França apoia Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança

http://brazilportal.files.wordpress.com/2011/02/brazil.jpgSugestão: Gérsio Mutti

A ministra das Relações Exteriores da França, Michele Alliot-Marie, defendeu hoje (22) a reforma imediata da estrutura do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para que o Brasil ocupe um assento permanente no organismo. O apoio da França é fundamental porque o país é membro permanente do órgão. Segundo ela, o Brasil tem desempenhado “um papel essencial” no contexto internacional.

A chanceler acrescentou ainda que o Reino Unido – que é o outro país que tem assento permanente no conselho – também apóia o ingresso do Brasil como membro permanente. Para ela, é “natural” o pleito brasileiro para ocupar um assento permanente no conselho.

“O pleito do Brasil para ter um assento permanente deve ser levado em consideração por ele desempenhar a um papel essencial [no cenário internacional]. O Conselho de Segurança ignora o papel muito essencial que o Brasil tem desempenhado para o mundo”, disse a chanceler.

A chanceler chegou ontem ao Brasil e esteve por São Paulo e Brasília. Em Brasília, Alliot-Marie se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff, além dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o da Defesa, Nelson Jobim.

O Conselho de Segurança tem a mesma estrutura desde a sua criação em 1945, com 15 membros, sendo cinco permanentes e dez com vagas provisórias, por dois anos.

Uma das propostas em discussão é que, entre os seus integrantes permanentes, sejam incluídos dois países da Ásia, um da América Latina, um do Leste Europeu e um da África. Atualmente, são integrantes permanentes do conselho os Estados Unidos, a Rússia, China, França e o Reino Unido. Já o Brasil, Japão, México, Líbano, Gabão, a Turquia, Bósnia Herzegovina, Nigéria, Áustria, e Uganda são membros provisórios do órgão.

Fonte: Diário de Pernambuco

42 Comentários

  1. Será que o Brasil vai cair no conto dos franceses de novo? Lula já queimou a mão por causa deles, será que é a vez da Dilma?

  2. Isso não é conto,é realidade,são 5 membros,falta 2 para termos apoio da maioria.Ou seja já começamos com 20% do total.
    É importante termos esse assento,a china só não apoia a reforma por causa do Japão,ai vc vê a importancia desse assento,com um simpes voto,vc detona uma resolução da maioria,ou seja se a maioria dos membros seja permanente ou não votarem uma resolução contra o Brasil e o Brasil sendo membro permanente,se ele votar contra ele torna nula tal resolução.Vc nunca vê membro permamente do conselho de segurança criando resuluções contra outre membro permamente,é por causa do poder de veto,derepente o Brasil poderia lançar uma candidatura isolada,ganharia na certa,pois teria o apoio da frança,talvez dá china pois ela mesmo disse que só não apoia a reforma por causa do japão,mas que apoiaria o Brasil caso não tivesse o Japão,talvez a Inglêses,ou Rússia,de qualquer forma começar com 20% é alto bom.

  3. Analisando friamente, o Brasil não tem condições de ser um membro permanente no CS da ONU.

    Quando um dia, tiver condições de projetar poder, ao menos no TO da América do Sul, Atlantico Sul e Africa Ocidental, poderemos almejar algo do tipo. Na AL até a China já está se fazendo mais presente que o Brasil.

    []’s

  4. Barca, o que os franceses dizem não se escreve, o Sarkozy provou o que eu estou dizendo, confiar neles é entrar de novo na mesma enrascada. Bye, Bye, Sarkozy contador de lorota, vai mentir no 5º dos inf…

  5. Demagogia pura, afinal, eles e todos nós já ficamos sabendo o que os EUA acham do Brasil estar no CS, e sabem que os EUA vão vetar, então fazem demagogia, pois no fundo não querem o Brasil no CS. Quem é que quer dividir poder? Ninguem, todo mundo que concentrar o poder nas proprias mãos se as oportunidades forem favoraveis…

  6. Gostaria muito de ver o Brasil no Conselho de Segurança, mas do que jeito que está, isto é um clubinho do bolinha. 1 manda e 4 obedecem. Se pra entrar significa obedecer ordens, melhor é largar essa bosta pra lá.

