Navio e aviões vão retirar brasileiros da Líbia, diz Itamaraty

http://www.csmonitor.com/var/ezflow_site/storage/images/media/images/0221_libyanostop2/9623386-1-eng-US/0221_LibyaNoStop2_full_600.jpg

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira que um navio de grande porte partiu da Grécia rumo à Líbia, onde um grupo de 148 brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades aguarda para ser resgatado.

Segundo o Itamaraty, também foram obtidas as autorizações para a aterrissagem, no aeroporto de Trípoli, de cinco vôos fretados por empresas brasileiras que operam na Líbia, para o embarque de seus funcionários. Eles devem ser evacuados entre a noite desta quarta e a quinta-feira.

A nota do órgão afirma ainda que a embaixada do Brasil na Líbia permanece em contato permanente com a comunidade brasileira no país.

Antes, na tarde desta quarta-feira, o ministro brasileiro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse estar confiante de que os esforços para resgatar os brasileiros na Líbia serão bem-sucedidos.

“Sem dar mais detalhes, eu estou muito confiante de que os nossos esforços para retirar do país aqueles que desejam partir serão bem-sucedidos”, disse Patriota, após um encontro com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em Washington.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há entre 500 e 600 brasileiros na Líbia, a maioria residentes. Todos estão bem, de acordo com o Itamaraty. Na terça-feira, cinco brasileiros foram retirados do país norte-africano em um avião da Força Aérea portuguesa.

Outros países

Nesta quarta-feira, duas balsas da Turquia conseguiram retirar cerca de 3 mil de seus cidadãos de Benghazi, onde vive um grande número de turcos que trabalham para empresas de construção. As embarcações contaram com a escolta de uma fragata.

Outros países, como França, Rússia, Holanda e Índia também já conseguiram evacuar parte de seus cidadãos.

A Grã-Bretanha enviou um avião para resgatar britânicos na Líbia e posicionou um navio de guerra próximo à costa do país.

O governo chinês, por sua vez, enviou aviões e navios para retirar cerca de 40 mil de seus cidadãos da Líbia. A operação conta com a colaboração da Grécia e da Itália, segundo a agência de notícias estatal grega ANA-MPA.

Colaborou Alessandra Corrêa, da BBC Brasil em Washington

Fonte: BBC Brasil

5 Comentários

  1. Segundo as ultimas informações a probabilidade é de serem evacuados por barco, sejam portugueses ou brasileiros. De avião a coisa está cada vez está mais complicado, por exemplo há um nervosismo crescente nos controladores aéreos e quem está a tomar conta das operações é a força aérea, que está longe de conseguir “organizar” a parte civil.
    Não está fácil não lá na Líbia…
    Sds

  2. Todos eles brigam por liberdade, mas tem um fator que agrava tudo, alimento, quando não tiver mais alimento estes países vão procurar adivinha onde .
    O Brasil, deve se preparar , ter uma boa,Marinha,Exército e Força Aéria, para defesa própria…

  3. Com contenção de despesas p a defesa?!?! Essa sra. ñ entende nem de um nem de outra ou então está pessima/ assessorada.Sera q alguem falou c a mesma q os ianks estão c um monte de navios de guerra no Atlantico Sul?Q esse mesmos ianks estão a 100km de mato grosso, na colombia em apiay?Q n FAB está sem um caça moderno? Q n MB está sem subs, só temos 05 meia bocas p patrulhar uma das > costa do planeta? sei ñ, ela está ainda gozando a vitória, espero ñ ter q chorar o meu voto nela, já basta o salário minimo de R$545,00 , q deveria ser R$780,00 no mínimo, sem redundância. SDs.

Comentários não permitidos.