Experts dizem que o planeta Terra será irreconhecível até 2050

http://farm4.static.flickr.com/3221/3050791078_9988ddd340.jpg
Sugestão: Gérsio Mutti
Uma população cada vez mais numerosa competindo por recursos cada vez mais escassos poderia contribuir para um mundo “irreconhecível” em 2050, pesquisadores advertiram em uma importante conferência científica dos EUA.
As Nações Unidas previram que a população mundial chegará aos sete bilhões este ano, e subirá a nove bilhões até 2050, “com quase todo o crescimento que ocorre em países pobres, especialmente na África e Sul da Ásia”, disse John Bongaarts dos sem fins lucrativos Population Council.
Para alimentar todas estas bocas, “vamos precisar de produzir muito mais alimento nos próximos 40 anos, do que produzimos nos 8000 anos que passaram”, afirmou Jason Clay da World Wildlife Fund, na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).
“Até 2050 nós não teremos um planeta que seja reconhecível” se as tendências atuais continuarem, disse Clay.
O crescimento da população irá agravar os problemas, tais como esgotamento de recursos, disse John Casterline, diretor da Iniciativa de Pesquisa Populacional da Universidade de Ohio.
Mas a renda também está esperada para subir ao longo dos próximos 40 anos – triplicando mundialmente e quintuplicando nas nações em desenvolvimento – e adicione mais pressão para o abastecimento alimentar global.
As pessoas tendem a subir na cadeia alimentar enquanto sua renda aumenta, consumindo mais carne do que poderia ter quando faziam menos dinheiro, dizem os especialistas.
Leva cerca de 3,4 kg de grãos para produzir um quilo de carne, e cerca de um e meio a dois quilos de grãos para produzir meio quilo de queijo ou ovos, especialistas disseram à AFP.
“Mais pessoas, mais dinheiro, mais consumo, mas o mesmo planeta”, Clay disse à AFP, pedindo a cientistas e governos para começar a fazer mudanças agora em como o alimento é produzido.
Especialistas em população, no entanto, pedem mais verbas para programas de planejamento familiar para ajudar a controlar o crescimento no número de seres humanos, especialmente nas nações em desenvolvimento.
“Por 20 anos, tem havido muito pouco investimento em planejamento familiar, mas há um retorno de interesse agora, em parte devido à fatores ambientais como o aquecimento global e os preços dos alimentos”, disse Bongaarts.
“Queremos minimizar o crescimento da população, e a única maneira viável de fazer isso é através do planejamento familiar mais eficaz “, disse Casterline.
Fonte: Yahoo News

36 Comentários

  1. “Especialistas em população, no entanto, pedem mais verbas para programas de planejamento familiar para ajudar a controlar o crescimento no número de seres humanos, especialmente nas nações em desenvolvimento.”
    VAMOS SUPRIMIR OS POBRES PARA QUE OS RICOS POSSAM COMER!!

    É PIADA??
    Porque os ricos não deixam a agricultura da Africa se desenvolver? porque a UE tem tanto protecionismo da sua agricultura cara e obsoleta em nível de produção? proque eles não criam programas que desestimule o consumo inrresponsável no mundo rico?
    TODOS TEMOS SIM O DIREITO DE COMER MELHOR!
    AGORA PARA MANTER O PADRÃO DE CONSUMO DO 1ºMUNDO, VALE ATÉ CONTAR PIDA COMO ESSA.

  2. Se as pessoas no mundo todo nao tiverem consciencia de que é preciso consumir com responsabilidade e isso inclui a gente tbm na nossa propria casa,reciclar mais,desenvolver formas mais limpas e eficientes para enegia eletrica e outras coisas que nao lembro agora o Costa vai ter razao mesmo e nao será só os netos dele,jovens adultos como eu na casa do 31 anos tbm sofreram as consequencias!

  3. “Especialista” dizem que o mundo será irreconhecível em 1989. “Cientistas” dizem que de 2000 não passara. Ong diz que o mundo acabará em 2011. Especialistas dizem que 2018 será catastròfico e população será aniquilada pelo calor..e etc, etc, etc… Muito bom para encher pagina, quem ganha com isso é a imprensa.
    Quando as pessoas viverem no ano de 3000, “especialistas” dirão que de 3050 o mundo não passa.
    Fora os lunáticos, agnósticos, macumbeiros, igrejeiros e charlateiros que ficam apostando na desgraça, porque desgraça da ibope e isso é bom para a imprensa geral que vive de fofocas….que profissão inutil.

