Midia vendida defende protocolo adicional – TNP

http://1.bp.blogspot.com/_rOOnoIDfU9M/SOjA6iXQF5I/AAAAAAAAB30/_RRHXbXl18Q/s400/TRAIDOR.jpg

Autro: Angelo Nicolaci

Geopolítica Brasil

Hoje pela manhã li um artigo preocupante que foi publicado no jornal “O Estado de São Paulo” via Notimp, intitulado “o protocolo adicional”, assinado por José Goldemberg. No inicio do artigo ele contou um pouco sobre o inicio da caminhada brasileira rumo ao domínio da tecnologia nuclear, até ai tudo bem. Citou a posição do governo militar que em 1975 estabeleceu o alicerce de nosso programa nuclear ao fechar o acordo Braso-Alemão, onde adquirimos reatores e transferência de tecnologia nuclear a nossa nação.

Foi citado a postura brasileira de não aderir ao Tratado de não Proliferação Nuclear de 1968 (TNP), defendendo que este tratado evitou uma corrida ao poder nuclear mundo afora, mantendo essa capacidade restrita ao “Clube dos Cinco”, EUA,URSS,Reino Unido,França e China.

…“Esse tratado pode parecer discriminatório, mas impediu a proliferação nuclear durante várias décadas. O presidente Kennedy, na década de 1960, acreditava que no fim do século mais de 20 países possuiriam armas nucleares e que essas armas seriam usadas em conflitos regionais com o risco de provocar uma conflagração mundial.” Para os “cinco grandes”, a posse das armas nucleares desencorajou ataques nucleares preventivos em razão do temor da retaliação. Bem ou mal, essa visão impediu uma guerra nuclear entre as grandes potências e, com o fim da “guerra fria”, as grandes potências reduziram progressivamente seus arsenais nucleares. O último acordo entre os Estados Unidos e a Rússia, recentemente aprovado pelos dois países, reduziu o arsenal nuclear americano de dezenas de milhares de ogivas para pouco mais de mil. O objetivo final desses acordos é, nas palavras do presidente Obama, “um mundo sem armas nucleares”.

Índia, Paquistão, África do Sul e Coréia do Norte desenvolveram armas nucleares, mas é de notar que esses países o fizeram porque a sua própria existência como nação estava ameaçada. A África do Sul, após o fim do apartheid, desmantelou seu programa nuclear…” Citou em seu artigo.

Daí por diante iniciou uma série de contestações quanto ao desejo do Brasil de possuir tal capacidade dissuasória, questionando a falta de inimigos que justifiquem a nossa busca pelo domínio desta tecnologia, confesso que até então não compreendi bem aonde o autor queria chegar, pois entendo o fato de nossa nação relutar em produzir um arsenal nuclear, pois como bem sabemos, o povo brasileiro em grande parte por falta de estudo e compreensão das necessidades geopolíticas e estratégias que se fazem no cenário internacional a necessidade de dispor de uma capacidade militar adequada e capaz de garantir a soberania nacional frente a qualquer agressor externo ou mesmo interno, acha desperdício até mesmo a compra de equipamentos tidos como básicos para a defesa de nossa nação, como exemplos desse histórico posso citar alguns casos, como a compra do Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais, os caças F-5 e Mirage nos anos 70, e nos dias de hoje a modernização mais uma vez de nossa Esquadra e Força Aérea, para não citar os programas do Exército e o programa Espacial.

Então um pouco mais a frente no texto encontrei o motivo e o alvo deste artigo, a não assinatura do Brasil do protocolo adicional ao TNP. Como o leitor provavelmente deve ter conhecimento, em 1994 o Brasil aderiu ao TNP, que a meu ver não foi algo interessante a nossa nação, pois permitiu a inspeção de nossas instalações nucleares declaradas pela AIEA.

abaixo segue o trecho do texto:

…”Ainda assim, persistem hoje no País – e dentro do governo – vozes influentes que tentam ressuscitar programas para produção de armas. O próprio vice-presidente da República e alguns ministros do governo Lula manifestaram essas intenções, sem que o presidente, em nenhum momento, os tenha desautorizado. Mais ainda, o governo se recusou a assinar o Protocolo Adicional da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que abre caminho para a fiscalização de todas as instalações nucleares do País (mesmo as “não declaradas”). Atualmente, a agência internacional só tem autorização de inspecionar as instalações nucelares declaradas.

