Wikileaks revela sabotagem contra Brasil tecnológico

http://www.defesabr.com/Tecno/VLS_CLA%20.jpgSugestão: Gérsio Mutti

Os telegramas da diplomacia dos EUA revelados pelo Wikileaks revelaram que a Casa Branca toma ações concretas para impedi dificultar e sabotar o desenvolvimento tecnológico brasileiro em duas áreas estratégicas: energia nuclear e tecnologia espacial. Em ambos os casos, observa-se o papel anti-nacional da grande mídia brasileira, bem como escancara-se, também sem surpresa, a função desempenhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, colhido em uma exuberante sintonia com os interesses estratégicos fo Departamento de Estado dos EUA, ao tempo em que exibe problemática posição em relação à independência tecnológica brasileira. O artigo é de Beto Almeida.

Beto Almeida

O primeiro dos telegramas divulgados, datado de 2009, conta que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes Cyclone-4 – de fabricação ucraniana – no Centro de Lançamentos de Alcântara , no Maranhão.

Veto imperial
O telegrama do diplomata americano no Brasil, Clifford Sobel, enviado aos EUA em fevereiro daquele ano, relata que os representantes ucranianos, através de sua embaixada no Brasil, fizeram gestões para que o governo americano revisse a posição de boicote ao uso de Alcântara para o lançamento de qualquer satélite fabricado nos EUA. A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que os EUA “não quer” nenhuma transferência de tecnologia espacial para o Brasil.

“Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”, diz um trecho do telegrama.

Em outra parte do documento, o representante americano é ainda mais explícito com Lokomov: “Embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”.

Guinada na política externa
O Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA (TSA) foi firmado em 2000 por Fernando Henrique Cardoso, mas foi rejeitado pelo Senado Brasileiro após a chegada de Lula ao Planalto e a guinada registrada na política externa brasileira, a mesma que muito contribuiu para enterrar a ALCA. Na sua rejeição o parlamento brasileiro considerou que seus termos constituíam uma “afronta à Soberania Nacional”. Pelo documento, o Brasil cederia áreas de Alcântara para uso exclusivo dos EUA sem permitir nenhum acesso de brasileiros. Além da ocupação da área e da proibição de qualquer engenheiro ou técnico brasileiro nas áreas de lançamento, o tratado previa inspeções americanas à base sem aviso prévio.

Os telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks falam do veto norte-americano ao desenvolvimento de tecnologia brasileira para foguetes, bem como indicam a cândida esperança mantida ainda pela Casa Branca, de que o TSA seja, finalmente, implementado como pretendia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas, não apenas a Casa Branca e o antigo mandatário esforçaram-se pela grave limitação do Programa Espacial Brasileiro, pois neste esforço algumas ONGs, normalmente financiadas por programas internacionais dirigidos por mentalidade colonizadora, atuaram para travar o indispensável salto tecnológico brasileiro para entrar no seleto e fechadíssimo clube dos países com capacidade para a exploração econômica do espaço sideral e para o lançamento de satélites. Junte-se a eles, a mídia nacional que não destacou a gravíssima confissão de sabotagem norte-americana contra o Brasil, provavelmente porque tal atitude contraria sua linha editorial historicamente refratária aos esforços nacionais para a conquista de independência tecnológica, em qualquer área que seja. Especialmente naquelas em que mais desagradam as metrópoles.

Bomba! Bomba!
O outro telegrama da diplomacia norte-americana divulgado pelo Wikileaks recentemente e que também revela intenções de veto e ações contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro veio a tona de forma torta pela Revista Veja, e fala da preocupação gringa sobre o trabalho de um físico brasileiro, o cearense Dalton Girão Barroso, do Instituto Militar de Engenharia, do Exército. Giráo publicou um livro com simulações por ele mesmo desenvolvidas, que teriam decifrado os mecanismos da mais potente bomba nuclear dos EUA, a W87, cuja tecnologia é guardada a 7 chaves.

