Chegam a Torzhok os primeiros 4 helicóptero KA 52 “Alligator”

Informações: Rustam

Correspondente Plano Brasil -Rússia

Texto E.M.Pinto

Plano Brasil


O Exército Russo recebeu recentemente no seu centro de treinamento de Torzhok  os seus quatro novos helicópteros Ka-52 “Aligator”. As aeronaves estão prontas para voar e devem iniciar em breve os voos de ensaio para conversão dos pilotos daquela arma.

O “Aligator” é uma aeronave totalmente nova e deriva do seu predecessor, Ka-50 Black Shark, é dotado de rotor principal composto de dois conjuntos contra-rotativos de três pás cada um. Porém, o KA 52 apresenta melhorias significativas em relação ao KA 50.  Possui maior manobrabilidade e capacidade de operação a qualquer tempo (dia e noite).


O helicóptero pode operar em “rede”, através de sistemas de comunicações por data-link com outros helicópteros durante operações de ataque e possui  a capacidade de coordenar ataques de grupos de outros heicópteros servindo de “cérebro” para a operação.

O helicóptero Ka-52 é genuinamente multi-função e possui uma nova suíte de aviônica de ultima geração, a aeronave será equipada com novos sistemas de armas. A produção seriada do KA 52 foi anunciada pelo porta voz do complexo aeronáutico russo Progress, Konstantin Parshin.


Na ocasião Konstantin informou que a produção do helicóptero seria inciada no passado 29 de Outubro. Segundo Konstantin, o aparelho será produzido no complexo industrial de Arseniev, província de Primorie, no extremo oriente da Rússia.


Não foram dadas informações a respeito da quantidade de aparelhos a serem entregues à Força Aérea russa, mas de acordo com o seu comandante o General Alexander Zelin, pelo menos mais de uam centena de novos helicópteros de ataque, entre eles o Ka-52 e o Mi-28 N Night Hunter serão entregues até 2015 à Força Aérea.

Porém em pronunciamento recente o comandante da Força Aérea Russa teria dito esperar eceber mais de 1000 aeronaves de asas rotativas de vários modelos até o ano de 2020, entre eles o KA 52 Alligator.

A cerimônia de recepção das aeronaves ocorrida em Torzhok, foi considerada como um marco para execução do programa de reequipamento da Força Aérea – disse o porta-voz da Força Aérea Russa o coronel Vladimir Drik.


Segundo ele, os quatro novos helicópteros foram programados para a formação operacional de pilotos, que será realizada neste centro de formação, apartir de agora, os pilotos sairão do centro de formação aptos a operar as novas aeronaves que entrarão em produção e que serão entregues em subsequencialmente em breve.

* Texto compartilhado entre os blogs: Plano Brasil e Geopolítica Brasil


30 Comentários

  1. Meu, quando a gente pensa que os russos nao conseguem pintar as aeronaves de modo mais feio, eles nos surpreendem!

    Que pintura ridicula!

  2. Qual o tamanho da economia da russia? qual o tamanho da economia brasileira? O que vejo e o constante investimento em defesa de outros paises, com crise e sem crise eles investem em defesa não pensam duas vezes quando o assunto e segurança nacional, enquanto aqui para comprar 36 aviões leve-sa 16 anos e não escolheram ainda qual vão comprar! e os nossos h2-sabre qando nos os compramos e quando os recebemos meros 12 helis, e ainda não recebemos todos, ainda faltam 06. Quando vamos receber o restante?. Isso mostra o total descaso com a segurança do pais, nós somos um povo que vive em berço espendido vivemos no mundo da lua, nossos chefes não estão nem ai para forças armadas e nós cidadãos comuns temos a nossa parcela de culpa pois não nos organizamos para cobrar de nossas autoridades o que realmente queremos, nós deixamos isso para nossa midia fazer, ela e a unica que efetivamente cobra alguma coisa do governo, e cobra o que e do seu interesse e nós sabemos muito bem que interesses são esses geralmente orquestrado do exterior. sem mas comentarios. um abraço a todos os amigos

  3. Meu caro Lucas, feia a pintura né? Mas vc esqueceu daquele antigo ditado que diz que o hábito não faz o monge? Pois é feios ou não quem nos dera ter algumas dezenas deles. Pena que nossos governantes sejam completamente ignorantes em matéria de defesa, e como dise o José Maria, continuam escarrapachados em berço esplêndido. Lembra-se da canção “subdesenvolvido”? Continuamos lá.

