Saiba mais sobre as covertas da classe Baybunah na matéria clicando no link que segue:
Texto e adaptação: Plano Brasil-E.M.Pinto
Informações: Mer et Marine
O Abu Dhabi Ship Building (ADSB), estaleiro local de construção naval, efetuou no final de fevereiro o lançamento da terceira das seis corvetas lança mísseis da classe Baynunah, encomendadas pelos EAU entre 2003 e 2005.
Modificada a partir do projeto combattante BR 71 desenvolvida pela empresa CMN (França) e ENGEPROM (Brasil), esta nova classe da coverta é a mais recente evolução da família.
Com um comprimento de 71 m e um deslocamento de 915 toneladas, a Baynunah é respeitavelmente bem armada para um navio de sua tonelagem, está equipada com oito lançadores de mísseis anti-navio Exocet MM40 Block3, dois sistemas de lançamento vertical para mísseis superfície-ar 8 RAM ESSM SAMs.
O navio dispões ainda de uma torre de 76 mm e dois canhões de 30 milímetros.
Está equipada com hangar e provisões para o embarque de um helicóptero de helicóptero de 4,5 ton.
A nova corveta é a primeira a ser construída localmente e se juntará em breve as outras duas da mesma família construídas na França, nos estaleiros CMN Normandia.
Os navios estão equipados com sistemas eletrônicos em estado-de-arte que incluem o radar Sea Giraffe Optronics e um sistema de monitoramento EOMS NG entregues pela Sagem (que também forneceu o sistema inercial SIGMA 40).
A Thales, por sua vez, desenvolveu o sistema de guerra eletrônica e a suite de inteligencia de comunicações COMINT. O sistema de batalha é, por sua vez, oriundo da italiana Celex, subsidiária do grupo Finmeccanica.
Por ocasião da IDEX, que teve lugar no Abu Dhabi, a Hesen Al, a premeira corveta da série foi exposta estáticamente no porto, o mesmo navio encontra-se atualemente em fase de testes.
Os estaleiros ADBS são o contatante principal no programa, lançado em 2003, sos demais navios serão todos construídos localmente no Abu Dahbi.
11 Comments