  7. Nick quais seriam as condições ?, necessárias para o Brasil se tornar membro permamente do CS.
    Se for o caso de projeção na América do Sul,vc está errado o Brasil é o motor da América do Sul,veja esse texto,de um dos mais respeitados diplomatas Argentinos.
    O ex-embaixador da Argentina em Paris, e professor da Universidade Torcuato di Tella, declarou recentemente que o Brasil caminha para ser uma potência mundial, em um processo como o que viveu os Estados Unidos há cem anos. E a Argentina precisa se preocupar em ser o Canadá dos Estados Unidos, não o México.
    Esta declaração demonstra o quanto os argentinos estão preocupados com a “Brasil-dependência” da indústria daquele país.
    O aquecimento do consumo brasileiro combinado com a expansão da indústria da Argentina traz preocupações em todos os setores econômicos dos hermanos, cujo nível de atividade subiu 12,4% nos seis primeiros meses do ano.
    Já somos responsáveis por quase 50% de tudo que é vendido na Argentina. Em 2003, início do governo Lula, o Brasil era responsável por apenas 26,8% das exportações. Devagar, fomos reduzindo participação no mercado americano e ganhando no principal membro do Mercosul.
    Mas o que preocupa tanto os economistas e especialistas argentinos é a baixa diversificação dos sócios comerciais do país. Assim como em qualquer negócio, ter apenas um cliente que represente metade do que você vende é modelo de negócio bastante perigoso. Uma gripe na economia brasileira e toda a indústria do país do Maradora seria direcionada para o limbo.
    Para se ter uma idéia da dimensão do problema, Chile e Estados Unidos juntos, segundo e terceiro destino das exportações industriais, não representam um terço do que é vendido para o Brasil. Mesmo com toda rivalidade no futebol, os Argentinos dependem (e muito) do sucesso econômico brasileiro.
    Empresas como a Petrobrás, com grande participação no mercado argentino, mexem com alguns setores importantes daquele país. Para abocanhar um pedaço das licitações da estatal do petróleo brasileiro, os estaleiros de lá já assinaram convênio com a Sinaval, a associação do setor no Brasil, e que já rendeu frutos. Eles já estão na briga por uma licitação de 80 barcaças de transporte de etanol na hidrovia Tietê-Paraná.
    E não é só o setor estatal de petróleo de cá que pode impulsionar o PIB de lá. De cada 100 veículos fabricados na Argentina, 56 são vendidos para o Brasil. Com estes números foi garantido um crescimento de 56% para o setor, aumentando as projeções oficiais de terem 680 mil unidades produzidas em 2010. Um recorde para o setor automobilístico local.
    Mas esta pujança pode trazer à tona algumas dificuldades na cadeia produtiva, principalmente no setor de autopeças. E a falta de mercadoria pode fazer comprometer o brilho do crescimento econômico do governo de Cristina Kirchner.
    Ainda bem que todo este crescimento não se reverteu em saldo negativo para o Brasil. Nos sete primeiros meses de 2010, o superávit brasileiro nas transações bilaterais alcançou US$ 1,464 bilhão – exatamente o dobro dos US$ 738 milhões registrados em todo o ano passado.
    Mesmo dizendo que a dependência com o Brasil é perigosa, eles querem nos vender tudo e já tentaram emplacar o Maradona como técnico do São Paulo. Felizmente, este produto não foi aceito pelos Brasileiros.

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-argentina-esta-cada-vez-mais-dependente-das-exportacoes-para-o-brasil/50006/

    Hoje em dia o Poder Bélico vem em segundo plano,o que importa é a capacidade de um país vender seus produtos,de se projetar politicamente,o uso do famoso softpower,hoje vale mais uma legião de vendedores e comerciantes do que uma legião de soldados.

  8. Espero que o brasil jamais consiga um assento permanente no conselho de segurança, com política amadora e infantil que nem resolve os problemas internos, vai querer dar palpite no países dos outros. Sou mais há Venezuela, sendo membra do que o brasil, lá vai dar uma boa discussão dos dois lados da mesa. Neste país só tem contador de lorotas também, onde o Tribunal de Contas reprovou 60% do PAC e porque não tinha detalhamento dos projetos de infla-estrutura e ficou só na intenção, pois este dos caças é outra enrolação deste governo, que não pode mais julgar o antecessor do ex-presidente, porque uma mulher que assume a presidência e era a ministra da casa cívil e que as documentação de todos os projetos do governo e da defesa passou por sua mão não sabe qual é a melhor opção,e que não conversou em nenhum momento com o ministro da defesa( é a impressão que me dá), talvez estivesse mais interessada em leiloar cargos da FURNAS, e que o resultado foi um apagão. Quem sabe este governo já não entrou no apagão. Já estão apagando todos os investimento.

