APA realiza ensaio para a Avibras

http://www.iae.cta.br/noticias/imagens/ensaio_avibras.jpg

Sugestão: Santa Catarina BR

Cumprindo o organograma das atividades previstas no convênio DCTA e AVIBRAS para o Projeto VANT, a Divisão de Propulsão Aeronáutica realizou, ensaio de desempenho da hélice que será utilizada no VANT AVIBRAS Falcão.

O ensaio foi realizado pela Subdivisão de Motor a Pistão que avaloiu 15 corridas, cada uma correspondente a um ângulo de passo da hélice, sendo determinadas as curvas da potência absorvida pela hélice nos vários ângulos, de 500 a 2700 rpm. O ensaio servirá para que a AVIBRAS escolha o ângulo ideal da hélice para o motor Rotax 912 escolhido para o Falcão.

Fonte: IAE

14 Comentários

  1. NÃO ENTENDO!
    Ontem falamos de uma turbina Genuinamente Brasileira com capacidade de levantar voou 1,3 T, por que não colocar no VANT AVIBRAS Falcão?
    Será que o FALCÂO, digo o avião vai ser mais pesado? Ou será que é por causa do custo de mante-lo em operação?
    Alguém pode me ajudar a entender, pois se colocarmos em uso a turbina vai gerar um ganho sobre o projeto, ocasionando um retorno de investimento para aperfeiçoar as próximas TURBINAS.

  2. Excelente! A AVIBRAS variando seu portfolio, assim terá mais gás para sobreviver as variações mercadológicas/polílicas .
    A AVIBRAS podia se fundir a EMBRAER nesse novo departamento, defesa, que a ultima esta reforçando!

  3. À Avibrás está apta a construir um caça,se monta um vante poderá tbm montar um, e juntas EMBRAER e ela tornar ele um sucesso internacional ,do tipo Su 35BM…vale a pena tentar. Eu sonho com isso.

  4. Turbinas não são tudo, por que tem algo melhor tecnologicamente não quer dizer que o que já existe é obsoleto.
    Uma turbina pesa MUITO, anda mais rápido, verdade, mas console muito combustível o que torna sua autonomia pouca.
    Também tem que ver o proposito que o VANT será aplicado.
    Vocês falam umas coisas como ‘só eu pensei nisso?’
    É obvio que a possibilidade de usar turbina, pintar o Vant de AZUL, de Amarelo com bolinhas azuis foi cogitada, mas as vezes simplesmente não é para o propósito do aparelho.
    Não é que ‘não podemos’, “não queremos”.. é que não se encaixa ao projeto destinado.

  5. Se com investimentos escassos ela consegue fazer, isso, imaginem o que não poderia fazer com mais verba, e ainta tendo parceiros nacionais mesmo, como as grandes ATech, Aeroeletronica, Engepron, Mectron, Embraer etc.

  6. Thiago, economia até entendo, solêncio já é mais complicado!!
    Fabio ASC, como assim tempo sobre o Alvo?
    Ainda acredito que seria uma Otima escolha para o FALÇÂO, ainda mais que poderia fomentar o projeto de aperfeiçoamente de outra!
    Temos que pensar nestas coisa, esses detales que fazem a diferença!!
    Pois isso que estamos na PI..PI..PI.. reclamam que não tem nada, quando temos algo não colocamos porque não acreditamos no que foi feito no BRASIL! Essa mentalidade que leva nos para o Buraco!!
    Temos que valorizar o que é nosso, nossa tecnologia, engenheiro e projetos… isso que mais importa!!
    Desculpa meu desabafo…
    Se não serve para o FALCÂO, vamos colocara no DINHO OURO PRETO!!!

  7. mateus, uma hélice precisa de menor velocidade para manter a aeronave no ar, por isso que os “gunships” são plataformas a hélices, como o C-130

  8. Acredito que a escolha desse motor ,seje apenas para o 1a & talves 2a protótipos.
    Pois é de conhecimento geral , que o DCTA esta desenvolvendo um motor Turbo Hélice ( projeto TH 1000), nacíonal para vant,s.
    Também acredito que esse motor ( TH 1000) , será empregado nos vant,s que a Avibrás pretende construir.
    Quanto a turbina nacíonal ( TAPP 5000) , vale lembrar que mesmo nos E.U.A alguns vant,s voam com motores TH , somente daqui há algum tempo que o REAPER ( versão á jato do predator ) voará com motores turbo-fam.

  9. Godoy, praticamente tudo da Suite Eletronica do Super Tucano é de origem americana, isso inclui radar, GPS e Guidance System…

  10. Eu usaria motores elétricos e baterias de lítio, podendo ser alimentadas por bateria solar.
    Alguns modelos teriam que ser mesmo por motor e a hélice.
    O hélice não faz barulho, como a saída de gases de uma turbina. Agora, vamos usar um motor rotativo moderno, e não o lixo do motor a pistão.
    A Avibrás tem que fazer um Vant, que transporte o seu foguete até as proximidades do inimigo. Será que a idéia é essa ?

  11. COM LULA NAO SAIU VERBA COM DILMA PRO USA JAMAIS SAIRA NADA DE VERBA $12 BILHOES DE DOLLARES PRO F18 SAIRA E RAPIDO PARA A AVIBRAS JAMAIS 100% GARANTIDO.

Comentários não permitidos.