Brasil diz para França que negócio dos caças vai demorar meses

http://porcamandioca.com/wp-content/uploads/2010/02/2012-filme-cristo-redentor-igreja-indeniza%C3%A7%C3%A3o-e1267089460852.jpg

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu nesta terça-feira a titular de Exteriores da França, Michèle Alliot-Marie, a quem ratificou que a decisão sobre a compra de caças demorará alguns meses.

Na negociação para a compra de 36 caças-bombardeiros para a FAB (Força Aérea Brasileira) concorrem os aviões Rafale, da empresa francesa Dassault, os Super Hornet F/A-18, da americana Boeing, e os Gripen NG, da sueca Saab.

Conforme fontes do Ministério da Defesa, esse foi um dos assuntos tratados nesta terça-feira por Michèle com Jobim, que explicou que, pelos cortes orçamentários anunciados neste mês pelo governo Dilma Rousseff, a operação ficou suspensa.

O orçamento de Defesa para despesas de custeio e investimento deste ano era de R$ 15 bilhões, mas com os cortes ficará em R$ 11 bilhões, por isso que todas as aquisições de material militar serão revisadas.

No caso dos caças, a operação não foi cancelada, mas ficará suspensa.

A ministra francesa reafirmou o interesse de seu país na venda dos Rafale, que eram supostamente os preferidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou o cargo para Dilma no dia 1º de janeiro.

Durante seu encontro com Jobim, Michèle considerou que a área de defesa é “o coração da sociedade estratégica” entre Brasil e França, que foi selada por Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, no dia 7 de setembro de 2009.

Na reunião em Brasília, Lula e Sarkozy chegaram a anunciar a decisão de transformar o Brasil e a França em “parceiros estratégicos no domínio aeronáutico”.

Também, durante essa visita de Sarkozy, o governo brasileiro informou sua disposição para “iniciar negociações” para a compra dos aviões franceses, embora depois esclarecesse que essa oferta era válida também para Boeing e Saab e que a licitação continuava aberta, como está até hoje.

A decisão final sobre o assunto, segundo o governo, será tomada por Dilma e pelos membros do Conselho de Defesa Nacional, que integram representantes de diversos ministérios.

Fonte: Folha

32 Comentários

  1. SARKOZY DONA MICHÈLE ,PUXA UMA CADEIRA PARA SENTAR, POIS VAI DEMORAR……
    O BRASIL SÓ VAI,CORRER QUANDO SOFRER UMA AMEAÇA ESTERNA…

    Caro JRT, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, além de dificultar a leitura esta prática e Consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  2. Esse Fx2 já virou novela, o q ñ está ocorrendo c os países a n volta, cito um: a Venezuela, está renovando a sua FAs e enquanto a N FAB está absolutamente obsoleta…Sem falar q é uma falta de respeito c um país amigo, a frança, (Obs.: países ñ tem amigos ,tem interesses,) A quem podemos recorrer p corrigir essa falta de interesse ,de descuido p com a n segurança e derespeito c n FAs?!?!

  3. Alguns meses? Quantos meses? 6? 12? 18?
    Quem garante?? ele garante?? Se a presidente Dilma dizer que é 6 meses é uma coisa. Se ele disser 6 meses é a mesma coisa que nada.

    Sobre a área de defesa ser o “coração da sociedade estratégica” entre Brasil-França, traduzindo : é a prioridade da indústria de defesa francesa.

    E segue o ajuste fiscal.

    []’s

  4. PARA GASTAR COM TREM BALA E “desvios” SIMILARES … É SÓ MOSTRAR A FATURA QUE SOBRA… FATO !!!!
    Xtreme, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. Isso para mim foi como colocar um balde de aguar fria nas pretensões da França e do RAFALE, já comentei em outros tópicos do Plano Brasil, a vinda do presidente dos EUA, vai ser mera formalidade para um pacote de defesa bilionário, não somente Super Hornet F/A-18, da americana Boeing, mas acredito que vem muitas surpresas por ai!
    Venezuela correndo atrás de se equipar, e com produtos bons, e firmando mais e mais o seu estreito elo com a china e Rússia, isso esta causando pavores extremos nos EUA.
    Com isso, nosso BRASIL, vai virar o queridinho da América de OBAMA, isso Economicamente, tecnologicamente etc.
    O cenário esta mudando rápido de mais, e o Brasil não esta acompanhando a parte de DEFESA, e isso pode acarretar no futuro problemas para o Brasil e para o próprio EUA.

  6. Se o Jobim falou meses podem escrever vai demorar anos. Enquanto isto a Venezuela vai de J-10 e a Tailândia de Gripens (com data link com os F-16).