  9. Se a outra questão for no aparelhamento das forças,cabe lembrar que tirando a Bomba Atômica,a China quando se tormou membro do CS,tinha suas Forças Armadas em um nível bem deteriorado em ralação ao que é hoje,havia sim uma grande quantidade,mas a qualidade era baixa,e caso o Brasil seja membro do CS,vamos realmente colocar o reaperelhamento das Forças como uma das prioridades de governo.

  10. Um dado mais atual,aquele carro da GM AGILE,grande parte de dele é produzido na Argentina,se não fosse o mercado Brasileiro,não seria tão lucrativo para a GM ter uma fábrica lá e ampliar os investimentos.

  11. Se ocorrer essa abertura no CS , os países q entrarem , ñ teram poder de veto, logo, só responsabilidade, ie, de enviar seus filhos p levar chumbo em algum lugar do planeta…Agradecemos ao francos o seu apoio, merci; + os caças rafales…ò dilma, qdo vamos comprar os caças rafales ?!?!

  12. Alguém já viu algum político dividir poder estratégico com algum subalterno? Algum ditador? Algum dono de empresa? Vocês aceitariam alguém dar ordens em sua casa que não seja sua esposa?
    Conversa para boi dormir, quem tem o poder não quer dividi-lo com ninguém, o que esses franceses querem é vender suas jacas e tirarem sua indústria do vermelho.
    Acorda dona Dilma, se for comprar alguma coisa, compre dos russos. Se quiser ver o Brasil respeitado e desenvolvido, desenvolva nossa indústria de material bélico, invista no programa espacial, na indústria nacional, venda produtos com valor agregado ao invés de minérios bruto, corte os lucros absurdos dos banqueiros nacionais e internacionais e coloque os corruptos na cadeia. do contrário, não vamos passar de colônia, onde quem manda de fato é a máfia angro-americana e seus satélites holandeses e franceses.
    Acorda que a nação agradece!

  13. vou ter que concordar com o nosso amigo NICK, pois o que o Brasil vai fazer num conselho de segurança, se ele não tem meios para progetar a sua armada, pois estamos vendo o que o ocorreu nesta ultima empreitada que ele está se metendo com a marinha, está mandando os homens pra lá sem um navio se quer, pois se mandasse iria desfalcar o pouco que lhe resta, entao diga-se de passagem que o Brasil não tem como se envolver nisso, agora, se os nossos governates tivessem um pouco de vergonha na CARA, procurariam fazer o que os lideres de outras nações, inclusive na america do sul, estão fazendo, procurando colocar as suas forças armadas num nivel se quer de um confronto, coisa que no Brasil, os nossos politicos estão tornando as forças armadas membros efetivos da policia, vão dar a cada um uma pistola ou um revolver com 6 balas e cada um devera prestar conta de cada bala usada.
    sinceramente,
    assim fica dificil, assim não dá…….
    até quando ira isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. “França apoia Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança”
    .
    hahahahahahhahahahhahahahaha, comédia o jeito é rir!!

  15. A França tenta nos ludibriar com essa estória,só pra sacramentar a venda dos Rafales!!! depois desconversa diz que foi mau interpretada etc e tal .

  16. Interessante ver que o pessoal trata direto como “lorota”, sendo que se trata de uma idéia…
    Defender a idéia, ok… eles podem defender, anunciar e o escambal… Mas o fato é que os franceses apoiarem a reforma e a entrada do Brasil é somente e tão somente um apoio…

    Quem efetivamente manda no jogo é o “Clube dos três” e eles é que tem que querer ou não isso.

