Defesa aérea frágil é principal problema

http://www.farolcomunitario.com.br/img_jpg/fx2_montagem.jpgO poderio militar brasileiro está obsoleto, mas também não tem ameaças imediatas ou competidores avançados na região. Sofre gravemente em setores como defesa aérea, mas tem algumas ilhas de excelência.

Há dois focos usados para justificar o reequipamento: a defesa do pré-sal e a Venezuela. Nos últimos anos, muito se falou do alinhamento de Hugo Chávez com a Rússia, que passou a lhe fornecer equipamento militar.

Os mais vistosos negócios são a aquisição de 24 caças Sukhoi-30, os mais poderosos do continente, e sistemas antiaéreos de ponta.

Nesse quesito, defesa aérea, o Brasil tem sua maior fragilidade. Dispõe de 66 lançadores portáteis de mísseis russos Igla, de curto alcance, e canhões antiaéreos antiquados. O Exército, responsável pelo setor, analisa a compra de sistemas russos similares aos da Venezuela, mas lentamente.

Os mais de 200 tanques de segunda mão que o Brasil comprou da Alemanha serviriam muito pouco no caso de um agressor com poder aéreo razoável atacar. Aliás, como a Argentina levaria décadas para voltar a ser uma preocupação estratégica, a aquisição não combina com as prioridades da Força terrestre, como a Amazônia.

Os Mirage-2000 baseados em Anápolis resolvem problemas pontuais no caso de alguém atacar Brasília, mas não passam muito disso. Há buracos no reabastecimento aéreo e transporte.

Melhor se saem os antigos caças F-5 modernizados no Brasil. Tendo derrotado aviões modernos em exercícios simulados, inclusive o Rafale oferecido à FAB, eles deverão “segurar as pontas” quando os Mirage forem aposentados a partir de 2015-16.

É nesse contexto que existe pressa para a escolha dos novos aparelhos, porque sua adoção é gradual e os F-5 não devem voar depois de 2020.

Concebida no espaço de atuação do Sivam na Amazônia, a vigilância feita pelos aviões-radar R-99 em conjunto com SuperTucano e F-5, ambos da Embraer, não tem rivais locais.

A Marinha opera submarinos convencionais eficazes e conseguiu manter seus navios atualizados. E já toca a renovação de sua frota submarina, dentro do acordo militar de 8,5 bilhões de euros (R$ 20 bilhões) assinado com a França em 2009.

“A intenção de ter um submarino nuclear (em 2025) colocará o Brasil como a nação mais poderosa em termos navais na região”, disse Russell Jones, analista de América Latina da consultoria Jane”s.

SEM AMEAÇAS

Comunicações são um problema, com Exército e Marinha visando ampliar capacidades com planos bilionários. Há ainda bases aéreas grandes no Sul-Sudeste, refletindo uma ideia antiga de guerra com a Argentina.

Não existe, porém, ameaça direta ou mesmo capacidade de algum de nossos vizinhos de nos causar problemas mesmo em simulações delirantes de conflitos.

Diferentemente da maioria dos analistas, o chefe de Jones afirma que há uma corrida armamentista em curso na América Latina. “Mas acho que ela não diz respeito a perigos no futuro, mas a movimento do Brasil para assumir a posição de primazia diplomática nos assuntos da região”, disse Guy Anderson.

Seja como for, nada disso se compara ao colosso militar ao norte, os EUA. A última superpotência, que pode destruir o mundo com suas 5.000 ogivas nucleares, gasta 25 vezes mais com suas forças do que o Brasil -e sete vezes mais que a segunda colocada, a badalada China.

32 Comentários

  1. O Brasil pode cantar : “Eu sou pobre pobre pobre de marré marré marré, eu sou pobre pobre pobre de marré desci… Que vergonha pro meu Brasil, num dia o barbudo pilantra faz graça para o FMI, e no outro a Dilma corta dinheiro até da defesa.

  2. Na visão dos brasileiros, para se justificar gastos com as forças armadas só em iminente conflito. O que se esquece é que quem ataca não manda um aviso dizendo “vamos te atacar daqui a 4 anos”, dando tempo para o reaparelhamento das forças. Já estamos muito defasados pelo descaso (preconceitos) que os militares sofreram e sofrem ainda hoje (o político era desprestigiados por ter contatos com militares). Devemos nos preparar ou deixar nossas forças em condições de emprego quando necessário.
    Somos a única nação da américa que fala portugues, nossos costumes e cultura são diferentes dos demais, temos riquezas incontaveis, ou seja, temos que nos proteger. Mesmo que não haja nenhum inimigo em potencial. ABS…

  3. Gostaria de saber!!
    Pergunta => Porque um Pais precisa de 5.000 ogivas? Sendo que o Planeta Terra só é 01 (um), e 5.000 ogivas destroem 1000 planetas terra?
    P.S => Depois de destruir uma vez, não precisa de outra!!

