Wikileaks revela sabotagem contra Brasil tecnológico

http://www.defesabr.com/Tecno/VLS_CLA%20.jpgSugestão: Gérsio Mutti

Os telegramas da diplomacia dos EUA revelados pelo Wikileaks revelaram que a Casa Branca toma ações concretas para impedi dificultar e sabotar o desenvolvimento tecnológico brasileiro em duas áreas estratégicas: energia nuclear e tecnologia espacial. Em ambos os casos, observa-se o papel anti-nacional da grande mídia brasileira, bem como escancara-se, também sem surpresa, a função desempenhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, colhido em uma exuberante sintonia com os interesses estratégicos fo Departamento de Estado dos EUA, ao tempo em que exibe problemática posição em relação à independência tecnológica brasileira. O artigo é de Beto Almeida.

Beto Almeida

O primeiro dos telegramas divulgados, datado de 2009, conta que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes Cyclone-4 – de fabricação ucraniana – no Centro de Lançamentos de Alcântara , no Maranhão.

Veto imperial
O telegrama do diplomata americano no Brasil, Clifford Sobel, enviado aos EUA em fevereiro daquele ano, relata que os representantes ucranianos, através de sua embaixada no Brasil, fizeram gestões para que o governo americano revisse a posição de boicote ao uso de Alcântara para o lançamento de qualquer satélite fabricado nos EUA. A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que os EUA “não quer” nenhuma transferência de tecnologia espacial para o Brasil.

“Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”, diz um trecho do telegrama.

Em outra parte do documento, o representante americano é ainda mais explícito com Lokomov: “Embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”.

Guinada na política externa
O Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA (TSA) foi firmado em 2000 por Fernando Henrique Cardoso, mas foi rejeitado pelo Senado Brasileiro após a chegada de Lula ao Planalto e a guinada registrada na política externa brasileira, a mesma que muito contribuiu para enterrar a ALCA. Na sua rejeição o parlamento brasileiro considerou que seus termos constituíam uma “afronta à Soberania Nacional”. Pelo documento, o Brasil cederia áreas de Alcântara para uso exclusivo dos EUA sem permitir nenhum acesso de brasileiros. Além da ocupação da área e da proibição de qualquer engenheiro ou técnico brasileiro nas áreas de lançamento, o tratado previa inspeções americanas à base sem aviso prévio.

Os telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks falam do veto norte-americano ao desenvolvimento de tecnologia brasileira para foguetes, bem como indicam a cândida esperança mantida ainda pela Casa Branca, de que o TSA seja, finalmente, implementado como pretendia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas, não apenas a Casa Branca e o antigo mandatário esforçaram-se pela grave limitação do Programa Espacial Brasileiro, pois neste esforço algumas ONGs, normalmente financiadas por programas internacionais dirigidos por mentalidade colonizadora, atuaram para travar o indispensável salto tecnológico brasileiro para entrar no seleto e fechadíssimo clube dos países com capacidade para a exploração econômica do espaço sideral e para o lançamento de satélites. Junte-se a eles, a mídia nacional que não destacou a gravíssima confissão de sabotagem norte-americana contra o Brasil, provavelmente porque tal atitude contraria sua linha editorial historicamente refratária aos esforços nacionais para a conquista de independência tecnológica, em qualquer área que seja. Especialmente naquelas em que mais desagradam as metrópoles.

Bomba! Bomba!
O outro telegrama da diplomacia norte-americana divulgado pelo Wikileaks recentemente e que também revela intenções de veto e ações contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro veio a tona de forma torta pela Revista Veja, e fala da preocupação gringa sobre o trabalho de um físico brasileiro, o cearense Dalton Girão Barroso, do Instituto Militar de Engenharia, do Exército. Giráo publicou um livro com simulações por ele mesmo desenvolvidas, que teriam decifrado os mecanismos da mais potente bomba nuclear dos EUA, a W87, cuja tecnologia é guardada a 7 chaves.

A primeira suspeita revelada nos telegramas diplomáticos era de espionagem. E também, face à precisão dos cálculos de Girão, de que haveria no Brasil um programa nuclear secreto, contrariando, segundo a ótica dos EUA, endossada pela revista, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, firmado pelo Brasil em 1998, Tal como o Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA, sobre o uso da Base de Alcântara, o TNP foi firmado por Fernando Henrique. Baseado apenas em uma imperial desconfiança de que as fórmulas usadas pelo cientista brasileiro poderiam ser utilizadas por terroristas , os EUA, pressionaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que exigiu explicações do governo Brasil , chegando mesmo a propor o recolhimento-censura do livro “A física dos explosivos nucleares”. Exigência considerada pelas autoridades militares brasileiras como “intromissão indevida da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército Brasileiro”.