    Mais do mesmo… os franceses querem e aposto que até os britânicos devem dar carta branca, mas ambos não apitam mais nada… então…

  17. Logo,logo os franceses vão dizer, senta na minha cadeira Brasil, tudo para agradar,com voz doce,e compre nosso RAFALE, merci,,,
    O Brasil devia falar,o preço está alto,frente aos outros concorrentes…..

  18. É um jogo de cartas marcadas.

    – França apoia.
    – Reino Unido apoia.
    – China não apoia.
    – EUA não apoa.
    – Rússia, não sei …

    Para o Brasil entrar, vão ter que colocar também o Japão, Alemanha, Itália, Espanha, Índia, Paquistão, Israel, África do Sul, Turquia, Egito, Irã, Coreia do Norte, Austrália e Argentina.

    Provavelmente, Índia, Israel, Paquistão e Coreia do Norte passariam a ser membros permanentes, por ser países nucleares, e o Irã estaria na fila.
    Acho que o Brasil deveria produzir logo a sua arma nuclear, antes de ser invadido pelos países imperialistas.
    Pessoal, a ONU é uma grande farsa, devido ao veto dos 5 grandes.

  19. Caro Barca,

    Respeito sua opinião, mas softpower é pouco. Tem que ser capaz de baixar a “porrada” se necessário. Aliás nem é preciso, apenas mostrar que é capaz. Aliás não somos defensores de FAs melhores equipadas, modernas, com autonomia em termos tecnológicos?

    Queremos entrar em um clube onde se fala “grosso”. EUA, Russia, China, França e Inglaterra são países que investem pesado em DEFESA. E são potencias nucleares. E não se incomodam de fazer uso de força, seja essa legítima ou não. Se reformarem o CS da ONU, perdendo a característica de força militar ficando apenas no diplomático e econômico, o Brasil até poderia entrar. O Brasil e mais uns 10 países, como o Japão, Alemanha, Austrália, Índia, África do Sul, Coréia do Sul….

    Mas por exemplo mesmo na AL, existe algum documento dizendo que a AL quer o Brasil como seu representante no CS? Argentina já afirmou isso? E a Venezuela? Uruguai quer o Brasil no CS da ONU? E as nações africanas? querem? O que o Brasil daria em troca? Apoio econômico? Suporte militar?? Apesar do Brasil ter mais de US$200 bilhões em reservas internacionais, a dívida interna sufoca os investimentos internos. Nós somos obrigados a fazer ajustes que cortam na carne investimentos necessários como no caso da Defesa. E todo ano é assim. Pensei que isso mudaria, mas pelo visto, é mais do mesmo.

    E nós queremos uma cadeira permanente no CS da ONU…. ok…

    Barca, eu gostaria de ver o Brasil no CS da ONU. Mas por mérito próprio, não por “indicação” de um membro menor que sinceramente, busca apenas usar isso como uma compensação de suas vendas de materiais de defesa.

    []’s

  20. Salve Nick,tb respeito a sua opinão e concordo com muitos dos seus argumentos,apenas acho que devemos olhar por um prisma mais amplo,essa aproximação com o Brasil vem há décadas,a França foi a primeira das potencias ocidentais a aceitar e reconhecer que o mundo caminhava para uma pluralidade na distribuição do poder,ao meu ver o interesse françes além do setor belíco é o nosso mercado,recursos naturais,ela se antecipou a inglaterra,tanto que o novo Primeiro Ministro Inglês elegeu uma das suas prioridades fortalecer laços com o Brasil,veja o caso que está acontecendo na Líbia,eles são responsáveis pela maior parte do petroleo para europa,na visão de muitos estrategistas europeus o brasil vai ser uma peça fundamental na estabilidade do mundo,a china apesar da propaganda é uma caixa de pandora,tem centenas de revoltas,divisões etnicas,resentimento contra a etinia HAN,dos BRICS,o Brasil é o mais estável,ao meu ver já temos o meríto para sermos membros,do CS,e tb é algo importante para nossa segurança,já pensou se alguma potencia quiser criar sanções contra nós,e caso sejamos membros permanentes teriamos o poder de vetar qualquer resolução,hoje os nossos amigos podem ser nossos inimigos,digo isso em relação as grandes potencias,os E.U.A,não querem que sejamos membros permanentes,pelo simples fato,de que o Brasil se tornaria uma força dissidente deles na América do Sul,e em certos assuntos no mundo,além do Poder Militar temos que ter o Político,e esse poder infelizmente só teremos se formos membros permanentes,já pensou se um dia quiserem criar uma resolução contra o brasil e que tenha por motivo fundo econômico ou estratégico,se não formos membros permanentes ficariamos de pés e maos atados.Se formos membros permanentes bastaria dizer nao,mesmo que a maioria disesse sim,basta apenas um membro permanentes vetar para tornar nula a resolução.Não é uma questão de vaidade e sim de segurança,ser membro permanente do CS,é politicamente equivalente a ter uma BOMBA ATÔMICA E ATÉ UMA BOMBA H,é muito poder.

