Novos rádios táticos para o Exército Brasileiro

http://media.defenseindustrydaily.com/images/ELEC_FALCON-II_AN-PRC-150_Base_lg.jpg

A companhia estadunidense Harris Corporation divulgou ontem (28) ter recebido encomendas das Forças Armadas Brasileiras no valor de US$ 14 milhões para o fornecimento de rádios táticos dos modelos Falcon II e III, além de treinamento e suporte. Os rádios, segundo divulgado em nota, serão usados em missões humanitárias, de segurança e desastres naturais.
http://defense-update.com/images/falconIII.jpgO Falcon III é um rádio tático que opera em VHF (Very-High Frequency), provendo comunicações de voz e dados em alta velocidade. Já o Harris II, de alta frequência, é ideal para operações em ambientes com restrições de linha de visão, tais como áreas montanhosas e de selva.

“Os rádios da Harris proverão nossas forças com comunicações superiores em voz e dados, que são significativas para a ampla variedade de missões que enfrentamos”, afirmou o general de brigada Antonio dos Santos Guerra Neto, comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. “A Harris está entregando rapidamente os equipamentos e dando apoio excepional em campo, e eu realmento aprecio o apoio deles em nossos programas de modernização de rádios táticos”, completou.

http://www.rfcomm.harris.com/media/AN_PRC_150_App_tcm26-9452.jpg

Fonte: Tecnologia&Defesa

34 Comentários

  1. me corrijam se eu estiver errado, mais os radios que o exercito brasileiro tinham que comprar, não teriam que estar ligado ao plano do soldado do futuro ou estamos com muito dinheiro para comprar diverentes tipos de radios comunicadores.
    se eu estiver errado peço que me desculpem

  2. Na matéria não foi divulgado o número de equipamentos, mas a julgar pelo valor anunciado (14 milhões de dólares)
    devem ser dezenas de milhares.
    É uma compra necessária claro, mas que o preço assuta, assusta!
    Um belo negócio para a companhia, são radios de HF e VHF, que teoricamente não tem nada de tão especial, além da robustez caracteristica de equipamentos militares.

  3. Certa vez ouvi de uma alta patente que mesmo a IMBEL produzindo rádios similares e com custo bem inferior, o Brasil acaba comprando lá fora por pura politicagem.
    O rádio Mallet da IMBEL tem essas mesmas funcionalidades (VHF, voz/imagens/dados, encriptação, GPS, etc), mas foi preterido… Porque será?
    E assim vamos afundando nossa já depauperada indústria bélica nacional!

  4. Humanitarias e desastres naturais ate ai tudo bem mas em segurança rsrs rsrs fico surpreso que nossas Forças Armadas pensem em adquirir equipamentos de radiofonia para segurança de procedencia Americana.Sou radioamador a trocentos anos,formado em comunicações inclusive credenciado pelo GF.Um segmento que pode ser habitado por uma gama infinita de malwares,espias e codigos secretos ocultos rsrs rsrs Deveriamos valorizar mais a industria nacional e principalmente tecnicos especializados e centros nossos nesse segmento que so não são melhores porque somos sucateados por nós mesmos e não vemos incentivo nenhum e interesse nenhum de nosso proprio governo…Sim comprem caixinhas pretas Americanas afinal eles nos são sempre muitos sinceros e amigos não é mesmo!

  5. Claro que tinha que ser nacional, em caso de similaridade.
    Certamente, o Exército fará a sua defesa de justificativa de compra.

  6. O Tribunal de Contas da União existe para que ?
    Vamos apurar. Se a sociedade tem dúvidas, se os recursos financeiros foram aplicados adequadamente, deve ser apurado, pois o dinheiro do povo não é capim.
    Eu ficou revoltado de ver as FFAA comprando material estrangeiro, caso possam ser fabricados dentro do território pátrio, há não ser que não dominemos tal tecnologia. Se há dúvidas, devemos apurar.
    Eu mesmo tenho um projeto sobre Internet Tática e Logística,que pode viabilizar o Combatente do Futuro.
    O custo desse projeto é extremamente baixo, pois iremos utilizar modens e microcomputadores já existentes no mercado brasileiro. Com 200 mil reais, eu montaria um protótipo a nível de Batalhão.
    Agora, 14 milhões de reais para comprar rádios ?
    Se podem ser utilizados na Internet Tática e Logística,tudo bem, desde que não haja similares nacionais de boa qualidade. Esses rádios transmitem imagens de vídeo via Internet ?

