A opção brasileira

http://2.bp.blogspot.com/_VsujkwolftA/TNKhTjz7_5I/AAAAAAAAAY4/kncngaeJgPo/s1600/Tio+Bras.JPGRio de Janeiro – Claudia Antunes:

RIO DE JANEIRO – O Brasil não pode aspirar a ter um papel global para reproduzir o comportamento intervencionista dos EUA e das antigas metrópoles europeias ou, no outro extremo, a política de olhos fechados para assuntos internos da China, a potência do século 21.
Essa sutileza é ignorada por gente que, aqui, propõe um alinhamento extemporâneo com o “Ocidente” ou uma atitude agressiva de defesa dos interesses econômicos nacionais na América do Sul.
Mas ela é bem captada por setores que, no Oriente Médio, reivindicam abertura política e um modelo de crescimento mais equânime.
Os ativistas iranianos dos direitos humanos, por exemplo, pedem que o governo Dilma condene a repressão em Teerã nas votações na ONU. Mas não querem que Brasília rompa com o regime islâmico: acham que a mediação brasileira pode ajudar a salvar a vida de presos e perseguidos.
Para líderes das nações rebeladas, o Brasil é um igual e ao mesmo tempo indicador de um futuro potencial: um país em desenvolvimento que, em democracia, tenta construir desde a Carta de 1988 uma rede de proteção social cuja ausência foi um dos detonadores das insurreições atuais.
O Brasil expande sua penetração econômica, pelo comércio e a ação de multinacionais. Mas os interesses de longo prazo do Estado e os requerimentos das empresas nem sempre coincidem. Nos vizinhos, investimentos brasileiros costumam ser saudados pelos governos, mas também provocam resistência de sindicatos e ambientalistas.
País sem projeção militar, e que nisso não pode pretender equiparar-se a grandes potências, sob o risco de romper a confiança regional e trocar comida por canhões, o Brasil está fadado ao poder brando. Seus trunfos são o mercado interno, os recursos naturais escassos em outras partes e o sistema democrático. É sobre eles que a diplomacia deve equilibrar-se.

Fonte: Resenha CCOMSEX 26.02.2011

47 Comentários

  1. Pra essa dai o Brasil deve ser um eterno vassalo…..triste é que tem muito brasileiro que pensa igual, é o tal complexo de vira-lata.

  2. Perfeito o texto,eu já havia falado nisso num outro post,mesmo não tendo um Poder Bélico grande,temos condições sim de sermos membros permamente do CS da Onu.

  3. “Os ativistas iranianos DH, pedem que o governo Dilma condene a repressão em Teerã. Mas não querem que Brasília rompa com o regime islâmico: acham que a mediação brasileira pode ajudar a salvar a vida de presos e perseguidos.”
    Interessante, ao contario dos EUA que dizimou e continua a pratica genocidio da população civil no Iraque e Afganistão ” como eles dizem são apenas efeitos colaterais “.
    O O.M. saíra dessa convulsão mais democratica, mais insubordinada e questionadora, qual o tamanho desta mudança ainda não podemos dizer.
    Mas certamente o Brasil, parecendo ter uma bola de cristal, deu os passos correto quando preferiu o diálogo
    ao embargo ao Irã. Afora a proximação à Síria e Turquia paises importantes e de grande influencia na Região.
    Quanto os movimentos da oposição ao governo na Síria, ao contrario de outros paises arabes, continua lento, devagar, em comparação com os outros paises arabes, diria-se que o ambiente na Siria é por enquanto calmo.
    =======
    “País sem projeção militar, e que nisso não pode pretender equiparar-se a grandes potências, sob o risco de romper a confiança regional”
    Dircordo veemente o Brasil não pode abrir mão de ter uma Força Armada a Altura das Grandes potencias, ou estara comprometendo seu desenvolvimento tecnologico e sua existencia como Nação, a jornalista esta condicionando uma coisa a outra, como o fato de que a projeção militar tenha que ser necessariamente uma politica de subjugação a outras nações.
    O Chile e a Colombia ou qualquer outro pais não irão – nunca irão querer um Brasil democratico, forte, influente.
    Portanto uma proposta babaca que temos que ser fracos pra parecer bonzinhos como se respeitassem os fracos.

  4. Sou a favor de n FAs poderosas,mt bem armadas; e esse maldito assento no CS ,se vier, ótimo,ñ teremos poder de veto mesmo, + nunca devemos atrelar n presença no mundo ao mesmo. Temos de ser uma potencia benigna,herbívora, um contraponto aos ianks ,exercer softpower,e cuidar mt de nós,>IDH/GINI, investir massiçamente em nós Brasucas, profissio/, educação e mt saúde…seremos uma referência em td o planeta, como estando sendo de uns anos p cá. Horrível essa charge. Sds.