Como é conhecido, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, vocalizando posição do setor militar contrária a ingerências indevidas, opõe-se a assinatura do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que daria à AIEA, controlada pelas potências nucleares, o direito de acesso irrestrito às instalações nucleares brasileiras. Acesso que não permitem às suas próprias instalações, mesmo sendo claro o descumprimento, há anos, de uma meta central do TNP, que não determina apenas a não proliferação, mas também o desarmamento nuclear dos países que estão armados, o que não está ocorrendo.

Desarmamento unilateral
A revista publica providencial declaração do físico José Goldemberg, obviamente, em sustentação à sua linha editorial de desarmamento unilateral e de renúncia ao desenvolvimento tecnológico nuclear soberano, tal como vem sendo alcançado por outros países, entre eles Israel, jamais alvo de sanções por parte da AIEA ou da ONU, como se faz contra o Irã. Segundo Goldemberg, que já foi secretário de ciência e tecnologia, é quase impossível que o Brasil não tenha em andamento algum projeto que poderia ser facilmente direcionado para a produção de uma bomba atômica. Tudo o que os EUA querem ouvir para reforçar a linha de vetos e constrangimentos tecnológicos ao Brasil, como mostram os telegramas divulgados pelo Wikileaks. Por outro lado, tudo o que os EUA querem esconder do mundo é a proposta que Mahmud Ajmadinejad , presidente do Irà, apresentou à Assembléia Geral da ONU, para que fosse levada a debate e implementação: “Energia nuclear para todos, armas nucleares para ninguém”. Até agora, rigorosamente sonegada à opinião pública mundial.

Intervencionismo crescente
O semanário também publica franca e reveladora declaração do ex-presidente Cardoso : “Não havendo inimigos externos nuclearizados, nem o Brasil pretendendo assumir uma política regional belicosa, para que a bomba?” Com o tesouro energético que possui no fundo do mar, ou na biodiversidade, com os minerais estratégicos abundantes que possui no subsolo e diante do crescimento dos orçamentos bélicos das grandes potências, seguido do intervencionismo imperial em várias partes do mundo, desconhecendo leis ou fronteiras, a declaração do ex-presidente é, digamos, de um candura formidável.

São conhecidas as sintonias entre a política externa da década anterior e a linha editorial da grande mídia em sustentação às diretrizes emanadas pela Casa Branca. Por isso esses pólos midiáticos do unilateralismo em processo de desencanto e crise se encontram tão embaraçados diante da nova política externa brasileira que adquire, a cada dia, forte dose de justeza e razoabilidade quanto mais telegramas da diplomacia imperial como os acima mencionados são divulgados pelo Wikilieks.

(*) Beto Almeida é jornalista

50 Comentários

  1. falou tudo E.M.Pinto, concordo totalmente que para o brasil crescer nos devemos procurar pelos nossos meios essa forma de avnaçar(evoluir) tecnologicamente, eu disse em um post ai em cima que o brasil deveria se alinhar com russia e china , mais sei tb que até com esses dois o brasil vai tomar cano(por mais que acho que sera melhor que alinhar com os americanos), por isso acho que a melhor forma de alcançar nossas tecnologias sera pelo nosso proprio esforço , o governo brasileiro tinha que tomar vergonha na cara e investir em educaçao e ciencia e tecnologia e nao ficar pulando de galho em galho sem obter nenhum resultado.
    sds a todos.

  2. concerteza isso podera acontecer E.M.Pinto, nao sou petista mas acho que aconteceria com muito mais facilidade com o psdb essa entrega de nossos campos de petroleo.

  3. Meu caro, este é o problema, esta mentalidade de que é A ou B, o mundo não se resume a isto, estes atos são cometidos por pessoas que não tem ideologia, religião, partido, time de futebol ou seja lá o que for.
    Não depende de convicções e sim dos seus objetivos, nãos e resumem a partidos, esta crença de que PT PSDB são antagônicos é resultado de discurso e doutrina da Guerra Fria, incutida na cultura, do Ou é nosso amigo ou é nosso inimigo, e funciona.
    A Rússia e os EUA eram os maiores inimigos daquele tempo e sempre passavam e ainda passam a mão um na cabeça do outro.
    Ninguém condenou a invasão da Geórgia como não vão condenar a segunda invasão do Iraq, só para quem tem ideologia isto funciona.
    O jogo deles está acima disto, o que move são os interesses e nada a fazer. da mesma forma, nós acreditamos que o salvador da pátria do Time A vai nos salvar de todos os males cometidos pelo salvador do time B, mas na verdade o que muda é quem está no poder, os atos são os mesmos goste ou não.
    No meu comentário anterior fiz questão de destacar 2 crimes já cometidos e destaco o terceiro que vem ai.
    anote e aguarde.
    Para mim não resta solução senão sentar e traçar os objetivos sejam quem forem os governantes, exigir e fazer cumprir, e condenar quanto tiver que condenar.
    infelizmente perdi à mais 16 anos a esperança em modelos ou ideologias.
    sds
    E.M.Pinto