A primeira suspeita revelada nos telegramas diplomáticos era de espionagem. E também, face à precisão dos cálculos de Girão, de que haveria no Brasil um programa nuclear secreto, contrariando, segundo a ótica dos EUA, endossada pela revista, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, firmado pelo Brasil em 1998, Tal como o Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA, sobre o uso da Base de Alcântara, o TNP foi firmado por Fernando Henrique. Baseado apenas em uma imperial desconfiança de que as fórmulas usadas pelo cientista brasileiro poderiam ser utilizadas por terroristas , os EUA, pressionaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que exigiu explicações do governo Brasil , chegando mesmo a propor o recolhimento-censura do livro “A física dos explosivos nucleares”. Exigência considerada pelas autoridades militares brasileiras como “intromissão indevida da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército Brasileiro”.

Como é conhecido, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, vocalizando posição do setor militar contrária a ingerências indevidas, opõe-se a assinatura do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que daria à AIEA, controlada pelas potências nucleares, o direito de acesso irrestrito às instalações nucleares brasileiras. Acesso que não permitem às suas próprias instalações, mesmo sendo claro o descumprimento, há anos, de uma meta central do TNP, que não determina apenas a não proliferação, mas também o desarmamento nuclear dos países que estão armados, o que não está ocorrendo.

Desarmamento unilateral
A revista publica providencial declaração do físico José Goldemberg, obviamente, em sustentação à sua linha editorial de desarmamento unilateral e de renúncia ao desenvolvimento tecnológico nuclear soberano, tal como vem sendo alcançado por outros países, entre eles Israel, jamais alvo de sanções por parte da AIEA ou da ONU, como se faz contra o Irã. Segundo Goldemberg, que já foi secretário de ciência e tecnologia, é quase impossível que o Brasil não tenha em andamento algum projeto que poderia ser facilmente direcionado para a produção de uma bomba atômica. Tudo o que os EUA querem ouvir para reforçar a linha de vetos e constrangimentos tecnológicos ao Brasil, como mostram os telegramas divulgados pelo Wikileaks. Por outro lado, tudo o que os EUA querem esconder do mundo é a proposta que Mahmud Ajmadinejad , presidente do Irà, apresentou à Assembléia Geral da ONU, para que fosse levada a debate e implementação: “Energia nuclear para todos, armas nucleares para ninguém”. Até agora, rigorosamente sonegada à opinião pública mundial.

Intervencionismo crescente
O semanário também publica franca e reveladora declaração do ex-presidente Cardoso : “Não havendo inimigos externos nuclearizados, nem o Brasil pretendendo assumir uma política regional belicosa, para que a bomba?” Com o tesouro energético que possui no fundo do mar, ou na biodiversidade, com os minerais estratégicos abundantes que possui no subsolo e diante do crescimento dos orçamentos bélicos das grandes potências, seguido do intervencionismo imperial em várias partes do mundo, desconhecendo leis ou fronteiras, a declaração do ex-presidente é, digamos, de um candura formidável.

São conhecidas as sintonias entre a política externa da década anterior e a linha editorial da grande mídia em sustentação às diretrizes emanadas pela Casa Branca. Por isso esses pólos midiáticos do unilateralismo em processo de desencanto e crise se encontram tão embaraçados diante da nova política externa brasileira que adquire, a cada dia, forte dose de justeza e razoabilidade quanto mais telegramas da diplomacia imperial como os acima mencionados são divulgados pelo Wikilieks.

(*) Beto Almeida é jornalista

48 Comentários

  1. Eles querem vender ainda o dino F 18 sabia?
    cade os defensores dos YANKES ?
    que desculpa eles podem dar pra isso?
    pergunto p eles como e bom ser lacaios ne?

  2. Companheiros!! Divulguem isso!! Espalhem estas notícias!! Não deixem que os vampiros da nação (Editado: Comentário de cunho político – partidário) nunca mais voltem ao poder!!