  5. ¨Fadado ao poder branco” – é a opinião dela.
    Aliás conformista e bem alinhada com as “potências”, vai falar para a Embraer , Petrobrás e outras empresas brasileiras retirarem suas agresividades, agirem brandamente, tem mais “canhão” moça quem usa e precisa mais dele para enfiarem o nariz em todo lugar, intervir, tomar posse ou fazer ameaça velada para quem quer progredir. Lembre-se: Ordem e Progresso-é doutrina.
    O Brasil até agora não precisou de tanto “canhão” por que não agiu assim, historicamente o Brasil não tem feito e até se recusado a participar desse sistema de coisas, onde com a guerra , inclusive, se ganha muito dinheiro.
    “Recursos naturais escassos em outras partes”- Portanto senhora ,aqui estamos bem na Revolução da Matéria Prima ,quem vai tomar conta disso , abraços e beijos democráticos?

  6. O artigo afirma “trocar comida por canhões” como uma política que romperia a confiança de nossos vizinhos. Talvez não. Primeiro creio que um projeto de investimentos de médio e longo prazo nas FA’s não implicaria em menos projetos sociais. O que falta é projeto de longo prazo. Outra questão é o excesso de dívida pública que possuimos. Boa parte dos recursos destinados ao pagamento de juros da dívida pública seriam muito mais uteis se investidos em educação, saude, emprego e segurança.
    E será que nossos vizinhos realmente confiam em nós somente porque nossas FA’s não são como as das grandes potências? Se um país tem uma estrutura militar robusta pode ser uma ameaça ou uma oportunidade, tudo dependerá do ponto de vista. Será que algum atacará o Canadá? Ele tem escudos antimisseis americanos em seu território. Será que alguém quer enfrentar o Canadá e os EUA num hipotético confronto? É provável que não. Isso pode ser uma grande vantagem para o Canadá. Não seria para o Paraguai, Uruguai e Bolívia uma vantagem ter um vizinho aliado e forte? Pode ser que sim pode ser que não. A questão é: queremos realmente ter capacidade de defesa e voz no cenário internacional?
    A questão de perder confiança de quem quer que seja não pode servir de desculpa para o descaso com a defesa nacional.

  7. É isso aí amigos.

    Tem gente que quer ver o Brasil sempre capengando militarmente. Essa gente ´[e como disse um amigo no post anterior, deseja um Brasil vira-latas.
    Esse tipo é mais comum do que possamos imaginar.

    Por essa gente, nosso país seria apenas e tão somente um exportador de comodities e nada mais.

    que droga!

  8. Texto lião, fala como é, mas falar que é nisso que em que tem que se apoiar, ahahah vai a merda!!
    O brasil não faz a parte dele e delega a culpa a outros países..ahahah comédia isso.

  9. Trocar comida por CANHÃO…Vejam à saúde como exemplo, com ou sem CPMF as coisas continuam de mal à pior…Em nosso caso o dinheiro não é tão fundamental ( quantidade ), como o modo em que ele é empregado… Podem inventar MIL CPMFs, que à saúde vai continuar mal( corrupção ), vide outros IPVA ( nossas estradas RSRS ), IPTU ( sem comentário ), ou seja dinheiro tem… A verdade dura e crua todos nós sabemos, aquela velha estória de povo ignorante e desinformado que no fundo SABEM VOTAR MUITO BEM…Para os interesses deles é lógico ( políticos, anti-patriotas, lesa pátria, entreguistas ect… e qualquer outro adjetivos ). SDS

  10. Lideranças imbecis e os promovedores(mídia)do desarme só acordaram quando o impostor estiver a bater na porta. Tem muita gente achando que fizemos uma besteira ao demarcar Rabosa Serra do Sol, incluindo também outras áreas indígenas. Pois eu não, penso que é a partir dali que poderá haver um despertar para uma mobilização. Os Zoião Grande nos minerais vão apertar este gatilho para nós.

  11. Claudia Antunes – vai te catar !!!!
    Quem pagou você para escrever esse texto?
    Se você gosta de ser dominada, problema seu!!
    “Poder brando”? Isso é coisa de quem pensa pequeno, tem complexo de inferioridade.
    Você não tem visão do futuro, o que se quer não é o poder bélico, e sim, a tecnologia para nos defendermos e evoluirmos.
    Vai dormir Claudia!!!!!!!!!!

