EUA prometem ajuda “de qualquer tipo” à oposição na Líbia

http://images.politico.com/global/politico44/110221_hillary_clinton_ap_328_regular.jpg

Hillary Clinton declarou que país está em contato com as forças de oposição e enviará “ajuda de qualquer tipo”.

Os Estados Unidos afirmaram neste domingo que estão preparados para fornecer “qualquer tipo de ajuda” à oposição ao regime do líder líbio Muamar Kadafi, após o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma série de sanções contra Trípoli. O ditador disse que não aceita a decisão internacional e que “abriu fogo contra pegueno grupo que protesta”.

A declaração foi feita pela secretária de Estado, Hillary Clinton. “Primeiro deve acabar o regime (de Muamar Kadafi e sem mais derramamento de sangue. Queremos que ele parta e que leve seus mercenários”, disse Clinton ao tomar um avião para a reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU dedicada à crise líbia, em Genebra.

A secretária destacou que os Estados Unidos estão em contato com líbios que tentam se organizar naquele país, no momento em que a revolução chega ao oeste. “Estamos no início da era pós-Kadafi”. A declaração da secretária de Estado ocorre após o Conselho de Segurança da ONU aprovar, na noite de sábado, uma bateria de sanções contra o regime de Kadafi e encarregar a Corte Penal Internacional de investigar a repressão na Líbia, que pode constituir crime contra a humanidade. “Os ataques gerais e sistemáticos que atualmente ocorrem contra a população civil podem equivaler a crimes contra a humanidade e o Conselho decidiu enviar a questão à Corte Penal Internacional”, afirmou Hillary.

Os quinze países membros do Conselho de Segurança aprovaram ainda um embargo de armas contra a Líbia, a proibição de viagens e o congelamento de bens de Kadafi. O Conselho exigiu também o fim imediato dos ataques contra civis “incitados desde o mais alto nível do governo líbio”, e pediu às autoridades líbias que ajam “com a maior moderação” e “garantam a segurança de todos os estrangeiros”.

A resolução exige ainda “o trânsito seguro de material humanitário e médico”, e a suspensão “imediata de todas as restrições” aos meios de comunicação. A proibição de viajar e o congelamento de bens envolve o líder líbio, oito de seus filhos, e funcionários da Defesa e Inteligência ligados à repressão, totalizando 16 nomes.

Oposição cria conselho

O embargo de armas contempla todas as vendas e transferências de armamento de qualquer categoria, incluindo munição, além da assistência militar. As decisões de Washington e do Conselho de Segurança ocorrem no momento em que a rebelião líbia anuncia a criação de um “Conselho Nacional” para representar as cidades “libertadas” do regime de Kadafi.

“Anunciamos em todas as cidades libertadas da Líbia a criação de um Conselho Nacional”, disse Abdelhafez Ghoqa em Bengazi, segunda maior cidade da Líbia e bastião da revolta. “Ainda não podemos chamar de governo de transição, será um conselho nacional até Trípoli ser libertada”, destacou Ghoqa.

Segundo fontes revolucionárias, várias cidades do oeste da Líbia estão “nas mãos do povo e preparam a marcha para libertar Trípoli”. O advogado Chaban Abu Sitta, membro do comitê revolucionário, declarou à AFP que já foram “libertadas” as cidades de Nalout, Al Rhibat, Kabaw, Jado, Rogban, Zentan, Yefren, Kekla, Gherien e Hawamed.

“Estamos sob a autoridade do governo interino de Bengazi. Com todas as cidades libertadas da montanha do Yebel Nafusa e as que se encontram do outro lado da montanha, nos preparamos para marchar sobre Trípoli e libertar a capital do jugo de Kadhafi”.

Fonte: Último Segundo

14 Comentários

  1. OHHHH logicooo que sim sertinho
    vcs armarao show por tras agora e hora
    finaliza como mais um pais abaixo da sua influencia
    Condeno Kaddaf pela loucura dele
    mais nao escondo a Duvida de CIA ta por tras desa revolocao
    pra por Democracia que eles usao pra controla os trouxas atraves Hollywood
    Democracia americana so pra turma do Mikey eo pateta e outros que viven na Disneyland da Fantasia

  2. Eu realmente não entendo .. Porque no genocidio que aconteceu na Angola em 1994 os americanos não quis fornercer ajuda? Porque o custo seria alto e o dinheiro não tinha volta … Mais na libia eles querem fornecer qualquer tipo de ajuda .. Agora me pergunto Porque? Yanks de olho no petroleo libiano .. Acho bom abrir o olho ‘=’

  3. É só fornecer logística para a oposição e bombardear a logística de Kadafi. Lancem mísseis cruzeiros nos quartéis do governo. Vamos lá Obama.