  4. Com muitas pessoas saindo de classes pobres e subindo para classe media o consumo aumenta, logo se a produção não for compatível os preços aumentam = somente quem for rico ou tiver orçamento compatível vai poder comprar o que comer os pobres vão todos morrer.

    Um exemplo:
    O Japão importava trigo da Rússia que parou de exportar para atender o mercado interno, ai os japoneses foram tentar comprar na China que somente exportaria se pagar um preço super inflado acima de 40% da cotação de mercado, ai os japoneses foram procurar na Argentina mas não encontraram produção sobrando, ai tiveram de ir procurar na Franca que tem uma produção de qualidade mas de preços altíssimos e fecharam um acordo com eles, ao mesmo tempo estão financiando o desenvolvimento de produção de trigo agora no Uruguai para tentar garantir um fornecedor instável.
    Ficar dependente de mercados externos na agricultura acho que e pior do que não ter meios para se defender de um invasor, da para exterminar o inimigo somente bloqueando o fornecimento de alimentos.

  5. Tem comida e água para todo mundo.. e tecnologia para triplicar esta quantidade.. só não será assim em 2050 se continuarem subornando a população para que aceitem o que antes seria inaceitável em troca de bens necessários, como estes aí. Não adianta… sempre tem de criar algum problema! para existir senhores do mundo e escravizados.. imprecionante.. putz

  6. “Queremos minimizar o crescimento da população, e a única maneira viável de fazer isso é através do planejamento familiar mais eficaz “ . Queremos? Queremos quem cara pálida? Os globalistas que querem criar uma nova ordem mundial? São esses os sujeitos que sonham em exterminar a grande maioria da população mundial, dizendo que esta deveria ser reduzida dos atuais 7 bilhões para apenas 500 milhões de habitantes. Esse pessoal deveria fazer um autoaborto retroativo neles mesmos.

  7. Valeu, vivi o melhor momentos deste planeta, e tenho certeza q td fiz p o tornar melhor p meus netos…Até árvores eu plantei,briguei pelo lixo jogado nos rios, lamentei a morte de vários rios, como o sarapuí …enfim, voltarei ao pó, pq dele sou parte, só lamenmto ñ ter alcançado meus objetivos, é esse é um deles..

  8. Penso totalmente diferente disso…
    A taxa de NATALIDADE está caindo a algum tempo em todo o mundo, o que poderia reverter isso, seria a Africa entrar nos eixos, político social e etc…, mas como todos sabem a Africa como um todo dificilmente irá nesse caminho.
    .
    .
    Esse John Casterline, diretor da Iniciativa de Pesquisa Populacional da Universidade de Ohio, não sabe disso? poxa e eu que achei que o Brasil tava mal de facul. ahaha

    abraço

  9. Galileu disse:
    24/02/2011 às 14:55

    Penso totalmente diferente disso…
    A taxa de NATALIDADE está caindo a algum tempo em todo o mundo, o que poderia reverter isso, seria a Africa entrar nos eixos, político social e etc…, mas como todos sabem a Africa como um todo dificilmente irá nesse caminho.
    .
    Galileo eu não estou de acordo,só tem que ver as taxa de natalidade em muitos paises,por exemplo brasil,qual era a natalidade no começo dos 80`s e olha agora,e sobre africa tem a culpa as ONG`S já que mandam alimentos a eles e sabendo que sempre vão ter alimentos pouco mais vão ter e se vão reproduzir como coelho,dinheiro para comida não tem mais para armas e munição tem.

  10. Em 2020 se iniciará o Cataclismo Climático, que poderá matar 50% dos terráqueos. Em 2036 Aphofis atingirá a Terra (?)
    Não se preocupem com o excesso de população na Terra.
    A natureza se encarregará de reduzi-la.