Argumentar que essas inspeções violam a soberania nacional estimula a agência a suspeitar de que elas existam mesmo, o que é precisamente o que está ocorrendo no Irã e que já motivou a série de sanções que o Conselho de Segurança aplicou àquele país. Há muitas formas de exercer soberania nacional, e essa não é a melhor delas. Em outras áreas, inspeções internacionais são corriqueiras, e o Brasil não estaria exportando carne para a Europa se não permitisse, em nome da soberania nacional, inspeções sanitárias.

A principal razão alegada para se recusar a assinar o Protocolo Adicional é que o Brasil exporia segredos industriais no processo de enriquecimento de urânio que foi desenvolvido no País, mas esse argumento não tem bases técnicas sérias. Os inspetores da AIEA não são espiões, mas sua missão é se certificar de que atividades nucleares que levem à produção de armas nucleares sejam detectadas a tempo. A grande maioria dos demais países signatários do TNP aceita as inspeções.

O TNP não impede que se continue a enriquecer urânio para abastecer reatores nucleares, se esse enriquecimento se destinar apenas à produção de energia elétrica, ou seja, a uma porcentagem inferior a 20%. E isso já está ocorrendo na usina de enriquecimento de urânio em Resende, que está sob fiscalização tanto da ABACC quanto da Agência Internacional de Energia Nuclear…”

O senhor José Goldemberg defende a assinatura do protocolo adicional, que dá plena liberdade aos inspetores da AIEA de inspecionar onde eles acharem necessário, comprometendo assim a nossa soberania e exporia segredos industriais no processo de enriquecimento de urânio que foi desenvolvido no País. Tais inspeções dariam acesso a agentes estrangeiros infiltrados na AIEA de coletar dados secretos de nossa tecnologia nuclear e aplicá-la em seu país, representando uma perda de bilhões ao nosso país no mercado internacional.

Ele ainda defende que a maioria dos signatários do TNP assinou tal protocolo e que não há qualquer risco ao nosso país aceitar tais inspeções. Particularmente acho um absurdo tal pensamento e um desrespeito aos interesses de nossa nação, o que mais uma vez demonstra como nossos meios de comunicação de grande porte estão sendo usados como forma de manipular nossa nação em favor de interesses obscuros e que em nada defendem nossos direitos, apoiando abertamente os interesses internacionais e relegando os nossos interesses e necessidades a segundo plano, praticamente que criminalizando quem defende que temos de ter um país forte, independente, soberano e com plena capacidade de desenvolver-se de acordo com suas necessidades e ambições.

Eu como Brasileiro nato e defensor de nossa nação só tenho a lamentar que sejam publicados artigos como estes em nossa mídia “corrupta” como os ocupantes do governo, uma verdadeira vergonha a nós que buscamos levar aos nossos compatriotas um pouco de cultura, informação e conhecimento através de nossos blogs e sites especializados, fazendo ainda que pouco em relação ao muito que é feito contra nossa nação.

Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil

43 Comentários

  1. A Folha de São Paulo, o Estadão, a Rede Globo e a Revista Veja apesar de estarem no Brasil sempre defenderam interesses internacionais no Brasil, como fica claro na cobertura do Oriente Médio, a defesa das políticas dos EUA dentro e fora do país. São agentes internacionalistas, e sua sede de comando fica em Miami.

  2. O X9.
    .
    Goldemberg….Goldemberg…..esse nome…..Goldem….
    .
    Há,… ele esqueceu que Israel,não aderiu ao tratado que ele gostaria que o Brasil assinasse,e tem armas atômica que aliás, procurou vender a tecnologia para os sul africanos.
    .
    Na ótica dela,para um país ter arma atômica é necessário ter inimigos assim como Israel?
    .
    Boa filosofia de vida deste canastrão.

