EUA posicionam navios e aviões perto da Líbia

http://3.bp.blogspot.com/_cys2T5FgJdo/SLOcGmGPZPI/AAAAAAAADYw/ogoaYFpGFqA/s320/IwoJimaESG.jpg

WASHINGTON (Reuters) – As Forças Armadas dos Estados Unidos estão posicionando navios e aviões militares perto da Líbia, afirmou um oficial do Pentágono na segunda-feira, no momento em que o governo do presidente Barack Obama intensifica a pressão para que o líder líbio, Muamar Kadafi, deixe o poder.

Os navios poderão ser usados para missões humanitárias e de resgate, afirmou a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, em Genebra, onde ela disse ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) que Kadafi estava usando “mercenários e bandidos” para reprimir uma manifestação popular.

“Não há qualquer ação militar pendente envolvendo embarcações navais dos Estados Unidos”, ela disse, depois que o Pentágono anunciou que estava posicionando navios de guerra e unidades da Força Aérea perto do litoral líbio.

“Nós estamos aproximando navios da Líbia em caso de necessidade”, afirmou o coronel David Lapan, um porta-voz do Pentágono.

O coronel afirmou que aviões também estavam sendo reposicionados perto da Líbia, onde Líbia: oposição controla o petróleo e Kadhafi se faz de surdo a apelos permanece irredutível diante da pressão do Ocidente e do seu próprio povo para acabar com seu regime de 41 anos.

O governo norte-americano afirmou que a ação militar é uma das opções que está considerando, embora muitos analistas dizem ser muito improvável que os Estados Unidos lancem uma invasão terrestre ou ataques aéreos por causa da situação volátil no país norte-africano.

O Pentágono não deu detalhes de quais forças estavam sendo mobilizadas, mas o anúncio deve ter o objetivo de enviar um sinal para Kadafi e seu governo de que os Estados Unidos estavam agindo.

Não estava imediatamente claro quais navios a Marinha norte-americana têm no mar Mediterrâneo, mas o país possui dois porta-aviões estacionados mais a leste. A Sexta Frota dos Estados Unidos tem sua base perto de Nápoles, na Itália, no Mediterrâneo, em frente à Líbia.

Os Estados Unidos também estão conversando com aliados sobre criar uma zona de “restrição aérea” na Líbia, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Essa condição poderia impedir que Kadafi usasse aviões de guerra ou helicópteros para atacar rebeldes que tomaram grandes áreas do país.

(Reportagem de Missy Ryan, Jeff Mason, Steve Holland, Glenn Somerville e Alister Bull, em Washington; de Andrew Quinn, em Genebra; e de Peter Apps, em Londres).

Fonte: Yahoo

38 Comentários

  1. Olha a esquadara, chega toda imponente aposto que os soldados que ali estão se sentem deuses, todos cheios de arrogancia e orgulho, é assim quando um país fraco esta em conflito.
    Mas por que não foi assim quando a russia invadiu a Georgia?

  2. Colegas!! Quem é um dos principais fornecedores de petróleo para a Europa mesmo?¿ Ajuda humanitária!! Faça-me rir!! Assim que o Muammar al-Gaddafi cair de vez pela força do povo ou por “forças ocultas” Os americanos vão usar suas 90.000 toneladas de diplomacia. (Aliás são dois porta aviões) Vão desembarcar os SEALS nas principais plantas de produção do pais para garantir que nada as afete.

  3. Os EUA fazendo o que deve ser feito. Parabéns aos americanos, são uma super potência militar , são independentes, podem fazer o que desejam.

  4. Mas que beleza! mais uma guerrinha a vista para movimentar a industria americana..
    Era tudo o que eles queriam!
    E de quebra dá pra sugar um pretróleozinho lá também..
    A população que se exploda..
    Legais esses americanos.

  5. Que coisa…
    Uma intervenção de uma potência estrangeira pode deslegitimar uma revolta popular.
    Americanos, deixem que o povo da Líbia tome o destino em suas próprias mãos! Não precisam eles, da sua infame ajuda.

  6. Nota 10 para os eua? se foram os eua quem ajudou kadafi ele só ficou até hoje no poder graças aos traidores americanos e europeus.
    Se estava junto na hora dos acordos e tratos porque não ficam juntos agora na hora da dificuldade? o povo no oriente realmente é muito mais esperto que alguns tontos do ocidente que acham que os eua querem ajudar em alguma coisa.
    Os eua pouco se importa com a população libia, eles mesmos ajudaram kadafi, fizeram amizade e tratos com ele e agora querem ele fora? quanta hipocrisia, isso o mundo arabe esta percebendo aos poucos, pois os eua mordem e assopram igual barata.