  3. 1 O primeiro dos telegramas divulgados, datado de 2009, conta que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamenTO
    2-A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que os EUA “não quer” nenhuma transferência de tecnologia espacial para o Brasil.
    3-MAIS que grande amigo o EUA E pro Brasil .que grande negocio sera se caso Brasil escolher o dino f 18 ?
    pros que defendem os EUA de pe junto e gostaria de chamar na cara de LACAIOS
    ser ANTIMERICANO pra mim e SER PATRIOTA

  4. Do jeito que essa Dilma anda sabotando o Brasil – esfriando a economia por meio de cortes em investimentos, alta dos juros e a recusa em desvalorizar a moeda para beneficiar as indústrias -, não duvido nada que, na vinda de Obama no mês que vem, ela assine o Protocolo Adicional e o TSA. Isso se coadunaria bem com política externa atual de alinhamento com os EUA.

  5. O FHC se finge de burro. Ele sabe que arma nuclear não serve somente – e nem principalmente – como elemento de uma política externa agressiva. Serve mesmo é como elemento de dissuasão, como algo que se produz para evitar que outros países, países mais poderosos, lhe ameacem com uma política externa agressiva. A China produziu a bomba atômica, não para jogá-la contra algum país mais fraco, mas para calar ameaças do Reino Unido de jogar uma bomba nuclear na China. Que o FHC se finja de burro desse jeito, é prova de que ele não quer um Brasil com esse poder: o poder de assegurar a sua soberania até contra as nações mais poderosas.

  6. Pelo documento, o Brasil cederia áreas de Alcântara para uso exclusivo dos EUA sem permitir nenhum acesso de brasileiros. Além da ocupação da área e da proibição de qualquer engenheiro ou técnico brasileiro nas áreas de lançamento, o tratado previa inspeções americanas à base sem aviso prévio ….. ( Piada isso né? e pensar que o vagabundo do FHC chegou a fechar o acordo –‘ )

  7. SERÁ QUE NÃO TEM NINGUEM QUE POSSA MOSTRAR ESTE ARTIGO PARA A PRESIDENTE DILMA ?
    SERÁ QUE ELA NÃO PERCEBE QUE A OFERTA DOS CAÇAS COM “TRANSFERÊNCIA” DE TECNOLOGIA É UMA ARMADILHA ??

  8. Renunciar à Soberania Plena, é traição à Pátria.
    Eu vejo assim …
    O Brasil pelo seu porte continental, não pode renunciar à tecnologia nuclear e grandes foguetes.
    Deve ser visto, como um dos nossos Objetivos Nacionais prioritários.
    Quem foi que disse que o Brasil não tem inimigos ?
    Somos o país que mais inimigos em potencial possui, pois temos uma Amazônia a defender.
    Sem nos armarmos a altura, certamente invadirão a nossa querida Amazônia, não tenham dúvidas. E invadirão o Pantanal, também. Vamos ficar do tamanho da Argentina.
    Depois desse artigo, fiquei com ódio de FHC. Então o PT e Lula foram bons para nós.
    A esquerda brasileira tem uma coisa de boa: São aguerridos e sabem da malandragem dos países imperialistas. A nossa esquerda também é nacionalista, como a maioria dos militares. Não acredita em Papai Noel.
    Esse FHC é um problema sério … Quem diria.

  9. Depois dessa dos americanos, a nossa saida é nos unirmos pra valer ao BRIC + África do Sul + Argentina.
    Somos uma potência industrial e militar emergente, e não podemos abrir mão de todo tipo de tecnologia de ponta.
    Os nossos 3 Poderes da República devem entender nitidamente esse aspecto geopolítico. Temos que moralizar o meio político, acabar com leis que atrapalham, estimular a criatividade dos nossos jovens, desenvolver o espírito patriótico, impedir a entrada de drogas, acabar com o poder dos banqueiros e especuladores financeiros, etc.
    Eu, um grande pesquisador, estou fora do sistema. Casos como o meu são verdadeiros absurdos. Esse é o mau Brasil.
    Quem não amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), puxa-saco (bajulador) e ligado a algum político, está fora …
    Se não mudarmos essa mentalidade tacanha, como iremos pra frente ?

