Obama pode adiar viagem ao Brasil

http://jangadeiroonline.com.br/uploads/2011/01/1296050225obamafotoricardostuckertpr.jpg“New York Times” diz que razão seria atraso na votação do Orçamento dos EUA


Fernanda Godoy NOVA YORK e WASHINGTON. Prevista para os dias 19 e 20 de março, a visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, corre o risco de não acontecer. Segundo o blog The Caucus, do site do “New York Times”, o atraso na votação do Orçamento no Congresso americano seria o motivo do possível adiamento da viagem. O prazo para a votação expira no dia 18, véspera da data prevista para o embarque de Obama para o Brasil. O problema é que, caso não haja acordo, o país pode viver um momento de impasse legislativo, como aconteceu em 1995, quando o então presidente Bill Clinton viveu exatamente essa mesma situação de obstrução na votação do Orçamento após haver perdido a maioria na Câmara, como ocorreu com Obama nas eleições legislativas de novembro passado.


A Casa Branca disse ontem que não houve alteração na agenda da viagem programada do presidente Obama.
– Hoje (ontem) continua tudo como está. Pode ser que daqui a um, dois dias ocorra alguma mudança, nunca 3030se sabe. Mas a posição hoje é a de que a viagem ocorrerá na data prevista – disse uma assessora.
No Brasil, o Itamaraty diz que não foi informado do possível cancelamento.


No ano passado, Obama havia marcado viagem para a Ásia em março, adiada devido à votação da reforma da saúde. A visita foi reagendada, mas teve que ser adiada mais uma vez devido ao vazamento de petróleo no Golfo do México. O presidente finalmente embarcou rumo à Índia e à Coreia do Sul em novembro, sob críticas por estar deixando o país em meio à crise aberta com a derrota do Partido Democrata nas eleições.


Christopher Sabatini, diretor de Política da organização de negócios Council of the Americas, disse ontem temer o cancelamento e destacou a importância da viagem para marcar um novo momento nas relações dos EUA com a América do Sul. Sabatini, que trabalhou na campanha de Obama, reconhece que, nos dois primeiros anos, o governo Obama não deu a devida atenção à América Latina, e é preciso sinalizar a mudança. O fato de Obama “pôr os pés abaixo da linha do México” já será um feito, avalia ele.
– Especialmente no caso do Brasil, essa visita é o reconhecimento da necessidade de uma relação mais madura entre os dois países – disse Sabatini.


Colaborou Fernando Eichenberg

Fonte: O Globo via CCOMSEX 03.03.2011

21 Comentários

  1. MAIS UM QUE QUER SAIR NA FOTO COM A DILMA.
    .
    Se o Obama não conseguir uma boa manobra política no congresso de lá;ele não terá muito com que barganhar aqui,visto que todo mundo sabe que o congresso americano é quem dá a última palavra em tratados internacional na política externa americana.
    .
    Caso isto não ocorra,ele será mais um que virá aqui só para sair na foto com a Dilma,pois é….lá todo mundo quer ter o prazer de “sair na foto com a dilma”-Hahahah….!
    .
    Dá até para fazer um curta de comédia com isto tudo.Hahaha….!

  2. Carlos Augusto essa agenda que você mencionou era do Serra e não da Dilma…O Brasil é essencial como parceiro dos EUA para o futuro…

  3. Eu duvido que ele deixe de vir e duvido tambem que tenha argumento solido de convencimento para nós,sabe que a tchutchuca de validade vencida vai a Peqin e ja tem pesadelos,Voce tem coragem em querer dançar funk no Alemão né vampiro e basta apenas que erre o passinho para sair de la debaixo de vais e pedradas e não tem aparato que te garanta.Se não vier é porque ja se conscientizou que perdeu.

  4. O velho jogo de interesses. Todos nós sabemos chantagear.
    Pois todos nós nascemos assim… …chorando! Só acho uma pena a política econômica mundial ser decidida por um impulso, que visa apenas a sobrevivência. e está presente em muitos animais irracionais.
    No mundo dos instintos, a lei é do mais forte.