    Sobre o comentário, cara reflete quase tudo que penso, parabéns é isso mesmo, que pena que nossas forças armadas não tenham investimento a altura delas!!

  4. O Brasil tem de fazer o seu dever de casa,depois pensar em assumir alguma liderança pricipalmente na america do sul,só tem uma solução aprofundar o tratado militar com os americanos.

  5. Como matéria jornalística, é um lixo.
    Tanto é, que o infeliz jornalista informa algo que é uma mentira: a propalada vitória de um F-5M agressor sobre o Rafale na referida Cruzex. Sabe-se, pelos comunicados oficiais franceses e chilenos, que as duas únicas derrotas dos Rafales forma para aeronaves chilenas (F-16C) e não para as aeronaves brasileiras.

    A FAB não emitiu um comunicado oficial, tampouco desmentiu os comunicados das forças aéreas convidadas.

    O repórter que pouco apreço tem pela exatidão dos fatos, atende pelo nome de Igor Gielow.

  6. O BRASIL DEVERIA PRIMEIRO, PROTEGER NOSSO PAIS, DEPOIS PENSAR EM , EM UMA CADEIRA PERMANENTE NO ONU, NÃO CONTER OS GASTOS MILITARES ,POIS JÁ ESTAMOS UNS 25 ANOS DE ATRASO NA NOSSA DEFESA, TEMOS QUE CORRER , POIS NOSSAS RIQUESAS NATURAIS , ESTÃO DESPROTEGIDAS, SE UM DIA O BRASIL FOR ATACADO, QUEM VAI NOS AJUDAR, OS AMERICANOS, NÃO SEI, POIS DEPOIS VEM A CONTA, PODEM COBRAR MUITO CARO, PEDINDO DIREITOS SOBRE NOSSAS RIQUEZAS….. PRIMEIRO DAVEMOS TER UMA BOA DEFESA…..

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gargalhada.

    Eua com seus 5000 ogivas e a russia com suas 10.000? a maior potência nuclear do mundo é a russia com tecnologia de ponta e misseis mais velozes que os americanos, a russia com um ataque surpresa faz os eua virarem pure se queser.

    Parece até piada ver essa bajulação mentirosa com os eua.

    Só me resta rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E a china que depende da russia em termos militares esta longe de ser a segunda força militar do mundo, o que garante a russia lugar de respeito no mundo são seus misseis nucleares e biologicos de ultima geração melhores do que os chineses e americanos.

    Os misseis russos dilaceram a terra, tanto que (o falecido) boris yeltsin “brincou” uma vez com o ex-presidente clinton dizendo que ainda tinha as bombas atomicas e clinton imediatamente perdeu o riso.

  8. Carlos Augusto
    Me diz aí de onde vc tirou que o Brasil não tem dinheiro… pode por favor me dizer? Porque até onde eu sei, até onde foi noticiado esses cortes no orçamento foram para tentar controlar a inflação.
    Carlos Augusto vc está mal informado ou você está mentindo mesmo?

  9. Na verdade não acharia estranho que o F-5 tenho de fato conseguido vitorias em cima do Rafale afinal essa sucata já conseguiu nos surpreender vencendo em exercícios simulados os muito capazes caças Mirage-2000, F-16 e F-15. Mas… isso não quer dizer que em uma guerra essa façanha espetacular consiga se repetir dado o número ridículo de aeronaves e a idade que apenas prejudica cada dia mais.
    Acredito que aqui no Brasil eles pensão que defesa é algum tipo de enfeite assim como educação e saúde… quando li sobre os cortes na defesa fiquei realmente decepcionado com essa Dilma, mas não tanto quanto fiquei quando vi que a saúde e a educação também serão afetados… !!certeza!! que por culpa desses cortes pessoas irão morrer nas filas de hospitais, esperava mais dessa presidente, se bem que nunca confiei nela.

  10. não temos a tecnologia dos caças, mais temos a tecnologia da bomba termonuclear…..é mais facil o brasil fazer uma bomba e ameaçar um possivel inimigo.dissuasão nuclear é o pago da guerra do futuro,isso o meu brasil tem e eu tenho muita certesa,isso justifica um aparente descaso com as demais armars,o brasil é muito ambicioso,ta na cara que tem essa bomba, e pouco percebem a manobra…..

