Caso perca o MMRCA, Mig 35 pode selar o adeus da MIG

http://farm3.static.flickr.com/2622/3845688261_e17c99847b.jpg

Com informações: Ria Novosti

Texto e adaptação: E.M.Pinto- Plano Brasil

As disputas para vitória à proposta indiana para aquisição de 126 caças do programa MMRCA, (aviões de combate médio multi-função que pode chegar a 200) tem se desenrolado à algum tempo, mas somente recentemente o “dog fight” entre Russos e Americanos chegou ao público geral. A concorrência entre os dois rivais – os Estadoos F/A-18E/F Super Hornet e Rússia MiG-35 tem sido dura e tem se intensificado desde que a Rússia anunciou que o seu modleo MiG-35 não estaria em exposição no show aéreo em Bangalore, na última exposição da Aero Índia 2011. Muitos especialistas tomaram a ausência do modleo Russo, como um claro sinal de que a estava se retirando da corrida pelo MMRCA.http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/5/4/1/1261145.jpg

Por um lado o Super Hornet, que atingiu a maturidade do projeto e é de fato impressionante. Entrou em produção em série a mais de 10 anos e carrega um radar AESA já operacional. A Boeing conta com total capacidade para iniciar a curto prazo a produção do caça para Índi, caso vença a concorrência.

Por sua vez o MiG-35 possui vantagens que incluem a  experiência da Índia na operação do MiG-29 além do fato de que a manutenção da infra-estrutura para eles está em vigor em todo o país, bem como a prontidão da Rússia para compartilhar a tecnologia de produção com a Índia.

http://3.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/Sl97OhbvDRI/AAAAAAAAHmk/B8_K-Miza94/s1600/DSCN0272-1-750143.JPG

O MiG-35 apresenta como principal defeito o seu radar que ainda está em desenvolvimento, o que deve levar ainda um ou até dois anos. Além disso, apesar de ser uma evolução do MiG-29, o MiG-35 ainda precisa ser refinado antes que ele possa entrar em produção em série. Fundamentalmente, a única coisa que o MiG-35 partilha com o MiG-29 é a sua aparência. Sua aviônica e sistemas passaram por uma reforma radical. A aeronave é agora capaz de operar armas e munições ar superfície e ar-ar mais recentes o que o tornou num caça verdadeiramente multi-função, ao contrário do MiG-29, que é genuinanemente um caça de superioridade  aérea.

http://www.bharat-rakshak.com/media/4228-3/MiG-35+Nose+Radar+01.jpg

O Mig 35 está em consonância com os maiores avanços mundiais no que se refere aos sistemas embarcados, está, é equipado com MFDs de cristal líquido, enquanto o HOTAS (mãos no acelerador e-stick) permitem ao piloto controlar todos os sistemas de armas sem que seja necessário tirar as mãos dos controles da aeronave e do motor. Os motores possuem sistemas de vetoração de empuxo, o que não é encontrado em nenhum outro vetor da concorrência, recentemente o consórcio Eurofighter apresentou esta tecnologia como pacote parafuturas conversões do Typhoon o que agradou aos indianos.

Os Indianos desejam esta tecnologia pois isto torna a aeronave mais manobrável, aumentando suas chances de vencer em combate aproximado (WVR) e permite manobrar e evitar o fogo de longo alcance dos mísseis.http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2008/10/mig-35-4.jpg

Uma versão biplace – o MiG-35D – está disponível, com o mesmo tipo de aviônicos que o monoplace, permite que as tripulações treinadas numa aeronave seja facilmente convertipda para outra. O Mig 35D foi desenhado para poder servir de aeronave comando para grupos de caças, um único caça Mig 35 pode coordenar os movimentos um esquadrão inteiro.Porém, nuvens negras nos céus indianos ameaçam os sonhos do MIG 35.

Ao contrário da Rússia, que decidiu não colocar o seu MiG-35 em exposição, os Estados Unidos aumentaram a sua atividade e apresentaram o seu último conceito, a última versão do F/A-18, o Silent  Hornet. Estes aviões são equipados com tanques de combustíveis conformais e motores de elevada performance, além de sistemas de transporte interno de armas e cockpits próxima geração.

