O lançador, Liberty: Uma parceria entre a ATK e a Astrium

http://spaceplex.com/wp-content/uploads/2011/02/ATK-liberty-rocket.jpg

Recentemente, a empresa norte-americana ATK e a europeia Astrium anunciaram a intenção de desenvolverem em conjunto um foguetão que aproveite todo o trabalho de desenvolvimento já empenhado no programa Constellation – entretanto abandonado pela NASA – nomeadamente o seu foguetão de combustível sólido e o primeiro estádio do foguetão europeu Ariane 5. O combinado receberia a designação “Liberty” e conseguiria produzir um sistema poderoso e barato, aproveitando todo o trabalho de desenvolvimento já existente e concorrendo aos 200 milhões de dólares do programa de estímulo de Obama.


O “Liberty” seria capaz de transportar até 20,185 quilogramas, ou seja a capacidade suficiente para levar mais do que um astronauta até ao Espaço e até mesmo a cápsula Orion (também praticamente cancelada por Obama). Os dois parceiros esperam realizar o primeiro voo deste sistema até finais de 2015.

http://www.universetoday.com/wp-content/uploads/2011/02/ATK-LIBERTY-ON-ROCKET-1y-1297141348MR.jpg

Fonte:Discovery via Quintus

5 Comentários

  1. SUJESTÃO DE LEITURA
    ***
    Ministro Mercadante Visita o IAE e
    Inaugura o Laboratório LINCS
    ***
    Nesta segunda, dia 28 de fevereiro, o atual Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante e comitiva com autoridades locais como o Presidente da Avibrás, o Diretor do INPE e da Orbital, acompanhados pelo Exmo Diretor do DCTA e autoridades militares, conheceram os projetos do IAE expostos no Prédio de Integração e Lançamentos, onde as chefias de Divisão estiveram presentes, juntamente com o nosso diretor, vice-diretor e subdiretores, representando o Instituto.

    Depois de conhecer os projetos do IAE, sempre demonstrando muito interesse, o ministro Mercadante foi convidado a inaugurar o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle & Simulação – LINCS, onde conheceu o ambiente de teste e calibração de sensores e sistemas inerciais e o de malhas de simulação completa de sistemas de controle de veículos lançadores e plataformas orbitais. Também participaram da cerimônia de inauguração o Exmo Tenente Brigadeiro do Ar Pohlmann, o Magnífico Reitor do ITA e demais autoridades que fizeram parte da comitiva do Ministro Mercadante em sua primeira visita ao DCTA.

    O ministro Mercadante esteve ainda na Aula Magna do ITA , e como convidado especial, discursou sobre a realidade atual da pesquisa no Brasil e que espera reduzir os cortes necessários na área de recursos não reembolsáveis com a ampliação dos créditos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

    Segundo Mercadante, o ajuste fiscal é necessário, mas serão priorizados os projetos considerados estratégicos, como o programa espacial. As reformas na Base de Alcântara serão concluídas os investimentos no projeto do Veículo Lançador de Satélites (VLS) será mantido.
    ***
    LINK: http://brazilianspace.blogspot.com/2011/03/mercadante-visita-o-iae-e-inaugura-o.html

  2. Os americanos e franceses enlouqueceram.
    O melhor formato de foguete é o piramidal ou cônico, pois as forças são melhores distribuídas.
    Foguete comprido ? Loucura. Vai acabar rachando a estrutura.

  3. Esse programa é uma fria, se os yankies o abamdonaram é porque sabem que ele detém algum defeito técnico ou é vunerável a sabotagem.
    Agora estão querendo vender essa jaca para algum trouxa desavisado. Cuidado Mercadante, a alma de 21 cientistas clamam por prudência, foquete com combustível sólido necessita de iniciador, em outra matéria editada neste site sobre minas terrestres, já foi informado que isso pode ser acionado por ondas eletromagnéticas; um detonador de minas e um iniciador de combustível sólido são muito semelhantes. OLHO VIVO cobrada.

  4. Mais valeu a informação do Roberto-mg que a manchete em si, a final o que mais nos interessa é o Brasil e uma noticia dessas não pode deixar de postar, parabens pela noticia. Agora são novas esperanças que depositamos em Mercadante, e ele me parece competente e interessado no momento. ABS…

Comentários não permitidos.