CHINA E BRASIL: quem com ferro fere…

Está na hora de o governo brasileiro mudar sua estratégia (ou criar uma) para lidar com a China. O caso da Embraer é emblemático.

Patrícia Campos Mello
Giro Global

A Embraer está prestes a fechar sua fábrica na China. A fábrica de Harbin fazia o ERJ-145, um avião de 50 lugares, para o qual não há mais demanda. Falta entregar uma aeronave, o que deve ocorrer em março ou abril, e depois não há mais nenhuma encomenda pra esse avião.

A Embraer pediu para montar lá o Embraer 190, para 100 pessoas. Trata-se do carro-chefe da empresa, usado pela Azul e Webjet. Mas a Avic (Corporação de Indústria da Aviação da China) está desenvolvendo um avião semelhante, ARJ21-900, com capacidade para 110 passageiros, em parceria com a canadense Bombardier, concorrente da Embraer. Por isso, o governo chinês está resistindo a conceder à Embraer autorização para produzir o 190, para evitar concorrência.

Embraer 190 – Clique na imagem para ampliar

A empresa espera que o governo chinês dê a autorização durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao país, no dia 14 de abril, como um gesto de boa vontade.

Não é só a Embraer que enfrenta dificuldades de acesso ao mercado chinês. Empresas brasileiras que tentavam participar de um centro de distribuição de minério na China não receberam autorização chinesa até hoje. O caso da Marcopolo é bem parecido com o da Embraer, a empresa queria aumentar o escopo da produção, mas não consegue autorização do governo chinês.

A China é o maior mercado do mundo e ninguém quer sair de lá. As empresas sabem que precisam estar presentes na China.


E é aí que entra a estratégia do governo –afinal, para lidar com um capitalismo de Estado, é preciso falar de governo para governo.

Embraer 190 da Niki, empresa aérea de Niki Lauda, campeão da Formula 1

O Brasil está estudando um novo marco regulatório para mineração no país. Existe uma certa preocupação com a possibilidade de a China adotar um estilo “colonialista na África” por aqui e começar a retirar os minérios do subsolo brasileiro e embarcá-los para China, sem agregar valor. Portanto, o Brasil poderia adotar algum tipo de cláusulas de componente nacional, como fez a Petrobras com fornecedores das plataformas, na exploração dos minérios no país.

Ou não. Ou o Brasil pode deixar os chineses investirem livremente e terem acesso a preciosas matérias-primas brasileiras. Tudo depende da boa vontade dos chineses para deixar empresas brasileiras operarem livremente na China, sem sofrerem com regras que discriminam contra estrangeiros.

É a hora de barganhar, de governo para governo.

Fonte: Aviação Geral

http://aviacaogeral.com/images/AG-novo01.jpg

4 Comentários

  1. Sei que a notícia ja passou, mas vou deixar meu comentário. A China esta investindo pesado no Brasil na produção de alimentos, principalmente com laranjas e fundo de investimento. Se cuidem, logo vai faltar alimento aqui e será tudo exportado.