  12. É…
    Tem gente que é ‘inocente’ demais para acreditar que seja sinceridade; achar que indefeso o Brasil se ‘equilibra’ com diplomacia, é um absurdo.
    Recursos escassos em outros lugares, prontos e indefesos para serem tomados.
    Quem não tiver tais recursos vem e toma, na marra, na porrada, no constrangimento, etc.
    Não ha acordo com mafiosos, se quiser negociar é só com um belo ‘porrete’ ao alcance das mãos, e conversa do tipo ‘não vem que não tem’…
    Sem exageros bélicos, e até pode não ser de ‘urgência urgentíssima, mas precisamos sim de muitos canhões, e dos bons…

  13. “o Brasil está fadado ao poder brando. Seus trunfos são o mercado interno”
    A mídia segue de longe a tendência de defesa da soberania deste blog, mas sempre está 10 passos atrás.
    —-
    concordo com os colegas:
    “brando” nada, isso a gente falava há vários anos, já não dá, o Brasil precisa não só de armamento mas de FABRICAR e dominar a tecnologia da sua fabricação.

    Soberania só se consegui fabricando nós mesmos, desenvolvendo nossa própria tecnologia.

    Toda a prateleira é embargável.

    É preciso fábricas verde-amarelas, Embraer descartada.
    O país não está no rumo certo.
    A atitude do PT, ainda muito mais focada em defesa que os tucanos, não garante soberania.
    Até a senhora Dilma poderia reduzir orçamento mas povoar a fronteira amazônica com os 28 pelotões que o torneiro prometeu.
    Não vejo uma atitude nacionalista no governo, pelo menos não o suficiente como para garantir soberania nos próximos anos. Sem uma política de fabricação nacional de armas não existe soberania.

  14. O Brasil necessita ter forças armadas modernas para se auto proteger !! lógico que não vamos sair por ai empregando a força por nada! mas essa coisa de ”softpower” é uma bobagem que gringo usa para nos enganar! NOSSOS RECURSOS NATURAIS DEVEM SER EXPLORADOS SIM,SENÃO IRÃO CAIR EM MÃOS ESTRANGEIRAS!! DEVEMOS PARAR DE EXPORTAR MATÉRIA PRIMA, E PASSARMOS A EXPORTAR PRODUTOS MANUFATURADOS QUE TRAZEM DESENVOLVIMENTO E GERAM EMPREGOS DE QUALIDADE.

    Apenas uma dica, ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  15. Seriamos mais bem sucedidos se implementassemos e focamos unicamente no nosso desenvolvimento com neutralidade,imparcialidade e não intervencionismo ate mesmo de cunho internacional com exceção de humanitarismo.Nossa politica de mercado de capital aberto comercializando com todos livremente sem intermediarios e sem atrelamentos.Os padrões globais de formação de blocos com comuns interesses acaba trazendo choques e no nosso caso acaba nos prejudicando.Quando defendo que devemos comercializar e negociar diretamente com nossos interesses o faço com o pensamento da independencia.Hoje no momento não é mais o mundo economico e as regras de mercado que ditam as coisas e sim a estrategia de avançar sem se envolver em litigios externos.Somos adimirados por nossa posição de democracia laica e imparcial que nossa politica de governo tem por capricho e ilusão de angariamento de apoio externo nos colocado em situações que mais na frente nos complicarão ou mesmo poderão ser usadas contra nós,nossa soberania e nossos interesses.Priorizar a industria nacional mas sem restringir aplicações e investimentos externos mas criando mecanismo de defesa do nosso mercado.Hoje somos o polo capitador de oportunidades e interesses.A maioria de nosso povo não quer ver o Brasil com a buzanfa assentada na poltrona do clubinho dos Cafageste que é o CS mas um Brasil lider de emergentes e nações excluidas que reinvidica uma nova ordem mundial e igualdade a todos os póvos…Fora repressão redical capitalista e fora tambem loucos derrotados subversivos que aspiram por vingança.Mudem-se para a Florida ou para Libia…Vão para o inferno…Bordunada neles todos minha Cobrada.Larga o aço.

  16. Potencias Mundiais tem suas fabricas propias;
    carros, navios,submarinos,armas etc etc.
    USA..nem se fala tem todas
    Alemanha..idem
    Franca..idem
    Russia..tem seus Ladas, navios e avioes com propia tecnologias.
    Coreia do Sul..ate pouco tempo atras era so atraso. Hoje tem Hyundai, Daewoo, Kia etc etc, industria naval da pesada.
    China..ja tem seus carros propios e a industria naval nascente.
    Brasil..nao temos industria automobilista propia,a Embraer importa quase tudo em um aviao e a industria naval barsileira esteve ao borde da morte. GM,Ford,Renault,etc etc nao sao brasileiras. Nao temos um carro tupiniquin.
    Posso escrever muitas porcarias, mas essa Claudia escreve muito mais.esta equivocada.

