Governo poderá ceder “beiradas” do pré-sal à Petrobras

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro

Para diretora da ANP, áreas pequenas não têm atratividade para ir a leilão.

O governo poderá ceder à Petrobras, em regime de partilha, as “beiradas” de campos no pré-sal que não têm dono, afirmou ao iG a diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard. São pedaços de áreas que ficaram de fora das concessões quando estas foram leiloadas ou que tiveram de ser devolvidos pelas petroleiras por força dos prazos de exploração.

Por conta do tamanho reduzido em relação ao dos blocos concedidos nos leilões de áreas exploratórias da ANP, as “pequenas áreas” no entorno das concessões não teriam atratividade comercial para ir aos leilões de partilha, segundo avalia a diretora da agência.

“O que nós faríamos, por exemplo, com o sul de Tupi, que corresponde a apenas 5% de Tupi? É um pedaço muito pequeno para ir a leilão, sem atratividade, ao contrário de um campo grande como Libra”, comparou a diretora da ANP, citando um exemplo que já ocorreu fora dos leilões previstos, em alusão ao processo de cessão onerosa da Petrobras.

Com cerca de 205 quilômetros quadrados, Tupi Sul foi incluído na cessão onerosa da Petrobras – processo pelo qual a União cedeu à Petrobras áreas do pré-sal em troca de recursos usados na sua capitalização, em setembro de 2010. O bloco BM-S-11, que deu origem à descoberta de Tupi, foi leiloado e arrematado pela Petrobras com 5,2 mil km², em 2000. Já Libra, a maior descoberta de petróleo do mundo em 2010, deve ser o primeiro bloco a ser leiloado pelo governo brasileiro sob o novo regime de partilha. Pela nova lei, as petroleiras não vão ser donas do petróleo que retiram do bloco, mas sim prestadoras de serviço da União, quando as áreas forem do pré-sal ou de campos gigantes em outras províncias.

Leilões

A ideia de ceder as “beiradas” do pré-sal à Petrobras será discutida no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), formado por membros do Ministério de Minas e Energia (MME), ANP, Petrobras, entre outros representantes do setor de petróleo. Como o novo marco regulatório determina que as áreas do pré-sal tenham a Petrobras como operadora única, naturalmente a empresa seria a herdeira natural das “beiradinhas” do pré-sal.

Ao contrário das áreas maiores, os pedaços de blocos não deverão ser disputados por outras empresas que desejarem ser sócias da Petrobras na partilha da exploração, segundo Magda. E ficarão 100% com a estatal, segundo a ideia da cessão. O governo realizará leilões de partilha, pelos quais as empresas disputarão parcerias com a Petrobras para explorar as reservas.

Em alguns casos, as “beiradinhas” não integraram o bloco original porque os dados geológicos não apontavam, na ocasião, a existência de jazidas. “São beiradinhas que saem dos limites de concessão porque estudos de sísmica realizados para delimitar o bloco naquela época não margearam perfeitamente o potencial de reservas”, explicou. Quando os blocos do pré-sal foram leiloados, entre 2000 e 2001, o tipo de sísmica ainda era 2D, um estágio atrás do estudo atual, realizado em 3D.

Devolução de Tupi

Em outros casos, as beiradas já fizeram parte da concessões, mas tiveram de ser devolvidas, como é o caso de Tupi Nordeste, de 295 Km. O bloco voltou para o portfólio da Petrobras sem leilão, via cessão onerosa, depois de ser devolvido no final de uma fase exploratória. Pela lei, as empresas têm de devolver à União parte do bloco após alguns anos de exploração.

No caso do BM-S-11, a Petrobras devolveu metade da área há alguns anos, ficando com a parte que deu origem a Tupi. Na declaração de comercialidade, em dezembro de 2010, a empresa devolveu mais um pedaço, ficando apenas com 342 km² de Tupi, rebatizado de Lula, e 153 km² de Cernambi, do mesmo bloco. A estatal ficou, portanto, com cerca de um décimo do bloco original, de 5,2 mil km², sem considerar as áreas recuperadas na cessão oneros.

Fonte: Último Segundo

15 Comentários

  1. A Petrobras é uma estatal ou empresa privada? O governo fala, como se a empresa pertencesse a iniciativa privada, que não tivesse vinculos com o governo

  2. a Petrobrás só não e operadora unica no pré-sal por pressão exterior. Para deixar os petroleiros extrangeiros satisfeitos, todos eles podem ter participação. Se você reparar todos os blocos tem participações de shell, chevron (aquela que fechou um acordo “secreto” (que agora não é m ais graças ao WikiLeaks do Brasil) para a exploração do pré-sal fosse nos moldes do pós-sal), Bp (aquela do vazamento no golfo do méxico)e outras. Eu discordo disso mais não sei o que estava em “jogo” (soberania provavelmente, o rabo preso de algum figurão do governo com apenas 4 dedos em uma mão, por exemplo) na mesa de negociações.

  3. A Petrobras se entitula estatal mas na verdade é uma multi-nacional de capital aberto ou seja gringos são mais donos da Petrobras que Brasileiros e devemos nos contentar com talvez 30% rsrs Acho engraçado que o que ainda não esta publicamente definido e em vigor ja esteja leiloado rsrs Brasileiro é tão bonzinho.

