O ataque-aéreo norte americano à Líbia: Operação El Dorado Canyon

http://f-111.net/art/ron-wong/images/F111_libya.jpg

Sugestão de leitura de um bom artigo do blog Parreira Hause.

Para ler outros artigos do blog basta Clicar na imagem.

boa Leitura

E.M.Pinto

O ataque-aéreo norte americano à Líbia: Operação El Dorado Canyon

As noites de sono do ditador líbio Muammar al-Gadaffi já foram melhores. As manifestações populares que enfrenta hoje (fev./2011) no país são – sem sombra de dúvidas – a pior revolta interna que já passou.

Mas numa outra data, Gadaffi também perdeu o sono. Em 14 de abril de 1986 ele acordou com o som das bombas lançadas por aeronaves de ataque e bombardeiros dos EUA: Operação El Dorado Canyon.

Em 5 de abril daquele ano, uma bomba explodiu numa danceteria de Berlim chamada La Belle, frequentada por militares dos EUA. O Serviço de inteligência dos EUA apontou que os terroristas tinham forte ligação com o governo da Líbia, que teria financiado o atentado.

Foi a gota d’água! Já há alguns anos os EUA e a Líbia vinham se desentendendo: A Líbia dava suporte ao terrorista Abu Nidal, que atacou os aeroportos de Viena e Roma, em 1985; reclamava áreas marítimas no Golfo de Sidra e atacava navios e aeronaves que nela entrassem – a chamada Linha da Morte, que Gadaffi afirmava que ao ser passada, receberia resposta militar; havia rumores de que a Líbia desenvolvia um programa armas químicas.


Desta vez o presidente norte-americano Ronald Reagan não ia deixar sem resposta a ação terrorista e afirmou que nenhum lugar do mundo seria um paraíso para terroristas (leia o discurso completo aqui). Deu sinal verde para uma retaliação e em 10 dias, a USAF e a USNavy fizeram um ataque aéreo sobre as cidades costeiras líbias de Tripoli e Benghazi.

Reagan também pediu a seus aliados na Europa que impusessem sanções políticas e econômicas à Líbia. Porém o único apoio que obteve foi da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que autorizou o uso das bases em seu país para o lançamento da operação.

http://f-111.net/art/ron-wong/images/F111cannon.jpg

França, Itália e Espanha (vizinhas da Líbia e não querendo que o terrorismo líbio chegasse às suas cidades) recusaram os pedidos de direitos de sobrevoo e ao uso de bases aéreas militares americanas na Europa continental, obrigando as aeronaves a alcançarem o seu destino pelo espaço aéreo internacional do Reino Unido para chegar ao Estreito de Gibraltar.

Segundo alguns cientistas políticos, o atentado de Lockerbie a um avião norte-americano sobre a Escócia em 1988, teria sido uma reação da Líbia ao ataque aéreo americano.

Participaram daquele ataque, pelos EUA:

U.S. forces and targets

Target Planned planes
over target
Planned bombing Actual planes
over target
Actual bombing
Azizyah barracks 9 F-111Fs 36 GBU-10

2,000 lb LGB

3 F-111Fs bombed

1 F-111F missed

4 aborts

1 lost

13 hits

3 misses

Murat Sidi Bilal camp 3 F-111Fs 12 GBU-10 2,000 lb LGB 3 F-111Fs bombed 12 hits
Tripoli airfield (fmr. Wheelus Air Base) 6 x F-111Fs 72 Mk 82 500 lb RDB 5 F-111F bombed

1 F-111F abort

60 hits
Jamahiriyah (Benghazi) barracks 7 A-6Es 84 Mk 82 500 lb RDB 6 A-6Es bombed

1 A-6E abort on deck

70 hits

2 misses

Benina airfield 8 A-6Es 72 Mk 20 500 lb CBU

24 Mk 82 500 lb RDB

6 A-6Es bombed

2 aborts

60 Mk 20 hits

12 Mk 82 hits

Tripoli air defense network 6 A-7E Shrikes

16 HARMS

6 A-7E fired 8 Shrikes

16 HARMS

Benghazi air defense network 6 F/A-18s 4 Shrikes

20 HARMS

6 F/A-18s fired 4 Shrikes

20 HARMS

Totals 45 aircraft 300 bombs
48 missiles
35 bombed
1 missed
1 lost
8 aborts
227 hits
5 misses
48 homing missiles
E pelo lado Líbio:
Libyan air defenses
The Libyan air defense network was extensive including:
  • 4 Long range SA-5 Vega anti-aircraft missile units with 24 launchers.
  • 86 SA-2 Volchov and Neva anti-aircraft missile units with 276 launchers.
Covering Tripoli alone were:
  • SA-2 Volchov anti-aircraft missile units with 6 missiles launchers per unit giving 42 launchers.
  • 12 SA-3 Neva anti-aircraft missile units with 4 missiles launchers per unit giving 48 launchers.
  • SA-6 Kub anti-aircraft missile units with 48 launchers.
  • SA-8 Osa-AK anti-aircraft regiment with 16 launch vehicles.
  • Crotale II anti-aircraft units 60 launch pads.
Em 1989, os EUA e os líbios voltariam a se encontrar. Desta vez, caças F-14 da USNavy abateriam MiG-23 líbios.