  11. Perfeito, apenas completando o seu comentário.
    O Mantra desprovido de argumentos palusíveis, não para nunca.
    Alguns autores de determinadas agências de notícias insistem em afirmar a tal derrota do Rafale ao F5 como sendo um fator de demérito, esquecem-se entretanto, que mesmo que esta informação seja verdade, ela não pode ser usada com este intúito por pecar em embasamento técnico.
    sempre digo:
    “jogo é jogo e treino é treino.”
    Pela ótica destes doutos senhores de tudo, o fato de um F 5 “abater” o Rafale, desclassifica o segundo relegando-o a Mediocridade.
    Porém os medíocres senhores se esquecem que F 5″agressors” (os originais made in USA) Também abatem F18, F 14, F 15 e F 16 e qualquer um vetor que os confrontem.
    A elite da caça dos Estados unidos treina seus pilotos com esquarões de caças (tanto US NAvy como a USAF) combatendo em ensaios simulados caças de menores desempenhos, leia-se F 5 A 4 entre outros.
    Por vezes os seus vetores mais avançados são também “abatidos pelos F 5”.
    Pela ótica destes senhores e concluindo o que doutrina o “mantra”, os EUA são os maiores imbecís do Planeta, pois tendo o “Formidável” F 5 como “F15 e F 18 killer”, gastam fortunas em equipar suas forças com os caças mais avançados com.
    Sds
    E.M.Pinto

  12. Só tem um jeito para o congresso o governo de DILMA apoiar as força armada Brasileira!
    VENEZUELA entra em guerra com o BRASIL!
    Uma guerra fraca tipo EQUADOR e PERU nao durou muito tempo somente um conflito!Tipo SU-30 derrobar alguns caça do BRASIL!E a e eu te falou se nao comprar novos caça urgente!
    A defesa nacional muda para melhor em pouco tempo! Pense nisso! valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  13. Greice33, isso foi simulado e eu não vejo nada de estranho isso.
    O F-5BR é considerado um caça de 4° Geração, graças aos nossos tecnicos.
    O fato dele aparentemente parecer velho, não quer dizer que não aguenta.
    Logico que você não vai por ele na linha de fogo de um F-22, F-35, Pak-FA, J-20..

  14. carl94fn
    Mesmo que o Brasil não tivesse todo o dinheiro que diz termos, ainda seriamos mais ‘ricos’ que a Australia e qualquer pais da America Latina.
    Não justifica ter um equipamento belico obsoleto.
    maaaaas, como eu disse esses dias em uma comunidade:

    O Brasil nunca foi um pais considerado ‘Potência Militar’.
    Apesar de termos pequenas (mas significantes) participações na 1 e 2° Guerra Mundial.
    Desde então nunca mais atiramos contra nenhum inimigo e isso tem pra lá de 70 anos.
    E normal uma nação não dar prioridade ao suas Forças Armadas quando não existe um inimigo declarado.
    Essa que Chaves que vai enlouquecer e declarar guerra é besteira.
    E o Brasil PRECISA de dinheiro, guerras acontecem quando uma nação não quer vender algo pra outra, então toma-se a força, o que não é o caso do Brasil que mais do que nunca quer vender seus produtos.
    Mas o Brasil quer vender petróleo, quer vender mantimentos..
    Sai mais barato pra qualquer nação simplesmente comprar, do que abrir um fronte de batalha..

    Gastar dezenas, centenas de bilhões em caças e navios que só vão servir para enriquecer as apresentações em eventos e mostrar pra inglês que agente tem?
    Quando temos gente ainda abaixo da linha da pobreza, quando o salário mínimo é uma guerra pra aumentar só 5 reais, quando precisa de estrada, hidrovia, ferrovias.. escolas?

    Não se torna prioridade mesmo.