  4. Meus caros amigos. Gostei muito dos comentários. Notei o patriotismo de cada um de vocês. Isso me deixa muito orgulhoso. Também amo o Brasil. Tenham certeza que um dia o nosso Brasil vai dominar toda essa tecnologia. Como vamos chegar lá?. Muito simples: Pesquisar. Precisamos investir maciçamente nos jovens. Vejam quantas descobertas estão sendo divulgadas pela Unicamp e outras universidades. Todo dia um remédio novo é descoberto. Precisamos contratar cientistas oriundos da China, da antiga URSS, do Paquistão, Ucrânia, que hoje vivem desempregados naqueles países. Temos que acabar com essa xenofobia idiota. O Brasil errou demais em não receber os cientistas da Alemanha pós segunda guerra mundial. Já os Estados Unidos, aceitaram receber o grande Wernher Von Braun o homem que colocou a América na vanguarda espacial. Antes, essa grande nação não tinha tecnologia alguma de foguetes. Foi Von Braun que inventou as terríveis bombas V1 e V2. Na década de oitenta esse gênio veio ao Brasil. Ele disse : Eu amo o Brasil. Tenho parentes em Santa Catarina. Queria vender seus serviços de satélites e foguetes para nós. O que o governo fez?. Nada. Turma burra né. Perdemos uma grande oportunidade de sermos grande nessa área. Agora as grandes potências descobriram que essa tecnologia vale muito dinheiro. O medo deles não é porque o Brasil pode fabricar bomba atômica. Já sabemos como fazê-la. Até o Paquistão com um PIB três vezes menor que o Brasil, já detonou sua bomba. O temor é perder dinheiro. Estive estudando como foi desenvolvido o projeto Manhattan na América do Norte para a fabricação da bomba atômica. Tinha mais estrangeiros que americanos. Enrico Fermi era Italiano. Niels Bonr Og, Leó Szilard, Edward Teller, eram todos europeus. Edward Teller, nasceu em Budapeste. Morreu em 2003. É até hoje popularmente conhecido como “O pai da Bomba H. O cientista Abdul Qadir Khan, pai da bomba atômica paquistanesa, queria vender os segredos da bomba para outros países, inclusive Coreia do Norte, Irã e Líbia, tinha um grande interesse em passar toda essa tecnologia ao Brasil. Dizem que ele já passou. Ele estava preso, mas já foi solto. Abdul defende a tese de que os países do terceiro mundo devem possuir armas também, visando um equilíbrio mundial.

  5. E.M.Pinto o ataque ao pré-sal já começou a muito tempo,hoje saiu uma matéria num desses jornais no qual um diretor de banco diz que a Petrobrás usa manobra contábil,mas o que esse jornaleco se esquece é que a Petrobras sofre auditoria,e pelos criterios mais rigorosos,é incrível como qualquer idiota que ataca a Petrobrás,ganha um destaque impressionante,sem a menor preocupação em analisar a contra parte,agora esse mesmo grupo não esclareceu até hoje a compra da antiga TV Paulista,que está até hoje na justiça.
    Fico impressionado como algo que é extremamente valioso e estrategico tenha tão pouco valor para esses grupos,tb me impressiona,como alguns brasileiros dão aval para essas barbaridades,para fatos concretos,não é questão de ser anti ou pró E.U.A,acho que na cabeça dessas pessoas só existe o pró e o contra E.U.A,ficam nessa binômio,não vêm nada além do que esses grupos escrevem,muito triste.

  6. Puxa!!So o presidente Lula prestou(ou presta)todos os outros são lesas-pátrias,traidores e por ai vai.
    Então vejam o GRANDE DEFENSOR DA PATRIA e seus amigos:

    “Lula a Kadafi: “meu amigo, meu irmão e líder”

    Isto aconteceu em julho de 2009, na cúpula da União Africana, realizada na Líbia, onde hoje o líder do Pequeno Timoneiro ordena bombardeios contra a população (já há mais de 400 mortos).