http://steeljawscribe.com/wordpress/wp-content/uploads/image/02.jpg

14 Comentários

  1. O Velho Hornet … Apesar pelas proposta feita pelos americanos em passar total tecnologia para o brasil .. O F-18 esta velho e ultrapassado, Apesar das melhorias que fizeram. Prefiro o caça russo Su-35 .. ” Resposta feita pela ultima imagem ” =O

  2. E o pior de td e a falta de resposta a um atake deste…é como se nada tivesse acontecido, é esse e o meu medo, a incapaci// em reagir a um atake dos bucaneiro comedores de criancinhas ianks ao meu BRASIL; ñ temos um caça a altura p dar uma rsposta; cadê os caças rafales, esse madito Fx 2 amarrado, só temos 5 subs meia bocas e pessíma/ armados, umas fragatas q vivem pegando fogo sózinhas,nem um satélite geoestacionário militar e nem os baratos dirigiveis multitudo p ajudar na vigilância de mares e fronteiras, enfim, somos nada, e nada temos p nos defender, quem são os culpados?!?! A IV frota em n águas…sei ñ , ou somos mt fortes ou um bando de ovelhas.sds.

  3. http://www.voltairenet.org/article164833.html

    Operation Trojan
    Taking Another Look at the Destruction of Pan Am 103
    by Andrew I. Killgore*

    While corroborating the widely held view that the 2000 trial of the Pan Am Flight 103 bombing was a travesty, the author ties up several loose ends as he looks back on the sequence of events that laid the ground for the Lockerbie air disaster. Revealed in a book by former Mossad agent Victor Ostrovsky, the reported facts center around the 1986 false-flag operation staged by the Mossad that got the U.S. to bomb Libya, dragging it even deeper into the Middle East quagmire on the side of Israel.

    Andrew I. Killgore

    Publisher of the Washington Report on Middle East Affairs. Former US ambassador to Qatar (1977-80)

  4. Por favor Presidenta Dilma, não brinque com nossa soberania quando começar a cair bombas aqui, pode
    ter certeza o primeiro alvo que irão procurar é
    o quarteu general chamado Brasilia.

  5. Os nossos vizinhos,não precisa nem citar nomes,em que o produto inteno bruto não da nem um dia do PIB,estão armado
    até os dentes, CONGRESSO,SENADO,PALACIO DO PLANLTO,Presideta Dilma o que passam em suas mentes,somos
    setima economia hoje do planeta ate 2015 a quinta,armar nossas forças não é provocar ninguem e sim impor respeito
    defender nosso querido Brasil,nossa casa, a casa de nossos pais nossos filhos, nos estamos aberto ao nosso inimigos,para com estas filosofias de gente medilcre’NOS SOMOS UM POVO PACIFICO, BRASIL O PAIS DO FUTURO.Vamos nos unir nos Brasileiro e esigir que DEFESA EDUCAÇÃO SAÚDE SEJA A NOSSA BANDEIRA. SE MOSTRAR PODER TODOS QUEREM SER SEU ALIADO, SE MOSTRAS RIQUESA E NÃO TER DEFESA ATRAIRAS TODA A COBIÇA DO MUNDO.

  6. O sr mLula é um seu doutorado, + fez um governos bem melhor q mt almofadinhas, + a dilma , e tecnocrata, e nada vai fazer p modificar essa situação, e menos inteligente q o sr mLula, fazer conteção na área da defesa, com os países a n volta se armando até os dentes; só pode ser estúpidez,tem de ter dinheiro p nos prepararmos p a guerra na paz ; e custa mt a independência em grana e vidas assim como p a saúde e a educação. Eu estou estarrecido, mt preocupado mesmo.sds.

  7. Amigos, a meu ver, os E.U.A. são o câncer da humanidade atualmente. Assim como, Israel é o câncer no Oriente Médio. Juntos, conseguem ser os países mais odiados do mundo. Assim com o Império Romano, que durou 700 anos, caiu, esse E.U.A. também cairá, com certeza, não importa se levará 30 ou 100 anos.

Comentários não permitidos.