A aeronave foi exibida na mostra como parte do roteiro do Programa Internacional doo Super Hornet, que a Boeing anunciou na Farnborough Air Show no ano passado. O caça é considerado como uma nova geração da família Super Hornet, que contará com melhor capacidade de sobrevivência em combate, consciência situacional e performance melhorada.

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/9/6/3/1485369.jpg

O vice-presidente da Boeing, Vivek Lall, disse que aos oficiais Indianos que estas tecnologias estariam disponíveis caso o Super Hornet fosse o vencedor deste contrato. “Estamos criando uma plataforma que será apta ao combate nos próximos 30 ou 40 anos”.

Este anúncio não tem precedentes nas companhias americanas – até agora apenas os “aliados mais próximos têm acesso total a este tipo de tecnologia. Todos os outros tinham de se contentar com o que lhes era oferecido”.


http://adiewicaksono.files.wordpress.com/2009/02/mig35.jpg?w=640&h=600 Segundo se estipula o resultado do MMRCA deverá ser anunciado neste verão. Eles são particularmente importantes para o MiG: se o MiG-35 não conseguir obter uma ordem de exportação, os caças da Sukhoi estarão em uma posição de predomínio incontestável no mercado de exportação de aviões de combate.

Apesar do potencial inquestionável das plataformas Sukhoi e de suas qualidades comprovadas, tal monopólio é improvável ser útil para a Rússia.

As opiniões expressas neste artigo são do autor e não necessariamente representam as dos RIA Novosti.

Fonte: Ria Novosti

21 Comentários

  1. Boeing
    Este anúncio não tem precedentes nas companhias americanas – até agora apenas os “aliados mais próximos têm acesso total a este tipo de tecnologia. Todos os outros tinham de se contentar com o que lhes era oferecido”.
    F-18 Dino versao GAMBIARRA tentando se salvar da extincao
    Nao acredito que seja melhor que MIG 35
    nem axo que os Indus acrediato nos CONTOS DE FADA DA BOEING TAO POUCO

  2. Será uma lástima , a perda desta marca, é landária.Será q eles vendem td o projeto do MIG 35?!?! O governo Rússo deveria fianciar a mesm p q ñ acabe. Uma pena.

  3. Olha ai… A possibilidade de comprar um Projeto!!
    Ao meu ver um dos melhores aviões do mundo, claro na sua categoria, caso seja desativado mesmo, poderia estar comprando a Tecnologia empregadas na aeronave de ataque MIG 35, já que estamos em contenção de gastos! rs

  4. Se a MIG fechar…

    Seria interessante contratarmos algumas dezenas de engenheiros russos da MIG. Acho que eles gostariam de viver no interior paulista 🙂

    []’s

  5. Olha bem que o Brasil poderia comprar ou ser sócia da Mig,não acredito que a Rússia deixará a Mig morrer,mas poderiamos comprar parte dela e sermos sócios,afinal um Mig 35 é superior ao Gripen,mas confesso que isso é quase impossível de acontecer,primeiro por causa de preconceitos por parta de alguns com equipamentos Russos,segundo por causa do aperto.
    Seria um sonho ser um dos donos da Mig.

  6. É um belo caça, além de muito bonito, pena que sofre com a velha desconfiança dos equipamentos russos, e dentro da própria Russia foi preterido frente ao sukhoi.

  7. Seria uma pena a lendária MIG fechar as portas…mas se depender do MMRCA, isso talvez possa vir a acontecer…infelizmente.