  7. Os antigos rádios do EB, eram americanos, feitos aqui sob licença.
    Não preciso nem dizer que era da guerra do vietnã, sofria com aquilo, quando chovia então ¬¬
    .
    Esses rádios são digitais, muito superior ao antigo analógico que o EB usa. Só um detalhe que o mundo os usam a algumas décadas, mas aqui é brasil né ahaha
    .
    Eles foram adquiridos, porque os nossos lixos analogicos praticamente não funcionam mais, só na minha sessão tinhamos 13 no total, e só 4 funcionando, isso porque iamos depenando os quebrados…
    .
    Quem disse que temos produtos iguais aqui? se souberem de algum nacional posta link aew! ¬¬

  8. Notícia implantada. Nem a Empresa está vendendo esses rádios para o nosso E.B e nem o Brasil tem esse dinheiro para comprar.

  9. FHC o entreguista leiloeiro adquiriu muitos netbooks via satelites criptografados para comandos….Satelites proprios,sistema proprio de comunicações que temos capacidade de fazer e SO nacional.Se nós não temos iniciativa de buscar criar ou mesmo adiquirir tecnologia com TT para desenvolvermos jamais deixaremos de ser dependentes da logistica e serviços dos outros.A diferença da India para nós é justamente essa.Não que eles sejam melhores do que nós pois somos melhores do que eles mas eles com toda diversidade que tem em sua sociedade investem e aplicam na capacitação.

  10. Panzertruppe apoiadíssimo… não se sabe dizer sim a nada… Se é americano é ruim, se é de outro país é ruim, agora se é nacional… aí é uma porcaria mesmo…

    Igualzinho os comentários sobre o fuzil da IMBEL, tivemos mais elogios do que críticas, porém as críticas eram tão pesadas e barulhentas que valiam pelo menos do dobro…

  11. Parei pra imaginar, porque comprar no exterior o temos aqui com qualidade? Cheguei a conclusão muito simples… eles compram fora, nossas industrias falem, ai temos que comprar com transferencia de tecnologia o que levaria mais dinheiro pra fora e talvez pra dentro de alguns bolsos dos intocaves ladroes. ABS.

  12. Voce entende, eu tambem não.
    Ei, Imbel aqui é o Exercito precisamos de um radio, tem algo a oferecer, se não tem da pra atender essas especificações????
    O Brasil mais uma vez esta sendo comido pela burocracia, falta de iniciativa, visão, incopetencia…

  13. È como faz em algumas cidades, eles asfaltam e depois olham…olham… e falam “vamos fazer a rede de esgoto, quebrem tudo” assim, eles podem roubar muito mais. ABS.

  14. Ihhh
    Quem não tem industria capaz de fazer rádio (pô, isso é mais que centenário…) quer fazer avião de qual geração ?
    Olha, ainda temos muuuuiitaaaa lição de casa antes de pensar em high tech…
    Tem notícia que me desanima, e muito. Essa é uma dalas.
    Caramba, nem rádio que presta é feito aqui ?
    Bah…

  15. Os militares dizem que os americanos não são confiáveis, porém adquirem de uma empresa americana sofisticados sistemas de comunicação.
    Além do mais, compraram esses equipamentos sob o argumento q irão ser utilizados em missões humanitárias.
    Ora, equipamentos de comunicações, por questões econômicas, deveriam ser multi-missão.
    Poderiam ter adquirido os excelentes equipamentos alemães da Rohde & Schwarz.
    Daqui a pouco vão adquirir os F/A-18.

  16. O Eduardo Carvalho… o pior é que o Brasil não tem mesmo, praticamente só fabrica a carcaça, painéis e botõezinhos. Diodos, capacitores, resistores e outros componentes microeletrônicos, em quase 100%, vem tudo de fora: Taiwan, Coréia, Malasia, Cingapura, Hong Kong, Filipnas, Eua, Japão e etc, então como tudo aqui só é montado acho que o EB, se a noticia é verdadeira, busca pelo menos comprar mais barato. Lembra da época da reserva de mercado para informática? Era uma mina de ouro para empresários que só montavam equipamentos. Cadê nossa industria nacional de componentes eletrõnicos: placas de circuito impresso e microchips?