  17. Querido amigo Milton Brás,o patriotismo Brasileiro se vai despois de ver uma boa grana no seu bolso,resumindo se vendem para os de fora ,nos fode,nos roba,nos tira,nos pisam,nos leva os recursos natural que é do povo e não do governo,somos as protitutas nos pagam para fu***nos.

  18. O nosso país, no momento, não serve de exemplo para nenhum outro país do mundo, nem mesmo para o Paraguai, Bolívia e Haiti.
    1) Os políticos que se enriqueceram no poder ao longo dos anos não foram efetivamente para a cadeia;
    2) A nossa justiça é cara, lenta e ineficiente, devido as nossas péssimas leis, que foram feitas para emperrar a justiça;
    3) O Sistema Político Populista B4rasileiro, que funciona bem nos EUA e França, não permite que selecionemos bons políticos. Sem bons políticos, o Brasil-empresa vai para o buraco;
    4) O nosso STF é do PT e PMDB, ou seja, um partido político a mais;
    5) O Governo Brasileiro investe muito em propaganda e marketing, fato que esconde a nossa situação real;
    6) Não existe ética na política brasileira. Com a Dilma, parece que as coisas estão querendo melhorar, mas ainda falta muito. Veja a bagunça que está a Petrobrás. Dilma vai intervir para moralizá-la ? Estou esperando!
    7) Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros. Juntamente com Meirelles e Mantega, jogaram a nossa Div Int para quase 1 trilhão de dólares, sem necessidade, além de gastar na rolagem dos juros da Divida Interna, que segundo o micropatido PSOL, foi de 350 bi de reais em 2010;
    8) Os impostos e taxas no Brasil, além dos serviços públicos (IPTU, IPVA, água, luz, gás, passagem do metrô, Tx de incêndio, tarifas de pedágios, etc), com toda a certeza, nos leva no mínimo 60% do salário, de quem ganha R$6.000,00 / mês. Não está dando para suportar;
    9) Em nossos hospitais públicos, muitas pessoas morrem por falta de CTI, sala de cirurgia, médicos para pronto-atendimento, etc;
    10) O governo não está prendendo os criminosos das favelas cariocas … Pra onde está indo esse pessoal ?

    Sobre os investimentos para a Defesa Nacional, deveriam ser 3% do PIB, pois estamos defasados. Agora, não adianta jogar dinheiro a fundo perdido nas mãos dos militares brasileiros, pois eles podem investir mal. Precisamos ter muitos debates a esse respeito. Tem que colocar as pessoas certas nos lugares certos. Investir em armas que não vencem guerra, de nada vai adiantar.
    Eu deveria estar no EMFA, testando e selecionando o Material Bélico dessa nação.
    Não podemos comprar CC em que qq tiro o ultrapasse como manteiga, aeronaves com mísseis obsoletos, navios altamente vulneráveis, e fuzis não confiáveis.
    Por outro lado, há armas boas e batatas. É fundamental fabricarmos mísseis de todos os tipos. Sou a favor de termos armas nucleares, devido ao porte de nossa nação.

  19. Caros a coisas ficam cada vez mais claras FHC, Jose Goldemberg, Folha de São Paulo, Estadão, Globo……………..
    A quem eles representam internamente
    e quem os apoia lá fora?????
    Há entre eles uma divisão de lucros que advem da da extorsão muito bem e legalmente orquestrada.

  20. Ela ate começa bem é verdade, o Brasil não pode seguir o modelo americano nem tão pouco se fazer de leso em casos como Irã e Cia. Aí depois disso, ela fala, fala, enche a lingüiça e finalmente mostra pra que veio. É mais uma comprada, entreguista, mas uma que queria ter nascido estrangeira. A nossa mídia está cheia desse tipo de gente e é preciso sempre estar de olhos bem abertos.
    Esse negócio de poder brando é pra quem vive em Woodstock. Infelizmente na vida real não é assim que a banda toca.
    Infelizmente hoje a força bruta ainda é o que impera nas relações internacionais ainda que melhorada com diplomacia, respeito ou sensatez e se o Brasil pensa em manter-se intacto e porque não dizer soberano, tem sim que se desenvolver belicamente.
    É claro que o Brasil precisa pautar suas atitudes na democracia que tanto ama e nos valores cristãos (não estou falando de religião e sim do que envolve boa moral, valores crísticos),mas pra isso precisa ter de fato o braço forte e dispor de meios para que isso seja garantido pelo menos para sua própria gente.
    Lembremos que recursos naturais serão a causa principal dos conflitos do futuro e o país precisa garantir esses recursos pra sua gente e para o mundo. Creio que nessa ordem.
    abç