    Acho que a ministra francesa já vai avisar ao chefe, acabou, vamos tentar vender o Rafale em outro canto, lá vai dar F-18.

  7. Mateus, concordo com o que você disse, por mais que eu não goste dos EUA, por mais que eu os ache trairas, o Brasil vai querer parcerias é com eles mesmo, e o Rafale deixou de ser prioridade para o Brasil, depois do voto da França no CS da ONU. Sarkozy errou feio, e agora ele esta recebendo o troco do seu erro.

  8. Rsrs rsrs o cara nem sabe se permanecera ate a escolha.Jobim,apos a visite de Obama Bin Laden voce vai dançar e muitas serão as vuvuzélas que soarão rsrs rsrs

  9. Discordo do amigo Mateus com todo respeito.Não podemos esquecer que Dilma já pediu mais de uma vez garantias formais do congresso americano que eles não irão vetar e embargar nenhum material.Além de Dilma ser acessorada pelo Mangabeira Unger que é favorável a um parceria com a Rússia(Su-35 Pak-fa),ele até chegou a assinar protocolos de intenção,mas eles foram desacreditados pelos ilustres vendilhões do templo.
    Ainda não podemos esquecer que Dilma não recebeu Hillary quando esta esteve em Brasília e que não viajou para pedir benção ao presidente americano como de praxe.Pra mim isso demostra atitude de nossa presidenta e também um queda de prestígio do governo norte-americano na terra de pindorama.

  10. França, saia dessa furada. Não perca o seu tempo com quem não merece. Se o gigante adormecido não quer defender suas riquezas o problema é dele. O que você pode fazer França é pleitear na corte internacional os danos morais que você sofreu com todos os tipos de despesas: ( gastos com a licitação, escritório, viagens, lobbyes, promessa que o seu avião era o escolhido,etc.,etc,etc.
    Desta forma, quem não tem competência para adquirir uma frota, nunca mais vai prometer aos outros o que não deve.

  11. Depois das proximas eleicoes se escolhera o FX-2 ou 3. Estamamos mais perto das proximas eleicoes doque a escolha do novo caca, portanto vamos esperar o proximo presidente para decidir. Ate la os F-5BR e 2 ou 3 Mirage2000( o resto ta quebrado) defendem o Brasil contra uma possivel guerra pelo pre-sal.

    rafale a $14,000.00 USD por hora de voo nao ia adiantar nada, anyway.

  12. Fala kamaradas…
    Admito q já estou com saudades das irresponsabilidades fiscais do governo Lula. Estas irresponsabilidades fizeram-nos sonhar -pelo menos um pouco- com FA’s no mínimo capazes de colocar-nos no patamar de um país q em pouco tempo, será a 5ª economia mundial.
    Como teremos poder de persuasão internacional sem FA´s fortes, modernas e capazes de dissuadir e persuadir?!
    A priori de qualquer governo é cuidar da Educação, Saúde e SEGURANÇA. Infelizmente o Brasil ñ cuida bem de seus militares, seja no salário, infra-estrutura ou com equipamentos de ponta.
    O Brasil tem q decidir se quer ser um país NEUTRO ou um PLAYER ATIVO. Acho imbecil esta busca do Soft-Power!!!
    Mas…..queremos oq de uma ECONOMISTA com traumas dos militares no poder??!!
    Falow

  13. Gripens tem pouca autonomia, tecnologias sensíveis americanas, blá, blá, blá… Rafales preços nas alturas, tecno sensíveis ao veto americano, blá, blá, blá…Super Hornets estão no limite do seu desenvolvimento, não transfeririam as tecnologias necessárias, o congresso americano vetaria… blá, blá, blá e mais blá, blá, blá…Enfim se correr o bicho pega se ficar o bicho come… Qual caça escolher? Partindo de uma visão pessoal de quê tecnologia de ponta nessa àrea só tem duas: USA e RÚSSIA, e como sabemos à RÚSSIA não está na short list, só me resta deduzir q Brasília não desagradará os USA… No muito um plano B ( Gripen )…Fazer o quê?

  14. Acredito que essa confusão toda sobre os caças está próxima de seu final; Obama vem ai, adquiriremos entre uns 150 a 200 aviões do mesmo modelo desenhado por Santos Dummont na França, sim, o 14 BIS, teremos a transferência de tecnologia, mas não de todo o avião com certeza. Porque, povo brasileiro, vos preocupeis com Hugo Chaves, ele não vai atacar o Brasil com seus caças ultramodernos, tenho certeza que o Congresso Nacional, ilustre casa parlamentar, não permitirá. Se isso todavia aconteçer, trouxa serão os militares,pois, terão que nos defender apenas com as onças que tem em quartéis lá na vizinhaça de Huguito. VIVA BRASILIA.

