Robison se fossemos fazer o que voce propõe ficariamos iguais a eles,é o mesmo que os que diziam que deveriamos fazer uma zona franca em foz do iguaçu para barrarmos o contrabando Paraguaio mas nos transformariamos tambem num polo de montagens não licitas.Devemos sim proteger nosso mercado e juro baixo nesse momento so alimentaria mais ainda o consumismo e poderia piorar tudo.O Brasil não precisa de nada disso,apenas que parem de roubar os cofres publicos e que apliquem em infraestrutura e capacitação de beneficiamento e quem ta falando isso é um maluco que so tem o segundo grau e não entende lhufas de economia.Sempre crescemos e jamais deixaremos de crescer e cresceremos mais ainda quando conseguirmos fazer o Brasil justo e igual.Sempre afirmo que hoje somos o resultado do povo trabalhador e descente que desenvolve esta nação e não foi o fulaninho e nem o beltraninho que fez nada disso,eles apenas ficam com a fama.Fomos nós os Brasileiros.Esse potencia de garra e nossas reservas é que assusta ao irmão Caim do Norte porque sabem que somos pacificos,que contamos com a adimiração da comunidade internacional por sermos uma democracia plena com diplomacia internacional conciliadora e justa.Sabem que nós podemos lhes desbancar e por isso minam e sabotam a todo instante nossos programas atonico e aeroespacial e tudo o mais que nos venha a trazer conhecimento de ponta

Comentários não permitidos.