Parece que Bin Laden está vencendo a grande guerra contra o terror

http://0.tqn.com/d/politicalhumor/1/0/B/m/2/Osama-bin-Laden-Address.jpg
Qual o resultado dessa guerra, dez anos depois do 11 de setembro? Vijav Prashad resumiu bem o quadro: A guerra dos EUA no Iraque levou o país a um regime pró-Irã. Em janeiro, o candidato apoiado pelo Hezbollah (Najib Mikati) se tornou primeiro ministro do Líbano e o Hamas se fortaleceu, enquanto os restos de legitimidade da Autoridade Palestina esfacelaram-se, quando a Al-Jazeera publicou os Palestine Papers. Os exílios de Ben Ali e Mubarak retiraram a Tunísia e o Egito do rol de apoiadores dos EUA na região. Enquanto isso, Kadafi na Líbia e Saleh no Iêmen têm sido aliados leais na “guerra contra o terror”.

De Washington DC escutamos uma brava conversa a respeito de Tio Sam liderando a batalha pela democracia pelo mundo árabe, e assim restaurando a autoestima aos olhos árabes como outra coisa que não o patrocínio da tirania e da tortura pelo neoliberalismo, os eletrodos e o “waterboarding” [método medieval de tortura que consiste em simular fisicamente na vítima o seu afogamento, mediante o uso da força, num tanque de água]

As únicas pessoas da multidão de Washington enganadas por esse tipo de conversa são eles mesmos. Barack Obama pode ter zizagueado na direção de uma conversa dura sobre a tirania, mas não titubeou quanto ao único veto, em 18 de fevereiro, no Conselho de Segurança da ONU à resolução condenando os assentamentos israelenses. Vocês pensam que a Al-Jazeera não transmitiu isso para o mundo todo?

(Washington invoca as ferramentas made-in-America, Twitter e Facebook, na luta pela democracia no Oriente Médio. Comparadas em significância à Al-Jazeera elas são como lascas de bife de búfalo de água.)

Nos idos do outono de 2001, Osama bin Laden habitualmente citava, dentre os motivos da AlQaeda para o ataque de 11 de setembro, o seguinte: “A opressão da América sobre os mundo muçulmano, mais especificamente no período das sanções contra o Iraque (a afirmação de [Madeleine] Albright de que “achamos que o preço vale à pena” foi o singelo chamado de recrutamento na história do Terror) e bombardeio; a condição da Arábia Saudita como lacaio do Império americano; e a opressão israelense sobre os palestinos.

Abra-se o mapa do Oriente Médio e da África do Norte dez anos depois.

Como disse Vijav Prashad em Counterpunch:

“A guerra dos EUA no Iraque levou o país a um regime pró-Irã. No último janeiro, o candidato apoiado pelo Hezbollah (Najib Mikati) se tornou primeiro ministro do Líbano e o Hamas se fortaleceu, enquanto os restos de legitimidade da Autoridade Palestina esfacelaram-se, quando a Al-Jazeera publicou os Palestine Papers. Os exílios de Ben Ali e Mubarak retiraram a Tunísia e o Egito do rol de apoiadores do status quo [i.e., dos lacaios do Império]. Kadafi na Líbia e Saleh no Iêmen têm sido aliados leais na Guerra contra o Terror”.

E eis o Rei Saudtia, assistindo a Al-Jazeera e vendo o círculo se fechar: Iraque, Síria, Líbano, o Iêmen instável, Bahrein muito problemático, com todos esses xiitas do lado de lá.

Mas estão as massas árabes marchando em direção a um novo Califato, como advertiu temerariamente Glen Beck? Não, é claro que não. Como escreve Prashad:

“Enquanto o status quo definha, seus cães leais tentam entoar a velha cantilena da ameaça do fundamentalismo islâmico. O coro de Mubarak sobre a Irmandade Muçulmana foi silenciado. Quando o sheik Yusuf al Qaradawi retornou de seu exílio no Qatar, ele não desempenhou o papel de Khomeini. O sheik começou o seu sermão na praça Tahrir com boas vindas tanto à Irmandade Muçulmana como aos cristãos. O espernear de Kadafi sobre um potencial posto da Al Qaeda no Mahgreb sendo formado no nordeste da Líbia repetiam as ilusões paranóicas dos planejadores da Africom [O Estado Maior do Comando Militar Estadunidense para a África]”.