  10. Os EUA estão no seu papel de potencia hegemônica. O que não dá pra admitir são esses políticos brasileiros traidores que atentão contra o próprio país e nos traem. Os sálários que pagamos pra eles não devem ser o motivo da traição, são bem poupudos, nos traem por ganância pois devem receber belas propinas para tal. Nosso programa de AN deve ser como o de Israel, ninguém já viu más que ele existe existe como cabeça de bacalhau…

  11. Qualquer patriota pode dizer em alto e bom som (SIM, NÓS QUEREMOS UM BRASIL COM CAPACIDADE NUCLEAR), ainda que seja apenas para fins estratégios e de dissuasão.Já os vendilhoes da patria, esses embolsam a grana que vem dos interessados no atraso do Brasil, e fazem o jogo que lhes é previamente instruido.

  12. Assim como vimos recentemente, casos de cientistas iranianos ligados ao programa nuclear daquele pais serem simplesmente assassinados, isso parece não ser mera coincidencia com o suspeitissimo acidente de Alcantara, onde dezenas de cientistas brasileiros, foram ao que tudo indica assassinados.
    Agora se os politicos são uns lesa-patria, esperamos que a area militar, ao menos, esteja trabalhando em prol de um Brasil grande e com capacidade nuclear.

  13. Mediante os fatos mencionados acima e os não mencionados (a sabotagem dos agentes americanos infiltrados ao VSL brasileiro em Alcântara), estou muito curioso com o discurso épico que o Obama pretende fazer no Rio de Janeiro…

  14. O principal argumento de quem defende f18 e cia é o “insensato antiamericanismo”, como se isso fosse algo passional e injustificado Na verdade oqueexiste é um notorio Anti brasilianismo por parte dogoverno yankee. Será q ninguem consegue associar o caso de alcantara a venda do F18. Não me adimira que exista tanta campanha difamatoria do Nelson Jobim .

  15. Ainda tem gente que xinga o ministro Jobim…
    diz que ele é fraco e que já deveria ter saido,
    Muita gente que não quer ver a verdade, e ainda apoiam os EUA.
    Essas pessoas sim, são um bando de traidores.

  16. eu ainda acredito que o acidente que teve na base de alcantara que matou muito dos nossos tecnicos , foi uma sabotagem americana, mas eu tenho certeza que eles nao vao conseguir nos impedir de ter nosso foguete , nem que leve mais alguns anos para conseguir isso.
    se tivessemos um investimento maior na area acho que conseguiriamos mais rapidamente este desenvolvimento, se os EUA nao querem ajudar e pelo contrario querem atrapalhar entao nos devemos fazer parceria com a russia ou china nesta area, o que o brasil nao pode fazer e abaixar a cabeça para os EUA.
    sds a todos.

  17. E nós ainda queremos fazer acordos com quem quer nos sabotar e impedir nosso desenvolvimento???
    Comprar F18 é ficar à mercê da tecnologia de quem quer nos tolher e interferir em nossa soberania e riquezas!ACORDA GOVERNO NACIONAL, ACORDA DILMA!!

  18. Penso que esse físico brasileiro só está vivo até agora porque o livro já foi publicado, e provavelemnte todo o conhecimento dele acerca da bomba foi colocado no papel. Do contrário a CIA já teria eliminado ele.

