Cansados, alguns talebans relutam em regressar a zonas de guerra

http://i0.ig.com/fw/7m/n2/gb/7mn2gbu6dy68ywopmbcr3jea8.jpg

Após derrotas que levaram alguns a fugir para o Paquistão, dirigentes do Taleban pressionam para insurgentes voltarem ao combate.

Derrotas recentes e cansaço generalizado, após quase dez anos de guerra, criaram fissuras entre os líderes máximos do Taleban, baseados no Paquistão, e os comandantes de campo de nível médio, que têm suportado o peso dos combates e estão relutantes em regressar a algumas zonas de batalha, disseram membros do Taleban em entrevistas.

Depois de sofrer derrotas com a afluência de milhares de novos soldados americanos a Kandahar e Helmand no ano passado, muitos combatentes talebans se retiraram para o seguro Paquistão. Mas agora estão sob pressão de seus dirigentes para voltar ao Afeganistão e intensificar o combate novamente, disse um comandante do Taleban. Muitos, no entanto, estão hesitantes em fazê-lo.

“Eu tenho conversado com alguns comandantes e eles estão relutantes em lutar”, disse um comandante de 45 anos, que está com o Taleban desde a sua fundação, em 1994.

Ele falou sob a condição de não ser identificado pois está se escondendo das forças dos Estados Unidos e do Afeganistão. “Definitivamente, há discordância entre os comandantes de campo e os líderes sobre suas exigências de combate”, explicou.

As diferenças não apontam apenas para o aumento do estresse no campo de batalha para os comandantes Taleban de nível médio como ele, mas também para a dificuldade de encerrar a insurgência enquanto os líderes máximos do grupo têm santuário no Paquistão, que há muito protege e promove o Taleban.

Líderes

Salvos do outro lado da fronteira e rigidamente controlados por militares e agências de inteligência do Paquistão, os principais líderes do Taleban continuam intransigentes. Com o incentivo de seus protetores no Paquistão, membros do Taleban dizem, os líderes continuam a pressionar os comandantes de nível médio a cruzar a fronteira para exercer a insurgência que estende a influência do Paquistão no sul do Afeganistão.

Algumas das discordâncias no Taleban decorrem de ações das forças dos Estados Unidos, que foram especificamente destinadas a eliminar os comandantes de campo do grupo extremista. As ações prejudicaram a qualidade das forças de combate do Taleban e exacerbaram as diferenças entre os combatentes de campo e seus líderes que ditam as ordens a partir de seu abrigo no Paquistão.

O comandante do Taleban entrevistado admitiu que as forças do Taleban sofreram um abalo nos últimos combates e que alguns comandantes estão perdendo o ânimo. “Comparado com dois anos atrás, quando as pessoas estavam dispostas a lutar, a situação é outra”, disse ele. “Estamos cansados de lutar e dizemos isso entre nós. Mas essa é a nossa promessa: não deixaremos o nosso país para os estrangeiros”.

Para ele, o Taleban retomará a sua terra. “Esse é nosso país, essas é nosso povo”, disse ele. “Precisamos apenas recuar, esperar e adotar outras táticas”.

*Por Carlotta Gall

Fonte: Último Segundo

25 Comentários

  1. Será que essa informação é verdade? È fácil ouvir um lado que domina a mídia mundial.

    Governo dos EUA quer convencer o mundo que está ganhando a guerra , mas precisamos ouvir outro lado também.

  2. Eu apóio quem luta pelo seu país, sei que um país que aos nossos olhos fazem uso de práticas medievais e desumanas, mas não podemos condenalos, é o país deles com suas crenças, leis e culura, será que foi certo quando os colonizadores chegaram as américas e foram exterminando e escravizando tudo o que encontravam?Ao meu ver os EUA fazendo isso, podem extinguir uma cultura e um povo que ama seu país e tudo isso para manter a sua indústria bélica.FORÇA TALEBANS.