Eu imagino que Osama está feliz com o tumulto atual, e podemos acrescentar à lista de Prashad o desejo crescente estadunidense de remendar algum tipo de desculpa para se retirar do Afeganistão, com planos dissecados pelo nosso elegante e muito bem informado ex-brigadeiro Shaukat Qadir, também em nossa página. Petraeus é uma força em declínio. Gostaria de ver um general com mais cérebro e menos medalhas de ouro?

Esses signos de solidariedade e apoio mútuo na Praça Tahrir e ao redor do prédio do Capitólio em Madison, Wisconsin, tiveram um forte suporte econômico. Tiveram apoio moral nas expressões de confiança, respeito e autoestima, e o Império do Capital estabelecido desde o colapso da União Soviética em 1991 está irremediavelmente desmoronando, enquanto o neoliberalismo cria seus milhares de bilionários e seus bilhões de pobres ao redor do mundo.

Como escreveu Andrew Levine em nossa página, a propósito da importância de Madison:

“O que está em jogo é o fim do jogo da assim chamada Revolução Reagan. Um ataque vitorioso e organizado contra o mundo do trabalho iria resolver o assunto de uma vez por todas. Scott Walker e sua laia sabem o que está em jogo. Graças às suas predações, trabalhadores e aliados agora sabem também…a financeirização do capitalismo contemporâneo, a globalização da indústria e do comércio e, mais genericamente, a tomada ao redor do mundo dos ganhos econômicos teve um grande custo sobre o último século e meio. O problema, em resumo, é que, para o capitalismo sobreviver, deve se expandir – e, com tão poucas áreas restantes para expansão, a esfera pública se tornou um alvo muito tentador para se resistir. O que está sob ataque é a esfera pública ela mesma. Os sindicatos dos servidores públicos são sua primeira (e última?) trincheira de defesa”.

O que teria sido bom de ver ao redor do prédio do Capitólio em Madison seria sinais – talvez eu sinta saudade deles – do apoio dos estudantes da Universidade de Porto Rico que enfrentaram ocupação militar, prisões e pancadas por suas greves contra os preços das mensalidades e a privatização crescente. Durante o levante no Egito, estudantes e faculdade entraram em greve pela segunda vez no ano e forçaram o governador, que estava assistindo à republicana Conferência Anual da Ação Política Conservadora [CPAC em sua sigla em inglês] em Washington a retornar e ordenar a retirada dos militares do campus.

Eu sempre achei que a receita Piven-Cloward para derrotar o capitalismo, nos anos 60 de levar o bem estar a todos era uma coisa reformista. O capital poderia descobrir isso. Acabem com o bem estar! Ponham Bill Clinton para acabar com o AFDC [programa do governo federal estadunidense chamado Ajuda a Famílias com Crianças Dependentes, ou Aid to Families with Dependent Children, que vigorou de 1935 a 1997] e então ter esse dócil negro Obama para garantir o Medicare e talvez o Social Security.

Osama teve uma ideia melhor. Deixar a guerra sangrar até o Império secar. Pensem nos confetes do lado esquerdo do peito de Petraeus como o aumento do orçamento militar desde as modestas condecorações de Eisenhower.

Da próxima vez que Petraeus se mover por uma promoção terá de ter uma ajuda do idiota do Taylor [Taylor Marsh] por trás dele para acomodar todas as medalhas simbolizando como o orçamento militar dos EUA vai aparecer daqui a uma década ou mais, no futuro.

10 Comentários

  1. Da próxima vez que Petraeus se mover por uma promoção terá de ter uma ajuda do idiota do Taylor [Taylor Marsh] por trás dele para acomodar todas as medalhas simbolizando como o orçamento militar dos EUA vai aparecer daqui a uma década ou mais, no futuro.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAH o Cara falo tudo

  2. Sugestão ao moderador do site: Porque não liberar a postagem sem necessidade de moderação? Isso agilizaria bastante a vida dos admins, bastando que se fizesse um cadastro e login no site. Além disso, evitaria-se fraudes, já que qualquer um pode postar como outra pessoa. Abraço e parabéns pelo PB.

  3. Vão por mim… O Oriente Médio nunca se pareceu tanto com à frase daquela música…( Como dois e dois são cinco !!! RC )… SDS

  4. Binlademn vencedo o terrorrismo de estado do membros da Otan?!?!Pode até ser, vai acontecer, + eles ñ cantam vitória…alguém está colocando palvras nas bocas dos mesmo…ainda tem mt água amaras p correr nesse rio de destruição e morte p o sofrido povo afegão..

