Radio China International: EUA esperam que Brasil seja principal fornecedor de petróleo

http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/02/brasil_petroleo_by_xenon2999.jpgSugestão: Gérsio Mutti

O chanceler brasileiro Antônio Patriota revelou recentemente que os Estados Unidos esperam que o Brasil seja o principal fornecedor de petróleo ao país.

Segundo Patriota, os EUA apresentaram interesse de importar petróleo do Brasil. Patriota foi recentemente aos EUA para fazer os preparativos para a visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil nos dias 19 e 20 de março.

O Brasil divulgou recentemente a descoberta de um grande reservatório de petróleo na Bacia de Santos, com um volume entre 5 bilhões e 6 bilhões de barris. Especialistas internacionais consideram que, por problemas de tecnologia, só daqui a dez anos o Brasil poderá será um dos dez maiores produtores de petróleo do mundo.

(por Zeng Yun)

FONTE: China Radio International

50 Comentários

  1. “EUA esperam que Brasil seja principal fornecedor de petróleo”. Só não colocaram na frase: Ou de livre e espontânea PRESSÃO ou a FORÇA.

  2. Que novidade heim…Tem riquesas que não tem capacidade de explorar e de defender diante de um mundo cada vez mais dependente do residuo fossil e chaminés e maquinas Americanas famintas né e se não sermos sua nova Arabia Saudita poderão ate comer nossos figados.E ai Sra.Dilminha boa de conta qual a equação milagrosa ou choque economico guardas na manga ou melhor,nas calcinhas heim?

  3. Não precisamos de poder de dissuasão Dilminha vai fechar com os Gringos e continuaremos sendo a Patria Mãe das folhinhas verdes e as Forças Armadas Americanas nos protegerão afinal de contas eles são os xerifes e policiais do mundo e defensores de oprimidos.

  4. Que paguem o preço de mercado, e q nós, por outro lado, apliquemos essa grana na educação , saúde e na defesa do país contra os invasores de sempre,nesse caso os compradores ianks ,q são uns bucaneiros.

  5. O GF tem falado demais,deveria ser mais responsável,medir mais as palavras para não criar falsas esperanças! já estou farto de ouvir que o Brasil é a 8º economia do mundo!
    mas nunca há recurso nesse país para as coisas básicas,saúde,educação,transporte,tecnologia, etc.

  6. Vender petróleo em natura é uma decisão de extrema burrice!
    As refinarias Premium I e II da Petrobras a serem construídas respectivamente no Maranhão e no Ceará, visam processar o petróleo oriundo do pré-sal para suprir o mercado interno do norte/nordeste e principalmente possibilitar a exportação de derivados de petróleo, que possuem valor agregado e portanto um preço internacional por barril bem superior ao petróleo bruto.
    O GF tem por obrigação manter a estratégia que já foi traçada, os Projetos Básicos de ambas as refinarias já se encontram em execução e estas deverão enstar em produção a partir de 2017 e 2019 respectivamente.
    AAAFFF!!!

  7. senhores, agora seremos incluidos no grupo de paises que apoiam o terrorismo internacional e suspeitos de possuirmos armas de destruiçao em massa(o video do atropelamento de ciclistas em Porto Alegre sera exibido na CNN como prova irrefutavel).

  8. Se os EUA pudessem sair daquela Hot Zone que é o Oriente Médio eles sairiam. O Brasil seria uma boa alternativa, se o Pré Sal for tudo aquilo, será uma boa para eles e para nós também.

    []’s

  9. Acho que nesse ponto o Brasil tem mesmo é que vender e pelo preço de mercado, só ganha com isso.
    Por outro lado é dizer que chaves que há outro produtor na zona… o chavito não vai gostar… menos dolares a entrar.

  10. Sempre a mesma coisa 8ºeconomia mais vão cortar verba da educação que ja não existe, saude que é pessima muito mais.

  11. Dilma tem tres opções a escolher 1-Americana 2-Chinesa 3-Russa…Se escolher uma das duas primeiras sera a primeira grande cagada de seu governo.Americanos são usurpadores e Chineses sanguessugas…Doi em ver a Petrobras detentora da melhor tecnologia de prospecção em aguas profundas e uma das maiores empresas do mundo no segmento não ter capacidade nem mesmo de implementar a exploração e ver o Brasil como eterno exportador de materia prima.So falta contingenciar o polo de Itaborai…Brasil o mais rico que se faz pobre por ser roubado e acharcado de todo jeito por Brasileiros…REPUBLICA DE RATAZANAS.