    Não se deve esquecer que Lula sempre demonstrou predileção por tiranos. Sob seu governo, o Itamaraty se aliou à escória internacional (Chávez, os ditadores africanos etc.).”
    http://otambosi.blogspot.com/2011/02/lula-kadafimeu-amigo-meu-irmao-e-lider.html

  7. E ainda vão comprar o tijolão deles…
    Falta de vergonha e subserviência mesmo.
    Lamentável.
    Mas como um amigo já disse, é matéria retemperada e requentada mesmo.

  8. Caro carl94fn, o problema do Bosco é porque ele assistiu muito filme do Roy Rogers e acabou ficando com a mente fraca, no mais ele faz até uns comentários bons. Perdoa o velhinho, ele gente boa. rsrsrs…

  9. Ninguém vai falar do Sarney? onde esse cara tava na época? vejam, muita coisa não mudou até agora, mudaram a fuzelagem mas a máquinas são as mesmas. lula e dilma mesmo que pouco ainda fazem algo pelo pais.

    olhem para a câmara e seus deputados, o senado e seus senadores, grandes empresários de sucesso

  10. Conheçam um pouco do pensamento do “GRANDE” Lula.

    Reinaldo Azevedo
    Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil
    03/12/2009 às 4:49
    TRINTA ANOS DE LULA: OS HOMENS ADMIRÁVEIS

    Publiquei ontem alguns trechos da entrevista de Lula à revista Playboy em julho de 1979 e fiz uma pequena provocação intelectual: “O sindicalista é o pai do homem”. Acho que há mais trechos que os eleitores têm o direito de ler. Sacrifico-me por vocês. Como não está na Internet, tenho de digitá-los. Mas não me importo. Tudo pelo esclarecimento.

    Os trechos que vocês lerão em vermelho são fortes, sim. Não fosse o Brasil, hoje, amigo de todas as ditaduras que há no planeta; não tivesse o governo Lula estendido o tapete vermelho para o um delinqüente como Mahamoud Ahmadinejad, censurado na ONU uma semana depois, com os votos de Rússia e China, mas sem o voto do Brasil; não tivesse flertado o Itaramaty, por vias oblíquas, até com o terrorismo das Farc, e a fala de Lula de 30 anos atrás não teria relevância. Mas, infelizmente, tem. Vamos lá.

    (…)
    Playboy – Há alguma figura de renome que tenha inspirado você? Alguém de agora ou do passado?

    Lula [pensa um pouco]- Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil (…). Um cara que me emociona muito é o Gandhi (…). Outro que eu admiro muito é o Che Guevara, que se dedicou inteiramente à sua causa. Essa dedicação é que me faz admirar um homem.

    Playboy – A ação e a ideologia?

    Lula – Não está em jogo a ideologia, o que ele pensava, mas a atitude, a dedicação. Se todo mundo desse um pouco de si como eles, as coisas não andariam como andam no mundo. (…)

    Playboy – Alguém mais que você admira?

    Lula [pausa, olhando as paredes] – O Mao Tse-Tung também lutou por aquilo que achava certo, lutou para transformar alguma coisa.

    Playboy – Diga mais…

    Lula – Por exemplo… O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.

    Playboy – Quer dizer que você admira o Adolfo?

    Lula – [enfático] Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação. É diferente de admirar as idéias dele, a ideologia dele.

    Playboy – E entre os vivos?

    Lula [pensando] – O Fidel Castro, que também se dedicou a uma causa e lutou contra tudo.

    Playboy – Mais.

    Lula – Khomeini. Eu não conheço muito a coisa sobre o Irã, mas a força que o Khomeini mostrou, a determinação de acabar com aquele regime do Xá foi um negócio sério.

    Playboy – As pessoas que você disse que admira derrubaram ou ajudaram a derrubar governos. Mera coincidência?

    Lula [rápido] – Não, não é mera coincidência, não. É que todos eles estavam ao lado dos menos favorecidos.

    (…)

    Playboy – No novo Irã, já foram mortas centenas de pessoas. Isso não abala a sua admiração pelo Khomeini?

    Lula – É um grande erro… (…) Ninguém pode ter a pretensão de governar sem oposição. E ninguém tem o direito de matar ninguém. Nós precisamos aprender a conviver com quem é contra a gene, com quem quer derrubar a gente. (…) É preciso fazer alguma coisa para ganhar mais adeptos, não se preocupar com a minoria descontente, mas se importar com a maioria dos contentes.

    Voltei
    Que coisa, não? O único do grupo que não é um facínora, um assassino contumaz, um homicida frio, é Gandhi. Mas Gandhi, convenham, é a Portuguesa de Desportos das figuras ilustres da humanidade. Se a Portuguesa está em campo, e o adversário não é o nosso time, a gente torce pra quem?