  21. Antes de fabricar armas precisa fabricar equipamentos para construcao , nossa infraestrutura esta um caos , todos anos milhares de pessoas morrem devido a pessima condicoes das rodovias , falta aeroporto , trem para baratear nossos produtos e tirar essa quantia enorme de caminhoes das estradas , temos nossos problemas , deixem os outros com os problemas deles , nao temos poderio nem necessidade de intervir em problemas de outras nacoes ; mas ai vem aquela historia; procure um inimigo externo para acabar com os internos .

  22. SUJESTÃO DE LEITURA
    ***
    Operações secretas do Pentágono na América do Sul.
    ***
    Em 10 de fevereiro, os aviões militares da Força Aérea dos Estados Unidos, o C-17 Globemaster III, matrícula 77.187, desembarcou no aeroporto internacional de Ezeiza, na capital argentina. A partir de carcaças sem fundo do Boeing, como de costume, policial começou a tirar caixas pesadas entregues a partir da base do 7 Grupo de Forças Especiais de Fort Bragg, Carolina do Norte. A verificação de rotina continuou em silêncio e em uma atmosfera amigável. Armas, munições, equipamentos de visão noturna e muitos outros itens foram destinados à formação dos alunos militares do Grupo de Operações Especiais Federais (GEOF) por instrutores dos EUA.
    ***
    De repente, um dos policiais da Argentina, exclamou: “Há caixas não declarado aqui!” A verificação revelou que cerca de um terço das cargas não foram mencionados nas faturas. Os adidos militares, coronéis Edwin Passmore e Mark Alcott tentou chegar a um “acordo amigável”. Não façamos um barulho por nada! Somos parceiros, devemos confiar uns nos outros!
    ***
    Mas o fato é que um incidente semelhante, com um considerável excesso de carga militar a bordo de um avião militar americano ocorreu no aeroporto de Ezeiza, em agosto de 2010. Então embaixador dos EUA na Argentina Vilma Martinez resolveu o conflito. Ela admitiu que as reivindicações dos agentes de costume eram fundamentadas e ordenou o retorno imediato da aeronave a Carolina do Norte, com todas as cargas a bordo. Ela disse que estava envergonhado de tal comportamento dos militares dos EUA. Na Argentina, as suas palavras foram tomadas como reflexo de uma luta oculta entre o Pentágono e o Departamento de Estado para o direito de determinar a política dos EUA na América do Sul.
    ***
    Agora uma repetição suspeita. Presidente da Argentina Cristina Fernández, ordenou agir em estrita conformidade com a legislação nacional e fazer de tudo para ter o “mala” conferida. Os americanos tiveram tempo para pensar sobre a única decisão possível.
    ***
    No dia seguinte, após consultas intensas com o Pentágono e o Departamento de Estado à embaixada dos EUA teve de se curvar à pressão. Argentinos abriram o recipiente não declarado. Dentro eles encontraram dispositivos para comunicação secreta, criptografia e interceptação de áudio, GPS, software e uma gama extensiva de psicotrópico e substâncias de narcótico. De acordo com especialistas da Argentina, todos esses dispositivos e os materiais foram destinados à inteligência e trabalho diversificado. A abertura da “mala”, o seu conteúdo, bem como caixas com armas contrabandeadas (“a propriedade de 7 Grupo de Forças Especiais”) – tudo isso foi mostrado na televisão nacional. A fim de evitar a escalada do conflito, as autoridades argentinas permitiu o Boeing dos EUA deixem o país com a “parte legal de carga” e os instrutores.
    ***
    Os analistas políticos argentinos não poderia omitir o fato de que “os peritos militares estrangeiros” com uma vasta experiência de campanhas de repressão foram autorizados a treinar os alunos da Polícia Federal mostrando-lhes “os mais recentes métodos de liberar os reféns e combater o seqüestro”. Na Argentina tais operações dentro da Defesa e ministérios de Interior são ilegais. Nos anos da ditadura militar, este tipo de “cooperação” levou a sérias conseqüências: 30.000 mortos e desaparecidos em ação! Os instrutores dos EUA foram diretamente envolvidos. Muitos oficiais argentinos foram submetidos a treinamento na “Escola das Américas”, onde o tema principal foi “Manual de Interrogatorio” (“Manual de Interrogatório”).
