Governo irá fortalecer combate à violência nas fronteiras e retomar política de desarmamento

http://www.rgl.com.br/sites/default/files/imagecache/ampliado/uploads/noticia/1543/dsc00474.jpgMinistro destacou a importância de uma mobilização de governadores, prefeitos e sociedade

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo afirmou, durante a divulgação da pesquisa Mapa da Violência 2011 na manhã desta quinta-feira, que serão desenvolvidas ações contra o crime organizado, principalmente nas fronteiras. Cardozo também declarou que vai retomar ‘com muito vigor’ a política de desarmamento no país.

— É necessário termos um plano de fronteiras que intensifique o combate ao crime organizado. Vamos, em conjunto com os estados de fronteira, criar gabinetes de gestão integrada — disse o ministro.

A pesquisa apontou uma queda nas taxas de homicídio no país em comparação com 2003, ano em que entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento, seguido pela promoção de campanha para a entrega voluntária de armas.

A taxa nacional de homicídios caiu de 28,9 em cem mil habitantes para 25,8 entre 2003 e 2005. Entre 2007 e 2008, no entanto, voltou a subir, passando de 25,2 para 26,4 homicídios em 100 mil habitantes.

— Parece evidente que a questão mais grave é a do armamento excessivo. Quando nós desenvolvemos políticas de desarmamento, o índice de violência cai. Uma população armada é uma população violenta. Precisamos dar sequência a essa política — afirmou o ministro.

Segundo Cardozo, o ministério vai desenvolver campanhas e programas para incentivar o desarmamento da população. Ele afirmou que será um projeto conjunto entre todas as instâncias de governo e a sociedade.

— Vamos discutir com o governo ações nessa área. Temos reuniões previstas com representantes da sociedade civil e esperamos retomar uma política ofensiva de desarmamento.

O ministro afirmou que a corrupção é um fator diretamente relacionado ao crescimento do crime organizado. Segundo ele, o crime organizado cresce, pois há permissividade do setor público.

— Precisamos enfrentar isso. Recentemente houve operações da Polícia Federal no Rio de Janeiro e em Goiás que desmembraram organizações que tinham policiais envolvidos.

Ministro quer mais transparência

O ministro destacou a importância de uma mobilização de governadores, prefeitos e sociedade pela redução dos números de homicídio no País.

Cardozo ainda defendeu a criação de uma mapa da violência em tempo real, uma espécie de painel de informações transparente, aberto para consulta da própria população.

— Só depois de três anos sabemos como estão as coisas. Apesar de todos os esforços, as bases que nós temos são de 2008. Há uma defasagem que não nos permite registrar o êxito de Pernambuco, por exemplo — finalizou.

Fonte: Zero Hora

26 Comentários

  1. Voltar novamente com essa história de desarmar a população??? Essa ideia de ONG estrangeira ja foi votado em plebiscito. Tem que haver é fiscalização de fronteira.

  2. Para de falar besteira,trata de construir presídio,acaba com com redução de pena,essa lei é uma vergonha o cara pega 80 anos e só pode cumprir 30 anos e ainda assim tem direito a redução,o bandido anda armado e o inocente é que morre.

  3. Será que isso dá voto pra esses FDP…Além de sempre começarem à desarmar pelo cidadão de BEM… Até chegar nos bandidos já terminou a campanha ou sei lá o quê.Vá fiscalizar fronteira, construir universidades, incentivar à classe científica, creches q seja , enfim diminuir o buraco negro na nossa sociedade…para q nós brasileiros tenhamos um maior esclarecimento político, cultural ect… Será q eles querem isso ???

  4. Armas ñ matam, quem mata é quem puxa o gatilho, então, q o mesmo responda por seus atos…se eu comprei paguei, me pertence, pq tenho de desfazer-me da mesma?!?! Os ianks tem + armas q habitantes no país, e ñ tem tantos crimes assim,e bem verdade q uma x ou outra alguém pira…+ isso e outro esquematozóide. Sds.

  5. Ah! Antes era só de mentirinha essa política de defesa das n floresta ,combate ao contrabando de n bioflora, vigilância de n mares e ; agr é pra valer, antes n?!?! Ninguém me disse nada só agr , e eu pensando q era td verdade, sacanagem.