  19. É LAMENTAVEL COMO O BRASIL AINDA DA CONVERSA A ESSES CRETINOS…E O FHC “SUPER LIDER BRASILEIRO”QUERIA DAR PONTOS ESTRATEGICOS A ESSES CRETINOS,É IMPRESSIONANTE…
    ++++++++++++++++++++++++++++
    Caro cavalaria elite, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, alémd e dificultar a leitura estaprática e onsentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  20. Nosso politicos como sempre digo sao um lixo…salvo raras excessoes…FHC este já deveria ter sido enforcado, más pena que no Brasil nao se faz isso com traidores,ainda mais quando sao presidentes….já essa de sabotagem e boicotes dos EUA com a gente isso eu já sei desde criancinha…quando o VLS explodiu eu disse, isso foi coisa de americano e ou até mesmo de franceses…afinal os frances(que tbm nao sao tao amorosos conosco assim como pensam nao) controlam a base de Kourou na Guiana francesa e tbm seram prejudicados.

  21. Pelo que entendi é lamentável como a imprensa se comporta, mais lamentável ainda é o comportamento de um chefe de estado, FHC. Parabéns ao Jobim por fazer sua lição de casa não permitindo a violação da soberania e ainda é no governo dele o Prosub e os Helis franceses, doa `quem doer.
    Agora para os tempos de hoje, não se compra os SHornet, aumenta as pesquisas com mísseis e faça-se a bomba e ponto final.

  22. E ainda tem gente muita gente nesse pais que querem ver o ex-presidente e sua trupe devolta ao planalto, esse senhor que se aposentou aos 38 anos de idade, e ainda chamou os aposentados de vagabundos, e gente da pior alia ele e sua trupe so fizeram mal ao nosso pais com eles nosso pais atrazou pelo menos uns vinte anos. Acordo povo brasileirochega de ser enrrolado, enganado e usurpado, por essa gente, e essa midia oficial só trabalha contra nós e a favor dos seus mestres só querem nos enrrolar para os seus mestres nos roubar usupar nossas riquezas não falo só dos minerais e da biodiversidade mas tamtem das intelectuais da nossas ideias dos nossos conhecimentos enfim! um abraço a todos aos amigos

  23. Sr OBAMA pegue os seus f-18 sH e os introduza no orificio inferior e volte para sua terrinha de preferencia no kilawer, há aproveita e leva o sr fernando henrique cardozo com o sr. obrigado

  24. Cadê o Vader para defender os americanos? Aqui ele se apresenta como Hms Tireless, GunSalmo, Jackson Antunes e Xtreme, deve ter mais alguns nicks, mas estes ai já bastam.

  25. Pessoal,
    Não sei se notaram mas esta matéria é requentada. Nós já a discutimos.
    Novamente vocês estão se indignando com os tais telegramas?
    Então vocês acham que um trabalho de um físico expondo os cálculos matemáticos de uma bomba nuclear aparentemente de procedência americana não vá gerar um telegrama e alguma celeuma?
    Me perdoem meus amigos, mas sem querer ofender, vocês estão parecendo “macacos de auditório” sendo claramente levados a agir de uma maneira determinada após uma série de matérias que amaciam e direcionam seus pensamentos, tática esta de uso muito comum por parte daqueles que tanto odeiam, os americanos e sua imprensa enquadrada.
    Naquele outro post sobre a “imprensa vendida e o TNP”, logo de cara, toda e qualquer pessoa que pensa diferente é taxado de traidor e vira-latas, e a turma vai recitando o mantra, já que é proibido ir contra o cortejo e todo mundo é obrigado a aceitar que o melhor para o Brasil é ter um arsenal nuclear, logo agora que o mundo está vigilante, sob pena de ser
    Meus caros, perdemos o bonde da história. Deveríamos ter virado potência há décadas. Agora, construir mísseis balísticos e armas nucleares não nos trará a soberania que não temos e nem nos trará a paz que almejamos.
    Muito pelo contrário. Talvez nos coloque em linha direta contra a comunidade internacional e faça com que o evitável se torne inevitável e aí nossos piores temores podem ser tornar realidade.
    Eu por exemplo, sou contra armas nucleares para o Brasil e para o resto do mundo, e sei que elas não têm o potencial de salvar o Brasil seja lá do que for, principalmente de nos mesmos, e estou me lixando se A, B ou C me taxem seja lá do que for.
    E também desconheço se a construção de um arsenal nuclear faça parte da agenda do Estado Brasileiro ou pelo menos do governo da Pres. Dilma. Sem falar que tal assunto não foi abordado na campanha da atual presidente, para que tal assunto pudesse ser discutido no conjunto da sociedade e não de modo reservado entre nós.