  15. Dois Rafales foram sim abatidos por dois F5BR na Cruzex,abastecidos de Biotonico Fontoura e pressurizados a Super Bonder e isso deve-se o merito a nossos extraordinarios pilotos que usaram de estrategia em surpreende-los.Alegar que tais fatos acontecem em jogos de guerra e que pet a pet é diferente tambem não é verdadeiro.A4 Argentinos ludibriaram a vigilancia aerea e a esquadra Britanica e abateram Fragatas que na epocas eram das classes mais avançadas.A pouco um Apache super hi-tech foi abatido por um tiro de AK-47 e ate ai Amiguinhos morreu NEVES e to nem ai pra hora que vai ser o velorio e o enterro mas me interessa saber onde esta a VIUVA para eu consola-la…O que era para ser o FX2?A escolha do vetor que equiparia a FAB.E o que se transformou o FX2?Em jogo politico de barganha e favorecimentos e interesses proprios.E hoje como esta o FX?Hoje o FX depois de todas as marolas inclusive mentiras que não so a midia e blogs do genero mas ate mesmo a pessoa do endeuzado MD Sr.Nelson Jobim propagavam aos quatro cantos que a desclassificação do SUKHOI se deu porque os Russos não transfeririam Tecnologia e isso caiu por terra na FIDAE 2010 quando em entrevista coletiva em bom Portugues eles disseram que transferem o SU35 completo e tudo o mais que nós quisermos inclusive ofereceram parceria para a elaboração e fabricação de um caça de quinta geração nacional.Pais nenhum nos ofertou publicamente isso.O que vemos na midia e nos blogs e sites do genero?Pessoas aficcionadas-modelistas e especialistas defendendo suas preferencias principalmente sobre o Rafale e o F18 e fica estranho como que pessoas tão entendidas não preferem o que nos seria mais vantajoso em termos gerais que é o GRIPEN NG?E o ridicularizam de todas as formas para encorparem suas preferencias.Amiguinhos o povo Brasileiro por decadas aceitou tudo o que nos impuseram mas passamos a discernir interesses extrangeiros,proprios e o que é essencial ao Brasil em termos de autosuficiencia tecnologica-militar e emancipação da dependencia externa.Temos um vasto territorio a patrulhar,temos uma vasta reserva mineral,energetica e essencial a nossa sobrevivencia a defender e não é politico corrupto,minoria militar que ainda habita trincheiras de guerra fria e repressão,aficcionados-modelistas,beneficiarios e oportunistas que vão nos empurrar guela abaixo o que quiserem.E quando ousarem pensar em FAB na entidade FAB primeiro desinfetem suas bocas.SAITO JASPION não é a FAB mas a FAB é o SAITO JASPION.A DILMA E O JOBIM NÃO SÂO O BRASIL MAS NÓS SIM OS BRASILEIROS SOMOS O BRASIL e não nos interessas preferencias,simpatias,beneficios ou procedencias.Queremos um Brasil forte,unido e capaz de defender-se e garantir o que tem e se para podermos alcançar essa independencia e autosuficiencia tecnologica e belica teremos que adiquirir equipamentos RUSSOS,que venham os RUSSOS…..Sei que minhas ideias não agradam a maioria nem de simpatizantes de zhot-Dogs e nem de simpatizantes de Bolivarianos e nem de simpatizantes de Ratazans OH MINHA CARA DE PREOCUPADO COM ISSO PORQUE QUEM NÃO DEVE NÃO TEME E MINHA VISÂO NÂO É CANINA DE UM MUNDO EM DUAS CORES…Eu vejo somente o meu Pais livre,soberano e o meu povo feliz e tudo o mais pra mim é resto e resto é alimento para microbios.

  16. A matéria diz o óbvio. As FAs estão com equipamentos obsoletos, e não temos inimigos visíveis que justifique um investimento prioritário em Defesa. Mas essa “moleza” pode acabar do dia para a noite, e ter FAs bem equipadas, treinadas e prontas para intervir não se faz do dia para a noite. Ou seja investir é preciso, mesmo sem um inimigo à vista. E investir em tecnologia e autonomia nacional, mais ainda.

    Sobre a derrota do Rafale para os F-5 EM, foi dito de maneira “oficiosa” em vários fóruns. Não duvido, mas cabe lembrar que foram duas derrotas para os F-5 EM, e eles ganharam muito mais. Agora quem não quiser acreditar, não acredite. No meu entender totalmente factível.

    []’s

  17. Enquanto n “ortoridades” ñ pensarem q a liberdade custa caro, vamos continuar no fim da fila, de potencia regiponal a potencia apagada…É n paz q se prepara p a guerra. Vê se algum louco mete as cara com o chapolim …?!?! Péssimos lideres ,sem nunhum respeito a n segurança.Sds.

  18. A despeito das informações imprecisas da reportagem, sem dúvida nossa defesa aérea é um dos pontos fracos que temos, por isso mesmo o Programa FX-2 deveria ser prioridade. Porém, o brasileiro em geral acredita que gastar com compra de armamento é desperdiçar recursos. Esse é o nosso dilema, existem recursos, mas não vai ser gasto em defesa na proporção que seria necessário.