  6. Esse cara é um idiota. Sou policial e defendo o direito do cidadão portar armas. Durante meus quase dez anos de polícia, apenas uma vez que prendi um cidadão por porte ilegal, todas as demais vezes que prendi bandidos armados, as armas eram sem registro, ou pinadas, logo a conclusão que chego é a seguinte: não adianta nada proibir o cidadão de bem de portar armas, se as armas continuam chegando aos bandidos.
    Dizer que uma população armada é uma população violenta é na pior das hipóteses ignorância, o país mais armado do mundo é a Suíça. Agora perguntem a taxa de homicídios/roubos deles? Sem falar que lá o cidadão pode portar fuzis e não simples .38/380.

  7. Como o Olavo de Carvalho já havia alertado, eles vão ficar repetindo esse prebicito do desarmamento regurlarmente até conseguirem o que querem que é desarmar o povo. Depois disso o caminho para o socialismo nos moldes chines estara aberto. É tudo o que o Lula, a Dilma e o Foro de São Paulo planejam a décadAS….

  8. Uma absoluta mentira;

    “Uma população armada é uma população violenta.” Uma populacao desarmada e uma populacao de vitimas de bandidos. Quanta ignorancia.
    nem todos podem ter armas:antecedentes criminais etc etc, mas a pessoa honesta deveria poder comprar uma arma sem essa burrice brasileira. Bandidos sempre vao ter armas, mas de acordo com o Jumento Cardozo, a populacao so deve baixar a cabeca e perder seus bens aos FDP’s da vida.

  9. ARMAS NAO MATAM PESSOAS ,PESSOAS MATAM PESSOAS!!!

    TEM SIM QUE FISCALIZAR AS FRONTEIRAS E NAO TIRAR A ARMA DO POVO.
    Caro Marco, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  10. Pouco me importa quantas vezes esses criminosos que pululam em “ONG’s” tipo VIVA RIO façam essas campanhas cretinas… Eu Sempre terei armas de fogo. Dentro da lei,se possível.Fora da lei,se necessário.

  11. Esse cara é um incompetente. Uma população agressiva é uma população oprimida, marginalizada e sem voz. É uma polícia mal preparada e incompetente que atira primeiro e pergunta depois. É um judiciário lento e ineficaz que solta o criminoso horas depois do crime, que da indulto de natal pra assassino confesso. E um governo que permite milícias (pra não dizer máfia) e grupos de extermínio. E principalmente é uma sociedade com políticos criminosos e vendidos a interesses externos que volta e meia jogam a culpa de tudo na arma.
    Quem atira mata mas que esta puxando o gatilho são fdps como esse, que não sabem fazer seu trabalho direito.
    .
    “Parece evidente que a questão mais grave é a do armamento excessivo. Quando nós desenvolvemos políticas de desarmamento, o índice de violência cai. Uma população armada é uma população violenta. Precisamos dar sequência a essa política — afirmou o ministro.”
    .
    Essa foi a maior idiotice que ouve nos últimos tempos.
    .
    Os EUA são um dos países mais armados do mundo, os caras são totalmente fanáticos por armas. Arma com cachorro, arma com mulher, arma no carro, arma no travesseiro, arma na camisinha… é só procurar no youtube, e qualquer um tem uma síntese da profundidade do que falo. E o índice mortes de lá nem se compara ao daqui. A próxima idéia dele vai ser proibir carros, já que temos números alarmantes de mortes no trânsito. Segundo essa lógica (que não tem nada de lógico), uma população com carros é uma população violenta, também.
    .
    ESTÚPIDO! :ira:

    Desse jeito só contribui para o Brasil ser um país ainda mais vulnerável a ameaças externas, pois uma população desarmada é um população vulnerável a qualquer ameaça. O risco de guerra civil diminui drasticamente, e os yankes agradecem.
    vagabundo apadrinhado e comprado é o que ele é!

  12. rsrs rsrs ou seja o Governo quer que estado e municipios deem seus jeitos pois com contenção de manutenção operativa não tem como patrulhar ou sera que distribuiram tapetes Persas voadores por ai rsrs rsrs O Governo espera,essa é boa.O povo tambem espera tanta coisa mas a diferença que o governo cobra resultados enquanto a nós apresenta so propostas e prognosticos sem incentivos efetivos.

