Rússia destaca helicópteros Mi-28N, sistemas Tor-M2 e mísseis Yakhont nas ilhas Curilas

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/03/mi-28n-night-hunter.jpg

A Rússia planeja colocar nas Ilhas Curilas seus sistemas de mísseis anti-aéreos, helicópteros de ataques e os novos modelos “Night Hunter”, disse um general das forças militares russsas. Adicionalmente, as ilhas terão os novos sistemas de mísseis costeiros “Bastion”.

“Planejamos colocar nas ilhas Curilas os sistemas de mísseis anti-aéreos Tor-M2. Além disso, na unidade da ilha de Iturup, serão destacados os novos helicópteros de ataque Mi-28N Night Hunter”- disse um representante do alto escalão da Força Aérea da Rússia.

http://img-fotki.yandex.ru/get/5301/wait4me90.3e/0_4c401_468b1004_XXL.jpg

http://www.defense-update.com/wp/wp-content/uploads/2010/09/yakhont_bastion_p.jpgOs sistema Tor-M2 possui um significativo aumento de performance comparado as versões anteriores. Foram instalados novos computadores baseados em modernos computadores, reduzindo o trabalho de automação através de uma maior automação. Se para o sistema de cálculo do Tor-M1 são necessários três militares, para o Tor-M2 somente dois conseguem fazer os cálculos de disparo. O Tor-M2 pode disparar simultaneamente em quatro alvos com quatro mísseis, contra dois lançados simultaneamente pelo Tor-M1.

O Mi-28N Night Hunter é projetado para detectar e destruir tanques e outros veículos blindados, bem como alvos aéreos em baixa velocidade. O helicópteros utiliza um canhão, e um completo sistema de mísseis, incluindo mísseis ar-ar, anti-tanques, e outras armas. Possui ainda grande manobrabilidade e capacidade de voar em grandes altitudes que aumentam a chance de sobreviver em combates aéreos.

Adicionalmente, as ilhas Curilas terão o sistema de mísseis costeiros “Bastion”, com mísseis cruzeiros supersônicos anti-navios Yakhont, capazes de atingir alvos em até 300 quilômetros.http://www.defense-update.com/wp/wp-content/uploads/2010/09/bastion_scheme.jpg

Fonte: Cavok

22 Comentários

  1. Engraçado que os Japoneses ficam de ‘mimimi’ por causa dessas ilhas, mas e Okinawa?
    Os Estados Unidos devolveram ela pra eles em 72, mas por que ainda mantém uma grande presença militar no arquipélago?
    Tem 27,000 Militares lá, incluindo 15000 fuzileiros, sem contar suas familias, que juntando somam mais de 40 mil norte americanos.
    Isso os Japas não falam nada né?
    É só os Russos fazerem o mesmo, diz que as ilhas são deles mas coloca lá 20 mil soldados Russos e pronto, todo mundo feliz e o Japão vai estar mais seguro que nunca.

  2. Os americanos são aliados dos japoneses por isso até é muito bem vista a presença deles lá já a Rússia não é um inimiga, mas pode vim a ser e com as ilhas estratégicas Curilas no domínio russo é mesmo de se preocupar… Mas eu me pergunto o que se passa na cabeça desses japoneses com o PIB gigantesco como o deles poderiam te capacidade militar para intimidar qualquer nação asiática incluindo a China e Rússia , invés disso ficam chorando pelos lados pedindo apoio dos EUA.
    Os políticos de lá também não são muito diferentes dos daqui não…

  3. carl94fn, se eu me recordo que teve até um político japonês que prometia retirar as tropas estadunidenses estacionadas no Japão se se candidatasse.
    Ele conseguiu e foi retirado do cargo quando tentou fazer o que prometeu.. lembra ou sabia disso?

  4. Eu sonho td os dias com td esses equipa/, caças, subs, misseis, foguetes; p as n FAs em especial o EB. Ivan ñ está de brincadeira; o negocio e sério e pra valer…q força.

  5. Eu fico pensando oque vai acontecer com o brasil guando for atacado por mísseis ha distancia é forçado a aceitar oque lé é proposto?
    Ja que não tem um sistema como S300 S400 ou Tor…..!!!
    Pré-sal Adeus!!!

  6. Uma coisa é certa, os RUSSOS só devolvem essas ilhas para o JAPÃO mediante um bom punhado de dólares,e daí por diante!!!SDS

  7. irmão carl94fn os japoneses la não fazem nada por que já foram domesticados pelos americanos, como nós estamos sendo, graças a raça de politicos que nós temos e que ninguem faz nada, povo grande são aqueles que não aceitão de forma alguma ser capacho ou ser colonia de outras tendo extrutura para ser chigante, senhor de si mesmo e podendo mandar e desmandar nos outros, preferer colocar o rabo por entre as pernas e fingir que é um pobre cachorro. isso é lamentavel
    ATÉ QUANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. É incrível, estamos sonhando em ter equipamento estrangeiro, por que não sonhamos em ter equipamentos semelhantes nacionais?Chega de ser um méro comprador, temos que produzir, aprender a fabricar, pensem direito, eu acredito no meu país.

  9. Vou tentar contribuir um pouco sobre o assunto, nos últimos meses com o bate boca entre Japão e Rússia os russos fizeram um estudo e concluirão que em apenas 4 dias em uma operação relâmpago o Japão tem capacidade de tomar as ilhas, devido principalmente ao sucateamento das forças armadas russas, por isto os russos estão loucos pelo Mistral.

    Sobre Okinawa o Japão fez uns acordos com Eua para retirada de tropas de seu território que vão ser transferidas para Guam, o processo deve demorar pois o Japão pretende tampar o buraco deixado pelos americanos na região.

