Milhares de marroquinos desafiam proibição de protestar

http://rapadoo.files.wordpress.com/2011/02/2011-02-20t203645z_612056319_gm1e72l07no01_rtrmadp_3_morocco-protests_0.jpgApós protestos do início da semana, manifestações foram proibidas, mas pessoas voltaram às ruas com fita vermelha na boca.

Milhares de pessoas do “Movimento 20 de Fevereiro” saíram às ruas neste sábado de forma pacífica em várias cidades do Marrocos para reivindicar uma “Constituição democrática”, apesar da advertência oficial sobre a proibição de mobilizações. Em referência a proibição, usavam fitas vermelhas na boca.

Em Rabat, cerca de 100 pessoas se reuniram na praça de Bab el-Had, junto à medina. “O povo quer uma nova Constituição”, “o Governo atual e o Parlamento não representam o povo” e “Corrupção ou manifestação” eram algumas das frases escritas nos cartazes dos manifestantes. Na cidade de Agadir, situada no sul do país, cerca de 300 pessoas saíram às ruas às 16h do horário local (13h do horário de Brasília), e uma hora depois a manifestação foi dispersada pelas Forças da ordem.

Fontes da Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH) na região asseguraram à Agência Efe que pelo menos 30 pessoas ficaram feridas e dois foram detidas. Segundo a AMDH, em Casablanca 4 mil pessoas se reuniram às 15h do horário local (13h do horário de Brasília) na Sahat Al Hamam, situada na frente do Governo civil.

Rodeados por uma forte presença policial, homens e mulheres levantaram cartazes nas quais se podiam ler denúncias contra a corrupção e nas quais se exigia uma revisão da Constituição. “O 20 de fevereiro é um processo que acaba de começar e as manifestações vão continuar por todo Marrocos”, disse um Chihab Said, membro da AMDH.

Marrocos é governada pelo Mohammed que faz parte da dinastia Alawite, cujos integrantes se dizem descendentes diretos do profeta Maomé e governam o Marrocos há 350 anos.

Um protesto similar no final de semana passado começou pacífico e deixou pelo menos uma centena de mortos.

Fonte: Último Segundo

4 Comentários

  1. A Voz do POVO é a Voz de DEUS.
    Chega de privilégios de reis e ditadores.
    DEMOCRACIA (Demo = Povo , Cracia = Governo).
    Que Deus ajude os marroquinos.
    Corrupção, jamais …
    Olha, eles estão dando um grande exemplo para o mundo, inclusive para o Brasil, pois somos conhecidos pela impunidade de políticos corruptos.
    Cadê o cumprimento da nossa Lei Popular da Ficha Limpa ?
    O STF está nos devendo essa. Quem pisou na bola, fora …
    Os jovens do mundo inteiro não aceitam mais corruptos nos governos. Essa onda vai chegar ao Brasil através da Internet.Cuidado.

  2. MALDITO AQUELE QUE FAZ UM CEGO TROPEÇAR!
    .
    .
    Essa frase se encontra no velho testamento, do qual não me lembro o livro;porém entre as sua interpretação, há uma que tem tudo haver com este tema.
    .
    Ela pode ser interpretada para aqueles pessoas(país) que são amaldiçoada por Deus,quando elas tiram proveito da fraqueza dos outros.
    .
    Os desvalidos do:físico,intelectual,moral e das circunstância;são presa fácil dos oportunista do momento do sofrimento ou das dificuldades da hora,daí se encontram na situação de desvantagem com o perverso.
    .
    .
    Por que que a ONU/CS só se reuniu efetivamente sobre este assunto que está ocorrendo no Oriente Médio(OM),quando houveram os massacre na Líbia?
    .
    No Baheim,Egito e em outras regiões no Oriente Médio(OM);onde ela estava e o que ela fala sobre estes fatos nesses lugares;será que os cidadãs líbios são melhores que os demais na região?
    .
    Será que há potência querendo tirar proveito da situação,….da miséria dos outros?

  3. Só o povo unido e jovem consegue eliminar os corruptos de uma nação. Até 35 anos de idade há idealismo, ou seja, se morre por uma causa nobre. Depois dessa idade, só alguns mais velhos, como eu, mas são uma minoria.
    A raposa velha não é idealista, e tende a aceitar os corruptos. As velhas raposas gostam de manipular e negociar, o isso é muito ruim para uma nação que queira primar pela ética.
    Veja bem, quantos políticos corruptos brasileiros encontram-se efetivamente na cadeia ? Quem enriqueceu na política … qual a origem de seus bens ?
    É uma Caixa Preta para a sociedade. As velhas raposas escondem a 7 chaves essas informações.
    Se o meio político não for limpo e competente, toda nação sofre essa consequência. Dominam e contaminam tudo.
    O Brasil ainda não uma democracia de fato. Os 3 Poderes da República se uniram num só, por causa do Toma Lá Dá Cá.
    O nosso país vive hoje na Oligarquia do TLDC (Toma Lá Dá Cá). Oligarquia é 1000 x pior do que Reinados e Ditaduras.
    Só tem um Partido Político que eu admiro no Congresso Nacional, que é o PSOL. Esse fala as verdades, apesar de ser micro. O resto, pode jogar na lata do lixo. Alguns políticos são bons, mas os contamos a dedo.
    Não há Ditador que se mantenha no poder, se por trás dele não haja militares e juízes corruptos, há não ser em situações especiais, para que se evite um mal maior.
    É a República do Amigo, Amigo do amigo, Fidalgo (filho de algo), Bajulador e Apadrinhado político. Quem não estiver enquadrado nesses grupos, está fora do sistema.
    Os jovens idealistas do OM, estão dando uma bela demonstração coragem para a humanidade.
    Que Deus os ilumine.
    Os países ocidentais hipócritas estão demorando muito a ajudá-los militarmente. A causa do povo do OM é Internacional. Estamos presenciando uma nova Revolução Francesa e Queda da Bastilha. A história se repete.

Comentários não permitidos.