  26. O Presidente Lula é um grande brasileiro, acho que ele não iria indicar Dilma para presidenta se ela esculhamba-se o Brasil. Aquele lixo da Hillary esteve na posse, rapoza velha, busca manter os interesses e o desenvolvimento da grande nação brasileira, atrelados aos dos malditos americanos.
    Não podemos lançar foguetes, não podemos ter a bomba nuclear, não podemos muitas e muitas coisas, mas, a minha alegria é que eles nos deixa vender banana e café para o mundo. NEM TUDO ESTA PERDIDO. Quanto aos nossos políticos, são brasileiros da pior espécie, mas são brasileiros, acredito que no final, ao menos, uns tanques e uns aviões velhos eles comprem para as forças armadas. São todos gente muito boa.

  27. Bosco, o tempo não passou para a dissuasão. E mesmo com muita vigilância, a Coreia do Norte está montando seu arsenal e o Irã está montando o seu. E afirmo: NINGUÉM VAI IMPEDIR O IRÃ DE SE TORNAR NUCLEAR. Quero ver quem vai chupar essa manga!!!!
    ***
    Em breve vc vai ler que a Birmânia já terá suas NUKES. E em baixo da fuça de gente grande.

  28. Cristovão, a história se repete sim. E quem a esquece está fadado a cometer os mesmos erros. Itamar como Lula, tinha altos índices de aprovação quando deixou a presidência e não foi por acaso que FHC foi eleito. Dilma como FHC, também pegou caronha na popularidade de um presidente anterior.

  29. Não tenha dúvida que os americanos e os franceses estão envolvidos com o VSL brasileiro,os mexicanos falam; tão longe de Deus etão perto do diabo.
    abraço.

  30. É triste verificar que enquanto as autoridades Americanas defendem os seus interesses com garras de Águia, brasileiros
    vendidos trabalham pelos interesses Americanos.
    É por essas e outras que essa cambada do PIG e esses Demo-Tucanos são críticos ferrenhos do EX presidente Lula.

    Espero que essa corja jamais consigam eleger alguém para o poder central.

  31. Por isso que digo a muito, compre os Sukhoi-SU35, aproveite a ascendência e traga os búlgaros e faça esse foguetes o quanto antes. Essa mensagem já foi lançada há algum tempo, mas é sempre bom lembrar desse tipo de informação.

  32. O triste e vc saber q um físico Brasuca, o bocudo, e um ex presidente, almofadinha , está envolvido nestas ações de sabotagens do o foguete ,o VLS ,TNP e MTCR, ao lado dos ianks, p prejudicar o n BRASIL, se ganhassem a eleições iriam assinar o adicional do TNP…graças ao vazamento do Wikileaks.O MPF deveria chamar p prestar depoimento esse srs. são uns lesapatria, p se dizer o mínimo sobre eles…Sds.

  33. deveriamos adquiri tecnologias o mais rapido,com parceiros de comfialça e sempre com um pé atras
    sempre…
    e nunca mais compra tecnologia do usa em que ele pode usar como subordinaçao!ex a porcaria do f18 que no combate de curta destancia é o pior e se for contra o su35 nem tem chance polo poderoso radar do su35 e pela agilidade as curtas! alias o f18 em curta distancia ele perd até po gripen coitado do vovo e velho f18 qe de morderno so avionica o resto deveria ta no asilo

  34. e nois ate quando vamos fikar,falando quando que iremos agir,temos que fazer alguma coisa, ta na hora de se rebelar contra os ianks.