  7. Os eua “tanto podem fazer” o que desejam, que quando se trata de russia ou china eles calam a boca e ficam quietos, quando a russia massacrava (e ainda massacra) no caucaso os eua ficam calados, quero ver eles irem lá na russia, calar a boca de putin.
    Quanta hipocrisia e ainda tem gente pra viver nessa idiotia de achar que os eua querem ajudar alguém.

  8. Pessoal, vocês querem ver o ditador líbio matando 1 milhão de pessoas de seu país ?
    A ONU não faz nada x nada.
    Os russos e chineses lavaram as suas mãos.
    A OTAN européia não é unida.
    Os islâmicos não querem se meter;
    Só resta os americanos, que se propõem em acabar com o massacre.
    Os americanos estão cometendo um erro com o povo brasileiro, pois não nos pressionam para que coloquemos os políticos corruptos na cadeia.
    O Brasil precisa ser passado a limpo, pois a palavra ética saiu do nosso dicionário.
    Eu não quero ser governado por políticos ladrões, em hipótese alguma. Vocês querem ?

  9. Fidel castro vai acerta essa outra x?!?!…são burros esses ianks e a Otan se entrarem em terras Líbias…vai ficar a impressão q estão se aproveitndo p invadir o país… T de bom, podem ajudar criando uma zona de exclusão áerea,se preparem , os pilotos , alguns, são ucrânianos, e vão partir p cima , ajudando os refugiados, falando a favor dos Palestinos, p mostrar aos outros Árabes q eles queremm o bemestar dos mesmo, q os nefastos judeuSS devem permitir a formação do Estado Palestino…e td essas mentiras habituais e clichês. Quem viver verá…

  10. Israel tem que permitir a criação do Estado Palestino, caso contrário será riscado do mapa, através de ataques nucleares ou bambas sujas. Eu não sou judeu, mas meu avô por parte de mãe era. A minha avó por parte de mãe não era judia. Gosto até dos judeus, mas acho que não podem ser injustos com os seus primos palestinos.
    Hítler era filho bastardo de pai judeu com uma austríaca.
    Hítler tentou entrar para a Escola de Belas Artes em Viena, por duas vezes, mas o diretor judeu negou.
    Por esses motivos, Hítler criou um ódio muito grande pelos judeus,e deu no que deu.
    Arafat era judeu e médico.
    O judeu é o palestino que deu certo, devido a sua fé e inteligência.
    O povo judeu também é ajudado pelos ETs. Adão e Eva foram aperfeiçoamentos genéticos desenvolvidos pelos ETs (Aliens).
    Judeus e Palestinos são o mesmo povo, geneticamente falando. Jesus Cristo era Palestino / Judeu.
    Acabem com essa briga idiota.

  11. Ao primeiro sinal de contrariedade, vamos mandar os porta-aviões, as fragatas e … enfim o arsenal completo. Nunca existe espaço para o diálogo, só força bruta. E sempre contra quem tem poucA ou nenhuma capacidade de defender-se. Até hoje não tiveram coragem partir pra cima do Irã. A China disse que não queria nenhum porta-aviões nas costas chinesa fazendo treinamento e o treinamento foi interrompido. Até agora a Coreia do Norte continua firme, e ninguém se habilitou a fazer as revistas nos navios norte coreanos. A Rússia retalhou a Geórgia(bem feito) e ninguém teve coragem de peitar. Isso tem um nome: FANFARRONICE. -Tem mais; a Bielo-Rússia rompeu o embargo da ONU recentemente vendendo armas para Costa do Marfim e só bobalhado presidente da ONU ficou falando goma.

  12. o tempo desse ditador , como outros, acabou o mundo não pode mais conviver com isso, vide “Chaves”, porem, quando seu lider atira com armas pesadas( ou mesmo leves)em seu povo desarmado, já não é mais lider… e se fosse em um país que faz fronteira com o Brasil ??!! iriamos esperar sentados na cadeira para conversar? o nosso país tem que mudar essa de não intervenção e começar a assumir seu papel de lider na região e no mundo.

    E o Dandolo viajou heim!!!!!

  13. E CUBA foi do auge às minguas… e o USA não invadiram nem vão invadir até hoje…Como diria Bin Laden…Quem bate esquece, já quem apanha !!! SDS

  14. Deny você tem razão, vamos invadir o país dos outros, tomar o que é deles, se meter no que não é da nossa conta e quem sabe quando você estiver no shoping tranquilo tomando um choop, BOOOOOMMM!!!!