  21. nao sabia que a Franca tem o puxa-saquismo como politica externa. deve ser por causas das jacas que estao encalhadas na Dassault, sem compradores, porque os franceses acham que sua me..da nao fede e seus cacas custam 40% a mais que os outros.

  22. NICK onde assino.
    Barca a França faz um jogo, um movimento neutro que não representa absolutamente nada.
    A bola esta com o EUA e agora a China.
    Quando tivermos o voto desses dois é porque estamos economicamente e militarmente preparados para esta entre esses dois e quando tivermos os votos desses dois os outros votos virão no vacuo.
    Mas é preciso ter decisão a nivel de Estado e da sociedade brasileira, e parte dela representada por FHC (aqui não me refiro a pessoa mas a ideia)
    ainda quer um Brasil subalterno (voce sabe o porque, não é).
    Abs

  23. nelore vc se esquece que no preço mais elevado está incluido a transferencia de tecnologia,agora aonde vc viu que o caça custa 40% a mais,se as propostas estão só com a FAB e o MD,e há clausula de confidencialidade,gostaria que caso vc saiba o valor,que vc diga para a gente saber.
    Nilo vc está errado,ou vc acha que a União Europeia não representa nada no Mundo ?.
    Há Inglaterra já declarou apoio,claro tem interesse em manter relações com o Brasil.

    A entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU está mais próxima – pelo menos no que depender do Reino Unido.

    No primeiro discurso de um chanceler britânico dedicado inteiramente à América Latina em 200 anos, o ministro William Hague defendeu ontem a entrada do Brasil no grupo como membro permanente. Ele pediu, também, o fim da “negligência” nas relações entre o Reino Unido e os países latino-americanos.

    Ontem, o governo chinês também se declarou favorável à entrada de mais países em desenvolvimento no grupo, fazendo eco ao apoio manifestado na última segunda-feira pelo presidente americano Barack Obama.

    Em discurso em Seul, onde se prepara para reunião do G20, o presidente Lula afirmou que é impensável uma reforma no Conselho de Segurança sem que todos os continentes passem a estar representados.

    Países-membros

    O Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes e dez rotativos Permanentes: EUA, Reino Unido, Rússia, França e China.

  24. Agora eu pergunto,quantos séculos levamos para chegar a esse estágio?,mais de 500 anos né!,vamos deixar passar essa oportunidade.

  25. A entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU está mais próxima – pelo menos no que depender do Reino Unido.

    No primeiro discurso de um chanceler britânico dedicado inteiramente à América Latina em 200 anos, o ministro William Hague defendeu ontem a entrada do Brasil no grupo como membro permanente. Ele pediu, também, o fim da “negligência” nas relações entre o Reino Unido e os países latino-americanos.

    Ontem, o governo chinês também se declarou favorável à entrada de mais países em desenvolvimento no grupo, fazendo eco ao apoio manifestado na última segunda-feira pelo presidente americano Barack Obama.

    Em discurso em Seul, onde se prepara para reunião do G20, o presidente Lula afirmou que é impensável uma reforma no Conselho de Segurança sem que todos os continentes passem a estar representados.

    Países-membros

    O Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes e dez rotativos Permanentes: EUA, Reino Unido, Rússia, França e China.

  26. No primeiro discurso de um chanceler britânico dedicado inteiramente à América Latina em 200 anos, o ministro William Hague defendeu nesta terça-feira a entrada do Brasil no Conselho de Segurança (CS) da ONU e o fim da “negligência” nas relações entre a Grã-Bretanha e os países latino-americanos.