  4. O Brasil nunca foi uma potência bélica, nunca prezamos por comprar armas antes de comida, apesar de termos alguns conflitos regionais e pequenas (mas significantes) participações nas guerras mundiais.
    Não da pra do dia pra noite pedir que a nação se arme até a boca como alguns querem aqui sem que tenhamos um inimigo iminente a médio ou longo prazo, não é a cultura do Brasileiro, assim como não é a cultura da maior parte dos países, tem sim suas forças armadas mas da pra contar nos dedos as que levam as FA’s como prioridade indiscutivel.

    A mais o brasil PODE ser atacado.
    de Suposição, carros e mulheres feias o mundo esta cheio.

  5. O país que possui o maior número de inimigos desse planeta é o Brasil. Inimigos em potencial, não declarados.
    A qualquer momento poderão nos atacar,a fim de garfar as nossas riquezas naturais e território.
    ” País que não se defende, não merece respeito, e passa a ser um alvo fácil e compensador “.
    Acho que o nosso país será fatiado em futuro próximo, no máximo daqui a 10 anos.
    Países sul-americanos unidos, poderão nos atacar por terra. EUA + OTAN querem a nossa Amazônia, Chineses + Indianos + Paquistaneses estão precisando de terras, água e minerais. Descobrimos petróleo na nossa costa.
    A Defesa Nacional deveria ser prioridade número 1 para a Presidenta Dilma. Vou repetir: DEVERIA SER.
    Somos lerdos e idiotas em matéria de defesa, porque não sofremos na I e II GM. Nós não temos Patriotismo, como os americanos, europeus, israelenses, árabes, iranianos, etc, pois não sofremos em guerras recentes.
    Estão surpresos pelo o que eu disse ?
    Realmente, nós não somos patriotas, e isso vai nos afundar …

  6. Quando que o povo pegou em armas derramou sangue para ter independência?
    Se você ver o pouca história que temos, você irá perceber que quando o povo chegou perto de lutar pelos seus direitos, a elite recuou…nunca enfrentou, pois sabia que tem muito a perder, pois o povo só aprende quando luta pelo o que quer, ao contrário do nosso que tem bolsa disso, daquilo……liga a tv e vê propaganda de como escovar os dentes, como tirar a aguá do pneu, usar camisinha…..enfim o povo brasileiro vive a base de pão e circo e isso tem a ver com a situação das nossas forças, pois como nunca tiverem que lutar, acabam refletindo na necessidade de ter forças armadas, dai vira isso que temos, guarda nacional, costeira e transporte vip…
    .
    abraço

  7. continua o festival de absurdos nos comentários…vou tomar uma vodka…ouvindo nikita..rsrs
    Hey Nikita is it cold
    In your little corner of the world
    You could roll around the globe
    And never find a warmer soul to know

  8. Caro lucas, a pintura militar tem como objetivo a camuflagem. A parte inferior é azul (como o céu) para dificultar a visão de quem está no solo. Assim como o resto do corpo é formado por tons característicos da vegetação da região, assim como camuflagens de deserto são em tons bege e de neve brancos…. e assim vai.

  9. dondolo falou e disse…..um povo que nao é patriota pode-se derrotar facilmente,,,mais da metade de nossa população nem imagina oque é forças armadas!!! e isso é fato..ja ouvi tantas asneiras como:”pra que armas c o brasil não tem guerra” o cumolo da inganorancia…mais infelizmente é a nossa realidade.mais do que numca o governo deveria investir pesado no setor militar e na pesquisa de desenvolvimento sem dó…mais fazer oque né…é só sentar e esperar pra ver o circo pegar fogo

  10. Rapaziada, eu sou um grande fa dos equipamentos russos. Meu sonho eh que tivessemos pelo menos 12 no EB dessas maquinas.