  5. SUGESTÃO DE LEITURA
    ***
    EUA ESTÃO PERDENDO A GUERRA GLOBAL DA INFORMAÇÃO.
    ***
    Cortes no orçamento U. S. Departamento de Estado terá um “devastador” consequências para a segurança nacional, disse U. S. secretária de Estado Hillary Clinton. Segundo ela, a China tem a vantagem na luta pelo domínio da região Ásia-Pacífico, “Al Jazeera” mantém firmemente na mente da população do mundo árabe.

    “Estamos em guerra de informação, e estamos perdendo essa guerra”, – disse Clinton, perante a Comissão dos Assuntos Externos do Senado. Em particular, o secretário lamentou o declínio da poderosa rede de estações, que durante a Guerra Fria, transmitido em países do bloco soviético. Segundo ela, após a queda do Muro de Berlim, o fluxo de fundos para esse efeito bastante reduzido, e agora os EUA estão pagando caro por isso. ”

    De particular interesse para a cabeça do Ministério dos Negócios Estrangeiros americano chama o Oriente Médio, onde a opinião pública sobre os Estados Unidos são hoje o canal de televisão árabe por satélite. Ela ressaltou que a Rússia ea China já estabeleceu canais de transmissão em árabe, enquanto os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, pelo contrário, estão cortando os gastos com serviços relacionados.

    Clinton lembrou também os parlamentares de que o Irã está tentando ativamente influenciar os acontecimentos revolucionários que ocorrem no Oriente árabe. Para isso ele usa seus representantes diplomáticos, bem como seus aliados, como o movimento xiita Hezbollah no Líbano. Teerã está buscando contatos com grupos de oposição e as comunidades xiitas em países árabes. Nesta imagem negativa de os EUA como potência hegemônica mundial impede Washington para lutar contra esta manobra e para ajudar os partidários da democracia, muitos dos quais temem que “Tio Sam” vai escolher para atingir a sua revolução.

    Clinton sublinhou que os filmes de Hollywood e da transferência de canais de entretenimento norte-americana só agravam a situação. Eles são ainda mais distorcida da imagem da América, que aparece neles como uma menina do país em um biquíni e lutadores profissionais.

    O objetivo deste fluxo de eloqüência foi para justificar a atribuição do Departamento do Estado $ 47 bilhões em 2012. Lembre-se no mês passado a Câmara dos Deputados decidiu reduzir em 2011 para 16% o financiamento do Departamento de Estado e U. S. Agency for International Development.

    Para inverter esta tendência, o Departamento de Estado começou a investir pesadamente em redes sociais, o Twitter lançou um site em árabe e persa. Além disso, pretende gastar cerca de US $ 30 milhões para projetos que promovam a liberdade de acesso à Internet.

    No entanto, segundo Clinton, algumas redes sociais é insuficiente e deve necessariamente envolver a mídia, porque a maioria das pessoas ainda recebe as notícias pela televisão e rádio.
    ***
    FONTE: http://www.ng.ru/world/2011-03-04/1_usa.html

  6. “Você tem de dar-lhes um tapinha nas costas e fazer com que eles pensem que você gosta deles”.
    J.Foster Dulles, Secretário de Estado, 1953-59 (1)

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17505

    Brasil – Estados Unidos: a rivalidade emergente
    Ao acompanhar a evolução das relações do Brasil com os EUA, no período examinado por Moniz Bandeira, vemos que, de um lado, elas se entrelaçam e incidem sobre a aspiração de parte significativa da elite dirigente brasileira de promover o desenvolvimento industrial. Esta aspiração se confronta periodicamente com a política americana que decorre de sua convicção de que o desenvolvimento brasileiro teria de ser o resultado natural da ação das forças de mercado. Portanto, não necessitaria, nem deveria, ser estimulado ou conduzido pelo Estado brasileiro, a não ser para este adotar políticas de liberalização do comércio exterior e dos fluxos de ingresso e saída de capitais. O artigo é de Samuel Pinheiro Guimarães.