  15. Godoy@
    Claro, não é pq não esta acontecendo aqui no Brasil, que temos de ficar de braços cruzados, tudo nessa vida e de ganhar ou perder, matar ou morrer, e sempre irei pender para o nosso lado, mesmo que isso signifique a morte para eles, agora , pegar o que é deles!!! acho que isso não é comportamento meu e do povo brasileiro, mas que nos temos nossos interesses temos sim, ou deixa só o Paraguai tentar mexer em Itaipu pra ver o que acontece, e se Bolívia , le-se “Evo” cortar o gás ao Brasil(São Paulo)…duvido que esse povo pacato, tranqüilo não vai se mexer quando a espada estiver na garganta

  16. bem que a china poderia apoiar cadaf,e os arabes se unirem em favor de cadaf,chega dos americanos se entrometerem na vida dos paises arabes,abram o olho arabes ou vcs ja éram, vão ficar na mão dos americanos que querem o petroleo de voces,e mais uma prova que ésta falsa liberdade democratica americana,promove a guerra e ainstabilidade em todos os paises produtores de petroleo que não tem uma defesa a altura,iraque te beleza,afeganistão morre gente todo dia.

  17. Se eu fosse o Kadaf ja que estou fufu,fufu e meio investia toda a força aerea e misseis em um ataque suicida contra um dos dois NAes e eles iam juntinho comigo….A Internet esta desestabilizando o autoritarismo não so no mundo Arabe e vemos ate indicios na China.Deixa os caras se resolverem que eles lavem suas proprias honras no sangue imundo do fascinora e servira de exemplo para muitos outros mas se os EUA meterem o bedelho pode engrossar e inclusive muitos paises Arabes e Mulçumanos repudiarão…Sejam inteligentes Gringos continuem usando a arma da Internet para derrubar seus desafetos mas quem lhes assegura que o resultado posterior sera dos vossos agrados heim???….Enforquem Kadaf e toda sua familia,depois incendei-os e arrestem-os pelo deserto em chamas e filmem e põnham no Youtube

  18. AS DEZ PERGUNTA A SEREM RESPONDIDAS.
    .
    .
    TÍTULO ORIGINAL_(Líbia: Toda a verdade)
    26.02.2011
    .
    .
    Uma semana depois do Dia de Fúria, quando nesta coluna perguntei quem ou o quê estava por trás da “revolta” contra o Coronel Muammar Gathafi, as primeiras respostas começam a aparecer … e interessantes elas são.
    .
    A “revolta” na Líbia pareceu um pouco estranho desde o início.
    Enquanto na Tunísia e no Egito, os movimentos estavam concentrados nas cidades capitais, na Líbia o epicentro se focou na região leste, nas terras tribais da Cirenaica. Estranho …?
    .
    Cirenaica é anfitrião de um grupo extremamente complexo de povos e tribos, uma realidade étnica tão facilmente explorada em outras regiões árabes por forças exteriores. Em torno da segunda maior cidade da Líbia, e capital da Cirenaica, Benghazi, residem os tribos Arafah, Darsa, Abaydat, Barasa, Abiid, Awaqir, Fawakhir, Zuwayah, Mugharbah, Majabrah, Awajilah e Minifah.
    .
    Por isso a Primeira pergunta é: Por quê a “revolta” líbia não começou na capital, Tripoli, e por quê a mídia comprada nunca relatou nada sobre Benghazi e a região Leste…que tem sido o epicentro de tensões étnicas e separatismo?
    .
    -Segunda pergunta é: porquê houve uma falta de informação sobre os programas sociais de Coronel Kadhafi?
    .
    Os programas sociais do Coronel Muammar Gathafi na Líbia são muito maiores do que os aplicados nos países vizinhos. Infra-estruturas modernas surgiram nos últimos anos que visam atrair investimento e trazer riqueza acrescentada e desenvolvimento sustentável para os cidadãos da Líbia; o programa Gathafi de alfabetização forneceu a educação universal gratuita e desde que ele assumiu o poder em 1969, a expectativa de vida dos cidadãos da Líbia aumentou 20 anos, enquanto a mortalidade infantil diminuiu drasticamente.
    .
    Gathafi representa o controle dos recursos da Líbia por líbios e para líbios.
    Quando ele chegou ao poder dez por cento da população sabia ler e escrever.
    Hoje, é cerca de 90 por cento a taxa de alfabetização.
    As mulheres, hoje, têm direitos e podem ir à escola e conseguir um emprego.
    A qualidade de vida é de cerca de 100 vezes maior do que existia sob o domínio do rei Idris I.
    .
    -Pergunta três é: de onde vieram os cartazes EnoughGaddafi.com e por que o webmaster desta “organização” está listado na Movements.org como o “Twitter” a ser seguido.
    .
    -Pergunta quatro é: qual o papel do Departamento de Estado dos EUA relativamente ao Movements.org.
    A resposta a esta pergunta é que ajudou a lançar o movimento em 2008.
    .
    -Pergunta cinco: é o que fazem a Frente Nacional de Salvação da Líbia (NFSL) e a Conferência Nacional para a Oposição da Líbia (NCLO).
    A resposta é a coordenação de atos de terrorismo.
    .
    -Pergunta seis é: o que está fazendo a OTAN concentrada ao largo da costa líbia?
    .
    -Pergunta sete é: por quê o site da agência de notícias, JANA, do Governo líbio, tenha ficado offline por três dias: http://www.jananews.ly e quem ou o quê está por trás desta aparente ato de terrorismo cibernético.
    Esta é uma tentativa deliberada de manipular a notícia por aqueles que tentam obter informações e tentar moldar a opinião pública ao seu favor.
    Aqueles que tentam forjar um caminho independente, como a Al Jazeera, logo são assimilados, o que é facil ver.
    .
    -Pergunta oito é: quem estava por trás do boato que o Coronel Gathafi havia fugido do país, enquanto ele estava o tempo todo em Tripoli.
    .
    -Pergunta número nove é: se baseia no que aconteceu com o embaixador da Líbia em Washington, aparentemente impedido de participar numa discussão na ONU; esta foi realizada por um assessor, cuidadosamente preparado, que tomou seu lugar e deu uma versão dos eventos que o embaixador negou mais tarde.
    .
    O tempo dirá o que acontece a seguir, mas uma coisa é clara: há forças das trevas operando na Líbia e não são líbias…
    .
    .
    Timothy Bancroft-Hinchey
    .
    .
    ———————(fonte:Pravda.Ru_02/03/11)
    .
    Estão usando o kadaf com espia?