    ***
    O escândalo em Ezeiza não deixou os instrutores das 7ª Grupo de Acão e Forças Especiais usar as experiência da última versão do manual com policiais argentinos. Mas nunca é tarde. Em outubro, quando as eleições presidenciais devem ser realizadas na Argentina embaixada dos EUA e a “quinta coluna” fará o seu melhor para não deixar “populista” de Cristina ser reeleito para o segundo mandato na Casa Rosada. Todos os países membros da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) manifestaram a sua solidariedade com as autoridades argentinas sobre os acontecimentos no aeroporto de Buenos Aires.
    ***
    Após o incidente no aeroporto de Ezeiza, em Fevereiro de alguns meios de comunicação argentinos escreveu que Cristina tinha vingado a operação de lixo contra ela. Ela não poderia perdoar as ofensas causadas pela administração de Obama. Uma das citações mais freqüentes (obtido a partir WikiLeaks) é uma consulta feita pela Secretária de Estado Hillary Clinton à embaixada dos EUA em Buenos Aires, sobre a “saúde física e psicológica de Cristina”. Um contexto humilhante deste documento é improvável de ser compensada por desculpa de rotina. Pode ser que é por isso que a Argentina não está na lista dos estados sul-americano Barack Obama para visitar em março. O presidente dos EUA planeja visitar o Brasil, Chile e Salvador.
    ***
    Em uma semana após o incidente repórteres aeroporto principalmente perdeu o interesse nele. oficiais de alta graduação do Departamento de Estado e Pentágono também suavizou suas observações anti-argentino: “Este foi apenas um mal-entendido”. Mas a discussão na Internet em torno de um mistério de carga a bordo de Globemaster III № 77.187 está acontecendo. Presença descontrolada das forças aéreas dos EUA na região assume um caráter ameaçador para os países sul-americanos. Planos do Pentágono estão completamente em casa no ar e nos aeroportos do continente. Eles fazem voos secretos de vários acordos assinados em tempos diferentes e sob diferentes pretextos. Quase todos os aeródromos na América do Sul tem um local reservado para oferecer a uma aterragem de aviões de combate dos EUA. As cargas e passageiros sobre esses planos não são verificados, meticulosamente, como foi no aeroporto de Ezeiza. Como pode ser diferente? Devemos confiar em nosso parceiro, que teve um pesado fardo de cartéis de drogas e combate ao terrorismo no hemisfério ocidental.
    ***
    A história das operações secretas do Pentágono na América do Sul está longe de ser superada. As caixas com armas não registradas em Ezeiza me lembrar de alguns episódios da guerra contra “a expansão Vermelho”. A fim de comprometer o governo de esquerda de Jacobo Arbenz na Guatemala (1951-1954) americanos fizeram esconderijos com armas soviéticas no território do país para acusar o presidente insubordinados de colaboração com o Império Vermelho.
    ***
    Em um dos locais me deparei com uma versão que as armas do avião Globemaster III foram destinados para o povo mapuche no Chile e Argentina, que estão ativamente exigindo a autonomia e têm um plano para estabelecer seu próprio estado de Mapu da costa atlântica de costa do Pacífico. Esta é uma questão delicada para muitas pessoas no Chile e na Argentina e “detecção” de um esconderijo com armas de Chávez ou de um laptop com planos secretos dos líderes Mapuche pode vir como uma bomba.
    ***
    Na valise de Globemaster III encontraram um folheto com uma frase escrita em 15 idiomas”. Eu sou um soldado do exército dos EUA Por favor, diga a minha embaixada que eu estou preso em seu país”.
    ***
    FONTE: http://www.strategic-culture.org/news/2011/02/24/pentagons-undercover-operations-in-south-america.html

  23. Em peqnos grupos, diversos grupos ,com objetivos bem especificos; uma montar n bombas “As”,outro p construir um missil com + de 3500km, + peqnos grupos de escolhidos, sempre c cuidado com os bocudos.Sem alardes, na moita, calos, sem propaganda…é então, atingiremos n objetivos…secretamente. P Ontem.

