Laboratório reduz gargalo espacial

http://1.bp.blogspot.com/_yrCwPxCcEXA/SHLB-zS1kyI/AAAAAAAAACc/Maep7RO6W6k/s320/VLS-1+V01+Fonte+AEB.jpgVirgínia Silveira

O Brasil está prestes a resolver um dos principais gargalos do seu programa espacial. Na segunda-feira, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, inaugura o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação, o primeiro em sua categoria na América do Sul, concebido para suportar as atividades de desenvolvimento de um sistema de navegação utilizado na estabilização de satélites em órbita e na orientação de um foguete no espaço.

O novo laboratório, que custou R$ 15 milhões e foi financiado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), está vinculado ao projeto Sistemas de Navegação Inercial para Aplicação Aeroespacial (SIA). Administrado pela Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa e avaliado em R$ 40 milhões, o projeto SIA é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma inercial completa. O primeiro protótipo da plataforma, de acordo com o coordenador do SIA, Waldemar de Castro Leite, já está com 70% do seu desenvolvimento concluído e a previsão é que o sistema seja testado no ano que vem, durante o lançamento do foguete brasileiro VLS.

Com capacidade para testar sensores em um nível de precisão de 0,1 grau por hora, o equivalente à medição de movimentos 100 vezes menores que o de rotação da Terra, o laboratório também estará disponível para atender a empresas de outros setores não ligados ao programa espacial, na área de sistemas inerciais. “O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial poderá testar, de forma precisa, nesse laboratório, o sistema de controle do seu veículo aéreo não tripulado, em fase de desenvolvimento”, diz Castro.

A Petrobras, segundo Castro, terá a opção de fazer no Brasil a calibração dos sistemas PIG. Esse dispositivo é usado com a finalidade de limpar o interior de dutos no fundo do mar. Empresas como a Embraer e a Navcom, que adotaram sistemas de navegação inercial em seus produtos, também poderão utilizar a estrutura do laboratório para fazer a calibração desses equipamentos e economizar o investimento feito em unidades estrangeiras.

A execução do projeto SIA está a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço, órgão de pesquisa e desenvolvimento vinculado ao departamento aeroespacial. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também participa do projeto, mas com o objetivo de montar uma malha de simulação real do sistema de controle de um satélite. O Instituto de Aeronáutica vai fornecer para o Inpe um dos sistemas da plataforma inercial, chamado de girômetro, explicou Castro.

O sistema inercial de um foguete é composto por dois sensores principais: o girômetro e o acelerômetro, que repassam as informações sobre a posição do foguete no espaço para o computador de bordo do veículo. A plataforma inercial localiza e orienta o foguete durante a sua trajetória de lançamento, indicando, inclusive, os desvios de rota que possam ocorrer nesse período.

Ao desenvolver seu próprio sistema de navegação espacial, o Brasil entra para o seleto grupo de países capazes de desenvolver um dos componentes essenciais de um veículo lançador e, por isso, deixa de se submeter a todo tipo de embargo por parte dos países desenvolvidos. “Desde 1989, nenhum foguete de sondagem brasileiro foi lançado com sistema de controle, por conta das dificuldades para se adquirir esse sistema no exterior”, afirma Castro.

Os sistemas inerciais dos protótipos de foguetes lançados pelo departamento aeroespacial, nos últimos 15 anos, foram comprados da Rússia e da França, em meados da década de 1990, mas com a oposição dos Estados Unidos. Os satélites que o Brasil fez com a China levam um sistema de controle de órbita chinês. Para os novos satélites brasileiros em desenvolvimento, o Inpe está adquirindo o controle de uma empresa argentina. As aeronaves SuperTucano, da Embraer, utilizam um sistema da empresa americana Honeywell.

O domínio da tecnologia que envolve o sistema de navegação de veículos espaciais, segundo Castro, é estratégico, pois dará ao Brasil mais autonomia para o desenvolvimento do seu programa espacial, que há vários anos vem sendo afetado por sucessivos embargos tecnológicos. As negociações para a compra dos sensores da central inercial do primeiro protótipo do VLS, da Rússia, por exemplo, levaram mais de dois anos para serem concluídas e aprovadas. Os embargos ainda persistem e também afetam a compra de componentes para os satélites do Inpe.