  3. Olhem a foto, o local em que estão, as vestimentas do homem abaixado, me parece um agricultor tentando ganhar a vida, hoje em dia vivemos preocupados com tudo e todos, preocupados com contas a pagar, quais roupas vestir, com aquele cara mala do serviço, gente eu não dezejo isso para ninguem e gostaria muito de simplesmente estar ai com esse homem plantando e colhendo o suficiente para mim viver.

  4. Os povos do OM estão desiludidos com o fanatismo religioso, que tem criado governos teocráticos autoritários.
    Deus não deu permissão aos seres humanos, para matarem outras pessoas em seu nome. É por isso que judeus e islâmicos estão sofrendo ao longo dos anos.

  5. Eu ñ acredito n informação, eles lutaram contra o Império Soviético durante mt anos, bem + tempo q c os ianks e venceram….sei ñ , me parece dados plantados e dirigidos a certos grupos…Sds.

  6. Bom, para alguns aí quem adoravam ver news de Talebans/AlCaeda matando americano, Davi matando Golias e blah blah blah, isso aí deve ser um choque mental!! Para mim, isso tudo já era previsível, pois é impossível o taliban/alcaeda vencer essa guerra, vai durar o tempo que os EUA quiser, e eles vão vencer. O que possibilita isso? As armas avançadas dos americanos, fazem a diferença, FLIR, UAV, Artilharia, TANKS, etc… E a coisa vai continuar, até não ter mais comandantes inimigos suficientes para criar motivação e fazê-las se moverem contra o inimigo.

  7. É mais que lógico que as mortes de americanos sempre vai acontecer e o número será cada vez mais alto. Aquele cenário não é fácil nem para um lado nem para outro, mas há muita tecnologia empregue no Afeganistão, muitos homens bem treinados… a uns anos atrás um comandante disse que uma das formas de vencer “parcialmente” esta guerra era pela fadiga dos inimigos. Mais tarde ou mais cedo tal vai acontecer, mas não morrera a vontade de alguns em combater sempre os EUA, isto é certo.
    A visão de alguns que estremecem a ler essa notícia e prefeririam ler outra coisa qualquer, no sentido terrível para o lobo mau, que estivesse a sofre imenso e a perder homens como frutos podres a cair de uma arvore, mas as coisas não são assim…
    O maior inimigo dos EUA é a opinião pública ocidental, tal como aconteceu no passado, essa sim deram mais derrotas…
    É verdade que aquilo não é terra dos gringos, e sejam que teorias para que lá foram… que deixem em paz aqueles que querem a paz, que ajudem aquele pais das tristezas que provocaram a muitas famílias inocentes. E que sejam punidos por todos os actos cruéis que provocaram aos afegãos.
    Em suma, que a paz regresse aquela zona, com homens civilizados a governar o país.
    Sds

  8. Sr Godoy,os talibas reduziram o pais a idade pre-medieval,praticavam limpesa etnica,forçavam e forçam os agricultores para cultivar papoulas,apoiam grupo terrorista,pergunte voce ao povo que vive na zona livre de talebans oque eles preferem,submeter ao taliba ou ter a chance de sonhar com possibilidades reais de melhoras,o anti-americanismo emburrece as pessoas,negar que o taliba fazia mau ao seu proprio povo e´cinismo .

  9. Com relaçao ao agricultor da foto,nao ha como saber se ele e´um guerrilheiro sem antes perguntar,a pratica normal de guerrilha e´tentar se passar por civis,poucos grupos de guerrilhas utilizao uniformes,achar que ele e´um simples agricultor pode ser facil pra quem esta na frente do monitor,la cara a cara sua saliva engrossa ao ponto de voce nao conseguir engoli-la,um pouco de lucidez nao custa muito pessoal,garotada cuidado com comentarios tendencisos,o objetivo e´desinforma-los e radicaliza-los.