  12. É de lascar de RAIVA. As coisas acontecendo debaixo do nariz de todos, as “intenções” sendo reveladas nas entrelinhas, as tramoias sendo concebidas, e a nação lendo, ouvindo e assistindo passivamente. Deveria ficar combinado entre aqueles que amam o BRASIL, que se algo acontecer no futuro por causa da INÉRCIA de nossos governantes, seriamos os que iria ao encalço deles. Quando o navio começa a afundar são os RATOS os primeiros a procurar abrigo foro dos caos que propositadamente permitiram acontecer.

  13. Aqui tem uns BOÇAIS vira-lata que não tem nada haver com o Brasil dando pitaca como se brasileiro fosse. Ahhhh … se manca!!!

  14. Roberto_mg, amigo e porque tu dás opinião em relação ao EUA nos assuntos quando os mesmos estão a intervir em algo e não diz nada respeito ao Brasil…. por acaso és americano… ou russo … chinês… ou a notícia tem haver com a nacionalidade de quem vai opinar….
    Isto é um espaço democrático como já foi repetidamente aqui escrito, e até agora não notei que era destinado apenas para o Brasil.
    (Há momentos na vida que mais vale ficar calado, neste caso não escrever)
    De resto sem mais comentários… nem toco mais no assunto
    Sds

  15. Eu não vejo nada demais.
    Eles querem comprar, agente quer vender.. então vai assinando o cheque ai que eu vou encher um barril de petróleo.

    1maluquinho, a Russia não auto suficiente em petróleo?
    Ela até exporta pra Europa.. não vi nexo em querer vender pros Russos, se eles tem o suficiente pra vender.

  16. A notícia a princípio parece ótima eles querem comprar e nós queremos vender eles na deles e nós na nossa não vejo problemas… Além do mais o Brasil é hoje uma referencia na exploração de petróleo em águas profundas se nós não conseguimos ninguém no mundo consegue tirar petróleo de lá em menos de 10 anos.
    Eu sou um cara que reclama para caramba, mas dessa vez gostei da notícia.

  17. O brasil seria bobo,a petrobras tira todo o petroñeo do pre-sal e os demais paises tabem gastão o petroleo e os USA guarda a sua reserva para quando o do resto do mundo se acaba,porque não explota o alaska que tem uma grande resrva de petroleo?,mais falam que esta protegido pelo meio ambiente,e uma merda desde quando os USA empedi de fazer o que ele que.

  18. Caro karlus73, se a carapuça lhe serviu, observe uma coisa básica na tua argumentação: Eu opino sobre outros países sitado por você, mas “DE DENTRO DA MINHA CASA” Eu não botei minha cabeça pra dentro da janela de outros. Em terreiro dos outros GALO tem que CANTAR de GALINHA. Como você mesmo disse, também nem vou estender mais. Ok?!

  19. Vender petróleo para os EUA, não tem nada haver podemos vender, precisamos do dinheiro, só não podemos é vender os lugares de exploração, no mais eles tem o direito de comprar o petróleo.

  20. Caro karlus73, vou fazer melhor. DESCULPE-ME por faze-lo sentir ofendido. Se eu não aceitar sua visão contrária à minha, vou estar condenando a mim mesmo e sendo contraditório. Eu gosto do debate de ideias e se não haver o contraditório não é debate. Ok?

  21. Em 2008 o Lula havia dito que o plano em relação ao pré-sal era de usá-lo para alimentar a indústria de transformação. No início, a intenção não era a de vender petróleo bruto. E economicamente, faz sentido, isso. Vendendo-se produtos com valor agregado, ganha-se mais com exportações e geram-se mais empregos, do que vendendo a matéria bruta. Agora que o governo é outro, eu já não sei mais. Muitos votaram pela continuidade – a continuidade do estado desenvolvimentista e da política externa independente. Mas o que ganhamos nós foi entreguismo econômico e alinhamento ideológico com os EUA. Por isso não me surpreenderia se tiverem mudado o plano para o pré-sal – se agora a intenção não é mais a de alimentar as indústrias do Brasil, mas as dos EUA.