    Os outros… A referência a Hitler se presta a uma ironia sinistra: “O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer”. Sem dúvida, o homem era o senhor do fogo…

    Lula mudou? Digamos que alguns facínoras foram acrescentados à sua galeria: Ahmadinejad, Khadafi, Omar Hassan Ahmad al-Bashir (o genocida do Sudão)… Fidel, bem…, a múmia, rejeitada até pelo diabo, continua objeto de culto…

    De todas as admirações, esta que diz pouco se importar com ideologia é, sem dúvida, a mais perigosa. Afinal, 30 anos depois daquela entrevista, indagado se não se incomodava em receber Ahmadinejad, que nega o holocausto dos judeus, promovido por Hitler – aquele que “tinha o fogo de se propor a fazer alguma coisa”, Lula respondeu:
    “Muito pelo contrário. Não estou preocupado com judeus nem com árabes. Estou preocupado com a relação do estado brasileiro com o estado iraniano. Temos uma relação comercial, queremos ter uma relação política”.

    O sindicalista, como se vê, era mesmo o pai do presidente.
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/trinta-anos-de-lula-os-homens-admiraveis/
    PS:Seria interessante postar essa materia sobre o nosso “GRANDE” Lula.

  11. Quanto comentário sem noção…
    .
    então o programa espacial brasileiro não vai pra frente por sabotagem americana! ahahhahahah
    .
    .
    1º O Programa não vai pra frente porque NÃO investem, NUNCA investiram $$$$$
    2º NUNCA investiram e agora quer a UTOPIA que é a ToT de mão beijada, e dá Ucrania…….hahah
    3º Ohhh os EUA não querem que o Brasil desenvolva essa área, Ué, o fascista analfabeto de são bernardo apoia DITADORES, e vocês querem que os EUA apoiem tudo cegamente!? ahahahahh
    4º NINGUÉM quer ter como concorrente a MELHOR área de lançamento do mundo, isso é errado?
    .
    .
    O maior inimigo do Brasil está aqui dentro, não lá fora!!!

    abraço

  12. Jakson
    O que o presidente Lula tem a ver com essa matéria??????? Enquanto estamos falando das sabotagens dos EUA e do FHC em sua política no mínimo equivocada você esta aí não sei porquê falando do ex presidente Lula.
    Engraçado, você por muito menos estaria soltando fogo pelas ventas se a França estivesse envolvida, mas como é os EUA você simplesmente muda de assunto… Uma vez um leitor deste blog te perguntou quanto você recebia da CIA olha eu não sei se eles te pagam, mas deviam é muita falta de consideração com você…

  13. Edson Odilon disse:
    22/02/2011 às 17:16

    “Ninguém vai falar do Sarney?”
    .
    .
    Edson não sei te explicar o que o Sarney fez, mas sei que quem manda nessa ******** a muito tempo é o sarney, quando ele morrer vão embalsamar ele e por na praça dos 3 poderes.
    O cara é acima de Deus na ******* da politica brasileira, no estado dele onde a familia dele sempre esteve no poder, lá tem numeros sociais/geográficos PIORES que os do Afegânistão, que como todos sabem está em guerra, e como todos sabem ou não sabem, nunca foi divulgado pela nossa ******** de imprensa.
    .
    abraço

  14. E ALGUEM AINDA TEM DUVIDAS?…OU FECHAMOS COM OS RUSSOS OU PODEMOS ESQUECER NOSSO PROGRAMA AEROESPACIAL.
    Maluco, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  15. pessoal…..esta aí uma coisa q nós ja estamos mais do q carecas de saber……q os eua nos sabotam na aréa espacial disso nimguém tem duvidas..mais o nosso maior sabotador são os politicos de brasilia q nao entenderam q aplicar dinheiro em progamas militares,progamas espaciais,e progamas de desenvolvimento de variadas tecnologias não são gasto!!!!! e sim investimentos que geram retornos alto ai país……outra coisa…é só pesquisarem ou então perguntem ao dondolo…o brasil tem sim tecnologia pra fabricar armas nucleares a hora q quiser,,,,e os yankes sabem muto bem disso

  16. quem esta errado quem faz ou aquele que deixa fazer ?
    noticias como estas sao um prato cheio para nossos politicos corruptos ; procura-se um inimigo externo para culpa-los de nossos problemas

  17. O problema é o maniqueísmo de certos foristas,querem tapar o sol com a peneira quando alguma notícia é de desagrado da cartilha.Concordo que esta informação tem artigo já debatidos por nós, mas também traz novas informações citando os nomes dos Ilustres FHC e Goldenberg.Quem acusa de sermos manipulados por A,B ou C na verdade quer nos manipular e tapar com panos quentes algo importante que tem que ser debatido.