  2. Se é que posso lhe chamar de amigo…
    ALEXANDRE “Maluquinho, vc deve ser um destes alienados que acham que o Brasil é só o Sul maravilha, vc dizer que “Do paraná para baixo é outro Brasil, e de São Paulo para cima é tudo sujo, imundo e fedorento”, é porque vc não conheçe o Brasil ou então sua boca é tão suja que vc sente o fedor pelo nariz. Respeite as pessoas cara e venha conheçer o Norte e o Nordeste. Por sinal, os debates aqui giram em proteger a Amazônia que se localiza no Norte, ou seja a maior riqueza deste pais esta no NORTE. Não quero desmereçer ninguem aqui, mas EU conheço este país e digo que as maiores favelas estão localizadas entre o SUL e o SUDESTE. As maiores gangues de traficantes armados também, e não somente compostas por nortistas imigrantes não, a grande maioria tem RG carioca, Paulista e outros”.
    RESPOSTA Quando foi que me dirigi a vossa pessoa buscando de alguma forma denegri-lo ou menospreza-lo.Ou quando eu citei determinada cidade ou especifico estado ou mesmo grupo etnico local.Sul Maravilha não é mesmo e talvez tambem pense SUDESTE IMPERIALISTA né.Voce alguma vez ja parou pra pensar em quantas pessoas saem do Nordeste Brasileiro onde não teem oportunidades e vem sem qualificação nenhuma tentar a sorte no Sudeste Imperialista e acabam nas favlas?Sabem 99,9% dos moradores de nossas comunidades carentes são nordestinos,filhos de nordestinos,netos de nordestinos e aqui jamais os tratamos como pessoas diferentes de nós,muito pelo contrario.Sem falar das prostitutas que poluem nossas ruas e que tambem na maioria são oriundas dai e do interior.Amiguinho esse teu argumento de que europeus vieram aqui fugir da fome foge ao contesto do que eu escrevi.Eu dentro da liberdade de me expressar me assegurado por constituição e leis do meus pais e por minhas palavras respondo e responderei disse acho do Parana pra baixo outro Brasil ou seja pessoas diferentes do resto de todos né e me incluo.Eles são descendentes de povos Europeus com mais cultura do que nós e que valorizam suas tradições e historia e sempre nos dão exemplo de patriotismo e quando afirmo isso é num contesto coletivo e não como voce afirma em sua irritação com o meu post.Onde em sua cabeça voce encontrou escrito que escolaridade,posição social é sinomimo de cultura?Vejo muitos que vem aqui EU SOU CIENTISTA POLITICO DA FGV,EU SOU ECONOMISTA DO INPI e etc e quando se manifestão ate mesmo sobre topicos simples do cotidiano de nosso pais proferem muitas abobrinhas e que muitas vezes um cidadão simples se expressa melhor.Não vou nem falar de politica,economia e etc…Não fique zangado comigo mas devemos respeitar as opiniões dos outros para que os outros respeitem as nossas.Muita coisa não me agrada e não agrado a muita gente mas sempre quando busco me expressar a alguem sempre ponho o nome da pessoa na frente e falo sobre o assunto e não o que eu acho a respeito daquela pessoa.Humildade não é vergonha como muitos pensam e sim virtude que muitos concordam mas que poucos tem.

  3. Maluquinho, vc realmente faz jus ao seu apelido, como não denegriu? vc chamou todo o sudeste. Norte e Nordeste do Brasil de SUJO, IMUNDO e FEDORENTO, não foi uma única cidade, foi mais da metade deste país, depois falou que sou um nordestino traumatizado, tá nos seus post , releia, e ai fica magoado quando eu digo que não sou traumatizado e que minha terra não fede. Qual é a sua? Quer falar e não ouvir, por quê não se identifica? Tá com receio que algum promotor do MP lhe indicie? No mais cara , procure falar do que conheçe, todos os meus posts tenho elogiado o Brasil por inteiro, inclusive o Sul deste país, pois não tenho preconceito racial nem etnico ou qualquer outro. Sua estatistica a respeito de nordestinos ai não é verdadeira , a maioria é de carioca,se nasce no rio é carioca. Quando falo da descendencia brasileira de imigrantes europeus que aqui vieram para tentar a sorte é a mais pura história contada em qualquer livro daqui ou de lá, pesquise no google se não tiver estes livros de história. Por fim, não estou zangado com vc, nem quero menospreza-lo me auto afirmando, muito pelo contrário, mas realmente me desagradou seu comentário a respeito do resto do Brasil, quero lhe dizer mesmo não sendo seu amigo que a liberdade de expressão tem limites dentro do preconceito e da discriminação, e isso tem sido motivo de problemas para pessoas desavisadas, não desejo nada de mal nem a vc nem a ninguém, por isso o estou lhe alertando, numa boa. Agora cara se quieser vir a Maceió e ver o quanto é bela , cheirosae de povo educado e receptivo, pode contar comigo, é só avisar, prometo lhe mostrar toda a cidade, lado bom e favelas, com certeza vc vai mudar sua opinião.

Comentários não permitidos.