  3. TRISTE DE VER COMO ESES LACAIOS SE VENDEM POR MIXARIA PRA SUSTENTAR O INTERESE DO YANKS DENTRO DO NOSSO PAIS
    UMA BANDO DE DE PIAO DOS YANKES

  4. Esse sr José Goldemberg tinha que abrir as contas bancárias dele para que todos possamos ver quem faz DEPÓSITO EM NOME DELE. Esse é 1º passo para que ele possa ter credibilidade.
    ****
    “Obama quer ver o mundo sem armas nucleares”. Menos eles, EUA, porque eles são um mundo à parte. Se essa vontade de Obama não fosse falsa, ele nunca conseguiria essa proeza, pois armas nucleares é uma POLÍTICA DE ESTADO. Ele morreria antes de começar essa empreitada.
    ****
    Eles querem um tigre(Brasil)com cirurgia nas UNHAS E NOS DENTES, que só faça o rugidos.
    ****

    Nesta matéria só tem três nomes de pessoas, José Goldemberg, presidente Kennedy, Obama. Mais nenhum brasileiro é sitado nesta matéria????
    Quer saber… nem vou comentar mais uma “M…” com essa. Os argumentos todos voltados para justificar os salários recebidos do exterior.

  5. O dignissimo Jose Alencar, e eu tambem gostariamos de um Brasil forte, que pudesse dizer não a quem quer que fosse.Sim, nós queremos o Brasil com capacidade de dissuasão nuclear.

  6. Ué? Vocês não viram a novela? Eles são melhores que agente em tudo. Agente não precisa se preocupar eles não querem nada aqui, isso aqui e terra de ninguém. Porque eles iriam querer vir pra cá? O JN sempre mostra como eles são superiores a nós. Se vierem agente faz beicinho e chora, como na novela, eles vao perceber com suas mentes superiores,vendo que agente está triste, e “de mau” com eles, eles mudam de idéia e agente os perdoa. Afinal, eles mataram , roubaram , estupraram, dilapidaram mas no final se arrependeram, isso e o que importa não e mesmo? Vamos comemorar assistindo um filme da Disney, de preferência uma comédia romântica com situações ridículas e final feliz.
    É tão bom ligar a tv lembrar que se pode esquecer de ter consciência.
    Como diria minha avó, velha conhecedora do folclore brasileiro como “Cama de Gato”, “Pedra Sobre Pedra”, “Laços de Família”, e as sempre lindas e inteligentes Adriane Galisteu e Hebe Camargo -gracinha^^-
    .
    “ESSAS COISAS SÂO ASSIM MESMO!”.
    .
    .
    Sem comentários. ¬¬

  7. É muito triste, mais é a mais pura verdade!! A Globo, Folha, e Estadão são na verdade empresas gananciosas e mentirosas, mais o povo está percebendo isso, até quando será que eles pensam que continuarão mentindo ao povo brasileiro?? Está ficando cada vez mais claro que eles são traidores e lacaios de estrangeiros!! Estou ficando cada vez mais preocupado com a nova linha desse governo que está começando, nota-se uma grande diferença de pensamentos até mesmo nessa imprensa podre!! Que Deus nos ajude!!

  8. O josé Goldemberg estava juntinho com o Collor, na assinatura do TNP. Então ele é “vendilhão” da nossa soberania já faz tempo. Vê se deixa um pouco de futuro e dignidade para os nossos jovens e crianças caramba!!

    “Com que propósito e direito Fernando Collor de Mello, juntamente com seu Secretário de Ciência & Tecnologia, José Goldemberg, submeteu o Brasil ao Tratado de não Proliferação de Armas Nucleares? Com que propósito e direito Fernando Henrique Cardoso, juntamente com seu Embaixador, José Viegas, Ministro da Defesa demissionário, submeteu o Brasil ao Tratado do Regime de Controle de Mísseis — MTCR ?”
    Link matéria:http://www.anovademocracia.com.br/no-22/1503-o-lobo-e-o-cordeiro

  9. Não adianta dizer que é paranóia ou que o distinto canalha está sendo inocente em sua visão, em política não existe inocência é obvio que esse sujeito é um traidor. Mas quem o pagou?