    Logicamente que cada um tem seu gosto (como disse o Roberto_mg, feio eh aquele que nao nos pertence….rs) mas o que eu quis dizer e que geralmente a camuflagem russa e mais feia do que aquelas do padrao ocidental. Por exemplo o verde escuro dos Apaches, ou dos Tigers sao mais bonitas, minha opiniao.

    Abraco a todos!

  11. Em parte o Ka52 tem mais de metade da célula do Ka50.
    Os russos têm a tendência de mudar o numero como fosse uma máquina nova, o que na verdade é um heli com melhoramentos e melhor capacidade de combate.
    Quem faz a suite aviônica para estes combates da kamov? alguém sabem? É que a informação é muito pouca.
    Não deixa de ser uma maquina impressionante e com muito poder de fogo.
    Estou a gostar a ver o os russos a crescer e a voltar aos velhos tempos, não para uma guerra fria mas para marcar uma posição como potencia mundial.
    Sds

  12. Falar que o Brasil não sofreu na 2° Guerra é ser ignorante…
    O Brasil passou por poucas e boas na Italia, lutamos tanto quanto muita nação por ai.

    Em especial monte cassino e nossa FAB, que mostraram grande bravura e tinham até um KILL RATIO maior que os americanos (proporcionalmente, claro).

    O problema principal das tropas lá foi o recompletamento , morria 2 pilotos e não vinha outros 2 do Brasil substituir.
    E dizer que é por que o Brasil não tem Patriotismo é mentira, por que o que mais tinha aqui no Brasil era voluntario querendo ir.
    No final da guerra, a FAB fazia não sei quantas missões por dia com o mesmo piloto, por que simplesmente não tinha outro pra ir no lugar dele.
    Mas isso foi algo que o GOVERNO tinha que ter pensado, mandar uma tropa pra uma guerra é facil, só por eles em um navio e pronto.. manter, ver o que precisam, o que falta e recompletar a tropa com o passar do tempo que é dificil e foi o que NÃO aconteceu por parte do governo brasileiro, mas não por que ninguém aqui queria ir.

  13. Só o povo que sofreu bastante numa guerra, passa a ser patriota. Os brasileiros não são patriotas.

    ” Pais que não se defende, não merece respeito, e passa a ser um alvo fácil e compensador “.

  14. – As duas hélices sobrepostas, que giram em direções contrárias eliminando o efeito centrífugo(que é para isso que serve o rotor na cauda) anula a necessidade do rotor traseiro. Durante um confronto, a cauda do helicóptero pode ficar bastante danificada mas as duas hélices mantêm a aeronave estável.
    – É equipado com dois radares, um para o modo solo e outro para alvos aéreos e com sistema de pontaria termal Samshite para operações diurnas e noturnas.
    – Pode ser armado com um canhão de 30mm com projéteis com capacidade para furar blindagens ou com cápsulas explosivas, mísseis guiados a laser Vikhr (Whirlwind), pode transportar três tipos de mísseis: 12 do tipo anti-tanque, quatro do tipo ar-ar ou até 80 foguetes ar-solo, incluindo o modelo S-24s, bem como bombas de kg.
    – As hélices, são ejetáveis, para permitir que os pilotos também, ejetem, sendo, que o Ka-50/52, são os únicos helicópteros com a capacidade de ejeção dos pilotos, em operação hoje.
    – A blindagem é totalmente a prova de munição calibre .50, ou 12,7 mm, onde o piloto fica, a blindagem segura projéteis de 23 mm.

  15. Quem é melhor nessa parada Mi-28 ou Ka-50/52? Os heli Kamov geralmente são feinhos! Já os últimos Ka-50/52 e Ka-60 me agradam pela aparência e pela imponência…

  16. EB, precisava ter pelo menos uns 50 desses na Região Norte do Brasil, faria qualquer inimigo pensar duas vezes de cometer qualquer desatino.

  17. Mal-feitos os helicópteros de combate em geral. Gosto muito do sistema de dupla-hélice.
    Sugestão para os russos: criem um helicóptero circular, para que possam atirar em todas as direções ao mesmo tempo.

  18. Thanks for another awesome post. I am quite sure this article has helped me save many hours of reading other similar posts just to find what I was looking for. Keep up the good work: Thank you!

Comentários não permitidos.