Petrobras e militares se unem em pesquisas

http://pbrasil.files.wordpress.com/2011/02/1c2b0bec-plano-brasil.jpg

Leia Também a matéria exclusiva do Plano Brasil

Exército Brasileiro: Engenharia de construção em ação pelo Brasil

A Petrobras firmou um convênio com o Instituto militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, para implantação de um laboratório que estudará motores dedicados ao desenvolvimento de combustíveis. O projeto encontra-se em fase de especificação de equipamentos. Outra iniciativa de pesquisa entre a empresa e as Forças Armadas envolverá estudos sobre solos e recuperação de rodovias. “A Petrobras entrou com a montagem do laboratório, enquanto o IME entrou com a massa crítica de engenheiros”, afirma o general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, diretor de Obras de Cooperação do Exército.

O IME é hoje o sistema nervoso que alimenta as obras tocadas pelo Exército, que, em todas as áreas, conta com um time de 600 engenheiros. Na duplicação da BR-101, por exemplo, no trecho de Goiana (PE), soldados estão usando grandes blocos de isopor para reduzir o peso da rodovia em trajetos de brejo, onde a sedimentação não é firme. A tecnologia – já utilizada nos EUA e Japão, com experiências pontuais no Brasil – foi o caminho mais viável encontrado pelos engenheiros para executar a obra.

A parceria com a Petrobras não se limita à colaborações científicas. Hoje, um batalhão de cem soldados trabalha em obras de terraplenagem para expansão da refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus. O convênio com o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) teve início em setembro do ano passado, com término previsto para outubro deste ano.

Por meio de nota, a Petrobras informou que a ação militar inclui a retirada de vegetação, terraplenagem, drenagem, cercamento de área e construção de guarita de vigilância. “A execução desse objeto já atingiu 89% de avanço físico, apresentando, no atual momento baixa produtividade em virtude das chuvas sazonais características do período (de dezembro a maio) nessa região da Amazônia”, informou a empresa. Segundo a Petrobras, há a expectativa da assinatura de um segundo convênio para a construção de uma “Vila de Empreiteiras”, nos moldes de um acampamento militar, para suporte logístico das obras de modernização da Reman. (AB)

Fonte: Valor Via NOTIMP

6 Comentários

  1. Muito boa a máteria, alguem teria um relatório ou informação de que obras estão sob a responsabilidade do exercito atualmente?

  2. Bem que a Petrobrás poderia fazer uma parceria estratégica com a Marinha a fim de viabilizar financeiramente a construção do submarino nuclear e de outros equipamentos navais, afinal é do interesse da nação a proteção dos recursos energéticos da plataforma continental, incluindo o pré-sal.

  3. Essa notícia é boa e ruim ao mesmo tempo.Não vou comentar a parte ruim.
    Gostaria de trabalhar na área de motores avançados.
    Tenho um projeto em mente,que viabilizaria o Pré-sal,além da exploração de minérios nas profundezas da plataforma continental.

  4. Outro otima parceria entre EB e Petrobras seria em relacao a biodiesel… O EB poderia economizar e ja comecar a se adaptar aos biocombustiveis utilizados em larga escala por FA`s, e a Petrobras ganharia com um usuario experiente em uso de motores, para auxiliar no processo de melhoria do proprio combustivel…

    Tornar um carro com baixas emissoes e facil… Quero ver um tanque…

    Abs.

    Desculpe pela falta de acentos, pois o teclado nao o possui…

Comentários não permitidos.