Defesa & Geopolítica

Ex-chefe da polícia antidrogas da Bolívia é preso no Panamá

Posted by

http://4.bp.blogspot.com/_hQCLzejLhn0/TEGuGOj0m0I/AAAAAAAAADg/-egR0qnQ3hQ/s320/comprimidos1.jpgAutoridades bolivianas informaram neste sábado que um ex-comandante da agência antidrogas do país foi preso no Panamá, acusado de traficar cocaína.

O general René Sanabria foi enviado aos Estados Unidos, onde deve ser julgado.

A Bolívia prendeu outros três altos membros da polícia suspeitos de ajudar Sanabria a contrabandear cocaína para os Estados Unidos.

O general foi o chefe da polícia boliviana antidrogas até 2009 e continuava a trabalhar como conselheiro do governo.

O ministro do Interior, Sacha Llorenti, diz que Sanabria era suspeito de viajar ao Panamá para organizar futuros envios de cocaína para os Estados Unidos, após supostamente despachar 144 kg da droga em novembro.

Llorenti afirmou que a Bolívia espera na segunda-feira receber dos Estados Unidos detalhes sobre as acusações contra Sanabria, e não descartou pedir sua extradição.

O general foi preso ao chegar ao Panamá na quinta-feira, mas o fato não foi divulgado pelas autoridades panamenhas nem pelas americanas.

Correspondentes dizem que a prisão é um constrangimento para o governo do presidente Evo Morales, que tem rebatido acusações americanas de que não faz o suficiente para impedir a produção e a exportação de cocaína.

Em 2008, Evo expulsou do país a Agência de Drogas dos Estados Unidos, acusando-a de apoiar movimentos de oposição.

Ao lado da Venezuela e de Mianmar, a Bolívia foi listada pelos Estados Unidos como um país que tem falhado em cumprir com suas obrigações referentes a acordos internacionais de combate a drogas. O país é o terceiro maior produtor mundial de coca, a matéria-prima para a cocaína.

Evo já defendeu o uso da planta para fins medicinais e afirma o governo tem feito o possível para impedir a produção de cocaína.


Fonte: BBC Brasil

8 Comments

shared on wplocker.com