A tecnologia do SIA, segundo o coordenador do projeto, também está sendo repassada para a indústria nacional. O desenvolvimento da plataforma inercial envolve um consórcio de empresas formado por Mectron Engenharia, Equatorial, Optsensys, Navcon e Compsis.

Fonte: Valor via NOTIMP

48 Comentários

  1. Aí sim vi vantagem !!! Pode investir mais dinheiro q estará muito bem empregado, principalmente no que tange ao retorno desses investimentos em várias àreas ( civis e militares )…SDS

  2. Muito bom e bonito no papel e no texto…
    Vamos ver na realidade, pouco se gasta e quase nada aparece de projetos… quando aparece, não damos muita bolo, como a nossa turbina, que não vai servir para nada, nem querem colocar nos VANT…
    Então vai acabar se perdendo como os outros…esperamos que este seja diferente, espero!

  3. Morram de ódio seus ianks FDPs, estamos andando aos trancos e barrancos + estamos quase lá,e em breve teremos um caça Brasuca e com turbina tupiniquim. O VLS de hoje e o missil de amnhã, as n FAs passam a ter meio de defender o país. Ò dilma, qdo chegam os rafales ou os Su 35BM, qdo?!?!Ah! Parabéns.

  4. Ao desenvolver seu próprio sistema de navegação espacial, o Brasil entra para o seleto grupo de países capazes de desenvolver um dos componentes essenciais de um veículo lançador e, por isso, deixa de se submeter a todo tipo de embargo por parte dos países desenvolvidos

    Ta certo nao podemos ficar entre sim e nao dos que nao querem nosso desenvolvimento .Temos muito que ganha com outras parcerias ,muito longe dos que obedecem os Yankes ,os seus intereses

  5. Muito bom Brasil, assim mesmo.
    Mas sem dependencia, se não já viu né?
    Ficar dependendo de nação X e Y não da certo, por que sempre tem aquela nação Z falando pra as coisas darem errado.

  6. Caros comentaristas,

    Quanta asneira vocês postam. Se tivessem um pouco mais de maturidade, estudariam a respeito para então expressarem uma opinião mais construtiva.

    A notícia é razão de tristeza, pois é algo que há muito tempo deveria ter acontecido, mas nenhum desses governantes socialistóides (FHC, Lulla e agora a guerrilheira) se agrada deste tipo de investimento.

    15 milhões de reais… Ok, qual será que é a verba prevista para os próximos 20 anos para ser gasta na área de navegação inercial?

    Ninguém sabe, porque ninguém pensou isso… Pois não temos nem cultura, nem projeto de Estado, quiçá morfinas temporárias como essa.

    Caça brazuca, propulsor brazuca… ah, por favor… um whisky!!!

  7. Acho que é uma excelente iniciativa, concerteza vai reduzir a dependência externa e setores críticos.
    @Engenheiro disse:
    25/02/2011 às 12:07
    Você acha que vive em qual país? O Brasil é imenso! E diferente dos EUA por exemplo, aqui a constituição obriga a destinar muitos recursos na área social, como educação e saúde públicas, de que adianta o Brasil ter o nível tecnológico e militar dos EUA e o nível de qualidade da população da Etiópia? Usa a sua propalada experiência nisso.

  8. Só mais uma coisa.
    No proximo lançamento, vamos ficar de olho.
    Pois os sabotadores já estão aqui trabalhando para tudo dar errado…

  9. Engenheiro, primeiro, acho que todos tem o direito de dizer suas opiniões, é verdade que algumas são grosseiras mas é assim que se aprende, debatendo, expondo sua opinião, mesmo que errônea para que as pessoas mais aptas possam corrigi-lo.
    Ninguém aqui é dono da verdade, ninguém sabe tudo sobre tudo, a menos que você seja essa pessoa, não acho que você tenha o direito de dizer tal coisa.

    Segundo, a maior parte dos comentários esta feliz pela iniciativa do projeto, algo que é SIM muito bom.
    Veio tarde? Sim
    Precisa ser um projeto gradual, aonde o investimento seja sempre existe? Sim, Obvio.