  18. Sou plenamente a favor da Bomba e dos Mísseis.Sou absolutamente contra o Vovô Dino F-18.
    Temos que desenvolve-los na encolha seja como for,custe que custar,e graças a Deus há vozes no governo que também pensam assim.
    Fora com o F-18,que venham os Rafales e se os EUA boicotarem as patentes deles que venham os Сухой.

  19. mantenha seus amigos perto e os inimigos mais perto ainda.
    pra mim era so isso q faltava para poder acusa-los do “ACIDENE” EM ALCANTRA Q MATOU 21 CIENTISTAS BRASILEIROS EM 2003 se não me falha a memoria.Temos q dilvulgar essa noticia.
    outra coisa q me causa indignação e o fato de somente parte do tratado de não proliferação de armas atômicas serem comprido, pois o tratado preve alem do não desenvolvimento de almas nucleares, também preve o desarmamento de paises q as obtem.

  20. Cara, estou em outro mundo. Lula foi o melhor presidente deste país, sobre qualquer ótica, um nacionalista nato, que olhou para os menos favorecidos sem esqueçer os mais abastados, 85% de aprovação de todo o povo brasileiro, elegeu um poste ganhado em todas as regiões deste pais , inclusive sul e sudeste e ai vem uma pessoa mostrar uma entrevista dele de 1979. Nesta epoca eu tinha uma senhora cabeleira cara, as coisas mudam, e as pessoas tb, mesmo assim não vejo algo errado nas posições dele, por que essa defesa dos judeus? o que os judeus estão fazendo com os palestinos matando-os sem chance de defesa é diferente do que hitler fez? As camisetas das tropas israelenses com o seguinte texto “Atire numa gestante palestina, um tiro, duas vidas.” representam o sentimento israelense, então cara que seja bem vindo o lider iraniano e sua economia e talvez alguma tecnologia para míssies balisticos e bomba que eles já possuem. Com relação a matéria em si, dou todo o apoio a maioria dos comentários daqui, parabéns E.M. Pinto, é dificil mostrar a realidade para pessoas com cerebro pequeno, mais esse é o caminho, requentado ou não.

  21. Bomba Atomica Já.
    E. Pinto estamos consciente Sim de que já lemos muito dos fatos que estão no texto, e que o texto os repete, e desta vez junta dois principais traidores deste pais Jose Goldemberg e FHC e a grande impressa que apoia a linha de pensamento do FHC.
    Publique tantas quantas forem necessarias, nunca, nunca será de mais lembrar ao pais do Herois assim como dos traidores.
    Estive visitando outros blogs Sobre esses assuntos nada é mencionado.
    Mas tem artigo que tenta destruir as relações sul americanas – a UNASUL.
    Bosco voce nos toma como tolo, uma ofensa.
    A voce meus respeitos.

  22. Caro Bosco diz:”Talvez nos coloque em linha direta contra a comunidade internacional e faça com que o evitável se torne inevitável e aí nossos piores temores podem ser tornar realidade”.
    Tem traidor aque abre site e diz o que voce fala aqui de outra forma: publica foto de vitimas de Chernobyl, inclusive de crianças e diz:
    é assim que os americanos irão fazer com sua família se o Lula e seus esquerdistas continuarem a insistir com essa babuseira de não assinar o
    acordo adicional do TNP que os EUA gentilmente solicita.

  23. Aos que santificam a “BESTA” Lula:
    “MPF aciona Lula na Justiça por improbidade administrativa”
    “O MPF-DF (Ministério Público Federal no Distrito Federal) entrou na Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por improbidade administrativa. Junto com o ex-ministro da Previdência Social, Amir Francisco Lando, Lula é acusado de utilizar a máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o Banco BMG, entre outubro e dezembro de 2004. O caso será decidido pela 13ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.”
    http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticia/MPF+ACIONA+LULA+NA+JUSTICA+POR+IMPROBIDADE+ADMINISTRATIVA_73239.shtml

  24. COLEGAS DIVULGUEM!
    APENAS DIVULGUEM!
    SÓ É PEDIR PARA DIVULGAR NOS BLOGS E SITES, QUE OS SENHORES MAIS FREQUENTAM.
    NÃO PODEMOS DEIXAS PASSAR EM BRANCO TAL TRAIÇÃO. DIGO TAL INFORMAÇÃO. TANTO ESSE ARTIGO, COMO ESEE OUTRO: “MÍDIA VENDIDA DEFENDE PROTOCOLO ADICIONAL – TNP”
    Caro Tupi, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  25. Penso que culpar os políticos é muito fácil porque são os alvos mais próximos, porém devemos também olhar quem esta corrompendo eles, no caso do FHC política infeliz ou traidora ele fez o que o Tio Sam pediu e aí? Os políticos corruptos são só 50% dos problemas uma coisa esta ligada a outra assim como esses jornais repugnantes todos tem um patrão em comum.
    È engraçado (de certa forma) o modo que alguns condenam o ladrão e encontra meios de justificar o receptor… não é tudo criminoso então por que regras diferentes?

