O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” completa, no dia 28 de fevereiro, três anos de incorporação à Marinha do Brasil, contribuindo com a realização de vários projetos de pesquisa na “Amazônia Azul” e em águas internacionais.
Durante este período, o navio embarcou 277 pesquisadores de diversas instituições de ensino do País, colaborando para o desenvolvimento científico nacional. Também perfez um total de 297,5 dias de mar e 46.221,2 milhas navegadas.
Estação Oceanográfica nas proximidades do Arquipélago Fernando de Noronha
O navio foi adquirido em 2008 por meio de uma parceria da Marinha do Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ao longo desses anos, tem sido disponibilizado à comunidade científica nacional para a concretização do Projeto “Laboratório Nacional Embarcado”, que visa atender a projetos de pesquisas vinculados ao Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do MAR (CIRM). Dessa maneira, cumpre o propósito de dotar o País de mais uma plataforma de coleta de dados hidroceanográficos, o que possibilita o incremento de embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua.
Devíamos ter mais uns 4 desses.
Temos um litoral imenso, além de rios e lagos.
Então Dandolo, teveriam ser + de 10, e como presta bons serviços ao BRASIL…