    abraços a todos

  8. Acertadíssimo, com certeza teríamos que chegar antes dos chineses e israelenses, bem como dos americanos e demais. Mas isto seria uma saída estratégica, falta agora combinar com os Russos ou melhor com os Brasileiros, se fossem jogadores de futebol com certeza haveria incentivo para isso.
    Quanto a situação da MIG, sim é peliclitante, que me lembre ela perdeu todas as concorrência internas na rússia e está de alguma forma sendo absorvida pela sukhoi, O MIG AT perdeu para o YAK-130 o Mig 110 Cargueiro perdeu para o Il-112 e se não estou enganado a sua única cartada é o UCAV(Demonstrador) MIG Scat.
    A perca de capacidade seria devastadora para a MIG.
    Porém, esta é minha opinião, a matéria além d eum alerta sobre o perigo da perca da MIG é também um suporte para os que defendem aretomada do programa Mig 39, para quem não sabe o 39 era um sério concorrente do T 50 e que nunc aveio ao Público, tratava-se do modelo 5 G da Mig, mono turbina que seria um caça Low.
    Muitos acreditam que a Rússia não irá tocá-lo adiante, porém há interesse de muitos dentro da própria força aérea e Marinha para um caça leve.
    O Mig 39 não chegou a ter protótipos, porém o programa chegou a todas as fazes preliminares e só faltou a construção dos demonstradores para que fosse adiante, perdeu para o T 50 atual PAK FA que tem muito mais capacidades.
    Há na Rússia quem defenda o retorno do programa como caça para apoiar as frotas de PAK FA no futuro, retomando alinha Hi Lo que existia entre o SU 27 e o Mig 29.
    Há quem diga que o programa MIg 39 corre na surdina, porém não e nada oficial
    Não se sabe muito sobre o estado em que estaria o programa, porém arrisco dizer que não seria muito complicado elevá-lo já que a Sukhoi tem evoluído rapidamente no PAK FA e tecnologias de um poderiam ser absorvidas no outro poupando tempo e dinheiro.
    De qualquer forma, o Mig 39 seria a única chance da Mig retornar as paradas pois o Mig 35 apesar de avançado chegou pelo menos uma década atrasado, ele seria um forte candidato a competir com os f 15 block 52 se tivesse saído naquela época.
    O programa não pode evoluir muito mais estaria limitado, somente um caça novo tiraria a MIG do estado em que está.
    Sds
    E.M.Pinto

  9. Barca disse:
    03/03/2011 às 09:04

    Olha bem que o Brasil poderia comprar ou ser sócia da Mig,não acredito que a Rússia deixará a Mig morrer,mas poderiamos comprar parte dela e sermos sócios,afinal um Mig 35 é superior ao Gripen,mas confesso que isso é quase impossível de acontecer,primeiro por causa de preconceitos por parta de alguns com equipamentos Russos,segundo por causa do aperto.
    Seria um sonho ser um dos donos da Mig.
    ——————————————————–
    Concordo. Vamos chamá-los para conversar.

  10. Tiraram a grana até pra modernizar o velho AMX, quanto mais pra comprar ou se associar a MIG, nossos políticos so investem grana naquilo que pode ser desviado ou superfaturado e mais nada….

  11. SÓ POUCOS VIVERÃO.
    .
    .
    O que percebo é que está nitidamente um afunilamento nas grandes empresas de armamentos.
    .
    Assim com nas empresas de aviação de carreira onde há fusão entre elas,provavelmente será com as empresas de tecnologia na área da defesa.
    .
    No futuro,serão poucas no mundo.

  12. Concordo com o dandolo, uma companhia prestes a entrar em concordata poderia arrumar uns sócios brasileiros, se bem negociado com o governo russo.
    E o tal mig 39, poderia ser nosso caça furtivo, já que é mono motor e por isso deve ter um custo de manutenção muito mais baixo.
    Sem falar que é russo, seria produzido em parceria, assim contribuindo ainda mais para que o preço despenque.
    Aliado a isso uma empresa de defesa bi-nacional entre 2 bric, nos renderia altos ganhos diplomáticos e parcerias estratégicas em setores chaves para o nosso desenvolvimento, como o espacial por exemplo.
    Só resta saber quem no Brasil tem bala na agulha para comprar uma empresa como essas e se seria viável. (se eu tivesse grana seria xD).

  13. eu nunca entendi muito de aeronaves (por falta de acesso), mas a MIG desperta uma certa inquietação, como algo que necessariamente tem que ser bom.

  14. COMENTO = DANDOLO/FELIPE => Estou com voce!
    Esse desembolso do Fx2, se realocado ou distribuido para EMBRAER defesa, já que a empresa tem nome no exterior Forte, digo marca, credibilidade etc, pode dar certo e só temos a ganhar pois a linha de produtos da MIG completaria nossa embraer e com certeza seria uma das mais fortes do mundo em todas as areas!
    Mas tenho certeza que a Russia não vai deixar isso acontecer, e irá ajuda-la!
    OBS: Analisando bem o unico pais que tem $$$ para compra-la seria o Brasil ! Para todos os outros nem vender iria (china, israel, EUA).