  26. Não Jakson não faço parte da folha de pagamento desse DGSE.
    Mas reforço minha pergunta por que você esta falando do ex presidente Lula, por que você esta mudando de assunto?

    Turma esse é o joguinho deles mudam de assunto do nada, daqui a pouco vai se tornar um debate pra saber se o Lula foi um bom ou um mau presidente e esse é exatamente o desejo desses caras desviar o foco da matéria que não é sobre o Lula e sim sobre a sabotagem americana e o FHC lambi botas.

    Não caiam nesse joguinho ridículo!!

  27. jakson almeida
    sinto muito, nunca critiquei alguem aqui, então perdoe-me
    mas às vezes não da para terminar de ler oque você escreve,
    alguns comentarios são muito sem noção.

  28. Repito oque eu dizia lá encima
    Ainda tem gente que xinga o ministro Jobim…
    dizem que ele é fraco e que já deveria ter saído,
    Muita gente que não quer ver a verdade, e ainda apoiam os EUA.
    Essas pessoas sim, são um bando de traidores.

  29. Tem um ditado que a minha mãe diz, “quando o diabo não vai, ele manda o secretário (Partido de direita)”
    Pra gente que é informado, isso ai não é nenhuma novidade, mas o pior é os 90% da população que so se informa pela Globo, a grande rebanho.

  30. A constituição devia ser refeita para incluir crime de traição com pena de morte ou exilio la no Acre, mesmo em epocas de “paz”.

  31. Bosco disse:
    22/02/2011 às 11:33

    Mesmo não sendo sou muito favorável a influência americana eu concordo com você Bosco!

  32. carl94fn,quanta hipocrisia,então o ex-presidente FHC pode ser acusado de TRAIDOR mas seu SANTO GRANDE EX-PRESIDENTE LULA, QUE SE APROXIMOU DE DITADORES, LUNÁTICOS E OUTRAS ESCORIAS DA HUMANIDADE não pode ser acusado de traição!

  33. O que existe no “Brazil” aquele mesmo que o NY TImes disse que só tem macacos e bananas, é uma quadrilha de gente sem caráter, selecionada a dedo pelos estado unidos da américa DO NORTE para bloquear qualquer tipo de sinapse construtiva, e enxergar o aumento da cultura do país como uma ameaça.
    Se fazem intocáveis comprando e chantageando todas as esferas de poder do país.
    Nós, eleitores, cidadãos, homens de bem, somo tentados chantageados até coagidos a aceitar a verdade das novelas, das pessoas ricas se envolvendo em coisas fúteis e sem nexo.
    Essas cobras são ótimas na política e sempre elegem quem eles querem. De preferência vaidoso permissivo e vazio, como FHC que é sociólogo tanto quanto um taxista.
    Pense que o fato de Lula ter a chegado ao poder foi muito mais por uma pesada campanha de marketing orquestrada por Duda Mendonça e financiada por empresários dissidentes da velha oligarquia, demonstrando o nível intelectual ao qual essa “sub-gente” rebaixou a maioria de nossos compatriotas.
    Essa mesma oligarquia podre de filhinhos de papai criados à base de “café com leite” que sempre tiveram tudo de mão beijada, por não terem capacidade mental para conseguir dinheiro e poder de outro jeito, enfiam o dedo em tudo enchendo o inferno de boas intenções e as nossas vidas de problemas, abrindo as pernas pro primeiro que der mais.
    Não ponho a minha mão no fogo por nenhum político, mas os primeiros que eu vi tomando atitudes INÉDITAS no que diz respeito a auto-estima, dignidade, respeito e NÃO subserviência aos interesses ianques; os primeiros que vi fortalecer a Petrobrás, atacar o problema do desenvolvimento do país diretamente com o bolsa família, e, colocar o nosso povo ACIMA dos interesses dos outros povos, diversificar o comércio exterior reduzindo a nossa dependência para com os E.U.A e fortalecendo as alianças com nossos vizinhos também oprimidos pela “filial do inferno”, e nos fortalecendo ao mesmo tempo contra crises financeiras como a de 2008, além de ter aumentado vertiginosamente as reservas cambiais, foram os integrantes do governo Lula, junto com ele.
    E esse governo também foi o primeiro a traçar metas descritas como “políticas de estado” visando a melhora de todo o país com centenas de bilhões investidos na melhoria da qualidade de vida como um todo.
    E esse governo é o primeiro que eu vi por a cara de um torneiro mecânico assumido. E ele não saiu por ai pra forjar diploma de economista nem de engenheiro, e principalmente pelo que demonstrou no governo, não abandonou seus ideais de “esquerda” e nem esqueceu a merda que teve que comer quando foi jovem por causa das ingerências dessa quadrilha, ou quando se tornou sindicalista.
    Nenhum desses caras é inocente, nem mesmo o Lula que se não tivesse rabo preso tinha enfrentado o PIG. Mas, o meu objetivo aqui não julgar isso. É de dizer e justificar que entre um fdp que se vende e se auto promove rebaixando seus iguais e entre os que fazem com que palavras como dignidade, respeito e amor-próprio voltem a ter sentido para uma nação, eu fico com a segunda opção, pois essas qualidades são a semente de um povo soberano, merecedor de um território soberano, digno de se chamar ESTADO BRASILEIRO. E é exatamente aí que o maior dos nossos inimigos sempre mirou.