  35. Claro que foi sabotado. Quando tem lançamento, vive lotado de gringo. A costa vira uma marina! com todo o tipo de barco… Apesar da fonte deste post ser o wikileaks, porém como sabe-se.. muitas inverdades são expostas com meias-verdades afim de dar credibilidade.

  36. Essa materia pode ser requentada, mas acho que tem que vincular neste site periodicamente, já que a maioria de nós brasileiros tem a memória curta, isso facilitaria para lembrar que somos sabotados diariamente pelo imperio e que não podemos descansar enquanto não formos independentes dos sangue-sugas americanos. ABS.

  37. O presidente Fernando Henrique não é tolo, com certeza, ele é um entreguista e sabe lá o que este “professor que quase não ensinou” ganhou com isso!

  38. O que importa não é saber quem é a favor ou contra e sim os atos em si, que precisam ser investigados, mais do que isso, apuradas as razões e os envolvidos.
    Quando se declara que certos países sabotam, impedem e não querem ver o desenvolvimento do Brasil, você é logo taxado de anti qualquer coisa, contaminado por um vírus ou doença contagiosa.
    Informações como estas são a prova de que não adianta criticar nosso “atraso” pois muitas vezes somos sim sabotados, e seja quem for, há sempre alguém aqui dentro que põe em prática isto.
    Em países sérios e desenvolvidos dos quias todos adoram reverenciar, a punição seria a morte, aqui, é discurso dos contaminados pelo vírus.
    Esta sema o embaixador Thomas Shanon deu uma entrevista dizendo que os EUA não se opõe ao programa espacial brasileiro, ele está sendo sincero ou não? O Brasil tem razões para acreditar que o miraboloso pacote que o Obama traz ao Brasil é algo confiável ou não?
    O brasil vai investigar os fatos ou não? A Diplomacia brasileira vai levar em consideração isto ou não?
    Todos querem crucificar França pela “trairagem” no caso do voto do conselho de segurança, se confirmado este caso não seria igual? Ou Pior?
    A questão é que o Brasil precisa parar de ser capacho e subserviente, procurando alguém para se pendurar, hora é os EUA, hora a China, hora a França, sempre procurando alguém para ser seu tutor, e ainda acha isso o máximo, vangloriar os sucessos alheios e desprezar os seus.
    China e Índia serão potencia porque querem ser e sabem que para isto terão que romper este vicioso estado de servidão.
    Ninguém da nada de graça e pelo contrário te sabotam e te impedem, sim, em tudo e não adianta dizer que não pois isto é a realidade.
    Infelizmente encontramos no Brasil vozes que ainda acham que nós é que estamos errados em defender o direito a desenvolver tecnologias, acham que isto é luxo e que testaremos bem comprado dos patrões…
    Para cada 1 dolar investido em material espacial tem-se 20000 em retorno, mas nós podemos abdicar disto pois somos imbecis e temos mesmo é que concordar com quem não quer concorrência.
    A Energia nuclear é outra coisa, o mundo entrará em guerra novamente por causa da energia, e dominar a energia nuclear é outro luxo que nãos erve para nós, é coisa de DNA, somos subraça, portanto, não precisamos de nos preocupar com isto,não[é para nós.
    Bomba? O País é um dos poucos senão o único do mundo que proíbe isto na sua constituição Esta conversa de que “poderíamos” produzir é conversa pra quem quer acreditar e se posicionar novamente de joelhos, o Brasil já deu mais do que provas de que não quer a bomba o Brasil quer a energia e este deve ser o objetivo.
    Pessoalmente sou a favor da bomba e dos vetores, são a única garantia real de segurança do seu país, mas acho que perdemos o bonde por conta dos lesa pátria, agora não adianta correr atras, qualquer passo que se der será encarado como “agressivo”.
    No mais só resta lamentar.
    Sou contra os acordos adicionais do TNP, porque são lesivos ao país, impede-nos de comprar material necessário por exemplo para construir usinas se quisermos. Impedem-nos de ser auto suficientes em energia.
    Fora que quem exige não cumpre uma letra, mas os otários , aqui tem que cumprir porque é coisa de DNA mesmo.
    Esse posicionamento do Brasil, vai lhe custar caro, veremos países se desenvolvendo neste século e se tornando nações soberanas, nós aqui ficaremos ao relento catando as migalhas e achando que fizemos o maior negócio da história…