    Mais melhor do que nada.
    Quando o Governo não faz nada, reclamam
    Quando o Governo quer fazer alguma coisa, reclamam, assim não dá.
    Vai embora do país, deve ter coisa melhor por ai.

  10. ENGENHEIRO pega leve! Todo o comentário tem seu valor, por mais que não concordamos com nada!
    A verdade, e que muitas noticias não são o que se parece, esta mesma é uma delas, comprando tecnologia da Argentina! Será! Cada coisa absurda, se argentina já domina-se tal tecnologia estaria vendendo para o mundo, como faz a Ucrânia!
    Cara, então só quer dizer que os debates estão aumentando a curiosidade dos integrantes do site, e isso é muito bom, quando comecei a participar aqui achava que o Brasil era um Pai que tinha as forças armadas melhor do mundo! hoje, até consigo comentar alguma coisa… só não agüento a Imaturidade de algumas pessoas que dizem que nos não precisamos de nenhum País etc.
    E o que quer as coisa para ontem !!
    abração

  11. Se pensarmos no passado, as empresas mais estratégicas do BRASIL, foram criadas em períodos de governos militares. PETROBRAS, Vale no Vargas e as EMBRAS no período de 64 a 85. Os governos civis só si interesão por projetos/obras eleitoreiras. Nem rede de tratamento de esgoto tem na maioria dos casos. Coisas importantes e estratégicas só são postas em marcha aqui na marra. Os deputa/senada/fedeladão só puxam para trás e o povo não tá nem aí.

  12. Pode até ter chegado tarde, mas veio. Isso é importante. Se vai ter orçamento para daqui a 10, 15,1000 anos não sabemos, mas agora é fundamental para o programa espacial brasileiro.

  13. Engenheiro, se você é um cara competente, e entende dessas coisas, não vá embora, por favor! O país precisa de todo o capital humano que possui e muito mais. Agora, se é um mero palpiteiro, vai se informar melhor!
    Contudo isso, não dá para botar no mesmo saco FHC, Itamar e Collor, e Lula (da Dilma ainda não posso dizer coisa alguma). Por favor meu caro, pare de ler a porcaria da veja e esses jornalecos (o globo, estadinho e falha de São Paulo)

  14. Não sei porque, mas vi muitas semelhanças do post do Engenheiro com os do tal de Vader la do PA.

    Tem um pessoal que anda espumando, igual a cão com raiva.

  15. É isso ai o investimento e o desenvolvimento de tecnologia 100% nacional tem de continuar,lançar satelites é algo vital para um pais grande como o nosso!…avante!!

  16. O que se quer dizer em relação aos argentinos , é que uma empresa tem uma plataforma giroinercial e colocou a venda o equipamento , que não é de origem Argentina.
    Abraços

  17. A Bomba Voadora V-2 da II GM já tinha giroscópio e acelerômetro. Hoje, eles são mais precisos, com sensores a lasers e microprocessados. O controle de estabilização dos tubos dos canhões dos CC são feitos através de um giroscópio. Os capacetes para games de última geração (3 D) utilizam giroscópios. O telefone celular que muda de tela, quando o giramos e os estabilizadores das máquinas fotográficas e de filmar digitais, possuem também pequenos giroscópios.
    Temos que realizar a engenharia reversa,sim.
    Tecnologias sensíveis não são passadas para outros países, nem pagando.
    Que venham os argentinos, russos, chineses, indianos, ucranianos, alemães, israelenses, iranianos, coreanos nortistas, franceses, italianos, etc, para nos ajudar através de parcerias.
    Vamos nos esquecer dos americanos, pois vão nos enrolar como sempre fizeram.

  18. Senhores,

    Pelo que eu estou vendo até A Argentina neste ponto já está afrente de nós, o que me intriga e por que a argentina sempre aparece em noticias relacionados ao desenvolvimento tecnologico Brasileiro como fornecedora de equipamentos e mão de obras será mesmo que eles são tão avançados assim, por que vira e mexe vejo noticias que a argentina oferece algo, como na notícia que a marinha vai mandar as turbinas de seus navios para a Argentina fazer a manutenção, será que estamos tão defesados de mão de obra e tecnologia, que até a argentina nos passou? se for até quando o Brasil vai ficar parado?