    “Vamos interromper o declínio da presença diplomática britânica na América Latina”, disse Hague em discurso na Canning House, centro de estudos das relações entre britânicos, hispânicos e luso-brasileiros, em Londres.

    O chanceler afirmou que a Grã-Bretanha “continuará a pedir por uma reforma na ONU, incluindo a expansão do Conselho de Segurança com o Brasil como membro permanente”. É uma questão, segundo Hague, de “legitimidade e equilíbrio” mundial de poder.

    O Brasil é atualmente membro rotativo do CS, e a vaga permanente é uma reivindicação antiga do país.

    Os membros permanentes – com poder de veto sobre as resoluções que tramitam no conselho –são EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia. Países emergentes reivindicam uma reforma, alegando que o CS não representa mais a distribuição de poder econômico e geopolítico do mundo atual.

    No entanto, a reforma no CS não é um consenso, e sua concretização pode levar anos. Sendo assim, a fala do chanceler britânico é sobretudo um gesto diplomático, semelhante ao feito por Barack Obama, na segunda-feira, em Nova Déli, quando defendeu a entrada da Índia no CS.
    ‘Nova forma’

    Hague disse que é “hora de pensar de uma nova forma sobre a América Latina e sobre as oportunidades de cooperação política, comércio e investimentos” com a região.

    O chanceler afirmou que a Grã-Bretanha tem um histórico de “subestimar” o continente latino, mas que isso vai mudar na atual administração – formada por uma coalizão entre conservadores e liberais-democratas e que assumiu o poder em maio.

    Ressaltou, no entanto, que a Grã-Bretanha não mudará “sua posição” quanto às ilhas Falkland (ou Malvinas) – cuja soberania é disputada com a Argentina -, sem deixar que o tema seja um “obstáculo” para a cooperação com os latino-americanos.

    Num momento em que a Grã-Bretanha enfrenta um grande déficit público e aplica duras medidas de austeridade, o chanceler citou o interesse em aumentar as exportações britânicas à América Latina, que atualmente são três vezes menores do que as exportações britânicas à Irlanda, disse ele.

    Como exemplo de avanços, Hague citou a missão de empresários liderada pelo secretário de Negócios, Vince Cable, que veio ao Brasil em agosto. E falou do esforço em firmar acordos comerciais para “modernizar” a Marinha brasileira.

    O repórter da BBC Mundo Arturo Wallace, que acompanhou o discurso e a entrevista do chanceler nesta terça, relata que Hague parabenizou o Brasil e a presidente eleita Dilma Rousseff pelas recentes eleições, citou o Bolsa Família entre um dos “modelos” de política social implementados na região e disse que há espaço para cooperação entre Brasil e Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos (Londres será a sede em 2012; o Rio de Janeiro, em 2016).

    Em entrevista em julho, Hague havia incluído o Brasil entre as prioridades do novo governo britânico em política externa, alegando que a Grã-Bretanha precisa aumentar “sua influência e seu alcance global” num momento em que “o poder econômico e as oportunidades econômicas estão se movendo para os países do Leste e do Sul”.

  27. Se for bem trabalhado já estariamos com 40% de apoio dos membros,depois é só ir em cima dos chineses,ou russos.É uma oportunidade boa!

  28. Vcs querem ver os E.U.A,vestidos com a camisa da seleção e pendindo para o Brasil ser membro permanente,é só pronunciar uma frase”Parceria energetica para os E.U.A e o Mundo”,pronto o recado está dado,ai amigos eles vão nos apoiar em tudo,se quisermos fazer uma BOMBA H,vão fazer vistas grossas,se tomarmos chá com os iraninanos,eles vão querer tomar o chá juntos.

  29. Boa noite caros amigos:
    Devemos estar atentos ao México, pois, penso que a vontade do Tio Sam é alocar o México no Conselho de Segurança e deixar o Brasil a ver navios – mercantes é claro, pois de guerra tá difícil ver – Se eles fizerem isso, e acho que farão, darão a maior bandeira do mundo, será a maior burrada, pois, o Brasil está crescendo muitíssimo e poderá desenvolver uma política própria de segurança regional fora dos tentáculos da ONU.
    Acredito que se o Obama, que tá vindo aí, der essa bandeira é porque o cara é burro mesmo. NÃO TEM COMO EXCLUIR O BRASIL E FICAR POR ISSO MESMO, É IMPOSSÍVEL. QUEM VIVER VERÁ.