  10. Se o guerreiro percebe que esta lutando contra algo que tras melhorias,que a grande maioria da populaçao esata satisfeita com o sistema atual,o motivo para arriscar o pescoço deixa de existir!Quem neste blog doaria um orgao para um politico corrupto ou para um genocida?Nao somos idiotas o tempo todo por muito tempo!

  11. Não é só os EUA que esta naquele miseravel pais.
    Matando civis com seus Drones.
    Cerca de 62.000 norte-americanos combatem no Afeganistão, ao lado de 38.000 soldados de países aliados (Ingleses,Alemães,Franceses…..) entre os quais Portugal que tem actualmente cerca de 140 militares no terreno.

  12. D3lta e karlus73, se o dólar continuar BROTANDO como folha em árvore, ai sim, vocês terão razão. Mas a hora que a FARRA do dólar acabar, vocês dois vão se decepcionar. Pelo visto essa FARRA está mais perto do fim que nunca.

  13. Algumas pessoas, no desesperado afã de demonstrarem seu antiamericanismo tosco para poderem parecer ser “legais” ou äntiimperialistas falam absurdos imperdoáveis.Afirmar que as práticas dos talibans parecem medievais somente para os nossos olhos é realmente lamentável! As práticas dos talebans são medievais sob qualquer aspectos, inclusive os da cultura local. E mais lamentável ainda é cair na velha falácia romântica de que os talebans “lutam pelo seu país”. Talvez quem fez essa assertiva não seja lá muito conhecedor da história recente…

  14. Porra Godoy e as torres en New York não eram pobres trabalhadores tambem, fogo pessoal eu contribuo para pagar uma passagem para o camarada Godoy ir viver com os nobres talibans e poder gozar das alegrias de viver com eles e as suas praticas culturais muito respeitabeis, ussa o cerebro cara

  15. O Taliban usa tatica standard de guerrilha. Escondem seus lideres junto a populacao civil e quando um drone joga uma “smart bomb” e mata mulheres e criancas, quem sai culpado. Como sempre e facil culpar os EUA. E conveniente. Ao mesmo tempo o Taliban quer sair ileso de culpa, quando eles mesmo cortariam a garganta de um soldado americano sem pestanejar.Quen usou os civis como escudo? E guerra ou nao e. Quem invade deve estar preparado. Tem que ter estomago forte pra aguentar guerra de guerrilha. Os EUA nunca ficam no muro. E 8 ou 80 e no mais, soldados americanos obedecem o presidente e estao dispostos a morrer,nao importa se suportam ou nao as ordems. Disciplina acima de tudo.
    Taliban e uma corja de bandidos e nao devemos esquecer o que fizeram no Afghanistao quando estavam no poder.
    Comentar sobre a foto para, uma vez mais, assumir que os “malissimo yanks” estao subjugando alguen e tolice. Muitos ja morreram perto de pessoas que apresentam inocencia e carregan um cinto de dinamite.

  16. Gente eu vejo todas as opinioes e respeito todas, quanto as torres gêmeas eu acho que foram muito convenientes para os EUA sua destruição, sobre morar lá, eu moraria sim e aposto que não teria problemas nenhum.

  17. E jose carlos p, calma eu não vou contagiar a garotada com meus pensamentos malignos, apenas não acho certo um país invadir o outro só porque não aprova sua cultura, ou para sustentar a sua industria bélica.

  18. jose carlos p você fala como se ja esivesse lutado na guerra, pois nem conseguia engolir a saliva, que guerra foi?
    Foi guerra mesmo?
    Ou você é algum funcionário americano que trabalha digitando mensagens pró Estados Unidos?
    Gente cuidado com algumas mensagens.

  19. Se encontrávamos um homem que tinha sido torturado, nos diziam que era a propaganda terrorista; se descobríamos uma casa cheia de crianças mortas em um ataque aéreo dos EUA, também era propaganda terrorista, ou dano colateral, ou uma simples frase: Nós não temos nenhuma informação sobre isso.

    Alguem tem coragem para falar, mas os EUA abafam tudo.

Comentários não permitidos.