  19. Dandolo => concordo com seu ultimo comentario! É preciso fazer Engenharia Reversa, olha o Brasil fez isso somente em um setor, no de Medicamentos (coquetel combate AIDS), e deu certo de mais, o que esta faltando é que para fazer engenharia reversa tem que comprar alguma coisa!! nem isso estamos fazendo!! rs
    Compra ums 50 caça e faz como a china!! compra umas Baterias anti aeria da Russia!! e faz!!mas para isso acontecer tem que comprar pelo menos 01 (uma);

  20. Nem tudo é só desmontar e montar de novo que você pode reproduzir fielmente, as coisas não são assim tão ‘simples’.
    Você pode fazer até esteticamente igual, mas dependendo do objeto, em especial os belicos, se não tiver os diagramas, pessoal especializado que ensine você a como reproduzir.. ( como os russos ajudaram os chineses..) não sai igual, sem falar que é perigoso.
    Como você tentar reproduzir um míssil, um caça que carrega muito combustível. Por isso existe royalties de produção e compra de tecnologia , você paga pra produzir o produto em casa e ainda aprender a como fazer, do contrario vem só desmontado e você tem que montar, como um LEGO

  21. Concordo ENGENHEIRO.. festival de asneiras nos comentários…rsrs

    Engenharia reversa… acham que é só pegar o suco reconstruir a laranja … rsrsrs

    Temos alguma ‘fábrica’ de cpu´s ou algo do gênero… então o ‘gênios’ do PB podem começar com a Intel/AMD e refazer..litografia de 32nm please….ihihihihi

    Quebrem os Iphones.. Galaxy II,S … e inundem o mercado de giroscópio mode reverse…hahahahhah

    Comprem um SU-35 e façam um … BR-01 (R de reverso..rsrs)

    É mais que óbvio tecnologia de ponta ou vc. aprende a fazer.. ou vc. compra.. ou assume uma atitude medíocre e culpa os outros que não a lhe repassam…(estilo malditos yankes, a piquinha de sempre)…rsrsrs

  22. Vitor, estudei eletrônica avançada com um professor argentino e pude constatar que eles estão sempre avançados em técnologias. O que posso te dizer é que eles procuram colocar o país deles na vanguarda da técnologia, mas não conseguem ir avante por falta de dinheiro e poder politico mundial, ja o Brasil tem dinheiro e um poder politico mundial razoavel, mas peca por corrupção e entreguismo, aqui qualquer centavo americano compra um traidor e ainda ganha de lambuja um chifre na cabeça. Brasileiro, da elite, ou é traidor ou é corno ou os dois. Os argentinos tem mais vergonha na cara, não se vendem a qualquer preço, aqui tem até ex-presidente que trabalhava para a CIA, quase entregou o Brasil todo pros americanos, a ala direitista brasileira ainda vai enterrar este país de vez.

  23. Pena que a grana destinada é pouca, devia ser mais. Melhor demorar um pouco mais e ter por conta própria que achar que vai ‘comprar’. Claro que se pode ter algum ganho ‘comprando’ e fazendo igual, mas o cerne do negócio é aprender por conta própria.
    A surpresa quanto ao estado tecnológico da Argentina deve ser para os mais novos, pois quem já tem uns bons anos na cacunda sabe que os portenhos sempre foram bem avançados.
    Na maioria das questões tecnológicas, estiveram (e ainda estão em alguns casos) à nossa frente.
    Uma das áreas é a nuclear, onde, se foram superados, foi coisa recente, talvez de umas duas décadas para cá.
    Isso significa que temos boas perspectivas com eles, podemos aprender e desenvolver juntos, sem ‘corridas’. E são mais próximos física, política e economicamente, o que facilita.
    Afinal, nada como problemas em comuns para unir interesses.
    Quanto a eng. reversa, sempre pensei que para se optar por esse caminho é preciso ser tão qualificado quanto quem desenvolve; onde existir essa capacidade em nosso material humano , acho que deve ser usada, sem o menor pesar de consciência.
    No mais, realmente temos de lembrar que devemos mesmo diminuir a pobreza. Um povo abandonado e miserável nunca verá o que defender em seu país. E para avançar em tecnologia e ciência, é preciso educação de primeira qualidade, o que estamos longe de ter.
    Temos uma certa ‘folga’ quanto às necessidades bélicas (veja, uma certa folga não quer dizer que não tenhamos de nos fortalecer, apenas que não estamos em ‘sangria desatada’), podemos fazer as coisas com relativa (o que não quer dizer que é para o dia de são nunca, depois da chuva…) calma e sermos bem efetivos.
    Não adianta ser mero ‘consumidor’ de armas avançadas, temos de aprender a fazê-las.
    Mas temos de realmente implementar uma política de defesa e de desenvolvimento técnico para essa industria.
    E que nossos dirigentes são devagar demais nesse aspecto, eu concordo.
    Mas, quanto à notícia, melhor lamber que cuspir…antes pingar que secar…e etc…