  15. Eu ainda acredito que até julho a decisão do FX-2 sai, ainda a pouco vi uma matéria na Record News entitulada “Dilma prefere a França” a reportagem falava que a Sr. Michèle Alliot-Marie trouxe uma carta do Sarkozy em que ele dizia que quer continuar a parceria Brasil e França na área de defesa, ciência e tecnologia e na mesma matéria a jornalista falou que a Dilma prefere o caça RAFALE. Fiquei até feliz e estou começando a recuperar as esperanças com a Dilma

  16. Caros, não era a mulher que não ia falar de Rafales e agora leva essa para casa
    A França é um pais que só tem de amigo, a ela mesma.
    Amigo, do Brasil, tá bom!!!!!!
    Nick mataste a charada quando diz:
    ” Sobre a área de defesa ser o “coração da sociedade estratégica” entre Brasil-França, traduzindo : é a prioridade da indústria de defesa francesa “.
    Tem gente mais entendida que eu e voce que ainda diz que a França não depende do Brasil.
    Os sonhos de vender aos arabes, entrou areia na engrenagem. Vamos ver como vai ficar.
    Nem vou falar da India.
    Carlos Augusto ele errou não por ter votado ou por sua convicção, mas por ter engando o Lula, o tratado com presidente de republica das bananas.
    Sim vir Rafale será só depois de 2012.
    EUA tá bom!!!!o congresso americano já assinou o papel???
    Não, então tá fora.
    Tem que enterra esse FX-2 e ir de SU-35
    É Isso Ai Dilma. Não esqueça que Lula lavou as mãos.
    Abs

  17. Nota de última hora: FX-3!!!!!!!!!!!!!!

    “Dilma terá mesmo seu próprio F-X

    Segundo uma fonte, a presidente Dilma Rousseff teria dito a Saito (comandante da FAB): a compra dos caças supersônicos não é urgente. Pode esperar mais 2 anos, pelo menos. E quando o Brasil voltar a cogitar comprar os caças, o processo será reaberto do começo, ou seja, com todos os concorrentes iniciais novamente, incluindo os russos.

    FONTE: Cartapolis”

    Essa nota já dá um indício de que os Russos estão voltando… SU-35 + PAKFA… quem sabe?? Se for para seguir a ideologia de independência americana tem que ser russo ou chinês. Francês não vale.

    Caro Nilo, se eu fosse os franceses já desconsideraria o Rafale aqui no Brasil. E focaria 100% os EAU, e antes que aconteça uma revolução por lá…. Se o ditador da Líbia cair, como fica a venda do Rafale lá?

    []’s

  18. Franca nunca vendeu um so Rafale fora da Franca; quando faz uma vendinha mixuruca o cara cai igual a tomate maduro..Kadafi

    vive la france

  19. infelizmente o povo brasileiro elegeu uma incopetente,depois que éla assumio o brasil parou,e á bem provavel que os brasileiros passem vergonha,com copa do mundo e olipiadas,pois a mulher se mostra muito incopetente,mais o salario esta garantido,e dobrado dela deputados e senadores,uma vergonha,em quanto isso nossas forças armadas ficam praticamente inoperantes ultrapassadas,esta mulher mesmo não é brasileira pode até ser uma espiã norte americana.

  20. Caro Nick se Kadafi cair. Os especialista acreditam que a Libia vivera um conflito interno que podera levar a divisão do pais, os prognosticos são os piores. Nestes quarenta anos de ditadura só existe a figura de Kadafi e sua familia, não existe outras lideranças ou oposição politica, as instituições são fragmentadas de forma a não se voltarem contra Kadafi.
    Neste caso, a venda dos Rafales é ZERO.
    Se Kadafi ficar vai ficar vergonhoso depois deste banho de sangue a Grande Democracia Europeu vender Rafales.
    A França esta dando adeus a Libia e ao SAKO.

  21. Para mim, nossas autoridades estão na esperança que ocorra algo em 21.12.2012.
    assim não vão precesar decidir nada…
    o Polvo Paul estava certo, deu F 5 M
    e tá todo mundo feliz
    Sds
    E.M.Pinto

  22. Até uns dias atrás era dado como certa a venda dos SH por jornalistas e leitores de blogs, mas vem essa nota dizendo que o governo si quer vai escolher o caça agora… eu acho que tem muita gente mentido aqui…

  23. “Ainda não podemos esquecer que Dilma não recebeu Hillary quando esta esteve em Brasília e que não viajou para pedir benção ao presidente americano como de praxe”
    Numa posse, quem está sendo empossado recebe os cumprimentos de todos os convidados. Hilary estava lá e cumprimentou.
    Foi para a recepção do Itamaraty e de lá foi-se.
    É assim que a coisa aconteceu.