  22. Pode ser muito bom… Sendo um grande comprador do Brasil, dependendo muito de nós, os yankees vão nos tratar melhor, como vinham fazendo com a Venezuela até a Chegada do Chávez… Por exemplo, será que é normal a Venezuela ter ganho tantas vezes o Miss Universo, organizado por norte-americanos ??? As venezuelanas são assim de outro mundo ??? É claro que foi para fazer um agrado ao grande fornecedor de petróleo… O agrado que faziam para a Venezuela agora fazem para a Colômbia…

  23. vender petrolio e uma coisa plano de defesa e outra podemos vender aos americanos e si aliar aos russo pois dinhero não e o que mando ou seja petrolio se os americanos presisão vederemos que mal tem nisso agora seder a base de alcantar ai e outa quetão

  24. NÃO INTERESSA A COR DO GATO,DESDE QUE PEGUE O RATO.
    .
    .
    Tem que vender,sim…e por que não?
    .
    Contudo tem que vender essa commodite e as outras(ferros,soja,…etc),qualquer que possa ser processada aqui.
    .
    No caso o petróleo,vendê-lo os seus derivados e assim trazer mais trabalho e riqueza para o desenvolvimento do Brasil.
    .
    Más não devemos esquecer que Devemos nos preparar para qualquer um que ache que o Brasil não tenha dono.

  25. Gente, num é nada oficial.
    Veja a fonte: China Radio International

    So será oficial quando sair da boca do próprio governo.

  26. FEH…Não é vender pros Russos.Podemos vender pra quem quiser mas teremos que ter parceiria pra explorar porque a Petrobras enganação não tem grana e capacidade para explorar nem a bacia de Santos e nem o pré-sal.Os Russos ja demonstraram interesse em participar da exploração e tambem da extração de minerios quem sabe o Niobio e ai que poderiamos fechar com eles em interesses mutuos pois suas maquinas de guerra,satelites e foguetes nos caem muito bem e ainda deixariamos o vampiro a distancia.Se fizessemos isso com a China primeiro que a tecnologia deles so eles conhecem e segundo que um pais que escravisa o proprio povo não é digno de confiança para algo tão profundo e estrategico.

  27. So para voces terem uma ideia.Na bacia de Santos a area de gaz é avaliada como equiparando-se ou ate mesmo superior a da Bolivia tida como a maior do mundo,não temos capacidade para explora-la.Se nós não temos capacidade para explorar em um mundo cada vez mais dependente de energeticos ficamos expostos a ganancia e ate mesmo ao perigo de invasão.Hoje o Brasil é o maior alvo de cobiça do mundo com nossas reservas e energeticos.Quando nossos militares falam isso e nos mostram que necessitamos capacitar o pais de meios de defesa muitos debocham e acham um disperdicio.Quem vai defender nossos interesses?Politicos?A Dilminha que tem segredinhos na calcinha?Ah fala serio pow povo iludido que não encherga um palmo adiante do nariz e tudo o que mais quer na vida é comer pão e rebolar o rabo.

  28. Talvez quem sabe ela tenha algo secreto guardado na calcinha semelhante a um dedinho mindinhu que va causar extase na Hilary Clinton e esta satisfeita sensibilizara o congresso Americano

  29. 1maluquinho
    concordo em muito com você. mas quero retificar um de seus comentários.
    “dependente do residuo fossil”.
    Essa tese já esta caindo. Pois a nova diz que Petróleo não é Fossil.
    Não acreditava, mas as novas teorias fazem bastante sentido.
    Que coisa não é? abraços.

  30. Antes tivessemos um Sultão de Brunei que monopolizasse tudo e tornasse todos os serviços e beneficios gratuitos ao povo do que essa Republica de Ratazanas.Não é so os politicos que são bandidos,as leis arcaicas e ineficientes,mas o sistema Republicano não se adequa a realidade do nosso povo.Se não tivessem dado o golpe militar traiçoeiro na Monarquia,essa ja era parlamentarismo e caminhavamos para um parlamentarismo puro e estariamos muito melhores do que agora.Nos EUA tinha apenas plantações de algodão no sul,cassinos na costa leste eo resto era oeste bravio.Aqui caminhavamos progressivamente para a industrialização com moeda forte,grande marinha mercante e forças armadas bem estruturadas apesar de não serem tão grandes em efetivo para o tamanho do pais eram modernas e muito bem treinadas.De la pra ca so regredimos e cada vez mais vemos o pais um verdadeiro pardieiro com toda sorte de canalhas possiveis.Isso não se ensina nas escolas.Ate nossa educação media é manipulada alem da baixa qualidade.O problema do Brasil é de origem cultural e cultura não é escolaridade mas o estado incentivar meios aos cidadões para que tenhamos habito do interesse por cultura.