    Samuel Pinheiro Guimarães

    Prefácio de Samuel Pinheiro Guimarães ao livro “Relações Brasil-EUA no Contexto da Globalização: Rivalidade Emergente” (Editora Senac), de L.A. Moniz Bandeira. O livro dá seqüência ao balanço sobre as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, iniciado com a publicação do primeiro volume, dedicado ao estudo da Presença dos EUA no Brasil, e que abarca o tempo histórico que vai desde o Brasil Colônia até a República. Passa pela era Vargas e a queda de Goulart. Este volume – “Rivalidade Emergente” – vai até 1995, mostrando como as relações Brasil-EUA continuam a ser alternadamente amistosas e conflitantes.

  7. O avanço de uma cultura se mede justamente por sua capacidade de engenharia e arquitetura acrescida de ciencia.

  8. ROBERTO MG….Gostei da citação amigo mas acho que o que acontece hoje no mundo Arabe é a desesperada cartada Americana que se utilizou de uma maquina barata que é a internet para assim pensarem em abater varios coelhos em uma unica cajadada,não me refiro somente aos governos hostis locais mas tambem a influencia Russa que la sempre foi presente e ativa mas a influencia cada vez mais crescente da China.Eu so quero ver o resultado de tudo isso que pode ser o que os EUA e OTAN não desejariam que fosse.Em vacas magras fazem de tudo na desesperada tentativa de não perderem a hegemonia.Poderemos ver algo ainda não visto na historia da humanidade,uma dominação ruindo enfraquecida pelo proprio veneno que criou e pela euforia desenfreada do consumismo e a ganancia do comercio que buscou cada vez mais lucros sem medir consequencias usando paises e póvos oprimidos como mão de obra escrava rsrs rsrs Olhem Cingapura e comparem-na arquitetonicamente com New York,ela parace uma cidade extra-terrestre tão grande é a distancia de evolução.Esse mesmo efeito se deu uma unica vez quando um Arabe evoluido,bem vestido,culto e desenvolvido em arquitetura,engenharia,matematica olhou uma Europa cinza com construções toscas com um povo vestido de tecidos rudes e sem cor com bundas de fora por baixo dos panos e cidades sem nenhuma higiene e programação de engenharia rsrs rsrs Era um ET diante de um senhor feudal.

  9. Os americanos são pragmáticos e altamente criativos / intuitivos, mas estão perdendo o bonde da história, pois passaram a ter um regime político PLUTOCRATA (governo dos endinheirados). No Brasil, também estamos perdendo o bonde da história, pois temos um regime político Populista, baseado no maldito ” Toma Lá Dá Cá “(troca de favores corruptos).Nenhum político corrupto foi preso ainda nesse país. Fingem que prendem, mas depois abafam.
    A nossa justiça é cara, lenta e ineficiente. Um processo pode demorar 20 anos para terminar, ou mais, caindo na prescrição da pena. Não somos exemplo para nenhum país do mundo. Nos EUA, alguns corruptos vão para a cadeia, mas parece que eles estão ficando parecidos com a gente.
    Espero que a Presidenta Dilma acabe com a impunidade dos políticos brasileiros, caso contrário irá fracassar em seu governo.
    O povo espera que o nosso STF aprove a Ficha Limpa retroativamente, a fim de se fazer uma limpa completa no Congresso Nacional. O STF tem que ouvir a voz rouca das ruas e decidir em prol da ética, do povo, e não de políticos safados. O Brasil precisa muito da lei Ficha Limpa, mas retroativa, pois o mal não pode vencer o bem.
    O direito coletivo está acima do direito individual.
    O povo brasileiro quer ver a Ficha Limpa retroativa, e não para as próximas eleições. Respeitem a vontade popular, para que no futuro não nos transformemos em um Egito, Líbia …
    O exemplo para a população vem de cima.