  11. SE NÃO FOR EM 2012 SERÁ EM 2036.
    .
    .
    Alguns cientistas dizem que em 2036 o planeta terra irá lavá uma tremenda de uma “pedrada nos cornos”,igual a isso só no tempo dos dinossauros.Hehehehh…..
    .
    .
    ————(trecho do texto cuja o título original é:
    -“Cientistas russos prevêem embate de asteróide)
    .
    .
    “(…)13 abril de 2036 é a data de impacto quando o asteróide Apophis vai destruir a Terra com a força de 50 milhões de bombas de Hiroshima, de acordo com pesquisas baseadas em previsões de cientistas russos. Não é apenas mais uma história de terror: tantos cientistas concordam, que uma grande conferência internacional foi convocada. (…)”
    .
    ——-(fonte:pravda/curiosidade)

  12. isso é pura mentira…..tão querendo freiar aqueles que tem muitos recursos naturarais todos nois ja sabemos que paises ricos ja deitruiro suas reservas naturais .como nos atacar seria muito caro , querem nos freiar . alguem ja viu aquele documentario chamado aquecimento global é uma farça…..

  13. SE O DRAGÃO DEIXAR.
    .
    .
    “(…)As pessoas tendem a subir na cadeia alimentar enquanto sua renda aumenta, consumindo mais carne do que poderia ter quando faziam menos dinheiro, dizem os especialistas.(…)”
    .
    ——————(fonte:yahoo news/PB)
    .
    A inflação dos alimentos e a carestia deles fará a seleção natural das espécies.-Hahhahaah….!

  14. Tudo ganância!.. Os problemas mundiais são movidos por isto! Seja no capitalismo.. comunismo.. anarquismo.. socialismo.. O planeta terra tem seu ciclo!.. O sistema solar tem seu ciclo!.. Forças poderosas manipulam os orgãos mundiais que fiscalizam a ação do homem no meio-ambiente, para desvirtuar as coisas e descambar em mais fonte de $$ e poder! E isto é planejamento estratégico de milhares de anos, por isto existem muitas fontes antigas “confiáveis” de que o homem (todos) estão agindo contra a natureza, quando na verdade é no sentido de que a ganância (com diversas ferramentas sociais e tecnologicas) é que está maquiando as reais causas e motivos dos problemas ambientais.

  15. Isso é apenas uma hipótese gente, sem pânico, sem medo, por gentileza. Além disso eu concordo com o Ivan, acho que tudo isso não passa de um pretexto para desarticular as economias dos países em desenvolvimento, pode ver, querem verba para contar o crescimento populacional. Isso é sem noção, quanto mais pessoas novas maior a força de trabalho nacional.

  16. Além disso, se o problema da escassez é o consumo de carne, então porque não incentivar as pessoas a tornarem-se vegetarianas? É saudável, economizaria grãos para criar gado, vacas, galinhas e etc e ainda acabará de vez com essa brutal indústria da morte. Afinal, os animais são tão terráqueos quanto nós, e, por isso, merecedores de viver em paz em sua própria terra.

  17. Pois é,as pessoas tem que ter consciencia do que está acontecendo,e não ficar indo atrás de cada vez mais poder(recursos)tudo em excesso faz mal,porque esse poder vai ser oque no futuro?se não tomarmos providencias agora a previsão está certa…

  18. Sobre este estudo não duvide, quando uma nação atinge status de 1 mundo, quase metade do que se e produzido vai para o lixo, seja por falta de qualidade ou por desperdício.

    Esqueci de comentar que o Japão importava 90% do seu consumo de cafe do Brasil, no começo deste ano tentaram comprar cafe e não encontraram quantidade suficiente o que fez o preço no mercado internacional disparar…Jogada dos produtores? Aumento de consumo? Produção incompatível com a demanda?

    Para quem não sabe a pirataria na Somália começou porque os pescadores chineses 8 milhões acabaram com os peixes na costa africana. (afinal eles tem que alimentar os 1.3 bilhões de habitantes + os 700 milhões que não oficiais de bocas)

    No Brasil que tem pasto para criar gado não tem muito problema, agora nos países desenvolvidos para criar uma cabeça de gado confinado se gasta o que poderia alimentar 10 pessoas por dia.

    Quem já teve a oportunidade de conhecer países desenvolvidos devem conhecer o estilo de vida completamente diferente e neste sentido concordo com o ultimo comentário do Alex mude o estilo de vida que o problema se resolve.

    O problema vai ser eu conseguir desistir de comer um churrasquinho. Rsss

    No Japao 100g de carne de gado confinado cortado em tirinhas de 3mm igual a uma mortadela se paga US$120 = 100g de carne. Rss

    https://lh6.googleusercontent.com/_ykFqy_gGhx0/TWbOZONfryI/AAAAAAAABoI/1qvNpGk5aiU/s720/img_65607_1403154_1.jpg

    No link tem a foto da carne.