  4. Em Angola eram os yankees que promoviam a guerra civil, ao apoiar a UNITA.

    E na Líbia, ao intervir, vão retirar a legitimidade da revolta popular. Que se deixe a Líbia seguir o seu curso, com o povo pegando pelas mãos as rédeas da história, tornando-se, senhor do seu destino.
    Fiquem longe da Líbia, canídeos americanos, longe!

  5. EUA.. fazemos qualquer negócio… a Hillaryzinha vai beijar o alcorão e pagar promessa em mecca…rsrs

    Maldito petróleo..rsrs

  6. tai os brasileiros que se cuidem nosso pessimo governo que abra o olho,pois os trairas estão dando as costas ahá seus antigos alhados,e quem duvida que eles nãom estejam ´por tras de tudo isso,alguem esta, e é alguem muito podesoso,o que manda é o petroleo,e podem crer que a uma podesosa forsa oculta agindo nesses paises,e outros paises cairão,e os que não cairem serão atacados e seus governos derrubados para implantar a falsa democracia,isto tem que acontecer para que seja implantado um governo unico o governo mundial.

  7. Sim, mas vidas da população estão sendo ceifadas.
    A ONU deve agir. Se a ONU não tiver competência, que seja os americanos.

  8. È e são esses os aliados que querem para nós?
    O mais difícil de engolir é que acusavam o Lula de se aliar a ditadores e que devíamos nos aliar aos EUA, caramba os EUA também se aliam a ditadores tudo é um jogo de interesses, hoje em dia você não tem mais comunismo e capitalismo você não escolhe apenas um lado agora você escolhe todos os lados. Agora, isso que os EUA estão fazendo é moralmente questionável eles apóiam os ditadores, quando esses estão pra cair apóiam a população, e se aparecer um general querendo o poder alguém já imagina qual o lado que os EUA vão apoiar?
    Os EUA só são aliados deles mesmos, sem qualquer senso de moral, respeito ou dignidade.

  9. Não resta dúvidas que Kadafi é um cara truculento,querem julgá-lo por crimes contra a humanidade, tudo bem, agora se querem fazer justiça de verdade, pau que bate em João também deveria bater ne José. Deveriam ser julgados também os resposáveis pelos masacres de civis iranianos metralhados pelas forças de ocupação americana.
    Moral da história: “Façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço.”

  10. Khadaffi e Sadam,ex-aliados dos EUA,agora são mauzinhos.O negócio dos americanos é continuar sugando os recursos naturais da Líbia.Só.
    Como Khadaffi não controla mais a escumalha,agora vão tentar colocar outro ditador(como Mubarak) que mantenha o fluxo de petróleo e urânio para as grandes empresas dos EUA/Europa,ficando a oligarquia local com uma propina de 3 a 10% do que os gringos extraem do país.Esse é o modelo que queriam fazer com o pré-sal e fizeram quando o regime de exploração do petróleo brasileiro era o de concessão e não o de partilha,aprovado recentemente.

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17492

    Oposição denuncia acordo de lobistas dos EUA com Kadafi

    Logo depois que George W. Bush suspendeu as sanções contra a Líbia em 2004, quando Kadafi anunciou que pretendia abrir mão das armas de destruição em massa e expressou seu entusiasmo em se juntar à guerra contra o terror, os produtores de petróleo dos EUA e da Grã Bretanha aproveitaram a oportunidade para se expandir no país. Empresas como BP, Exxon, Halliburton, Chevron, Conoco e Marathon Oil juntaram-se a gigantes da indústria armamentista, como Raytheon e Northrop Grumman, a multinacionais como Dow Chemical e Fluor e à poderosa firma de advocacia White & Case para formar a US-Libia Business Association, em 2005.

    Marcus Baram – Huffington Post

  11. À ajuda militar só c a aprovação dos Líbio, p “realmente” ajuda-los, o q espero q ñ aconteça e q os mesmo o façam sózinhos, p q a mascara do”Paladinos de injustiça” continue, q os problemas dos Palestinos esteja nas mentes de cada Árabe, hoje e amanhã…creio q está p terminar, ag bem + rápido, a invasões das terras , e seus enclaves imorais,na Palestina, pelos nefastos judeuSS .Esse será um tema recorrente entre td os “lideres” árabes, q pretenda ter aprovação do seu povo, a democracia e seus efeitos. Só assim os judeuSS vão cumprir a resolução .242 da ONU e seu vendido CS ..Quem viver verá.

Comentários não permitidos.