  39. Eu dou total apoio a matéria, tratas-se de um crime de lesa a pátria, entreguimos, traição de alto grau, porém infelizmente não é o único, faz tempo que venho falando.
    Nossas minas de terras raras e metais preciosos foram igualmente “dados” quando o presidente Lula sancionou a criaçãod a “Raposa do SOl” outros atos foram igualmente criminosos.
    O Pré Sal será o próximo, não se assustem se verem novas descobertas de reservas ainda maiores por empresas extrangeiras, os Lesa pátria, não tem partidos, religião, ideologia ou convicção, fazem isso porque lucram, porque são bandidos, traidores.
    aguardem e verão.

  40. Bosco
    A diferença da “mídia enquadrada” americana e essas matérias saídas aqui no Plano Brasil e em outro blogs sérios é que isso tudo são fatos são verdades e não alegações mentirosas para atacar uma nação e roubar seus recursos naturais.
    Se você esta indignado com nossa indignação com os EUA lamento, eles nos prejudicaram nos sabotaram e ainda vem com historinha para boi dormir que querem transferir tecnologia do SH você realmente acredita que eles querem coopera com nosso desenvolvimento tecnológico, você até pode dizer que nenhuma nação quer, mas e França que esta cumprindo com seu contrato até aqui não vale? Ou mesmo dizer como já disse antes que o culpado são nossos políticos, ótimo nosso ódio também não os perdoa agora fechar os olhos e dizer que o tempo passou e o que nos resta é o conformismo isso não. Não é tarde para o Brasil se tornar uma potencia economicamente ou militarmente se fossemos seguir esse tipo de pensamento então como explicar o rearmamento da Índia mais forte que nunca mesmo tendo a China respirando em seu pescoço ou a Venezuela ou a Coréia do Norte ou Irã, as potencias sobrevivem por um certo tempo e somem veja a Inglaterra que outrora era a maior potencia do mundo hoje um mero coadjuvante em contraste com a China de “favela do mundo” para segunda maior potencia econômica e militar.
    Você pode se uma pessoa muito paciente e compreensiva, mas para a maioria de nós só sobrou o ódio puro (justificado) dos EUA.
    sds

  41. Caros amigo. Gostei muito dos comentários de todos. Notei o patriotismo de vocês. Também amo o Brasil.Tenham certeza que um dia o nosso Brasil vai dominar toda essa tecnologia.Como vamos chegar lá?. muito simples: Pesquisa. Precisamos investir maciçamente nos jovens. Vejam quantas descobertas estão sendo divulgadas pela Unicamp. Todo dia um remédio novo é descoberto. Precisamos contratar cientistas oriundos da China, da antiga URSS, que hojem vivem desempregados naqueles países. precisamos acabar com essa xenofobia. O Brasil errou demais em não receber os cientistas da Alemanha pós segunda guerra mundial. Já os Estados Unidos, aceitaram receber o grande Wernher von Braun o homem que colocou a América na vanguarda espacial. Antes eles não tinha tecnologia alguma. Vejam que esse formidável físico inventou das bombas v1 e v2 veio na década de oitenta vender seus serviços aqui no Brasil. O que o governo fez.. Nada. Perdemos uma grande oportunidade de sermos grande nessa área.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Fim de noite | Nó
  2. Wikileaks revelam sabotagem contra Brasil tecnológico Portal Cwb

Comentários não permitidos.