  31. Roberto_mg, claro sim a troca de ideia é salutar, seja qual ela for, desde que ambos “partidos” se respeitaem.
    Não me senti ofendido, longe disso… só não compreendia porque não podia dizer algo que até vejo que é bom para o Brasil, riqueza… vender algo que dá “bons trocos”.
    Na boa estamos todos aqui para dar o nosso ponto de vista…
    Sds

  32. Claro que temos que vender o produto, mas não o petroleo bruto e sim seu derivados, onde Lula demonstrou ter uma boa visão de negócios. Entretanto, não podemos ficar atrelado a ninguem, vender para quem tem dinheiro para pagar, eu quero dizer que os yankes de merda, gostam de fazer contrato de algemas, ou seja, ficam com exclusividade e nos tiram nossa liberdade para fornecimento ou investimentos em outros lugares.
    Vejo Chaves ficando com raiva do Brasil e fazendo as mesmas ameaças contra nós, e tenho esperanças de maior investimento nas forças armadas, pena que isso só pra daqui a 10 anos.ABS.

  33. OS EUA, UMA DAS BOLA DA VEZ?
    .
    .
    (trecho do texto original cujo o título é:
    Crise nos EUA: “O que estamos esperando para reagir?”)
    .
    .
    “(…)Enquanto as guerras de Obama/Bush no Afeganistão e no Iraque, financiadas com o déficit, vão destruindo estas nações, nossas obras públicas aqui, como o transporte público, as escolas e os hospitais são sucateadas por falta de manutenção. E as execuções de hipotecas seguem crescendo.
    .

    A condição de escravidão dos consumidores por causa de seu endividamento está privando-os do controle sobre seu próprio dinheiro, já que a letra pequena dos contratos, as qualificações e as garantias creditícias arrocham os orçamentos familiares.(…)”
    .
    ————————–(fonte:cartamaior;__http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17494)
    .
    Nesta história que se passa no Oriente Médio ninguém está acima desta onda.
    .
    Principalmente o império da maldade.

  34. Roberto_mg disse:
    02/03/2011 às 16:12
    Caro karlus73, vou fazer melhor. DESCULPE-ME por faze-lo sentir ofendido. Se eu não aceitar sua visão contrária………
    Tu é macho, valeu Roberto

  35. Roberto_mg eu prefiro 1000x que o Brasil seja o principal fornecedor dos E.U.A,detestaria se fosse com a China,eles não respeitam nada,já os americanos vc tem que saber se impor e colocar no contrato,pois eles respeitam o que assinam,já a china?,basta ver o que fizeram com a EMBRAER,agora a china vai ficar louca.

  36. Tem conversa sim. O Brasil quer vender petróleo, os EUA quer comprar, tudo ajuda, logística, proximidade, estabilidade, amizade; só não temos segurança adequada própria.
    Uma boa oferta no Super Hornet ou F- 35 seria uma grande prova de amizade.
    Quem quer rir…

  37. Só tenho visto reclamações neste blog!!! Não vejo ninguém falar em nos articularmos para dar um fim nessa PALHAÇADA toda. Como povo deste país temos todo o direito de derrubar qualquer governo que esteja “roubando” o país e a nação!! Rousseal disse: o povo tem todo o direito de destituir qualquer governo que o esteja prejudicando. Para quem não sabe Jean Jacques Rouseall escreveu o “Contrato Social”. Leiam!! Os únicos povos que hoje em dia estão praticando esta máxima são os árabes que estão derrubando seus governantes corruptos. Ficar indignado até um macaco consegue ficar: quero ver é alguém fazer alguma coisa pra mudar este estado de coisas. Aqui só tem “falastrões”, papudos, pseudo-intelectuais, pessoas que só sabem falar escondidos atrás do teclado do computador.
    Quero ver esse pessoal ir pras ruas protestar!
    Quero ver esse pessoal cobrar dos seus candidatos eleitos!
    O grande problema é que quando chega o carnaval tudo está bem, tudo está bom…

    Tristeza…

  38. Hmmmm…sei não
    Acho que o ‘new brazil’ está relacionado a isso.
    Parece que o ‘irmãozão’ resolveu falar mais grosso.
    E quando o leão ruge, o resto se cala.
    Pra mim, viramos uma arabia saudita da américa do sul…
    Ou vamos com, eles, ou levamos umas esfregas do ‘big stick’…
    É , acho que fiquei ‘nóia’ e ranzinza…
    Coisas dos anos…

  39. Enquanto o povo brasileiro não aprender a cobrar valores e princípios morais na altura que o Brasil merece, através do voto, principalmente, estaremos fadados a conviver com os mesmos debates nos próximos anos. Para os EUA, o petróleo do Brasil é reserva natural deles, quanto menos o Brasil estiver preparado para se defender ou se impor melhor para eles, “EUA” e para tanto, pela lógica, o congresso Brasileiro tem de estar nas mãos deles. Se sabemos votar, temos o compromisso de duplicar as nossas opiniões para alem deste excelente site do Plano Brasil.