  10. ROBERTO MG…O mundo ocidental por decadas disseminou muita covardia e adiquiriu muitos inimigos.A naturesa animal e seres humanos são animais é na primeira oportunidade vingar-se.Sabe o povo de nenhuma nação tem culpa das pessoas sem escrupulos que os governam e que são capazes de derramarem o sangue de seus proprios póvos para atingirem seus objetivos.A humanidade toda quer paz mas sempre tera alguem pensando em mandar,querendo lucrar mais,ou mesmo quando obter acesso a algo que poderia ser para o bem comum primeiro busca lucrar com isso e depois pensa em usar como arma primeiro para atacar e depois para defender.Se Jesus que era puro não deu jeito,quem dara?Os Védas narram um apocalipse a uns 5.000 anos antes da era Cristã e uma intervenção celeste de um exercito com armas que reluziam e disparavam raios que desintegravam.Talvez narraram assim com mais riquesas de detalhes por serem mais evoluidos que os posteriores Judeus quando João marra o ser que lhe mostra Bagda sendo destruida.Em breve ferveremos a Terra em fogo e sangue e virão acabar com tudo isso.Mas o que intriga é que terão os que virão que se ajuntarãocom os que praticam o mal e posterior virão os do bem dando um basta.Sabe isso não é sobrenatural religioso como muitos pensam mas a realidade que a nossa incredulidade e ignorancia oculta.

  11. SUGESTÃO DE LEITURA
    Acusado de vazar documentos ao WikiLeaks sofre constantes torturas
    Bradley Manning, o soldado preso pelo vazamento de documentos ao Wikileaks, foi forçado a dormir nu em sua cela na quarta e quinta-feira, reconheceram nesta sexta-feira os responsáveis pela prisão militar onde ele se encontra, após uma denúncia de seu advogado.

    “O soldado Manning foi obrigado a ficar sem roupa, novamente em sua cela na noite de quinta-feira. Como na noite anterior, os guardas da prisão o obrigaram a tirar todas as roupas. Manning voltou para a cama e passou as sete horas seguintes humilhado”, escreveu o advogado do suspeito, David E. Coombs, em seu blog oficial.

    Manning permanece preso no centro penitenciário dos Corpos de Infantaria da Marinha em Quantico (Virgínia) desde junho de 2010, quando foi acusado pelas autoridades militares de descumprir o Código Militar com seus supostos vazamentos para o WikiLeaks.

    A essa primeira acusação, que indica o soldado a 52 anos de prisão, foram somadas na quarta-feira outras 22, que podem terminar em uma possível sentença de prisão perpétua ou até em pena de morte.

    Segundo o advogado, a decisão para que ele dormisse nu em sua cela foi tomada pela comandante da prisão, Denise Barnes, e é especialmente “degradante” já que o soldado é vigiado, tanto por observação direta como mediante câmaras, “o tempo todo”.

    A Anistia Internacional denunciou ao secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, as condições nas quais se encontra o soldado, que, segundo a organização, está confinado 23 horas por dia em uma cela quase desprovida de móveis, sem travesseiro, lençóis e objetos pessoais.

    LINK: TERRA

  12. LUCENA…Deveria ser dito na midia que o Brasil vende seu petroleo ao mundo ganhando 50% menos do que os paises produtores e que ainda as conseções dão posse do oleo extraido.Tal é a ladroagem,favorecimentos,e crime de lesa-patria,que de tudo fazem para roubar e favorecer,ate mesmo buscam adequar nossas leis e constituição para isso.Me surpeende entidades tipo OAB que não pessam duas vezes para defender bandidos jamais terem se manifestado contra isso tudo.Chegara um momento que aceitaremos voluntariamente tudo isso ou nos revoltaremos e daremos um basta de forma contudente.Tolo é todo aquele que pensa que o povo Brasileiro é covarde.Apos o fim da 2 Guerra perguntaram os Nazistas quais foram os soldados mais dificeis que eles enfrentaram e responderam que foram os Russos e os Brasileiros.Se entendermos que os Russos são acostumados com o clima e adversidades Europeias e nós não,nos conscientizaremos que o Brasileiro quando guerreiro supera adversidades.Os Gringos se borram de medo de nossa agressividade pois sabem que somos sanguinarios quando enraivecidos.Parece que nossos politicos desconhecem isso pois se acostumaram a dar paliativos como um adestrador que dar uma recompensa a cada comando executado.Que Deus livre as familias Brasileiras desse dia que infelizmente cada vez mais se evidencia ser necessario…É bordunada neles todos Cobrada.Aço e fogo.

Comentários não permitidos.