  30. Os EUA estão expandindo a OTAN, justamente porque sabe que sempre vai haver alguém para dizer não, e estão fazendo sem o consentimento da ONU, eles estão subjugando as decisões do CS, em detrimento aos seus interesses, mais ou menos membros não vai fazer diferença para a expansão da OTAN, isso já se mostrou viável para eles e continua a fazer. Estão cercando o Brasil a França e os britânicos estão falando para encantar estes políticos, já que o chefe-mor vai ficar nos bastidors observado.
    Mas o plano de expansão continua a todo vapor, e o Brasil talvez esteja esperando o exército de Sâo Sebastião descer dos céus para salva-ló.

  31. Barca, não concordo contigo, concordo com Nick quando ele diz (ou quer dizer He, He,) o Brasil é um pais com suas forças armadas sucateadas,
    precisa de ajuda de uma potencia média do tamanho de Minas Gerais para tirar seus cidadões da Libia.
    É uma vergonha.
    Voce acredita no discurso dos Ingleses – os mesmo que já disseram que o Brasil não chegara a lugar nenhum (ou seja não será respeitado como uma potencia) enquanto ficar fazendo o papel de bom mocinho.
    Estive esses dias a falar com um alemão, que sempre vem passar uma temporada no Brasil, segundo ele o Brasil como lider da região tem que demonstrar inaceitavel a presença da Inglaterra nas Malvinas e ponto.
    É tratar o Brasil como boboca, veja bem o dircurso ingles:
    Não devolvem à Argentina as Malvinas, sem discursão.
    Não é o que a Argentina pensa.
    Se o Brasil cair na conversa inglesa, neste discurso vazio que esta ai em cima, passar a fazer acordo e parcerias estrategicas sem levar em consideração a questão das Malvinas, pode da Adeus ao Mercosul e a Unasul, ou voce acha que Argentinos aceitariam isso na boa.
    Agora que respeito teria a França a Inglaterra, EUA com um Brasil isolado em seu proprio subcontinente???
    Aproveitariam a chance para nos enterra de vez, EUA só esta esperando estes bastardos fazerem o trabalho por eles.
    O Brasil se fortaleceu internacionalmente com sua economia
    e grande parte do seu superavit vem da China mas tambem dos paises vizinhos, o Mercosul e Unasul é estrategicamente uma alavanca para nossos interesses e nossa soberania.
    Foi graças ao Mercosul e nossa politica voltada para America Latina que podemos dizer não para ALCA,
    e tenho certeza que voce mais do que ninguem sabe da armadilha que iamos entrar (veja o exemplo do México).
    E vem com esse discurso que nos respeitam, tá bom!!!!!
    Lembra da palestra do Jobim e as bases Inlgesas/americanas que pontilham o meio do atlantico sul:
    Assunção,St.Helena,etc….
    Acredito sim quando eles dizem que estão perdendo importancia no mundo, tanto militar como comercial, e que a depedencia deles do EUA deve esta no sinal vermelho,
    O assunto é mercado para vender, e isso,” mercado “, poucos podem oferecer, só que nós iremos nos tornar grande,
    vou repetir nos estamos a nos tornar grande, grande demais para eles, por isso volto a repetir eles veem no VACUO.
    O Brasil tem e graças a deus a politica certa se firmar economicamente, avançar nos acordos Mercosul e Unasul e se projetar no Mundo como estamos a fazer agora com nossa Marinha no Libano, e se armar o quanto antes.
    O resto é conversa mole.
    Um abraço ao amigo

  32. Barca meu caro, EUA e Inglaterra jogam juntos nestas bandas de cá.
    Os interesse americanos já conhecemos, os interesses ingleses são outros,
    terminam no final tendo os mesmos objetivos dividir e aniquilar as forças de autonomia e soberania que sobra por estes lados, fica bom aos ingleses ver uma Argentina fragilizada, bom aos americanos ver o Brasil fragilizado.
    Abs