  19. ATÉ OS CÃES?
    .
    (trecho do texto cujo título é: _”Famílias de cidade chinesa poderão ter apenas um cão”)
    .
    .
    (….)A cidade chinesa de Xangai adotou a política do “cachorro único” ao aprovar uma lei que limita a um o número de cães permitidos por residência. A medida é uma tentativa de conter a crescente popularidade do melhor amigo do homem na principal metrópole da China.(…)
    .
    ——(FONTE:estadão/internacional-24/02/11)
    .
    Meuuuuuuu Deus!…..aonde vamos parar!_Hahahahha…..!

  20. ATÉ OS CÃES?
    .
    (trecho do texto cujo título é: _”Famílias de cidade chinesa poderão ter apenas um cão”)
    .
    .
    (….)A cidade chinesa de Xangai adotou a política do “cachorro único” ao aprovar uma lei que limita a um o número de cães permitidos por residência. A medida é uma tentativa de conter a crescente popularidade do melhor amigo do homem na principal metrópole da China.(…)
    .
    ——(FONTE:estadão/internacional-24/02/11)
    .
    Onde vamos parar!_Hahahahha…..!

  21. Vai faltar nada… agente mata o vizinho e come churrasco!
    Nem me preocupo com isso eu moro no BRASIL lugar de mais de 13% de toda a água potável do planeta, com terras suficientes para se alimentar e manter as velhas e novas potências dependentes. Se souber se defender. É com isso me preocupo.

  22. Esse, aliás é o principal motivo que o nosso Brasilzão (deitado em berço esplendido), tem para se armar e poder enfrentar de igual para igual qualquer inimigo externo.

    precisamos de misseis de longo alcançe e armamento nuclear para ontem.

  23. A Idade do Gelo (Era Glacial) é cíclica, e não depende do ser humano. O ciclo médio é de 100 mil anos, sendo 90 mil anos período frio e 10 mil anos quente. A última Era do Gelo foi a 12 mil anos. Quer dizer, que o ciclo frio já deveria ter começado ou está na iminência de começar. Não ocorreu ainda, devido ao aquecimento terrestre, provavelmente produzido pelo homem. Porém, o aquecimento do planeta provoca a Era Glacial. Vou explicar: As florestas da Terra ficando mais secas, pegam fogo naturalmente, elevando a temperatura da atmosfera para 60 graus C. O nível de CO2 mais elevado, tende a aumentar o efeito estufa, e a fuligem da queima das florestas caindo no oceano e geleiras, tornando-os mais escuros, aumentará a absorção da radiação solar do planeta. Isso sem contar com o calor atmosférico devido a combustão, que elevará a temperatura da Terra a 60 graus C (minha opinião), fazendo o oceano evaporar bem mais, tornando o planeta branco devido as nuvens. A radiação solar não chegando ao planeta devido a reflexão pelas nuvens, 35% dos continentes congelarão, iniciando uma Nova Era do Gelo. Hoje, apenas 10% do planeta encontra-se congelado. A temperatura média da Terra cairá entre 15 a 20 graus C, durante os próximos 90 mil anos (uma média). A água do oceano ficará 40 metros mais baixa devido ao seu congelamento, surgindo novas terras. Em compensação, Canadá, metade dos EUA, metade da Europa, boa parte da Ásia e Sul da Argentina e Chile, virarão sorvete.
    Nós podemos manter a Terra com a temperatura estável, utilizando a tecnologia,e é fácil de ser feito.
    Não podemos deixar as florestas ficarem secas (perderem a umidade). Os ecologistas vão acabar destruindo a humanidade por ignorância. As florestas são que nem um mar de gasolina, por isso devem ser controladas.
    Querem que eu faça um plano para evitar a Nova Era do Gelo ? Tenho que estar num Centro de Pesquisas. Em apenas 30 dias o Plano já estaria pronto.