  19. CARCARA…Tem programas que voce pode ver canais externos no PC inclusive canais Arabes e independentes.Existem muitos desses softwares para download na Internet e ate gratuitos mas contem muito ADWARE entre outras coisas.Tem um programa Brasileiro muito bom o MEGACUBO e voce pode adicionar pacotes extras da sua escolha no site do desenvolvedor.

  20. LUCENA…Belo Post amigo.Os EUA e OTAN manipulam a midia e diplomacia e isso ja é assunto não publico mas verdadeiro.Eles jogam de todos os lados.Forjam herois e depois que não mais lhes servem lhes tronsformam em Demonios assim como fazem vista grossa com simpatizantes e suas atrocidades e o mundo a tudo observa e se mantem covarde.

  21. Amigo 1maluquino;
    .
    Como você pode observar,o petróleo é como açuca para eles,no caso aqui são gafanhotos.
    .
    É isso,aliás uma vez eu disse aqui que ao passar essa turbolência na economia mundial,os impérios ocidentais iriam se comportarem como gafanhotos famintos,atrás de energia para recompor as suas combalidas economias;e a pergunta é só uma,amigo.
    .
    O Brasil, estará preparado para esta horda de gafanhotos?

  22. Querem Iraque,Irã,Libia,Venezuela e querem tambem o Brasil,a Arabia Saudita eles ja tem.Sentem-se donos do mundo e do que é dos outros e quando seus alvos tem idiotas tipo Kadaf tudo fica mais facil e justificavel.

  23. Não admiro o kadafi, mas também não admiro o mundo ocidental porque é hipócrita, pq até então tem tratado o Kadafi com abraços e com ele negociado, mas agora dado as manisfestaçõesjá não o pode ver pq é ditador pq está há muito tempo no governo enfim… Querem lavar a cara junto da oposição para poderem continuar com seus negocios.