  24. Cara, eu até concordo que engenharia reversa é dificil, mas os americanos e russos fizeram isso depois da 2 GM com os míssieis alemães, vi num documentário(canal history) que os foguetes Apolo de 1967 tinha um microprocessador que fez toda a tarefa(ir a lua), se é que foram, e que sua capacidade equivalia a de uma calculadora comum de hoje. Será que nós Brasileiros somos tão burros e atrasados que não conseguiriamos fazer um processador de calculadora? Será que os EUA e Russos eram mais capazes que nossos cientistas de hoje ja na decada de 40? Sinceramente não acredito. Penso que isso é um quebra cabeça(LEGO), em que já dominamos todas as etapas, enriquecimento de urânio, tecnologia da bomba, vetores balísticos etc… e que serão divulgados aos poucos para não chamar atenção e não ser retaliado, e então , de repente, vai acontecer aqui o que já aconteceu com India, Paquistão e Coréia do Norte, alguem vai para imprenssa e diz já temos tecnologia e todos os meios para lançar uma bomba onde quisermos, só não está funcionando porque nossa constituição não permite, mas caso sejamos atacados podemos dar uma resposta antes mesmo de alguma frota aqui chegar. É o que eu penso.

  25. Xtreme, must agree with you..lol

    As Universidades nos EUA sao a mae eo pai do desenvolvimento tecnologico do pais. Os incentivos financeiros veem de varias partes; Governo, a propia universidade, Companhias em sociedade com a universidade etc etc. Tudo comeca com P&D.
    Como apontado recentemente na revista inglesa The Economist, faz pouquissimo tempo que o Brasil abriu os olhos para P & D. estavamos cegos por centenas de anos. O atraso que se ve hoje. O Brasil se situa muito ruin no mundo atual, no quesito patentes. Muito poucas patentes sao entregues a cientistas/universidades brasileiras. levamos um banho da Coreia do Sul e ate mesmo o Mexico registra mais. Patentes estas registratads no US Patent Office.

    O Brasil precisa urgentemente correr atras do atraso cientifico no pais, e reconstruindo laranjas nao e o caminho certo em muitas coisas. Pra Amanha.rsrs

  26. alexandre, eles levaram dezenas, centenas de cientistas alemães para a União Sovietica e America.
    Isso tem até registro, só pesquisar Operation Paperclip.

    O fato é que aquilo (corrida espacial) era tudo um jogo.
    Hoje em dia não é prioridade mandar homens a Lua, ficar, muitas vezes literalmente, matando os cientistas pra isso.
    Não tem nada em jogo, gastar bilhões em algo que não é prioridade é besteira.
    Diferente de antigamente, aonde existia algo (importante) a se provar.

    Esta ai a China, Japão, India.. paises que tem um programa espacial superior ao Brasileiro e inferior ao Russo e Americano, mas estão indo no seu ritmo, tem sim metas a longo prazo, mas sem aquela correria que foi os anos 60 entre CCCP e America.