  19. Se a Venezuela atacar, pede ajuda a US Navy que respondera com F-18. Depois da derrota Venezuelana a gente assina a papelada e transfere isso tudo ai pros EUA.

    “5.000 ogivas nucleares, ” eu acho que e menos.

  20. Alguém está mentindo ou mentiu pra gente. O Presidente Lula dizia que o País estava bem e com as contas pagas, emprestando ao FMI e perdoando dívidas de outros Países. Aí assume a Dilma e impõe um corte de 50 bilhões no orçamento, dando a impressão que estamos a beira do abismo. Como a maioria dos senhores do Blog são todos muito instruídos nem preciso falar que o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual que estão em vigor são todos do Governo Lula, então, todas as despesas e investimentos já estão previstas para esse ano. Não entendo porque a presidente Dilma estipulou este valor 50bi, e quer por que quer implemantá-lo. Dizer que não existe clima para compra de caças neste momento é uma afronta a nossa soberania. Quando, então existirá clima para comprá-los? Quando caças inimigos estiverem sobrevoando Brasília? Nós não temos caças de superioridade aérea, não temos defesa anti-aérea, em suma, somos o maior tesouro a céu aberto do mundo, é só vir e tomar posse. Fui eleitor da Presidente Dilma, achei que ela tinha abandonado a guerrilheira nos porões da ditadura, junto com o revanchismo, pelo que vejo, a guerrilheira revanchista está no Planalto. Abraços a todos.

  21. Senhores:
    Eu penso que não precisamos de reaparelhamento das Forças Armadas, pois, vejam bem, para que gastar dinheiro com defesa se nossos políticos, raposas velhas e ladrões experimentados, dominam bem a arte da política; certamente que se as riquezas de nosso país forem atacadas, eles malandramente vão levar nossos agressores no papo, pois, fazem isso sempre com o povo brasileiro. Eu estou com Dilma, estou com nossa classe política Vamos confiar neles, eles não vão deixar o país ser roubado por outros não. EU CONFIO.

  22. Isso tudo é uma aposta com as nossas vidas.
    Dilma: – Eu aposto que não vai te guerra!
    Mas se tiver já era pra nós, perderemos antes de começar, pois mesmo vitoriosos terá algumas montanhas de brasileiros mortos para desmentir e isso inclui os pobres e famintos de agora (antes pobre que morto).
    E essa historia de os americanos nos ajudarem é pra ri? Qual a nação que nas ultimas décadas mais invadiu nações aléias qual país mais travou guerras em solo estrangeiro. Senhores nosso inimigo são os EUA devemos te meios apropriados de fazer com que eles pensem duas vezes antes de olharem para nosso solo.
    Isso inclui caças, tanques, fuzis, sistemas anti-aéreos, submarinos, navios de guerra e etc mas principalmente homens motivados a protegerem sua nação sendo soldados, operários ou cientistas e armamento de destruição em massa nem precisa necessariamente se a bomba atômica (mas cairiam bem), armas químicas e biológicas com meios apropriados de lançá-los já é um ótimo motivo para evitar atacar uma nação.

  23. E sinceramente sobre o caça acho que o Rafale era ou é a melhor escolha ao menos pode operar de porta-aviões coisa que nem o Su-35 com todas as suas qualidades (e exageros) pode fazer, além do mais o FX-2 deveria se encarado como o tampão para o caça de 5ª geração porque só caças 4,5ª geração não vão conseguir agüentar o tranco. O Rafale mesmo sendo muito bom seria só a isca do anzol, imaginar que um caça de 4,5ª geração tem como proteger de forma real os céus do Brasil pelos próximos 30 anos e um sonho, obrigatoriamente teria que te um caça de 5ª geração.

  24. Como disse Donald Rumsfeld: A fraqueza atrai a agressividade… (Geraldo)
    “Jogo é jogo, treino é treino” (E.M. Pinto e Didi)
    Concordo plenamente.
    Um país como o nosso, com tanta riqueza disponível, Amazonia Verde, Amazonia Azul, celeiro do mundo, maior reserva de água doce, metais preciosos, metais estrategicos, flora para cuidar da saúde do mundo sendo patenteada no exterior, não precisa ficar esperando o inimigo. Ele já está aí.
    Força Aérea boa de transporte de autoridades.
    Força Aérea sem alma, sem punch, sem poder dissuassorio, sem poder intimidatorio.
    A comida, isto é, as riquezas, está na mesa.
    E a porta está aberta.
    O resto é blá-blá-blá.