  4. Ué , a petrobrás é ou ñ a lider na procura e comércio do ouro negro no BRASIL….perdeu o monopólio?!?!Q eu saiba ela é a gerente principal da n empresa do pré sal…quem sabe?

  5. Petrobrás é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), qualquer um pode ter ações.. mais o acionista majoritário é o Governo do Brasil.

    Como disse o Alisson, é uma sociedade de Economia Mista!
    O Governo não pode fazer o que quiser com aquilo, só por que é o majoritário.

    A Petrobrás opera em 28 países e isso vocês acham ÓTIMO.
    Por que é que nenhuma empresa extrangeira pode operar aqui?
    Quer dizer que na mente de vocês, agente pode operar no exterior, mas as outras empresas gringas que fiquem longe das nossas fronteiras?

    a..vá.
    Dizem que amam o Brasil e não sabem nem isso.
    Lamentável e muito triste..

  6. Já estão preparando a entrega do pré Sal, e ainda dizem que a Dª Dilma tem tendência a comunista, eu estou achando que ela não é muito diferente do José Serra, esse desejo de se aproximar dos EUA, já diz tudo.

  7. Como disse o Alisson é uma Sociedade de Economia mista,agora acho boa a iniciativa do Governo Dilma,vou contar os dias para sair no Globo uma matéria metendo o pau na Petrobrás,só no Brasil mesmo,em qualquer lugar do mundo a Petrobrás seria motivo de orgulho,mas o Globo ouve qualquer idiota que queira meter o pau na Petrobrás.

  8. >>>Esse título é muito Ruim e malicioso,<<<
    A matéria é boa, e apenas informativa.
    Mas para muitos desavisados, da a entender que o governo esta deixando a Petrobras apenas com as sobras do Pré-Sal…
    Que não é o caso.

  9. Como podemos ver essa é uma das práticas mais vergonhosas da mídia PIG, o uso de manchetes chamativas, que desinformam, e muitas vezes nada tem haver com o conteúdo da matéria. Foi criada uma empresa nacional especialmente para explorar o pré-sal, e a Petrobras vai ficar com a grande parte das áreas a serem licitadas, porém, existem partes que não tem apelo comercial para a licitação, assim, essas áreas seriam repassadas diretamente para a Petrobras, sem que a CIA tenha que comprar a concessão para a exploração.

  10. Pessoal, a Petrobrás precisa de passar por uma auditoria séria, pois virou cabide de empregos. Os impostos do povo estão sustentando uma empresa falida e pessimamente administrada. Temos que reorganizá-la, mudar a sua diretoria, etc. Se transformou em ninho de políticos.
    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/02/21/petrobras-gabrielli-contesta-denuncias-mas-auditorias-do-tcu-confirmam-terceirizacao-irregular-923853424.asp
    xxxx
    http://extra.globo.com/noticias/brasil/para-cada-concursado-na-petrobras-existem-36-funcionarios-terceirizados-80-em-situacao-irregular-1104637.html

  11. Deixem de serem tolos sempre foi assim mas falaram que ia mudar mas mudar como?So o modus operanti de espoliar o Brasil,so tem safados e a Petrobras sempre foi empesteade de espertinhos isso é bom pra calar muito imbecil que diz que na ditadura tinha general diretor disso e aquilo e que tudo era cabide de sanguessugas.Desde que esse pais se tornou republica atravez de um golpe militar virou REPUBLICA DE RATAZANAS e regredimos no tempo e avançamos nos cambalachos como pais e tambem como povo.Tudo é feito de forma a iludir-nos e enganar-nos e nada é capaz de moralizar somente se desembainharmos a espada e passarmos o cerol geral.Eu ja tinha postado a algum tempo atraz aqui e em outros blogs mais anteriormente que ja tinha visto com meus olhos em uma empresa Americana em Macaé RJ a uns 6 anos atraz mais ou menos um mapa com todas as areas de petroleo no mar subdividido em nomes de empresas extrangeiras inclusive areas que ainda não tinham sidos divulgadas com a bacia de Santos que é maior que a de Macaé.Os otarios somos nós que sempre somos os ultimos a saber daquilo que determinam que nós podemos saber.

  12. Não há interesse do governo em apurar as falcatruas da Petrobrás. Temos a ABIN,a Polícia Federal,o Ministério Público, além dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
    Esse vai ser o primeiro teste de honestidade do Governo Dilma. Quero ver se ela vai mandar apurar os fatos, verificar quem recebeu privilégios,principalmente financeiros. A imprensa diz que as licitações não estão corretas.
    Estou colocando a fundo perdido, o dinheiro do povo nessa empresa ? Vamos apurar isso a fundo, por favor.
    É muita grana, que pode estar indo para o fundo do bolso de alguém, enquanto brasileiros estão morrendo nos hospitais públicos, por falta de fundos públicos.
    Vamos colocar esses safados nos fundos do inferno (cadeia).
    Será que o Brasil é o Egito de amanhã ?
    Quem são os Mubarak brasileiros ?
    ABIN, PF e MP vamos agir, pois vocês são pagos para isso.

Comentários não permitidos.