  15. Por mais que o MiG-35 seja avançado em avionicas o seu desenho é antigo para os padrões furtivos de hoje em dia ele se tornara alvo fácil para caças de 5º geração com este desenho se a MiG ainda quiser continuar existindo vai ter que inovar muito em criar caças com desenho stealth como o suposta-mente desconhecido MiG-39 ai sim ela atrairia atenção novamente de grandes compradores orientais e latino americanos.

  16. Fin Gal disse:
    03/03/2011 às 16:15

    Tiraram a grana até pra modernizar o velho AMX, quanto mais pra comprar ou se associar a MIG, nossos políticos so investem grana naquilo que pode ser desviado ou superfaturado e mais nada….
    ———————————————————-
    Essa sua observação foi divina, perfeita, realista, inteligente. O Brasil de hoje, é o ” Mal na Terra “. O Grande Satã com a sua Legião de demônios escolheu o nosso país para morar.
    Quantos políticos e grandes empresários corruptos estão atualmente na cadeia ? Raríssimos casos.
    Por que a justiça Brasileira demora 20 anos para julgar um processo ? E depois de 20 anos o crime prescreve.
    O esquema do mal está todo montado.
    A ONU bem que poderia ajudar ao pobre Brasil, acabar com a impunidade e corrupção astronômica.
    As nossas leis foram feitas para beneficiar os criminosos.
    Com esses políticos que nós temos, certamente esse país irá afundar. Pobre povo brasileiro.

  17. Caro Felipe,

    Bala na agulha o Brasil tem. O que falta é vontade política para investir nesse setor. E isso vale para políticos de qualquer matiz, ideologia.

    []’s

  18. Pessoal, veja bem: O Governo Brasileiro é muito BURRO, IDIOTA, MÍOPE, SEM VISÃO.
    Essas tecnologias de ponta de supersônicos e foguete, na década de 60, 70,80 e 90, não se vendia por nenhum valor, por serem altamente estratégicas. Atualmente, estão dando quase de graça. O que são 6 bilhões de dólares para recebermos tecnologias de aeronaves supersônicas, que em tempo médio, podemos exportar aeronaves desse tipo e lucrar 3 x mais. Toda tecnologia de supersônicos, foguetes, submarinos e turbinas, temos que comprar e estimular o seu desenvolvimento no próprio país.
    Os países de primeiro mundo vão jogar areia nos projetos brasileiros dessa natureza, pois não querem que nos armemos e compitamos comercialmente com eles.
    Que venham os russos e suecos para nos repassar tecnologia de ponta, pois não há dinheiro que pague.
    A MIG está sob o controle do governo russo. Esse é o problema.
    Nós temos que fabricar turbinas de aviação, pois apenas meia dúzia de países possuem tal tecnologia.
    Eu acredito, que nos primeiros 25 km de altitude, o primeiro estágio do foguetão será impulsionado por turbinas a jato. Os navios do futuro voarão por cima do oceano, e serão também turbinados.
    Desenvolver uma turbina nacional de boa qualidade, é prioridade número 1.
    Esse país tem tudo para ser uma grande potência econômica e militar, mas os nossos políticos e banqueiros não deixam. Somos o país da corrupção e da impunidade política. O nosso STF é totalmente do PT e PMDB. Isso é notório. Deveria ser apolítico,mas não é.
    Os 3 Poderes da República no Brasil são 1 só. Essa é a impressão que eu tenho. Temos uma ditadura disfarçada de democracia, tal como nos EUA. Nos EUA a ditadura é Plutocrata (governo dos ricos), e no Brasil é do corrupto Toma Lá Dá Cá. Fizeram uma lei para não vermos os bens dos políticos. Não há cristalinidade contra a corrupção.
    O povo é manipulado no Brasil, através da propaganda (Populismo Maléfico, Hipócrita e Corrupto).
    A internet vai ajudar o nosso país a acabar com a corrupção e domínio dos banqueiros, assim como está ajudando os povos do Oriente Médio.
    O Egito passou a ser a minha referência de ética.
    Os chineses também são muito corretos.

Comentários não permitidos.