  24. Todos militares americanos são informantes de seu governo.
    Os embaixadores,idem. Sempre foi assim.
    Esse material apreendido, está me cheirando que seria para a Cia, que provavelmente se encontra na Argentina. Agora, eles foram lá para ministrar instrução para o Grupo de Operações Especiais Federal. Bem, aí a coisa muda de figura, pois os militares americanos estão ajudando os argentinos.
    Isso foi picuinha da Presidenta da Argentina.
    Os argentinos mereciam um governante melhor.
    Que os americanos venham dar essa instrução para nós.
    PF, FFAA, Polícias Estaduais, etc,

  25. Muito sensato o artigo. Creio que ao invés de tentar histericamente ser parecido com os EUA ou praticar políticas equivocadas de apaziguamento e concessões tal como feito com o Irã, onde nosso ex-presidente pareceu uma cópia barata e malfeita de Neville Chamberlain, nosso país deve buscar seu próprio caminho nas relações internacionais

  26. Concordo com o carlus argus.

    calúnia!..

    é uma terra com potencial, povo com potencial .. cabe trabalhar nisto, senhores idealizadores… fora de toda esta maldade incutida… continuem agindo. Onde tem lobo.. também tem cachorro grande pra agir contra!..!

  27. Antes de Getúlio Vargas, a elite entreguista, monoculturista e alheia, dizia que “era tolice a pretensão industrial porque a nossa vocação era agrária”.

    Se não fossem esses sonhadores, como Monteiro Lobato, o verdadeiro pai da PETROBRAS, estaríamos no velho sistema de “plantetions” onde iria imperar a monocultura o atraso e a exclusão social.

  28. O que alguns setores querem chamar de “opção brasileira” eu chamaria de “condição brasileira” pois nesse momento só podemos ser softpower mesmo.

    Aliás, sem o carisma do presidente Lula, acho difício manter no mesmo patamar esse softpower.

  29. DANDOLO…Vc fala fala fala mas no fundo acho que recebe soldo da CIA ou tem vontade de receber…Aqui no Brasil tem entreguistas em todas as partes e não so na politica.Beneficiarios e tudo o mais.Pessoas que preferem ver o Brasil submisso e dependente e que visam apenas o proprio beneficio de ter uma oportunidade…Esses são os TRAIRABÓIAS descendentes do primeiro entreguista Brasileiro ARARIBÓIA…Sabem quando a depuração chegar,todos sem exceção nenhuma ou terão que ir embora do Brasil ou serão passados a espada…Nossa naçaõ precisa de Brasileiros que pensem em coletivo e como sempre falei mesmo que não nos beneficie diretamente mas que seja em beneficio de nossos irmãos que necessitam e não para uma casta seleta que engorda enquanto o povo ecravizado padece.Soldado tambem é povo.Tem familia,parentes e amigos.Vive o que vivemos,sofrem o que sofremos.Devemos sim buscarmos entendimentos com a Argentina isolando-a da influencia de Chavez e da manipulação dos EUA.Ou nós de uma vez cortamos o cordão umbilical com os EUA porque o nenem nasceu e assim não se desenvolve porque nossos nutrientes vão diretamente para engordar o consumismo deles.Ou nós tenhamos realmente uma postura independente de nação soberana e justa sem as covardias com o povo que ja estamos acostumados a ver ou caminharemos infelizmente para uma guerra civil sem precedentes na historia e isso é tudo o que os lobos mais querem ver para virem libertarnos…Ou tomamos realmente vergonha na cara e moralizamos a nossa nação para nos desenvolvermos em beneficio de nossa sociedade ou ungiremos essa sagrada terra com o nosso sangue para a gloria do nosso amado Brasil que somos nós os Brasileiros.

  30. Querida Claudia
    Na base da diplomacia, não se consegue defende nem nosso próprio lar.
    Por tanto, não queira achar que um país se defende com diplomacia, ou outro tipo de Léro Léro. De preferência, devemos defender nosso povo e nossos recursos naturais com um belo porrete atômico.

  31. Pelo contrário:

    Sem o messianismo e a vaidade do nosso ex-presidente, creio que será muito mais fácil a afirmação do Soft Power brasileiro

  32. HMS TIRELESS disse:
    27/02/2011 às 14:09

    Pelo contrário:

    Sem o messianismo e a vaidade do nosso ex-presidente, creio que será muito mais fácil a afirmação do Soft Power brasileiro.
    Concordo Plenamente.
    Sds
    E.M.Pinto

  33. maluquinho, parabéns pelo patriotismo. Eu jamais trairia a minha Pátria sendo informante da Cia. Deus me livre !
    Certa vez, um militar dos EUA jogou umas indiretas para mim, perguntando-me se eu queria ser militar americano

  34. maluquinho, parabéns pelo patriotismo. Eu jamais trairia a minha Pátria sendo informante da Cia. Deus me livre !
    Certa vez, um militar dos EUA perguntou para mim, se eu queria ser militar americano. Nem lhe dei resposta,e me afastei dele. Nos EUA, estrangeiros nacionalizados são considerados americanos, podendo chegar a General, Governador, etc. Kissinger era judeu alemão, naturalizado americano.
    Eu gostaria de ir para um país estrangeiro para realizar pesquisa tecnológica. Poderia ser qualquer um, até mesmo a Argentina. Motivo: O Brasil não me aproveita.