  40. Como aconteceu com Carajas, grande parte do dinheiro veio de fora, neste caso, Japao.
    A Petrobras recebeu um aporte de $10 bilhoes de dolares da China para o pre-sal. Os Chineses querem todo esse dinheiro pago em petroleo. Nao e muito mas ja e um comeco. A China quer investir muito mais, mas no caso deles e somente dinheiro, porque a tecnologia de exploracao profunda esta nos EUA, junto com a propia Petrobras. Os EUA nao investem como um pais, mas sempre estao a busca de lugares para suas grandes petroleiras.

  41. RtadeuR se o Brasil pedir a caixa petra do F-35,em troca de uma parceria energética os americanos dão os segredos,mas quem vai ter peito pra pedir,os dirigentes brasileiros parecem a seleção brasileira quando vai jogar com a frança,amarelam,Getúlio era inclinado ao Eixo,mas apoiou os aliados e pediu aos americanos CSN,e eles deram!.

  42. É hoje a Libia ser invadida, amanhão somos a bola da vez e não temos nem canhão anti-aereo que preste.

  43. Caro Nilo, Carlo Barca e Caro karlus73, é muito chato onde todos tem as mesmas ideias. Havia me empolgado no assunto,
    no post que havia feito anteriormente. Debater com pessoas que tem os mesmos pensamento não é debate. É muito
    esquisito. Diz o ditado que “toda unanimidade é burra”. Mas voltando ao assunto, o que eu não gostaria, é a venda
    pura e simples de petróleo bruto. Temos conhecimento necessário pra beneficia-lo, ou seja, produzir todos
    os subprodutos do petróleo. Também acho ruim contratos que nos amarram a um cliente somente. Brasil já
    foi muito dependente comercialmente de um pais e só após a diversificação é que melhoramos nosso comércio exterior.

  44. Caro Roberto_mg todos nós gostariamos e temos o mesmo desejo.
    Sabe porque vendemos minerio de ferro ao mundo e quase nada de ferro gusa ou outros produtos acabados como aço?
    Porque nossa industria Siderurgica visa lucro o mais alto que ela puder (não a culpo estão certas, cabe o governo regular dando ou tirando incentivos).
    Porque nosso governo não subsidia como a China faz com a suas Siderurgias.
    Porque por aqui tem leis anti-poluição, impostos, etc
    Pergunto da para competir com a China?
    Lhe digo mais, se foi inaugurado nestes ultimos quatro anos Siderurgicas no Brasil como a do Rio de Janeiro foi graças a insistencia do Lula.
    Quanto ao petroleo tem projetos de instalações de novas refinarias no Brasil.
    Mais a venda de produtos de petroleo com valor agregado depende de outros fatores como oferta do petroleo bruto no mercado, energias alternativas, preço….
    Nossa capacidade financeira
    para investimento na area de pesquisa e propecção tem que ser considerar.
    Discordo que no geral concordamos, He, He, HE….

  45. JULIO….O grande problema amigo que sabemos que todos desde Deodoro pra cá roubaram e jamais se provou nada de ninguem pois se blindam de tal forma por todos terem o rabo preso mas quando realmente cair o primeiro sera uma sequencia pois todos jogarão a bosta no ventilador e sobrara para todos.Para acabar com isso é muito profundo pois não significa apenas distituirmos determinada figura publica mas todo um sistema que envolve muitas outras coisas principalmente interesses extrangeiros pois os gringos tem muita grana investida e aplicada aqui basta ver que os interesses extrangeiros sempre foram previlegiados por todos os governos que tivemos.Para dar-mos um basta nisso tudo é impossivel que consigamos por meio de pressões pacificas pois esse bando interminavel de bandidos Brasileiro e extrangeiros so deixaram de mamar na cabritinha na bala.So acabaremos com tudo isso o dia que o nosso povo se juntar com nossos soldados de dermos um basta de uma vez por todas em tudo isso.Não tem outra forma.

Comentários não permitidos.