América Latina reforça liderança mundial em energias renováveis

http://arlington-honors-bio.wikispaces.com/file/view/ecology.jpg/69291877/ecology.jpg

Sugestão: Eduardo Nicácio

Ex-presidente da Costa Rica, José María Figueres, destacou o trabalho de países como Brasil e Chile, onde as políticas governamentais foram um fator-chave para que os políticos e empresários entendessem a urgência desses temas.

MIAMI – Com 30% da produção de energias renováveis, especialmente biomassa, a América Latina se encontra na vanguarda do setor no mundo, disse nesta terça-feira, 22, em Miami o ex-presidente da Costa Rica José María Figueres em um fórum sobre novas fontes de energia.

Figueres destacou o trabalho de países como Brasil, Costa Rica, México e Chile, onde as políticas governamentais foram um fator-chave para que os políticos e empresários entendessem a urgência deste temas.

“O tema é muito importante, porque vivemos em um mundo com recursos limitados, sobretudo em hidrocarbonetos. Vamos seguir tendo (hidrocarbonetos) durante os próximos 20 ou 30 anos, mas não além disso, e cada vez mais a um preço maior. Por isso, quanto mais rápido realizarmos a mudança total à utilização de energia renovável, melhor para todos”, assegurou Figueres.

O ex-presidente também destacou as condições topográficas da região, favoráveis à exploração de fontes alternativas de energia. “A América Latina tem um grande potencial para desenvolver energia eólica e geotérmica, porque temos muitos vulcões”, afirmou.

De acordo com Figueres, o importante é contar com redes de distribuição inteligentes que permitam que a energia chegue a todos os pontos da região, que tem 35 milhões de pessoas ainda sem acesso a nenhuma fonte de energia.

Nota do Editor.

Acho que esta é uma grande resposta ao mundo que ao Invés de falar deviam era fazer mais.

Criam reuniões na dinamarca, Japão e tudo mais, e não cumprem sequer uma letra do que escrevem.

E.M.Pinto

7 Comentários

  1. Temos de explorar td os possíveis meio de obter energia; éolica, solar , hídrica e até das marés.Sem esquecer da energia nuclear…O progresso do BRASIL passa pela oferta em abundância de energia. Sds.

  2. Concordo temos de diversificar as fontes de energia…Para o Brasil é tudo ou nada, ou seja: além da diversificação, tem que ter abundância… SDS

  3. OS NOSSOS HERÓIS BRASILEIROS DA RECICLAGEM.
    .
    .
    No caso do Brasil,que é um exemplo de reciclagem, tem um viés perverso nesta história.
    .
    O que leva um brasileiro cata lixo no lixão e nas ruas;é por uma convicção ideológica do defesa a ecologia ou uma convicção ideológica de sobrevivência dele;ou seja,se ele não fizer 1Kg de latinha,não irá comer no dia!
    .
    Para estes brasileiros que tem que matar 10 leões famintos todo dia, com uma das mão para trás;as minhas estimas.

  4. Tenho certo orgulho disso. De uma maneira ou de outra nos torna menos dependentes de outros países e de mais pressões externas relativas ao meio ambiente. E, sendo a petrobrás uma estatal nos ficamos livres dos tycoons da combustão.
    Também e muito bom para desenvolver o setor de pesquisas do país que carece de novas tecnologia. Também li em algum site que não me lembro qual foi, que o Brasil pretende construir mais usinas nucleares, que na minha opinião são a desculpa perfeita para um programa secreto em busca do nosso “Nuke”.
    E no final da contas é uma forma de dizer: “Para que guerra se vamos exportar todo o petróleo?!”

  5. Acho que tem um tipo de poluição em que não estão colocando em pauta: Poluição do Calor, emitida pelas máquinas, reações químicas, inclusive biológica.
    O nosso corpo aquece o ambiente, além de emitirmos CO2.
    Pessoal, o Calor fica retido nos átomos da Terra, que depois vai sendo irradiado aos poucos para o espaço.
    Até as microondas dos telefones celulares aquecem a Terra.

Comentários não permitidos.