Ministro da Defesa da Alemanha apresenta sua renúncia

http://farm5.static.flickr.com/4075/4945059580_dded9b2109_z.jpg

O ministro da Defesa da Alemanha, Karl Theodor zu Guttenberg, renunciou nesta terça-feira pelo escândalo surgido após a descoberta de que sua tese de doutorado é em grande parte plágio de inúmeros autores.
“É o passo mais doloroso da minha vida”, disse Guttenberg, de 39 anos, em comparecimento público em seu Ministério após informar sobre sua decisão à chanceler federal, Angela Merkel, e ao presidente da Alemanha, Christian Wulff.

http://www3.pictures.zimbio.com/gi/Zu+Guttenberg+Visits+Bundeswehr+Military+Exercises+BRUTgWr3siIl.jpgEle afirmou ter “estado sempre disposto a lutar, mas alcançou o limite das minhas forças” na hora de enfrentar o escândalo e comentou que não podia assumir a responsabilidade que o debate e as críticas prejudiquem os soldados do Bundeswehr, o Exército federal.

A renúncia de Guttenberg surpreendeu Merkel, que até o último momento defendeu seu ministro favorito, na feira informática CeBIT de Hannover.

Desde que o escândalo surgiu há duas semanas, a situação de Guttenberg começou a ficar insustentável na medida em que se tornavam públicas mais informações plagiadas em sua tese de doutorado pela Universidade de Bayretuth.

http://www.acus.org/files/images/getty%208%2018%2010%20Karl-Theodor%20zu%20Guttenberg.preview.jpg

Após a retirada do título acadêmico pela instituição na semana passada, as críticas aumentaram, inclusive a partir das próprias fileiras do partido, como as da titular de Investigação e Ciência alemã, Annette Schavan, quem na véspera revelou que o caso “envergonha”.

http://27.media.tumblr.com/tumblr_lh6ao2FmX81qhx80co1_500.jpg

Guttenberg perdeu na véspera inclusive o apoio do professor que o orientou no trabalho de doutorado, o catedrático Peter Häberle, da Universidade de Bayreuth, quem reconheceu que a tese do ministro estava infestada de erros imperdoáveis.

Fonte: Uol

15 Comentários

  1. Tinha que renunciar mesmo.
    Notem, que os alemães são um povo sério, que nem os chineses e japoneses.
    Parabéns ao povo alemão.

  2. Ao menos no Brasil não passamos por isso… Já que tem tanto político que nem formado é… não é?

    Vide uns e outros que eram questionados na eleição passada se sabiam sequer escrever…

    O que vale comentar aí também é a importância da pasta na Alemanha e como a própia Angela Merkel reconhece essa importância nomeando de seu ministro favorito…

  3. Duas observações:
    .
    1° Ministro da defesa com apenas 39 anos!
    .
    2° País sério é outra coisa, aqui se descobre coisa muito pior e fica tudo por isso mesmo..

  4. Ele pediu demissão, ñ foi demitido, iria copntinuar no cargo, caso o mesmo quizesse…o bom nisso q q bandido deo colarinho branco tbm existe na civilizada UE, e eu achando q isso era coisa “só” do BRASIL;nada paga isso , mt bom.

  5. – Mais um sinal da decadência europeia.
    E sempre tem aquele pessoal falando que no Brasil é pior, reduzindo o impacto da notícia.

    – Não é um problema de falta de formação académica, é um problema de falta de ética, o cara mentiu. E não adianta falar que no Brasil é pior, o cara mentiu, e a francesa também foi embora porque tinha relações até económicas com a ditadura da Tunísia, e foi de férias entanto o povo já estava nas ruas.

    -Acho não existem povos superiores, é só que tem povos que há muitos séculos que estão trabalhando, estudando e (sua motivação) concorrendo entre eles.

    -Os tupi tinham uma concorrência mínima, porque o território da América do Sul era enorme (se comparado com o grau de evolução dos povos indígenas).

    – Numa democracia para ser político não precisa ser formado, só tem que ter o apoio popular. É difícil de entender mais é assim, qq um pode ser.

    – O Brasil tem políticos corruptos, a maioria, mas como isso pode acontecer?
    A origem da corrupção dos políticos, não é só um problema psicológico dos mesmos, ou ético, é dos empresários que os apoiam.

    Lembrem como a Globo acoberta aos mais corruptos e joga lixo nos menos corruptos.
    A origem da corrupção dos políticos são os empresários, principalmente os da imprensa.
    O empresário tem um poder eleitor superior à massa de votantes: o poder económico.
    Ele pode mudar o tipo de governo que o país tem.
    A impunidade dos políticos corruptos é reflexo da mentalidade dos empresários brasucas e tb dos investidores extrangeiros, principalmente aqueles da elite financeira internacional.
    Devemos estar de olho naqueles que financiam as campanhas de caras como Renan Calheiros.
    O problema do Brasil não são os Tiriricas e sim AQUELES QUE FINANCIAM os Renan Calheiros.

    (é um exemplo de político corrupto, mas na verdade, do RC ninguém sabe sua fonte de financiamento porque ele é um ilegal, apresentou notas frias, sem numerar, por milhões de reais, ainda assim os supostos compradores rejeitaram ter comprado algo do cara)

  6. País sério é outra coisa, me dá até inveja!!
    Enquanto aqui, temos guerrilheiros, traficantes, ladrões, assassinos…..toda essa gente na política!!
    .
    Uma pena……brasillllll

  7. Pelo menos ele entrou na faculdade pra ter que plagiar uma tese de doutorado.
    No Brasil nem “prézinho” o político precisa fazer.

  8. Assim, na boa, porque nao contratam este Sr. para acessoria aqui no Brasil… De escandalos estamos acostumados, ainda mais, em terras alheias…

    Provavelmente, tendo uma outra chance, iria se esforcar ao maximo, para limpar a imagem com seus conterraneos em fazer um bom trabalho de forma honesta…

    Antropologicamente, somos a patria acolhedora dos mal ditos do continente europeu…

    Apenas uma opiniao…

  9. Em terra de gente séria… aqui, é o contrário. Nossa presidente atribuiu-se mestrados e doutorados que não concluiu. Por isso mesmo ficou.

    Sugestão de leitura:

    Artigo: DEUTSCHLAND ÜBER ALLES IN DER WELT:
    LÁ, UMA MENTIRA DERRUBA MINISTROS,
    AQUI, ELEGE PRESIDENTES

    Em: http://cristaldo.blogspot.com/

Comentários não permitidos.