  24. Eu não vejo dessa forma. O Oriente Médio está cheio de reis e ditadores corruptos, e isso tem que acabar, pois não é ético e lógico (racional). Não digo que adotem uma pseudo-democracia, fruto do populismo corrupto e hipócrita, como estamos vendo nos países da América-latina. Jamais sigam por essa trilha (caminho). Em vez do Populismo, seria melhor um General ou Coronel Ditador mesmo, desde que fosse honesto e competente. Nem todo Ditador é necessariamente ruim,e cada caso é um caso. No Haiti, por exemplo, defendo um Regime de Força Militar, por pelo menos 20 anos, para colocar o país nos eixos, pois necessita de mão de ferro e coração de pedra. Agora, não podem colocar como governante por vários anos, um homem apenas. A cada 5 anos,tem que mudar, como foi feito na época do Regime Militar Brasileiro de 1964, em que em apenas 20 anos, o Brasil passou da 46 economia mundial para a 8 posição. O mundo chamou de ” O Milagre Econômico Brasileiro “. Fomos o país que mais cresceu no mundo nesse período. Não houve Ditadura no Brasil, como os ex-guerrilheiros de esquerda que atualmente estão no poder, através do voto populista dos ignorantes, afirmam. Foi um regime político de força provisório, que durou 20 anos, pois as instituições políticas no nosso país estavam apodrecidas e a população sem controle. O Comunismo Soviético Stalinista e Maoista Chinês estavam dominando o Brasil, e os americanos vieram nos ajudar (graças a Deus).
    O Sistema Político que os americanos e franceses impuseram para a humanidade, não dá certo em países em que a maioria do povo é alienada. O povo acaba votando em pessoas corruptas, despreparadas e demagogas. Essa é a realidade, verdade verdadeira. Os Partidos Políticos acabam se transformando em oligarquias corruptas. A justiça deixa de funcionar, pois os políticos escolhem os seus juízes nos tribunais superiores, que não os punem por suas faltas de corrupção.
    Deus queira que os países islâmicos se afastem desse tipo de Sistema Político fracassado. Seria melhor a boa Ditadura, do que essa desgraça de ter políticos corruptos e despreparados, que se juntam aos empresários corruptos e aos banqueiros.
    Na minha opinião,o melhor regime político que existe para países ainda em desenvolvimento, é o Parlamentarismo, em que os políticos ” não sejam ” escolhidos pelo voto popular direto, mas pelos Sindicatos de Trabalhadores de todas as profissões. Não gosto de nenhum tipo de Partido Político, pois eles acabam se transformando em Oligarquias Corruptas. A Teocracia é uma forma de unir e controlar a população ignorante. Não se pode querer governar através dos livros religiosos, pois a crença em Deus é ” INDIVIDUAL ” e jamais poderá ser imposta por seres humanos. Jamais matem em nome de Deus, pois terão 1000 anos de castigos coletivos.
    Sugestão para a Líbia: Parlamentarismo e Trabalhismo.
    Os sindicatos de todas as profissões, inclusive de militares, escolhem os representantes políticos. Cada Sindicato ou órgão de classe profissional, indica 2 representantes. Motivo: Grupos menores se conhecem melhor e evita-se o pior regime político do Universo, que é o Populismo Demagógico e Corrupto.
    Kadafi, se tiver maioria dos sindicatos, poderá se eleger Primeiro-ministro, mas não deve ultrapassar 2 mandatos, caso contrário vai se transformar em Ditador.
    Estou vendo o Novo Oriente Médio como uma futura potência Econômica e Militar, desde que se afaste da Teocracia.
    Uma Nova Europa irá surgir ao norte da África, podem acreditar.
    Espero que a ONU pressione o Brasil, para colocarmos os políticos corruptos na cadeia,e não permita que os semi-analfabetos cheguem ao poder. O país é uma grande empresa, por isso não dá para termos pessoas completamente despreparadas no meio político.
    De 20 anos para cá, estou gostando bastante do Sistema Político da China. Eles sabem escolher bem os seus políticos e eliminar a escória (o que não presta) da sua sociedade.
    Um alerta: Os sindicatos terão que escolher o melhor dos melhores de sua classe trabalhadora, ou seja, o mais experiente, culto, líder, inteligente, mentalidade executiva, saúde física e mental, etc.
    Kadafi poderia ajudar a humanidade, adotando o Parlamentarismo e Trabalhismo em seu país.
    Vamos lá … Torço pelo Oriente Médio.
    Se unam com Israel, que vocês em pouco tempo serão uma potência militar e econômica.

  25. Carcará disse:
    01/03/2011 às 22:05

    Ou qualquer outro canal que faça transmissão da invasão igual a guerra do golfo…
    ————————
    AL JAZEERA ENGLISH (or arab if you understand it):excellent network, based in Doha,Qatar
    =great network!
    it is possible also to watch them in streaming here
    http://english.aljazeera.net/

  26. Não é os EUA que tinha que intervir, mas a ONU.
    Está me parecendo, que a Rússia e China não irão concordar.
    Já estou achando, que o Brasil deve entrar em sintonia com os EUA, e se afastar da Rússia, China, Venezuela, Cuba e Turquia, pois são países que não se importam com que Kadafi trucide o seu povo, que deseja a DEMOCRACIA.

Comentários não permitidos.