    Agora voltando ao assunto, em 1991 ate 2003 havia negociações entre a Rússia e o Japão e a Rússia se comprometia a devolver as ilhas aos japoneses em troca de ajuda econômica, mas na era Putin estas negociações foram perdendo força e na era Medev simplesmente desapareceram.

    Sobre as ilhas a região é explorável somente no verão no inverno o clima varia de -10/-30 graus os moradores locais vivem da pesca, no inverno é quase inabitável.

    Para a Rússia estas ilhas tem valor patriótico foi para dar o troco de ter perdido a guerra para os japoneses no começo do século e tem o estratégico, por ser umas das poucas saídas ao pacifico no inverno que o mar não congela, para o Japão é mais uma questão de orgulho apesar dos territórios revindicados pertencerem aos japoneses.

    Vai ser interessante os próximos passos do Japão pois os japoneses estavam planejando retirar tropas de Hokaido e transferir para Okinawa (do norte para o sul) para tampar o futuro buraco deixado pelos americanos, ainda hoje a JSDF tem seu esquema de defesa voltado para se defender contra uma invasão da URSS, e os políticos japoneses estavam justamente revendo este conceito mudando o foco contra a China, acho que os japoneses vão ter de rever seus planos.

    Vale lembrar que a constituição japonesa não permite uso da JSDF em disputas, (somente se for atacado)e o acordo entre o EUA e Japão não cobre este território em disputa com a Rússia.

    Apos a segunda guerra mundial, o Japão perdeu estas ilhas para Rússia, praticamente perdeu umas ilhas para a Coreia do Sul (Takeshima), e sera que vão perder também as ilhas para a China?

  10. Uma outra pergunta interessante porque os vizinhos do Japão tem tanto medo dos japoneses, porque o Eua que domesticou o Japão não da liberdade para os japoneses fazerem o que quiserem, porque somente na Asia o pós guerra ainda persiste na mente das pessoas até hoje?
    Qual é o interesse em domesticar ou demonizar os japoneses eternamente?
    O povo japonês representa perigo para humanidade se não forem controlados?

  11. Esse Mi-28N Night Hunter seria uma boa aquisição para o EB, com os MI-35 fazendo bonito na FAB quem sabe…
    Quanto a defesa anti-aérea deveria-mos investir pesado no projeto astros 2020 e no míssil AV-TM que poderia também ser aplicado com essa finalidade.
    abç

  12. Feh
    De fato existem movimentos que desejam a retirada dos EUA das terras japonesas, mas desconhecia esse ocorrido, em todo caso os EUA ficaram por lá por um bom tempo.

  13. Seria bom os amigos dar uma olhada no que se passa na Asia, http://www.basemilitar.com.br/forum/viewtopic.php?f=36&t=2936&sid=0eb88cc1589a549c58f9cf66c79f94e8&start=75

    Porque sera que o atual governo mudou de ideia de retirada total das tropas americanas de Okinawa?
    Por enquanto os fuzileiros tem data marcada para sair esperado para 2014.
    Mas não vai mudar nada quando a super base em Guam ficar pronta.
    Segundo a estes telegramas da WikiLeaks o governo japonês já tinha conhecimento dos problemas que iria enfrentar em 2010 em 2007, http://www.irrawaddy.org/article.php?art_id=20836
    Eu achei interessante o Japão pedir para o Eua não reduzir seu arsenal nuclear devido a expansão do arsenal chines que ninguém sabe a quantidade real, segundo o general chines vamos esclarecer os números no momento que acharmos apropriado.

  14. O sistema TOR é sem dúvida altamente avançado e letal, mas peca em alguns quesitos, seguindo aquela velha regra que diz que “não há nada tão bom que não possa melhorar”.
    Um dos seus “defeitos” conceituais mais gritantes está na aparente contradição existente na combinação de um veículo dotado de lançadores verticais de mísseis e um sistema de direção por “comando de rádio”, usando um radar de controle de tiro (versões anteriores eram por CLOS).
    Enquanto o lançamento vertical pressupõe a capacidade de engajar alvos múltiplos em 360°, o sistema de “comando por rádio” obriga que apenas alvos no cone de varredura do radar de controle de tiro (radar de varredura eletrônica- PESA) sejam engajados, o que corresponde a mais ou menos 120°.
    Ou seja, à rigor o lançamento vertical não trouxe vantagem se comparado com veículos antiaéreos que adotam lançadores conteiráveis (Pantsir, Roland, Crotale NG), obrigando inclusive a conteira da “torre” para alinhar o radar de tiro em direção à ameaça.
    Não duvido que uma futura versão do sistema venha com mísseis dotados de orientação autônoma (IR, IIR, radar ativo) e sejam capazes de engajar alvos múltiplos em 360°.
    Os mísseis autoguiados poderão receber atualizações intermitentes via data-link através de um radar 3D giratório (daí ser intermitente) contra alvos distantes, rápidos e manobráveis, e a plataforma de lançamento poderá ser fixa, e portanto mais simples, já que não haverá necessidade da mesma conteirar para alinhar um radar de controle de fogo (que não existirá por não ser necessário).
    Como diz o Dandolo, se os russos quiserem podem me contratar. rsrssssss
    Desculpem pela “viajada na maionese”.

  15. Negativo, o acordo que o Japão propôs a Rússia era de que não seria permitido nenhum material militar nas ilhas se fossem devolvidas, e seria construído um gasoduto ligando Hokaido>Curilas>Russia para fornecer petróleo para o Japão.
    Boris Iéltsin prometeu devolver as 4 ilhas.
    Vladimir Putin prometeu devolver 2 ilhas o Japão recusou quer as 4.
    Dmitri Medvedev prometeu devolver uma banana. rs.

Comentários não permitidos.