  25. Dificilmene o Brasil entraria em guerra, pois parece que temos a espinha mais flexisivel do mundo. Basta nos dobrar-mosr e os inimigos se vão.

  26. Bom, é evidende que o principal problema é nosso poder aéreo, mas nos estamos no caminho certo para contornar esse prblema? na minha visão estamos é no caminho errado a começar pelos sistemas AA, TorM2e, 12 KM de alcance, ele severia para proteger pontos estratégicos como fabricas e usinas, mas não tem condições de auxiliar em um combate aéreo, teriamos que ter um sistema de médio ou longo alcance como o S-300, Aster ou um sistema nacional daseado no Spider Israelense só que usando misseis Meteor, a questão do revo acho que é o ponto mais sensivel, nosso pais tem 8.5 milhões de quilometros quadrados, a maioria dos caças tem um raio de ação de pouco mais de 1000Km, mas temos que dividir esse numero por 2 pois temos que ir e voltar, se revo quantos caças presisamos para cobrir os 8.5 milhões de KM, sem falar no espaço aereo maritimo, mas pelo menos estamos fazendo por isso com o KC-390 e C-295?
    Ah o FX 2, esse sim, vamos lá, temos 3 caças, um que tem uma capacidade de combate aereo ridicula apesar de ser um ótimo bombardeiro(F-18), outro é uns dos caças mais mortais em operação mas e caro pra ******(Rafale F3), outro é um bom caça, mas muito pequeno, sua configuração ar-ar é de 4 misseis BVR 2 IR e um tanque subolar, é muito pouco para um combate de alta intensidade, sem falar que fora seu DATALINK não tem lá muito recursos eletronicos de grande qualidade(Gripen NG), para mim o FX 2 está todo errado, acho que deveriamos abrir um FX 3 já pensando num projéto de outro caça, temos ia em fase de projéto, J 20 mas a China não precisa de nos, F-35 mas ele não é caça é um avião de ataque com capacidade furtiva e temos o PAK FA que esse sim é o certo, um avião de superioridade aérea, com grande raio de ação e capacidade de combate, que aguenta as condições mais adversas e ainda é barato, acho que deveriamos cancelar o FX 2, comprar 10 BI em Super Flankers mesmo que de pratileira(Mas a Sukhoi nos ofereceu TT depois que ele foi cancelado, lembra do FX 2.5 que o Jobim cogitou?) e teriamos um caça com real capacidade de combate por 40 anos, já que caças não furtivos como esses do FX 2 não teram futuro num combate moderno nos estariamos a frente da maioria e atraz de ninguem

  27. 1maluquinho, você me lembrou de uma frase do Saddam Hussein
    “Lembrem do corajoso camponês Iraquiano e de como ele derrubou um Apache americano com sua arma rústica.”

  28. Tem coisas que eu não consigo entender, como a pessoa diz que o Rafale é caro de adquirir e de se manter e no mesmo poste defende a compra de um Flanker ou do PAK FA, cara o Flanker seria sim uma ótima opção, mas não se iludam ele deve se tão caro como seu equivalente americano o F-15 que é simplesmente um dos aviões mais caros se tratando de hora de voou.
    O Rafale que tanto se fala em hora de voou deve esta custando algo em torno de 12,500 dólares a hora de voou, a França tinha nos garantido que pagaria qualquer coisa acima de 14 mil dólares por dez anos, mas ela jamais pagaria isso pois sabia que não chegaria a esse valor todo, oras se o Gripen monomotor chega a custar até 10 mil dólares e o SH até 11 mil dólares 12, 500 não parecem se o fim da picada… não imagino a hora de voou do Su-35 mas estimasse que o seu equivalente ocidental o F-15 tenha hora de voou de 36 mil dólares, os motores do Flanker são muito parecidos com os do F-15 suas peças não devem se muito mais resistentes do que do F-15 a substituição deve se muito parecida na contagem de tempo.
    Não estou falando mal do Flanker, mas acho errado pensar que ele seria mais barato que o Rafale porque não é… Agora vc quer um caça barato ou que preste, pessoalmente prefiro um que preste e pouco me importa sua hora de voou e sim os números de inimigos abatidos.
    Não seria ótimo se as força aérea tivesse a consideração que merece e contasse com digamos 300 Rafales + 200 Su-34 + 200 PAK FA ou quem sabe 300 Su-35 + 200 J-10 + 200 PAK FA?

Comentários não permitidos.