  10. José Goldember calhorda, traidor, quem não conhece a história deste lixo que se esconde atras dos seus projetos de sustentabilidade, não ira encontar em pesquisa na internet vozes que antes apareciam para denuncia-lo, deve estar pagando bem a alguem para manter paginas e mais paginas de sua maravilhosa biografia como o homem voltado para a preservação do meio ambiente.
    Até mesmo a menção que antes havia da medalha que ganhou dos americanos pelos seus serviços de denunciar o Brasil ao EUA sumiu, desapareceu.

  11. Paulo Rick e Barca…e outros. Temos que ser vigilantes. LUCENA, você esta certo também. Nestes veículos de comunicação podres temos que deixar este nosso recado para que a opinião pública veja: Por que Israel não assina ao TNP e os EUA?… Quando o povo entender, teremos a razão. Devemos entrar onde aparecem estes comentários idiotas e contrapor.

  12. O ESTADÃO NÃO ESTA SOZINHO:
    Folha de S. Paulo publicou em 02/05/2004, como “Opinião”: “O Brasil ter Forças Armadas é só por diletantismo, já que há décadas não há guerras e não há nenhuma guerra à vista”. No mesmo ano, na data magna da celebração da independência brasileira, o mesmo jornal publicou: “Parada militar para celebrar o chamado Dia da Pátria é, em país pacífico, uma imitação de países guerreiros e, acima de tudo, uma impropriedade absoluta e lamentável” (Jânio de Freitas, FSP, 07/09/2004).

  13. CARO, carl94fn parte do dinheiro que sabemos, o oficial de de premios internacionais, de instituições internacionais com os seus devidos interesses, é paranoia dizer tem dedo dos americanos, os caras nunca iriam fazer isso.
    Abs

  14. A grande mídia brasileira é manipulada pelo capitalismo internacional, segundo o site:http://www.alertatotal.net/2007/05/quem-controla-de-verdade-mdia-no-brasil.html
    O Império criado pelo falecido Roberto Marinho tem um poderoso parceiro internacional. O nome dele é Rupert Murdoch. Ela já teria direito a adquirir 30% das ações da Rede Globo, conforme um secretíssimo contrato de gaveta. O magnata anglo-australiano das comunicações é parceiro dos financistas controladores da City de Londres, responsáveis pela renegociação da dívida externa (em Eurobônus) da Globopar (holding das Organizações Globo).
    Ou seja, esses grandes magnatas estão entre os principais membros do clube de Bilderberg, os mandatários da “nova ordem mundial”.
    Ou seja, vão trabalhar para castrar todo que for possível para nos tornarmos totamente indefesos às suas prestensões imperialistas.
    Já dizia Maquiavel: “estar desarmado significa ser desprezível”.
    O único remédio é:Armamento nuclear para ontem e corda para os traidores da pátria.

  15. Para esse SR.jose Goldemberg que defende os interesses estrangeiros em detrimento do BRASIL ! EU VOU RESPONDER COM ALGO BEM NACIONAL! UM SAMBA !!!
    ”QUEM É VOCÊ QUE NÃO SABE OQUE DIZ? MEU DEUS DO CÉU QUE PALPITE INFELIZ…” e por ai vai!! o BRASIL É IGUAL MASSA DE BOLO ENQUANTO MAIS A MÍDIA ”PIG” BATE, MAIS ELE CRESCE !!! ABRAÇO A TODOS!!!!