    “Extra, extra..Brasil mando um homem ao espaço sozinho!”
    É que bom, mas e os problemas que vocês tem aqui na terra? Já resolveram?
    To vendo gente pobre, gente com fome, gente sem moradia lá do espaço…

  27. Caro Fernando Gonzales se me permite e quando nós tomamos um passo acertado como o acima citado vem alguem que achar que para honrar o Brasil é preciso CAGAR em cima.
    Abs

  28. Concordo plenamente Feh, o governo tem dado demonstrações claras de que a dívida social é prioridade, no entanto reafirmo, a tecnolofia dos anos 40 ou 60 é obsoleta hoje até para padr~es brasileiros. Veja as últimas divulgações de empresaa brasileiras na área militar, cito o Astros da Avibras ou os míssies da mectron que já são guiados até os 300 km permitidos em convenção, mas que seus próprios diretores dizem poder manda-los além deste limites, e só não o fazem por não poderem. Poderia aqui falar das centrífucas, do prosub e outros projetos bem encaminhados, mas vou me tornar repetitivo. Então veremos daqui algum tempo( 10 a 20 anos)o sucesso brasileiro em várias áreas tecnológicas. Quero dizer que o Brasil tb recebeu Nazistas pós 2 GM, será que alguns não eram cientistas?

  29. Alexandre eu acredito muito na ciencia brasileira, com investimentos e principalmente, APOIO da pra ir muito longe, mas a desmotivação começa já nos comentarios das noticias.
    ‘Brasil está projetando helices para o seu VANT’
    Ai já um com ‘Nossa. HELICE? já tem turbina já sabia?’
    .
    Nem sabe pra que vai ser o projeto, só meia dúzia de palavras e já dá uma de professor pardal dando sugestões nem um pouco construtivas. Um ‘Nossa, muito bom Brasil, parabéns’ é raro e pode ver aqui mesmo, se o primeiro dos comentários falar mal, todos os outros tendem a falar também, se o primeiro elogia, todos elogiam haha… salvo um ou outro com opinião própria.
    .

    O Brasil tem F-5BRM, O UNICO caça F-5 considerado 4° Geração, graças as melhorias feita pelos nossos cientistas e engenheiros, mas pra maioria aqui é só uma ‘lata velha’

    Não dão valor, simplesmente não dão valor.
    Quando Brasil não tem projetos, reclama
    Quando Brasil tem projetos, reclama E AINDA DIZ QUE NÃO VAI DAR CERTO..
    Ai é complicado.
    .
    Sobre sua pergunta, a egenoia tecno-cientifica Alemã ficou com a CCCP e os Estados Unidos.
    Mas teve registros de Nazistas refugiados -leia.. foragidos- em diversos lugares do mundo.
    A até uma lenda que diz que Hitler fugiu em um u-boat e passou o resto da sua vida na Argentina.
    Se é verdade, não acredito, mas nesse mundo o que mais tem são misterios né?

  30. Não adianta essas “mocreias” da ditadura espernearem. Mesmo nao sendo ideal no governo Lula muita coisa melhorou e com a “guerrilheira” Dilma vai melhorar maisd ainda.
    O resto é conversa de militar da reserva revoltado com o fim de suas mordomias.

  31. concordo com o dandolo.
    Só sou mais radical. O ser humanoe por natureza um engenheiro reverso. Toda a nossa tecnologia vem de decifrarmos a natureza.
    Ótima atitude, para frente e para o espaço!!!

  32. LUCIDES,z,sr engenheiro belo comentario.A incoerencia de alguns comentarios leva as vezes a uma pequena perda de paciencia com os mesmos.Nao podemos esquecer que se fossemos ajudados por a ou b nao teriamos aprendido o caminho das pedras,agora so estamos 60 anos atras dos odiados americanos.Da tempo para ultrapassa-los,se nao houver mais cortes de grana destinado a pesqui ..

  33. Interpretaçao de informaçoes;Segundo me informei,este feito nao deriva de parcerias,foi algo pensado ,planejado e executado por nativos e alguns freelances.ESQUEÇA parceria ,isso e´o maior engana mane´.INDEPENDENCIA e´alergica a parceria.Na cama pode as vezes dar certo.GOOD NIGht!

  34. Para fazer engenharia reversa bastas conhecer o principio cientifico aplicado em certa tecnologia, e conhecimento ciêntifico é de dominio publico,estão puplicados em artigos, livros e diversa midias. Os japonese durante a reconstrução quando iam fazer manutenção em maquinas industrias importadas, costumavam desenhar as peças, como forma de estudar seu funcionamento, e depois criavam melhorias. No brasil existe a tradiçao de empresas metalurgicas de usinarem peças e fazerem modificações para se maquinario.
    O brasil poderia começar fazer engenharia reversa com equipamentos masi velhos como os caças F5 ou outros , para atraves de melhorias criar uma tecnologia propria.
    As forças armadas deveriam doar seu equipamento antigos paras as faculdade de engenharia, como material de estudo

  35. A Índia não é nenhum paraíso e já tem a bomba atômica. Eu prefiro primeiro cercar o terreno pra depois poder cuidar dele com mais segurança, quer dizer, proteger o Brasil e depois acabar com as mazelas sociais. E dá-lhe Espionagem Industrial em cima dos gringos!!