  5. Os americanos realmente estão democratizando o OM.
    Espero que a ONU pressione o Brasil, para que coloquemos os políticos corruptos na cadeia.
    Sem justiça, não há democracia.
    Infelizmente, o STF e Congresso Nacional não levaram a lei popular da Ficha a Limpa a sério.
    Só nos resta a ONU e o Povo Brasileiro.
    Eu não quero ser governado por corruptos …
    Vocês querem ?

  6. E voces acreditam que ele ainda esta vivo rsrs rsrs O cara estava muito tuberculoso sem poder se tratar direito pois era caçado e infurnado nas cavernas virou pó com as bombinhas fura pedras e hoje o maior beneficiario da figura dele são os EUA que usam a imagem do defunto para assustarem o mundo,justificarem intransigencias,ataques e invasões.O continente mais manipulado pelo terror branco Americano é a Europa onde muita gente tem medo de dormir e sonhar com ataque atomico Arabe rsrs rsrs

  7. .
    “As únicas pessoas da multidão de Washington enganadas por esse tipo de conversa são eles mesmos.”
    .
    .
    Perfeito é isso ai mesmo… todos os apoiadores dos USA, em sua maioria ditaduras da Região, na grande guerra contra o terrorismo estão caindo… e isso tudo é o resultado da década de guerra no Oriente médio, e essas quedas dos aliados dos USA na região demonstra somente a derrota dos USA e a sua perda de influencia e poder no Oriente Médio.
    .
    Mas eles(USA) pregam que são eles os paladinos da liberdade e democracia e que estão fazendo isso pelo Oriente Médio agora… bem, é um pouco tarde para mentir assim descaradamente, pois as ditaduras por eles(USA) apoiadas na região tem varias décadas de fiel serviço, por que não fizeram isso antes, por que não apoiaram a democracia nestas ditaduras antes?? E tiveram décadas pra isso, falta de tempo é que não foi!!
    .
    No fim estas guerras todas somente serviram para aumentar o rancor contra os USA e o inteiro ocidente por parte dos árabes e muçulmanos… depois desta década de guerra justa contra o terrorismo, o mundo árabe esta vencendo, e os inimigos do Ocidente ficaram mais fortes em todos os níveis… esta guerra que foi muito criticada por todos os são do planeta estavam certos, somente serviria para aumentar o ódio contra o mundo ocidental e não para melhorar as relações unindo culturas contra um inimigo comum.
    .
    Dou meus parabéns aos USA, que acabaram de transformar o mundo em um lugar mais inseguro e cheio de ódio do que era antes… Parabéns!!
    .
    O ódio contra o nosso mundo ocidental aumentou vertiginosamente, agora por culpa de mais essa guerra justa e unilateral dos USA, nenhum dos nossos filhos, netos ou nós mesmos estamos seguros em viajar pelo mundo, e existir culturalmente neste planeta, pois um dia a vingança do outro lado virá com toda a sua força… normal, sempre foi assim neste planeta… mas eu confio que os vingadores saberão distinguir quem fez e quem apoiou esta guerra contra eles.
    .
    A cada um o seu… estes povos fizeram suas escolhas, escolheram um lado, e agora devem pagar o preço, principalmente a Europa!!
    .
    E mais uma vez os Taliban venceram no campo de batalha, primeiro a URSS e agora os USA… tivera o nosso povo esse caracter de resistência até o ultimo homem assim, hoje seríamos a maior nação da Terra!!
    .
    A propaganda falava tanto em Burka e não sei o que mais… hoje depois de década de ocupação, quanto é o percentual de mulheres afegãs deixaram de usar o Burka??
    .
    Pouco ou nada né, pois a coisa é parte daquela cultura e não um simples vestido que deveria ser trocado com a imposição da força democrática, como dizia a propaganda Yankee Ocidental…
    .
    Mais do mesmo, no fim existem ainda aqueles que querem acreditar na mentira e até mesmo à divulgam e repassam pra frente a mentira, como se fosse uma espécie de corrente… mas isso acontece porque as pessoas precisam acreditar, o que não quer dizer que no que acreditam seja verdadeiro, mas eles continuarão acreditando, pouco importam os fatos!!
    .
    Principalmente eles mesmo acreditarão profundamente nisso, e até mesmo morreram em nome destas mentiras todas… a força da crença, mesmo que em uma mentira, é muito forte e não deve ser subestimada!
    .
    Ufa, falei demais… Valeu!!
    .

Comentários não permitidos.