Texto e tradução: Plano Brasil-E.M.Pinto
Informações: Mer et Marine
O grupo naval francês DCNS está pronto para entrar no capital da SMW estaleiros de submarinos Gdynia.
Isto será possível partir do acordo assinado ontem entre a DCNS e a Stocznia Marynarki Wojennej, SMW. empresa polonesa especializada na produção de navios mercantes e de guerra.
Mantida pelo Estado polonês, o construtor naval atualmente está passando por dificuldades finaceiras e judiciais e portanto, procurando um parceiro.
Com esta parceria a DCNS espera investir no grupo e conseguir a encomenda por parte da Marinha Polonesa de submarinos SSK do tipo Scorpene, assim, a SMW poderia se beneficiar de um programa de transferência de tecnologia. Tal programa iria reestruturar a base industrial da SMW e facilitar seu desenvolvimento.
A DCNS, no entanto, sustenta sua entrada no capital dos estaleiros de Gdynia a diversas condições. Além dos direitos exclusivos sobre o projeto dos submarinos de sua concepção, o grupo reclama ainda a liderança e controle financeiro da SMW.
Warsóvia tem planos para substituir a sua atual frota de submarinos, composta basicamente de um submarino soviético da classe Kilo (de 3.000 toneladas submerso). O navio foi adiquirido à Rússia em 1986, a polônia conta também e quatro outros pequenos submarinos do tipo Kobben (47,4 metros, 524 toneladas submerso) , encomendados entre 1964 e 1967 e transferidos pela Marinha da Noruega, entre 2002 e 2004. Estes quatrodevem devem ser substituídos a partir de 2015.
8 Comments