  16. Quem o pagou? Evidente que atividades de lesa pátria, só podem ser oriundos de regimes imperialistas. Ianques e Judeus são praticamente a mesma coisa, unha e carne, unidos na dominação mundial. Pago para ver se José Goldemberg não freqüenta sinagogas. Ah, mas ele é brasileiro nato, dirão os defensores impolutos da desnacionalização, e só pode estar a favor do bem da nação. É né, entretanto judeu é sempre judeu, não importa o país onde nasça, nem a terra que acolheu seus ancestrais,Sua lealdade é sempre com israel. Em 1962 eu era estudante no Rio de Janeiro, matriculado no Colégio Franco Brasileiro, um dos melhores e mais caros. Pois bem, da minha classe no primeiro ano do científico, daquela época,
    todos os alunos eram judeus, com excessão de dois: eu, descendente de libanês e Aldo, recentemente falecido, neto de italianos.Certa vez em conversa com um deles de nome J. R. Zimerman, eu lhe perguntei se em caso de conflito entre Brasil e Israel de que lado ele ficaria, respondeu de imediato: Com Israel é claro. Ora se ele é judeu, obviamente deve frequentar sinagogas, então que tipo de patriótas albergamos em nosso generoso solo, usufruindo de todas as benesses do cidadão nato, se sua lealdade não é para com esta pátria? Entretanto havia Eloá, jovem meiga e atraente, cujos grandes olhos se cravaram no meu peito, a ponto de nunca te-los esquecido. Era judia, mas o que importa esse pequeno detalhe ante a magnitude de uma paixão impossível? Foi meu grande sonho, apesar da aversão sentida pelo posicionamento impatrióta do outro colega de classe. E aí vem uns e outros nos acusando de antisemitismo. pode? Aliás acho que os defensores de israel deveriam se mudar para lá, onde se sentiriam mais a vontade.

  17. O avião espião americano U2, fotografou a radioatividade do reator nuclear de Israel,camuflado do deserto, provavelmente enterrado a 50 metros de profundidade. Depois foram mostrar para o primeiro ministro israelense (não me lembro o nome).
    … ” Vocês nos enganaram, pois não disseram que estavam desenvolvendo a Arma Nuclear. Nós demos garantias de defesa total a vocês,etc “.
    Resposta do Primeiro-ministro israelense:
    ” A defesa do estado de Israel, é responsabilidade única do povo judeu, e não de outros “.

    Uma sugestão:

    Os EUA e outros países nucleares deviam doar 50 armas nucleares para o Brasil, para evitar que as fabriquemos camufladamente.

    O único país do BRIC a não ter armas nucleares é o Brasil.
    Por acaso somos os Bobos da Corte ?

  18. “Penso que devemos te cuidado em só culpar a raposa pelo sumiço das galinhas…”
    Que os americanos são a escoria todos estamos carecas de saber, mas eles não são os únicos, muito cuidado em quem confiamos França, Inglaterra, China, Rússia entre outros não confio nem por um segundo nesses também, é serio… tem horas que acaba se tornando rotina só culpar um por seus atos repugnantes de costume e nessa hora vem um esperto e se aproveita da situação, mas por agora sabemos que o digníssimo canalha se prostituiu a alguém e suspeitamos do bandidos de sempre, mas ainda tenho minhas duvidas de quem foi que o pagou.

  19. É né, entretanto judeu é sempre judeu, não importa o país onde nasça, nem a terra que acolheu seus ancestrais,Sua lealdade é sempre com israel.

    .
    O pior é que é verdade. Celso Lafer, o judeu Celso Lafer, ex-chanceler de FHC, atacou a política externa de Lula em relação aos EUA, dizendo que, da outra vez que o Brasil tinha se afastado dos EUA – na presidência de Geisel -, foi a época em que o Brasil votou na ONU a favor da resolução 3379, uma resolução da Assembleia Geral que igualava sionismo a racismo. Ou seja, o argumento de Lafer contra o afastamento do Brasil em relação os EUA, é de que isso não beneficia Israel!