  36. O F5 brasileiro por dentro já é completamente modificado.
    Entra no F5 dos Chilenos e depois no nosso, completamente diferente, nossos paineis são todos digitais, poltronas melhores, controles mais flexiveis.
    Se souber fazer o motor igual, fazer a estrutura é o de menos… em 1 ano a EMBRAER ou alguma empresa terceirizada faz algo do tipo…

  37. Dandolo, em certo ponto você está correto no seu comentario sobre ‘engenharia vital’, mas hoje em dia existe algo simples, PROCESSO JUDICIAL.

    Um exemplo fora da linha bélica:

    A Sony acusou ano passado a LG de ter usado uma tecnologia em seus aparelhos, não lembro o nome, sem autorização, isso fez com que toda a produção da LG que tivesse aquela tecnologia parar..
    A LG teve um rombo nas vendas..
    Esse ano, a LG acusa a SONY do mesmo, e se for levar a processo, a SONY vai ter que parar tudo de TV’s 55″ até o PS3..

    Não se pode sair por ai usando tecnologia dos outros sem permissão, por isso existe registro de patentes.

    e “coreanos nortistas” foi tenso em? haha..

  38. É isso ai Feh, realmente tem muita gente aqui que só quer criticar e não se dá ao menos o trabalho de interpretar as matérias que são postadas, o esquema é falar do governo de qualquer forma, já vi muita bobagem aqui, algumas até engraçadas como uma pessoa que diz dominar tecnologia extra terrestre, mais o importante é fazer como nós fazemos, respeitamos todos e de vez em quando chamamos a atenção de alguns que não sabem se comportar. Abcs e ate a proxima.

  39. Eu não sou especialista, mas lagumas leis de patente de certos pais,incluindo os estados unidos, dão o direito de usar patentes de terceiros com melhorias,tambem conhecido como benchmarketing. este tipo de lei foi criado para que empresas não fiquem guardando suas tecnologias e as obrigam a inovar sempre.
    A força áerea esta desativando os Xavantes, certo? Porque não doar algums unidades a faculdade e engenharia, publica ou privadas , pelo Brasil.

  40. Essa é uma boa notícia, não adianta ficar de chororô reclamando de embargos, tem que investir por aqui mesmo, porque certas tecnologias não serão dadas de mão beijada.

    Boa iniciativa, e que as verbas não sejam cortadas.

    []’s

  41. Acredito que escrevi bem mal da primeira vez. Vamos lá.
    É óbvio que é bom (e eu fiquei feliz) pela instalação do laboratório e pela verba alocada.

    MAS ISSO É MENOS QUE O COMEÇO, HAJA VISTA AO NOSSO ATRASO COM RELAÇÃO A OUTROS PAÍSES.

    “Vibrar” como muitos fizeram é, a meu ver, algo no mínimo ingênuo. A postura deve ser de ceticismo construtivo. Primeiro para não se abater com os problemas que uma iniciativia dessas naturalmente tem (do ponto de vista técnico). Segundo, a cultura brasileira infelizmente despreza a persistência e o trabalho organizado (afinal, somos “o povo mais talentoso do mundo”… que o digam os PTralhas). Terceiro, esse ceticismo construtivo serve como pressão a favor da continuidade de LONGUÍSSIMO PRAZO que esta linha de pesquisa/trabalho demanda.

    E como houve um comentarista que sugeriu, uma de duas opções “fazer as malas”… Meu caro, a você digo… Se critico duramente, é porque me importo e quero o melhor para o Brasil.

    Enquanto não for lavada essa cultura macunaímica, nunca seremos nada, como hoje somos nada e achamos que somos muito.

    Infelizmente, os portugueses não deixaram os jesuítas fazerem o serviço completo.

Comentários não permitidos.