Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul completa três anos de serviços à Marinha

Sugestão: Gérsio Mutti

O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” completa, no dia 28 de fevereiro, três anos de incorporação à Marinha do Brasil, contribuindo com a realização de vários projetos de pesquisa na “Amazônia Azul” e em águas internacionais.

Durante este período, o navio embarcou 277 pesquisadores de diversas instituições de ensino do País, colaborando para o desenvolvimento científico nacional. Também perfez um total de 297,5 dias de mar e 46.221,2 milhas navegadas.

Estação Oceanográfica nas proximidades do Arquipélago Fernando de Noronha

O navio foi adquirido em 2008 por meio de uma parceria da Marinha do Brasil e do  Ministério da Ciência e Tecnologia. Ao longo desses anos, tem sido disponibilizado à  comunidade científica nacional para a concretização do Projeto “Laboratório Nacional  Embarcado”, que visa atender a projetos de pesquisas vinculados ao Plano Setorial para  Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do MAR (CIRM). Dessa  maneira, cumpre o propósito de dotar o País de mais uma plataforma de coleta de dados  hidroceanográficos, o que possibilita o incremento de embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua.

Fonte: Marinha do Brasil

2 Comentários

Comentários não permitidos.