  13. Desarmar…isso é traição, falo como advogado, uma elite neste país tem direito a armas. O povo não, dou exemplo.
    Juiz, promotor podem ter armas e andar armados, advogados, podem ter armas, mas não tem direito de andar armados. Agora me perguntem quem morre mais por causa dos processos. Simples os advogados. Se não acreditam procurem a OAB.

  14. Concordo com o Felipe.

    Tá na cara que toda esta palhaçada tem nada a ver com diminuir a violência. Só um jumento! pra apoiar desarmamento do trabalhador rural.. onde até pra se defender de animais grandes precisa de arma. A situação ta complicando demais!.. pior que isto engana tanta gente! que vive no “mundo do plin-plin” plebiscito? Heheh.. com um povo manobrado e sem educação adequada? SEM CHANCE!!

    O JClaudio citou a Suíça!.. lá o alistamento militar! dá direito ao soldado cuidar do fuzil como se fosse um bebê, e dentro de casa! durante uma temporada.. todo jovem fica uns anos no serviço militar.. e tendo porte residencial do fuzil quando não em diligência!.. e ta aeh oq o JClaudio disse.. quanto à quase inexistencia de violência no país.

  15. “Uma população armada é uma população violenta”

    Esse cara não deve conhecer nem o Canadá nem a Suíça. Uma população armada só é violenta se ela não tiver cultura e educação…

    E continua-se a desarmar, amansar, docilizar os brasileiros para que não esbocem reação ou resistência.

    Hoje o que mais o país precisa é de BRASILEIROS!

  16. O Governo pretende desarmar as pessoas de bem ? Absurdo !
    Os Sem-terras vão acabar degolando os fazendeiros.rs…
    E como iremos nos defender dos marginais e ditadores, já que o Governo não nos dará essa proteção ?
    A defesa pessoal é um dos direitos universais do cidadão.
    Outra coisa, se o país for invadido futuramente, o cidadão terá uma arma para lutar.
    Desarmar a população honesta e ordeira, me cheira a golpe governamental. Desarmem os criminosos.
    Sobre a fiscalização das nossas fronteiras, é muito difícil, pois precisaríamos de milhares de pessoas.
    Vamos fiscalizar bem as estradas, rios ,aeroportos e o espaço aéreo.Se policiais e fiscais se corromperem,não há solução cabível.

  17. O Governo pretende desarmar as pessoas de bem ? Absurdo !
    Os Sem-terras vão acabar degolando os fazendeiros.rs…
    E como iremos nos defender dos marginais e ditadores, já que o Governo não nos dará essa proteção ?
    A defesa pessoal é um dos direitos universais do cidadão.
    Outra coisa, se o país for invadido futuramente, o cidadão terá uma arma para lutar.
    Desarmar a população honesta e ordeira, me cheira a golpe governamental. Desarmem os criminosos.
    Sobre a fiscalização das nossas fronteiras, é muito difícil, pois precisaríamos de milhares de pessoas.
    Vamos fiscalizar bem as estradas, rios ,aeroportos e o espaço aéreo.Se policiais e fiscais se corromperem, não há solução cabível. Na Turquia não há corrupção e roubo, porque a lei é duríssima. Precisamos apertar os safados, que tudo vai andar maravilhosamente.

  18. Devia-mos nos organizar melhor e derrubar cada um desses que representam interesses que não do povo brasileiro.
    Devia-mos parar esse país com greves, paralisações a cada novo escândalo ou palhaçada desse tipo.
    Só desse modo vamos conseguir fazer quem esta lá no congresso tremer nas bases e perceber que já não governam pra estúpidos como antes.
    abç

  19. Vai começar novamente essa política babaca do governo, desarma o cidadão e deixa o bandido cada vez mais certo de que pode fazer o que quizer pois o pobre cidadão estára desarmado e não poderá se defender. As vezes fico pensando, o que será que querem nossos “queridos” políticos com isso??!!