  17. Na verdade somos um povo aculturado,tudo que é fora é bom!
    Se criamos alguma novidade ou inventamos ,pouco tempo depois os loiros são outros. Vejamos bem um parque industrial desse não conseguimos fabricar um avão para FAB!É sinal que algo estar errado!Nós não temos fabricas e sim montadoras de veiculos,aviões e outros.Somente se descute economia! Só existe quatro pilares, originario dos monges na Italia no seculo passado, que criaram a Contabilidade.Debito,Credito,Deficite e Superavite. Quando passamos para bolsa de valores ,ações isso não é nada mais do que um Cassino. Existem emprezas que tem seu capital de giro proprio.Na compra dos caças o desembolso somente seria dois anos depois a primeira parcela! Até agoraa não sabemos os caças que queremos! É apenas um desabafo de um velho!…Não levem a mal.

  18. Tinha que ser logo americano…pode ter certeza tudo que for dito neles por militares brasileiros é ouvido via satelite no pentagono hehehe…
    Eta Brasil mau gerido é de dar dó de nós!

  19. ROBISON, Você descobriu tudo. É isso mesmo. A melhor resposta sobre o assunto. Concordo: primeiro asfalta a rua, depois arrebenta com tudo para colocar esgoto, e mais, depois asfalta de novo e arrebenta novamente para colocar bueiro…hahaha, quanta comissão!!! Na minha cidade também é assim. Bom observador. Para sobrar dinheiro tem que acabar com o Senado.

  20. Voce eh um dos poucos que eu vejo elogiar produto nacional aqui, Carlos… Mas veja os comentarios aqui postados pra concordar comigo. Vide novo fuzil da Imbel.

  21. Sobre fuzil eu entendo, pois era perito do Exército em armas, além de organizar a manutenção.
    Nenhum fuzil atualmente existente nesse planeta presta.
    A fabricação é boa, mas o sistema mecânico foi feito para dar defeito. Pensando nisso eu desenvolvi a arma ideal, que serve como pistola, mtr,fuzil,canhão, morteiro eutomático,lança granada, etc.
    Essa minha arma não para de atirar, caso o cartucho (munição) esteja com defeito, o projétil fique preso dentro do cano, o extrator e ejetor quebrem. Atira dentro da água, de baixo de uma cachoeira, no meio duma tempestade de areia e com todos os calibres, desde .22 até 100 mm. Pode atirar com 3 ou 4 calibres ao mesmo tempo.
    Gostaria de montar o protótipo dessa arma.
    Já que as FFAA Brasileiras não a querem, ofereço para algum país: França, EUA, Israel, Rússia, China, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Irã, Japão, Egito, Alemanha, Reino Unido …
    Lamentavelmente, o Brasil não gosta de pesquisadores e inventores.

  22. Dandolo tomara que consiga o financiamento para essa arma fantástica lá pelos lados da Europa ou da América do Norte, mas o ideal é que fosse na Ásia não que seja longe o suficiente…

  23. Dandolo… Você por acaso é aquele australiano que desenvolveu a Metal Storm? A arma cujo único componente móvel é o projétil?

  24. Não tem essa de ‘forças armadas não querem’ qualquer centro tecnologico abre as portas pro novos inventos, é só ir com ele feito em teoria, tudo patenteado e pronto, se for viável e funcionar beleza.
    É que tem coisa que funciona na teoria, mas na pratica não, nenhum exercito do mundo coloca uma arma ‘faz tudo’ na mão de soldados sem ter testado 1.000 vezes.
    Como é o caso da sua arma, seria uma arma unica que serviria pra tudo, bastaria substituir a munição, algo como a arma de Sylvester Stallone no filme “Dredd”

    Em combate real uma arma muito sofistica e complicada de se mexer vira o inimigo do soldado.
    Agora dizer que o Brasil não gosta de boas idéias é mentira, é só patentear suas idéias e correr atrás, o ministério da defesa não vai ler esse blog e ir na sua casa também né?
    Tem que mostrar um pouco de interesse.

  25. carl94fn

    Desde 19 anos de idade que eu bolo armas, rádios codificados, blindagens, etc. Estou com 58 anos.
    Essa minha arma, eu poderia fabricar o seu protótipo nas oficinas do Exército, a custo zero. Iria aproveitar a sucata ou peças de outras armas. Depois dos testes iniciais, iria para os engenheiros de armamentos para bem dimensioná-la. Agora, eu tenho vários outros tipos armas em mente.
    Uma arma interessante é essa aqui:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gatling_Minigun.jpg
    A minha é bem superior a essa,creio. Outro princípio de funcionamento.

Comentários não permitidos.