Tailândia recebe os seis primeiros Saab Gripen C/D

http://www.revistaasas.com.br/asas/news_img/IMG_7175.jpg

A Força Aérea da Tailândia recebeu ontem, na Base Aérea de Surat Thani, os seis primeiros caças Saab Gripen C/D.
Essas aeronaves fazem parte do acordo firmado entre os governos da Tailândia e da Suécia em 2008, que incluiu a compra de oito JAS-39 Gripen C, quatro JAS-39 Gripen D, dois turboélices bimotores Saab 340 AEW&C (controle e alerta antecipado) com o sistema Erieye e um Saab 340 para treinamento e transporte logístico. Com os Gripen, a Tailândia pretende desativar a antiga e obsoleta frota de caças Northrop F-5E Tiger II.
O primeiro lote envolveu os quatros Gripen D e dois Gripen C, que já estão em operação no Esquadrão 701 da 7ª Ala. Os Saab 340 serão operados pelo Esquadrão 702, também da 7ª Ala.
Quatro pilotos tailandeses participaram do translado, da Suécia para a Tailândia, ocupando o assento dos alunos nos Gripen D (biplace), por não estarem completamente familiarizados com os sistemas do caça. As seis aeronaves decolaram no dia 18 da Suécia e fizeram escalas na Hungria, Grécia, Egito e na Índia antes de pousarem na Tailândia.

Fonte: Revista Asas

11 Comentários

  1. &&Com os Gripen, a Tailândia pretende desativar a antiga e obsoleta frota de caças Northrop F-5E Tiger II.&& Pronto!!! Foi dar uma notícia como essa e la vai Brasil atras dos F-5…rsrsrs

  2. Excelente escolha fez a Tailandia, podem sofrer embargos dos ianks, + são mt bons esses caças Suécos.Pena q o NG só exista no papel, se fosse uma reali// seria o meu predileto depois do Su 35BM dos Rússos, claro.

  3. ” antiga e obsoleta frota de caças Northrop F-5E Tiger II.” os mesmos sao considerados “State of the Art’ num certo pais grande na America do Sul com bandeira verde e amarela.

  4. Eu tambem gosto do Gripen, mas acho que não devemos rebaichar o trabalho que nosso país fez para modernizar os F5, afinal os F-5M ficaram muito bons, basta colocar um par de A-DARTER em cada um e qualquer avião inimigo pensaria duas vezes a sobrevoar nosso espaço aéreo.

  5. Mateus,
    14 F5T Tiger II atualizados por Israel, armados com mísseis Python 4 e capacete DASH, pertencentes ao 211º Esquadrão de Caça não serão por ora desativados.
    05 F5E Tiger II pertencentes ao 904º Esquadrão de Ataque serão desativados e substituídos por novos Gripen JAS 39C em 2011.
    10 F-5F Tiger II assento duplo na versão de formação de pilotos da Northrop, a serem substituídos por novos Gripen JAS 39D.Sds.

  6. ROBERTO DISSE:&&Com os Gripen, a Tailândia pretende desativar a antiga e obsoleta frota de caças Northrop F-5E Tiger II.&& Pronto!!! Foi dar uma notícia como essa e la vai Brasil atras dos F-5…rsrsrs

    JAJAJJAJAJAJAJA Essa foi boa e o pior que é verdade.

  7. Se esses F5 forem modernizados com melhores e + potentes turbinas, de preferência Brasuca( cadè elas ? ) e c melhores aviônicos e os capacetes em 3 D + os misseis darte …o problema e sua veloci// e mt baixa em relação aos caças atuais, sem falar nos seus instrumentos atrasados, velhos inadequados , vide o seu radar . Fora isso são excelente e mt bonitos…só bonitos e ordinários.Ò dilma cadê os rafales ou os Su 35BM/L ?!?!

  8. Carlos Argus, mais F-5 nãaaoooooooooo!!!
    Concordo que seja bonito, bom, etc, mas já deu..
    Se for pra investir pesado como você escreveu (Hoje no Brasil improvável, pra não dizer impossível) que seja em um caça novo, de 5°Geração.

Comentários não permitidos.