  35. maluquinho, parabéns pelo patriotismo. Eu jamais trairia a minha Pátria sendo informante da Cia. Deus me livre !
    Certa vez, um militar dos EUA perguntou para mim, se eu queria ser militar americano. Nem lhe dei resposta,e me afastei dele. Nos EUA, estrangeiros nacionalizados são considerados americanos, podendo chegar a General, Governador, etc. Kissinger era judeu alemão, naturalizado americano. Eu gostaria de ir para um país estrangeiro para realizar pesquisa tecnológica. Poderia ser qualquer um, até mesmo a Argentina, Venezuela, Peru, Chile, Egito, etc. Motivo: O Brasil não me aproveita. Se os chineses, americanos, russos, franceses, ingleses, israelenses, entre outros, me chamarem, eu vou, desde que seja para trabalhar na área de pesquisa: Tecnologia Militar, Economia, Informática, Física, entre outras. Não é pelo dinheiro, mas pela realização pessoal.
    Depois que passei para a reserva, fui chamado para trabalhar na área de informática no Exército por um militar que me conhecia. Fiz exames médicos, requerimento, etc. Para a minha surpresa, voltaram atrás, sem me darem nenhuma justificativa. Cheguei a ganhar uma medalha por bons serviços prestados em informática no Exército. Fiquei pensando … Não existe ninguém mais honesto do que eu nesse país … O que devem ter contra mim ? Até hoje fico com isso na cabeça. Depois cai na real … Algum idiota deve ter escrito algo na minha ficha militar, que eu nem quero saber o que seja, pois vou perder o meu tempo com bobagens. Depois dessa, eu pensei … Chega de Exército. Provavelmente deram essa vaga para algum amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador. Financeiramente, iriam me dar uma merreca (2 ou 3 mil reais / mês a mais) para implantar Sistemas Informatizados. Tem males que são para o bem, pois fui cursar Propaganda e Marketing com o meu filho,e daqui a 3 meses devo montar uma empresa com ele, de filmagem, marketing, publicidade, etc. Depois que ele engrenar, devo montar a minha empresa de tecnologia ou trabalhar em projetos de pesquisa em algum lugar.
    Gostaria de trabalhar na Marinha ou Força Aérea. No Exército, só se tiver carta branca, sem subordinação científica.
    Se alguma empresa no RJ quiser me contratar, trabalho 1 mês gratuitamente para avaliação. Tem que ser na área de pesquisa (mecânica, eletrônica, informática, química, automação, armamentos, etc). Se for em outro estado, vai ter que me pagar o aluguel.

  36. Essa politica de mostrar o pais deles como uma nação internacionalizada faz parte da doutrina de melhor seduzir para dominar.Hoje minha familia por parte de pai esta ficando maior la do que aqui e la não estou porque não quero e se eu for terei problemas com eles e ainda prejudicarei os que estão la.Na minha cabeça não me submeto a aceitar o que não gosto por nenhum tipo de beneficio.Aquilo la é pura ilusão.Aqui temos muito mais liberdade do que la alem de eu achar que a politica externa deles é culpada de muita injustiça e covardias mundo a fora ja a algumas decadas.Não tenho nada contra nenhum povo e atravez de parentes de la e de amigos sei que grande parte do povo deles não gosta da forma como eles lidam com outros póvos.Os Anglos pois incluo tambem a UK sempre usaram assustar nações para assim ter a aceitação das atitudes deles.Fazem muito isso com a Europa.Ate que chegara o momento que ficarão isolados.O problema é a China que é uma incognita.Se eles realmente dominarem o mundo como potencia belica talvez estaremos pior do que agora.Se tem um tigre de bengala de um lado,uma onça pintada do outro,vais fugir por onde heim?So porque o tigre ta de bengala não significa que conseguira mas prefira fugir pelo lado da onça porque ela apenas esta pintada e não se movera rsrs rsrs

  37. Perfil da repórter Claudia Antunes
    Emprego Atual: Foreign Affairs Editor na Folha de S. Paulo.
    Formação acadêmica:
    Harvard University – 2005 a 2006
    Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1979 a 1982
    A jovem senhora foi doutrinada em Harvard e trabalha na Folha de São Paulo. Precisa dizer mais…

Comentários não permitidos.