  20. O pior é que esse tal ‘José Goldemberg’ não é um ‘qualquer’.
    Foi um grande expoente científico, mas que infelizmente é um defensor do ‘estabilishment’ europeu.
    Parece nada ter a ver com nosso país, apenas um defensor das idéias hegemônicas do grande ‘norte’ evoluído.
    Comparar carne de vaca (ou de boi, tanto faz…) com conhecimento nuclear beira o ridículo. É dizer que para nós , essas coisas de ‘conhecimento nuclear’ estão no mesmo nível que pastagem.
    Infelizmente, esse discurso pretensamente racional ‘pega’ para muitos…

  21. Muito obrigado Ángelo por denunciar esta ratazana do Goldemberg inimigo declarado do nosso país.
    Esse apátrida é já conhecido deste blog, em junho do ano passado foi a vez da revista Época, agora do Estadão.
    Assino embaixo todos os comentários dos colegas.
    Recomendo a leitura daquela “entrevista”:
    http://planobrasil.com/2010/06/30/entrevista-jose-goldemberg-o-brasil-quer-a-bomba-atomica/
    onde ele ataca não só o desenvolvimento nuclear brasileiro mas tb os projetos de veículo lançador:

    ÉPOCA – Não basta ter a bomba. É preciso meios de lançá-la.
    Goldemberg – O governo retomou o projeto de lançador de satélites. Se existisse, poderia levar ogivas.

    Estamos vendo uma campanha contra o desenvolvimento militar do país, já naquela matéria ficava óbvio que Goldemberg trabalha para os americanos.
    Parabéns ao blog, o lugar de reunião dos brasileiros cientes que o Brasil não está no rumo certo.
    Aguardo deste blog um novo Grito do Ipiranga.
    Um chamado à defesa da nossa SOBERANIA.
    —————–
    Devemos com urgência deixar rivalidades ultrapassadas, reconhecer que os tucanos e sua imprensa são proamericanos, e que o PT ainda sendo mais benéfico para a defesa do Brasil não é o bastante como para garantir a nossa independência.
    As rivalidades políticas não levam a lugar nenhum, mas a desunião e a desintegração do país.
    Como falou o duque de Caxias aos maranhenses:
    “Mais militar do que político, quero até ignorar os nomes dos partidos que por desgraça entre vós existem.”
    Aqui no blog as vezes vejo discusões entre leitores petistas e tucanos.
    São debates que devem ser feitos, mas existe algo mais urgente: o desenvolvimento de uma indústria militar própria, única garantia da nossa soberania.
    —————–
    Quando em Itororó se desenvolvia a guerra com o Paraguai, entanto muitos dos nossos soldados morriam ou se retiravam feridos, sobresaliu Caxias gritando entre balas: “Sigam-me os que forem brasileiros!”

  22. É sempre assim, a midia vendida,corrupta e entrequista deste país sempre procurando lavar a mente das pessoas desprovidas de conhecimento e senso crítico para alcançar seus objetivos escusos..e ai vide todos os principais meios de comunicaçao neste país..todos corruptos e voltados aos interesses proprios e de outros de fora se aproveitando da ignorancia da maioria da populaçao,infelismente no Brasil a palavara “compatriota” é distorcida e maculada.

  23. José Goldemberg, esse cidadão é Judeu, não é brasileiro, é um judeu que trás maldição sobre os judeus que estão no Brasil.

  24. Caros amigos do Fórum de debates !!
    Em uma parte do texto o Senhor Goldemberg faz menção a instalações nucleares listadas e rotineiramente vistoriadas e aquelas instalações nucleares não listadas e que não podem ser alvo de verificações da AIEA. Por acaso o Brasil possui alguma instalação nuclear não declarada ? Se são secretas como esse senhor pode afirmar a existência delas ?

  25. Patriota, perfeito no seu comentário. Já a alguns dias estou atras de matéria como a que está no link que você postou. VALEU!!!

  26. ALERTA AOS NAVEGANTES: Aqueles que não buscam fontes alternativas de informação, são como patinhos na mira. Vai virar ensopado fácil fácil!!! rsrs…

  27. Uns sacanas, estamos em uma democracia, vc tem o direito de expór os seu pontos de vistas, + vender o seu país?!?! Vamos permitir q se exponham , e depois caçar td eles…traidores, vendilhões, e td esses adjetivos depreciativos embasados nas palavras e opiniões dos mesmos…O dia de vocês há de chegar.

Comentários não permitidos.