  33. NILO…N atua cabeça na hora que a coisa ficar feia pro nosso lado os Latinos tomarão nossas dores né rsrs rsrs Eles nos invejam e apenas sorriem para se beneficiarem de nós e não hesitariam em aceitar cents e fazerem o jogo dos Gringos.Os unicos que poderiam pensar em algo consoco são justamente as nossas duas maiores interrogações regionais.A Venezuela que teme os EUA e a Argentina que teme a UK e mais nada.Nenhum deles morre de amores por nós.Bote em sua cabeça que nem ao menos eles tem o nosso DNA.Se Chavez provaca os EUA,problema dele.Se a Argentina buscou uma forma belica de reaver o arquipelago,problema dela.Que eles deem seus jeitos.Negociarmos sim e com todos que nos interessam mas posições militares de alinhamento,com ninguem e sim nos prepararmos para tudo inclusive para nos batermos com eles se for necessario.

  34. Galileo,Cesar Pereira and other haters
    French minister here is loosing her time and France too, Brazil does not deserve so much time with what Lula has done before leaving
    If I were at the top of the french State ,I would work on some retaliation and /or cancellation of the nucluar subnuc deal .Selling Brazil this technology was too generous ,even for money.
    .
    In a way,you deserve to be the puddles of american gringos ,your big northern neighbour and you will be as geography is what it is: a fixed fact
    So help me God!

  35. Well Thierry Brasil for long time Have been YANKES Back Yard
    thanks some PRESIDENTS like FHC .So is normal seen people with kind opinion like those what you refer .I believe this people don’t have any clue how important this friendship between France and Brasil is important for Brasil Future .They are kind blind who don’t want see how
    miserable Yanks have been with our country they living by Hollywood , sometimes i seen people in this blog who thinking and admirer Yanks like god’s from other planet’s .It thanks for the brainwashing what Hollywood have been making in this people mind.Nelson Jobin did one big step for Brasil when he close those deals with France,and 20 years we going to see how it was important for our country .But for some Lacaios it never will be enough because they live by illusion and fantasy the only thing’s good is Made U.S.A .They don’t care about the stupid treatment what yanks have been giving for Brasil and how Yanks rely are interesting in Brasil Future .They avoid to see how Brasilia space program have been delayed thanks bigs not’s and sabotage by they beloved yanks.
    But for finish, Brasil need’s more Nelson Jobins is the only way out for our country be one nation .until we have president’s like FHC we all’s will be one COLONY

  36. Na minha opinião,o Brasil teria que ser convidado e não pleitear uma vaga no CS,mas para isso tem que se tornar realmente uma potencia economica estavel e principalmente uma potencia militar com poder letal de dissuadir qualquer um,ou seja poder atomico.Somente armas nucleares tornarão nossas fronteiras terrestres,aéreas e maritimas blindadas.Brasil com s,acima de tudo.Brasil um país de todos os brasileiros.

  37. KLM, I would be Jobim,Ihad already resignedwe live only once and life is short!
    Probably your FAB will end up with US fighters in the coming years,Dassault future will be in a pan european (including Russia) cooperation
    I deeply regret France having be stupid not to include in the year 2008 the Rafale in the Scorpene -nuclear hull integration.now it is too late and once again US lobbying won and France get fucked up,obrigado M Lula .
    I am 100% again Dassault working with Embraer on the KC390 and transfering any know how.But Boeing I am sure will make itself a pleasure to do it.
    And USA is a huge market for brazilian economy.Of course then forget childish attitude like falling in love with iranian fascist regime just for the pleasure of being on the media scene.

  38. Thierry
    I HOPE you are Wrong .Wikileaks, have made big Impact in many important decision who Brazil will have to take about with
    our Good “friendship” with US.I believe If we have this Dino F-18 is not because US Lobbing is the best but by the presion who US make under the table for Brasil buy they jets . Well Jobim did what i can call one patriot suppose to do for our country ,and i hope after him will show up other’s to care about our future far way from US INFLUENCE it could be dream think in this way but it not cost nothing .Dassault is the best deal today for Embraer but they living in fantasy with the possibility to sell planes for US military market and i don’t see big future for KC390 in US since Lockheed Martin have they planes for sell too, beyond Boeing. US can be a good large Market for Brasil but far way from military stuff it always will be one leash for control our Future .
    for now i m just watching this novel who don’t looks the will end soon

Comentários não permitidos.