  34. Cuidado E.M.Pinto, o mesmo cidadão que atrapalhou o Poder Aereo, esta aqui tentando atrapalhar o PB, e este cidadão no PA é o Felipe CPS ou Vader, aqui ele esta com o nick de Jackson Antunes, Hms tireless e Xtreme. Ele deve ser filho torto do FHC ou do José Goldemberg.

  35. Depois desse comentario do Sr Felipe,não se precisa falar mais nada! Sempre tive vontade de falar tudo isso. Mesmo com minha idade um pouco avançada,me sinto orgulhoso de pessoas como vcs.Que Deus proteja nosso país!

  36. jakson almeida
    Mais uma vez, sinto muito.
    “A ignorância é mesmo uma benção”. Basta saber tirar proveito, não é?
    Oque, podemos esperar de uma pessoa que idolatra o símbolo da pirataria.
    Por isso digo que você é sem noção…
    Esse símbolo que você idolatra representa um marginal, alguém que promove saques e pilhagem o desrespeito aos contratos e convenções internacionais.
    Acredito que esse símbolo represente muito bem os Estados Unidos, pois é só isso que eles fazem em nome da sua tal soberania.
    Ainda tem gente que os defendem!!!
    … Não é???

  37. Bem o blog ainda precisa de um web design, mas ele ainda tem o que o tornou um dos meus favoritos criatividade e independência para tratar de temas e questões que são realmente de interesse nacional coisa que não se vê muito na Grande Mídia.

    Uma sugestão para Historia gostaria de ver um post sobre a guerra turco-italiana, a Guerra Franco-China, um sobre a invasão americana as Filipinas e outro sobre a guerra espano americana, esses são temas muito interessantes que atualmente estão envoltos no ostracismo.

  38. Carlos Augusto você É um gênio,ha algum tempo atras o PRÓPRIO EDITOR DO PLANO BRASIL JA DISSE QUE EU NÃO SOU O VADER OU SEJA LA QUEM MAIS FOR!
    Agora se você esta ,assim, tão apaixonado pelo vader convite ele pra sair com você!HAHAHAHAHAHAHAHAHA.

  39. Santa revolta batman!O maior sabotador do Brasil sao seus proprios politicos.nos coloquemos no lugar dos EUA;imagina se um pais com uma populaçao alienada e politicos ora corruptos ,ora revanchistas,derepente este pais resolve desenvolver tecnologias que podem em um futuro proximo nos ameaçar,ou causar uma corrida armamentista na regiao.Com certeza agiriamos defendendo nossos interesses como o faz os EUA,alguem conciente pode imaginar o que ocorreria na america do sul? Alguem acha que Chile, Argentina e outros doidoes nao iriam tambem desenvolver tais tecnologias? A america latina seria hoje uma regiao tensa ,viveriamos uma situaçao igual a que ocorre na fronteira de India e Paquistao.Os EUA cumpriu seu papel de lider ,defendeu seus interesses e impediu uma corrida pela bomba atomica aqui na AS.E pra finalizar o wikileaks ate agora nao publicou nada que as autoridades desconheciam,sao verdadeiros esquentadores de marmita.

Comentários não permitidos.