  24. DANDOLO,amigão.
    .
    O normal do planeta terra é ser glacial,e não é em mil anos,e sim é na casa dos milhões.
    .
    O homem com a sua ganância só está antecipando com o aumento na temperatura devido a sua contribuição com a poluição.
    .
    Pois é, antes que esfrie tudo por aqui,começará esquentando tudo e isso é normal;o que não é normal é a nossa ganância destruindo o planeta.
    .
    Abraço

  25. Terra chamando DANDOLO!! Tá me Ouvindo!! DANDOLO!
    Ou, cara já te falei tu é o cara, mas tem alguns comentarios seus que Deus nos LIVRES! rs
    Abração

  26. Com tanto concreto e asfalto não poderia se esperar outra coisa. Mas quanto essa grande fraude não é preciso ir muito longe e nem consultar grandes tratados, grandes pesquisas para se chegar ao óbvio. Basta se lembrar da aula do primário, que dizia que a atmosfera é composta por 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de outros gases, e entre eles o CO2 com 0,03%. Pouco não é? Ah, mas o CO2 é um gás importante no efeito estufa, efeito este necessário para que haja vida na Terra pois sem essa retenção de calor a vida na Terra seria impossível. Mas não esqueçam, que o mais importante do efeito estufa é o vapor d´água. O que devemos fazer então? Uma campanha mundial para secar os oceanos! As pessoas não conhecem seus paises, suas cidades e basta a mídia dizer que está havendo uma seca na Amazônia ou enchente na cidade tal, que todo mundo se desespera e começa a confusão apocalíptica. Só não existia ocupação urbana tão desenfreada e mal planejada e nem uma mídia alarmista e pretensiosa!A mídia é tão safada que leva as pessoas acharem que estão se afogando e perdendo suas coisas por causa das mudanças climáticas globais e não por causa de uma gestão política que pouco se importa com o saneamento básico da população. Enfim, o homem também tem que salvar a Terra com sua política ambientalista chinfrim. Armam o circo, mas depois que acaba o show pegam seus carros e voltam para casa e se sentem realizados como cidadão, pois já fizeram sua parte, já deram seu dizimo ao mundo! E continuam levando sua vida normal de consumo. E uma população estimada em mais 1 bilhão que vivem catando lenha como sua única fonte de energia. Como a 5 mil anos atrás.

  27. Há 8 anos, enviei um artigo intitulado ” Cataclismo Climático em 2020 “, para mais de 50 instituições climáticas espalhadas pelo nosso planeta. Só uma, retornou me agradecendo. Explicava sobre as interações dos fatores climáticos, que levaria a uma reação em cadeia climática, que nem uma explosão. É uma pena que eu não tenha esse texto aqui comigo. Depois que enviei esse artigo, o Pentágono escreveu algo semelhante para 2020.
    Pode ser que tenham me copiado.

  28. Quando se faz essas análises apocalipticas, não se leva em conta o progresso da ciência que ocorrerá até 2050. Gente, por favor, se não fosse a ciência ainda estariamos plantando trigo às margens do tigre e do eufrates, e a população seria de menos de 100 milhões de pessoas….

    O que levou a nossa espécie a atingir 7 bilhoes de seres e ser capaz de alimentar – pelo menos a maioria dessa gente toda – foi o avanço no conhecimento humano, na agricultura, na produção de alimentos em geral, e é esse avanço que vai permitir facilmente alimentar mais 2 bilhoes de bocas. Isso se o ser humano aprender a DIVIDIR o que tem, consumir menos, e continuar progredindo a ciência.

  29. O nosso planeta suporta 20 bi de habitantes. Hoje devemos estar com 6,5 bi. Veja o Brasil: Suportamos 1 bi de habitantes e só estamos com 200 milhões.
    Os alimentos serão produzidos futuramente por fungos, bactérias e algas, a partir de qualquer tipo de matéria orgânica. Nós poderemos, também, fabricar matéria orgânica em laboratório, utilizando carvão, nitrogênio do ar, etc. Energia solar o planeta tem à vontade.
    O problema sério e momentâneo do nosso planeta é a reação em cadeia dos fatores climáticos, que pode fazer a atmosfera circular com ventos de 500 km/h, gerando ondas de 6 metros nas praias, abalos sísmicos, vulcanismo e maremotos.
    Eu tenho um plano para evitar essa catástrofe …
    Não deixem a Amazônia e outras grandes florestas equatoriais se incendiarem por falta de umidade, pois matará 99% dos terráqueos. O ar vai ficar irrespirável, pois a matéria orgânica da Terra entrará em combustão.
    O oceano ficará negro devido a fuligem e demais detritos,o que o fará absorver em dobro a energia solar.
    Depois, a Terra ficará branca devido as nuvens,e se congelará por mais 90 mil anos.
    Eu posso impedir isso.

Comentários não permitidos.