  20. Vou contar para vocês o que um militar americano disse para mim. A Constituição dos EUA, que tem poucos artigos, garante total direito de defesa para cada cidadão de bem, inclusive de se armar. Perguntei para o americano: Mas se o povo se reunir e resolver dar um golpe de estado ?
    Resposta: Se o governo for de corruptos e ditadores, o povo tem o direito de retirá-lo à força. Cada Estado americano tem a sua Guarda Nacional (FFAA do Estado), com a finalidade de se contrapor à Força Armada Federal, caso achem necessário. Para os Militares da União entrarem nos Estados, tem que pedir permissão ao Governador. Os Militares da União foram criados para atuar fora dos EUA, e só poderão aturar dentro, com a permissão dos Governadores. Nos EUA há um equilíbrio de forças interno, que foi motivado pela Guerra Civil Americana, em que morreram mais de 600 mil pessoas. Até as crianças aprendem a atirar. Há forças paramilitares de brancos, negros,etc. Sei lá, com 5 mil combatentes … O povo americano é guerreiro e neurótico de guerra. A população enfrenta os criminosos de armas na mão e atira mesmo …
    Eles permitem Caçadores de Recompensas. O pai desse americano, lutou na Guerra da Coreia, caçava criminosos e recebia recompensas para sobreviver, por parte do Estado.
    Eles colocam cartazes oferecendo recompensas pela captura de criminosos, que nem na época dos Cowboys. Criminosos nos EUA não se criam com facilidade, tal como no Brasil.
    O Brasil é o paraíso dos criminosos, não sei porque.
    O povo americano adora guerras externas, pois isso une o país. Se não houver guerras externas, eles passam a lutar contra eles, pois são neuróticos de guerra.
    Os americanos nuca pararam de lutar, desde que eles se conhecem como nação. São muito perigosos. Eles tem a Síndrome do Predador. Viram o filme ? Se comparam ao antigo Império Romano.
    O Brasil que se cuide.

  21. Aqui na minha cidade um jovem de 15 anos foi morto, numa festa, por um idiota que estava armado se achando o dono do pedaço.Eu pergunto:
    Se toodos na quele lugar estivessem armados será que o idiota seria tão valente assim?

  22. agora imaginem: o Brasil invadindo um país pequeno como o chile, mais lá todo mundo anda armado, todos tem porte de arma ou não, ok??? agora vejamos, qual o primeiro problema que o Brasil enfrentaria, quando chegase a cidade??
    – eu digo, um exercito que o americanos já estão tentando acabar a muito tempo, que seria de uma população de guerreiros e não uma população, agradecendo a eles por eles terem invadido o nosso pais e matado nesta invasão muitos dos nossos compatriotas e sem nenhuma baixa para o lado deles, agora eu pergunto: por que essas ONGS, que nem daqui são insistem com esse tema que me parece algo que insulta a nossa inteligencia, pois o proprio EUA, todos usão armas em muitos casos são insentivados a usa-las e se defender, não é estranho, que os mesmos americanos que insistem em que nos desarmemos, insentivam os seus, para que andem armados e se defendam???
    – isso é algo para se pensar, e ainda temos politicos que não pensam ou se pensam, só pensam no bolso deles mesmos.
    assim não da

  23. VÃO VOLTAR COM AQUELA FRESCURA DE NOVO. DA VONTADE DE IR EMBORA DESSE PAÍS.
    Apenas uma dica, ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds

    E.M.Pinto

  24. Bem vamos aos números então.
    A população mais fortemente armada do mundo está nos Estados Unidos, com 270 milhões de armas – praticamente uma para cada habitante.
    O total é 17 vezes maior que o verificado no Brasil. Em segundo lugar, vem a
    Índia (46 milhões de armas), seguida por
    China (40 milhões),
    Alemanha (25 milhões) e
    França (19 milhões).
    Brasil (15 milhões)

    Portanto vemos que as argumentações não correspondem aos fatos, o que está por trás desta manobra de querer desarmar o cidadão?

  25. É pena que só uma pequena parcela da sociedade tenha este grau de esclarecimento, falo dos colegas de postagem. Caso fosse ao contrario este gangster, travestido de presidente do Senado, nem estaria la sugerindo mas este custoso e pernicioso projeto.

Comentários não permitidos.