    Traição do Sarkozy a parte, acho que ainda dá Rafale.
    Mas será cozinhado em banho-maria.

  24. Vai vir um “PACOTINHO” americano:
    Super Hornet.
    Black Hawk.
    KC 767.
    C-17(oferecido).
    Patriot.
    Aim 9X.
    Amraam 120D.
    Pave Way.
    JDAM.
    JSOW.
    Harpoon.
    Stalion(H-53 oferecido).
    Minigun(M-130).
    Tem mais outros itens.

  25. Hilary ouviu na cara que a nossa soberania é inegociavel e inquestionavel e não ficou para a audiencia no dia seguinte e olha que ela estava empolgadinha tinha ate cancelado as ferias que ela ja curtia e vindo voandinho pra Brasilia rsrs rsrs E o Chavinho tambem tomou um esporrinho basico e tambem não ficou para a audiencia do dia seguinte logo ele que gosta muito de pousar de papagaio de pirata e um sorridente fotinha afagando a peruca da Dilminha lhe serviria como propaganda por um bom tempo.Não é o Polvo Paul mas o Jabuti do Serrado diz que depois da visita de Obama Bin Laden assim que a poeira abaixar Jobim leva um bico na bunda e o militante do PCdoB assume e ele e Dilma assessorados por MANGABA fecham com os Russos nos caças e aereoespacial.Podemos ter SU35 de prateleira e mais TT e 5.0 Nacional…VIVA O BRASIL,a unica e verdadeira Democracia da Terra.

  26. Acho que os aviões russos e chineses serão melhores para nós, e paralelamente os grandes foguetes e alguns submarinos russos,e quiçá nucleares.
    Não vamos negociar a nossa soberania com ninguém,pois o nosso país é especial, ou seja, um CONTINENTE, potencialmente muito rico, e com a população de 200 milhões de hab e bastante variada. Aqui temos descendentes de português, espanhol, alemão, japonês, russo, italiano, árabe, judeu, negro africano, índio, coreano,chinês, etc.
    Todos os países devem passar a nos respeitar.
    Estamos nos ajustando, reconheço, mas acho que em 5 anos chegaremos lá.
    O nosso problema é apenas político, pois ainda não são bem selecionados. Não conseguimos colocar os políticos que se enriqueceram no poder na cadeia; a nossa justiça é cara, lenta e ineficiente, por culpa dos políticos; o nosso ensino tem que ser mais criativo e intuitivo; os nossos economistas não são realistas (pragmáticos) como os argentinos.
    Pessoal, não vamos nos mostrar fracos e covardes, que todos os países irão nos respeitar.
    Vamos analisar as ofertas dos russos e chineses. Caso outro país tenha alguma oferta interessante, que também venha.

  27. 1maluquinho so tem um “porem” os militares não gostam do mangabeira e a Presidente Dilma ja deu a intender que OUVIRA o lado “técnico”,a propósito o Mangabeira nem sabe diferenciar um fuzil de uma geladeira.

  28. eta eta eta…

    Vai esperando esse pacotinho aí o Jakson, sentadinho que é para não cansar… C-17… foi oferecido, só faltou você complementar com a informação de que foi recusado pela FAB… sim isso mesmo, não interessa a FAB, eu não vou julgar essa decisão só me atenho ao fato.

    O CH-53K Super Stallion não é oferecido a aliados tradicionais dos EUA então porque diabos seria oferecido aqui… Pois é… não foi oferecido não…

    E o Black Hawk não é mais o queridinho do exército como tanta dona Maria costuma dizer por aí… dizer errado.
    Não muda o fato de ser um bom vetor, mas tem mais problemas e defeitos para se operar por aqui do que um outro modelo, tão contestado…

    Enfim… eu acho muito legal quando puxam pelo lado “técnico” para dizer que um vetor é melhor do que o outro quando na verdade o lado técnico está indo justamente contra o que mais se vê dizer pelas “internets”.

    Ao nobre editor, um salve pela profecia do polvo paul.
    A FAB ficará com F-5 até eles não poderem mais e as marias ressentidas de uma nação européia vão ficar se lamentando de não engolido aquilo que ninguém estava forçando a engolir e era a opção preferida até pelos quesitos técnicos.

  29. O Brasil tinha que se envergonhar dessa postura nada “responsavel” perante nosso UNICO verdadeiro aliado estrategico. O governo da França nos ofereceu nao apenas a venda de submarinos modernos, ajuda ao SSN, avioes de ultima geraçao, dos melhores do mundo, mas principalmente uma proposta de incluir o Brasil no quadro internacional, seja politico, ou seja futuros desenvolvimentos de novas aeronaveis: tecnologia.

Comentários não permitidos.