Sugestão: Fabrício Botelho Leocádio
Texto e adaptação: E.M.Pinto- Plano Brasil
Segundo o blog Indiano Live Fist a Índia estaria estudando um programa paralelo de desenvolvimento do motor turbofan KAVERI, a notícia teria sido comentada hoje no Parlamento indiano.
“Propõe-se o desenvolvimento e a produção de uam versão do motor Kaveri, a variante K10, que seria co-desenhado e co-desenvolvido em parceria com empresa farncesas Snecma.
Este novo Turbofan seria na verdade um desenvolvimento do atual motor (protótipo) K9, sendo mais potente e econômico por integrar novas tecnologias.
A avaliação técnica da presente proposta foi concluída após uam avaliação dos membros da comissão de concorrências e compra, cuja equipe integram membros do DRDO, da HAL (Hindustan Aeronautics Limited) da IAF (Indian Air Force- Força Aérea Indiana), IN (Indian Navy-Marinha da Índia) e do equiuvalente indiano aos ministérios do desenvolvimento e economia, que estão negociando as questões comerciais.
A notícia é bastante interessante pois, recentemente (Outubro de 2010) a Índia havia selecionado o turbofan General Electric F414 (EUA) para equipar os seus caças leves Hal TEJAS. Com esta notícia do desenvolvimento do K 10 lançaria algumas perguntas sobre a finalidade desta turbina.
Seguindo a sua doutrina de multifornecedores, a índia estaria mais uma vez matendo pelo menos dois fornecedores (EUA- Índia/França) no que se refere a propulsão do seu caça Hal TEJAS.
Outro ponto curioso é o de que esta proposta de desenvolvimento do K 10, faz parte dos offset prometidos pela Dassault como compensações tecnológicas caso seja feita a escolha pelo seu caça Dassault Rafale na maior concorrência internacional hoje em exercício o programa MMRCA Indiando.
34 Comments