As chamadas “concentrações de Jasmim” foram convocadas em 13 cidades chinesas pela Internet.
A polícia foi mobilizada em massa neste domingo em Pequim e Xangai para impedir as chamadas “concentrações de Jasmim”, convocadas em 13 cidades chinesas pela Internet. Em Pequim, a calçada situada em frente ao restaurante McDonald’s, o local escolhido pelos autores anônimos do chamado na rede, inspirado na revolução tunisiana, foi cenário, subitamente, de obras públicas.
Centenas de policiais uniformizados e outros à paisana tentavam garantir a manutenção da ordem na rua e no interior do restaurante, que estava cheio de gente, tanto clientes como jornalistas estrangeiros, que fotografavam e olhavam os agentes de segurança.
Às 15 horas locais (4 horas de Brasília), dezenas de policiais rodearam jornalistas que queriam gravar imagens da rua e do restaurante, impedindo-os de trabalhar. Jornalistas da AFP viram a polícia, muito nervosa, tratando jornalistas estrangeiros com brutalidade.
Em Xangai, havia muitos policiais na rua Hankou, perto da Praça do Povo, local escolhido para o protesto, que não ocorreu. Várias pessoas foram levadas em três furgões, mas não se sabe se eram manifestantes.
19 Comments