Coronéis líbios se negam a atacar população e fogem para Malta em caças

Soldados vigiam os caças em aeroporto de Valeta. Foto: AP

VALETA – Dois coronéis da Força Aérea Líbia desertaram nesta segunda-feira, 21, após se negaram a bombardear manifestantes pró-democracia. Eles fugiram para Malta, no Mediterrâneo, onde um deles pediu asilo político.

Os dois jatos Mirage aterrissaram no Aeroporto Internacional de Malta nesta tarde junto de um helicóptero civil que carregava sete cidadãos franceses.

De acordo com fontes militares maltesas, um dos coronéis comunicou durante o voo de Trípoli a Valeta que pediria asilo. Os caças voaram fora do espaço aéreo líbio para evitar serem detectados.

Na Líbia, o ditador Muamar Kadafi ordenou que aviões militares atacassem manifestantes que, pelo quinto dia, protestam pela sua renúncia. De acordo com testemunhas, ao menos 161 pessoas morreram entre ontem e hoje.

Algumas cidades do leste do país, como Benghazi e Bayda, já estão sob controle dos manifestantes, com o auxílio de militares e policiais que mudaram de lado. Em Trípoli, onde há manifestações desde domingo, ao menos 160 pessoas morreram, diz a TV Al-Arabya.

A praça dos Mártires foi palco de enfrentamentos entre os dissidentes e forças de segurança desde as primeiras horas da manhã. A sede central do governo líbio e o prédio que abriga o Ministério da Justiça foram incendiados.

A violenta repressão desencadeada pelo regime rachou também o governo de Kadafi. O ministro da Justiça, os embaixadores líbios nas Nações Unidas e na Liga Árabe, além de chefes de representações diplomáticas no Reino Unido, Índia, China e Suécia renunciaram.

Em outro golpe para Kadafi, representantes da tribo Warfla, a maior do país, manifestaram apoio aos protestos contra o governo. O apoio da maioria das tribos foi crucial para Kadafi manter-se no poder desde 1969. Um grupo de líderes religiosos também emitiu uma fatwa (decreto religioso) conclamando os fiéis a derrubarem o regime.

“Eles demonstraram uma impunidade arrogante. Continuam, e aumentam, seus crimes sangrentos contra a humanidade. Demonstraram total infidelidade aos ensinamentos de Deus e seu amado profeta (que a paz esteja com ele)”, diz o grupo, denominado Rede dos Ulemás Livres da Líbia.

Fonte: Estadão

22 Comentários

  1. VIVA A LIBERDADE!
    .
    .
    Kadafi é um criminoso que tentou contra a humanidade e deve ser punido pelos seus crimes;diferente do Lula,que foi e é querido de muitos brasileiros,e olha que não voltei nele, mais as pesquisas assim falam.
    .
    Lula fez um governo tão democrático quanto qualquer pais Europeu que se acha assim.
    .
    Infelizmente,ainda tem gente que tem dificuldade de intender o que se passa neste momento;alguns fatos se perpetuam na História da humanidade e este é um deles.
    .
    A ideologia apaixonante distorce a razão,deixa as pessoas com uma ótica bem obtusa sobre a realidade e assim, não consegue vislumbrar o que está por traz da linha do horizonte,infelizmente.

  2. Alguém ainda se lembra dos abates aéreos do Golfo de Sidra? Americanos x líbios
    Alguém ainda se lembra do atentado contra o 747 da Pan Am em Lockerbye, na Escócia?
    Alguém se lembra do único país a comprar Rafales, fora a França?
    O castigo está chegando…

  3. Senhores, não pude resistir a acrescentar o comentário final no meu post.
    Mas as atrocidades cometidas pelo regime líbio o tornam pária internacional.

  4. Lamento que haja brasileiros, com baixa auto-estima, mas com superlativa ignorância, que venham a nutrir sua aversão ao maior presidente brasileiro da história recente, e expô-la, através de letras toscas e dispensáveis.
    Esta nação foi governada por um douto senhor, e conheceu apenas a estagnação, o desespero e “fundo do poço”. Salva foi, pelo metalúrgico presidente.
    Tenha, pois, respeito, sr. Galileu, senão pelo cargo e pela pessoa, pelo menos, para com os fatos.

  5. E vocês acreditaram que o louco mandou caças atirarem contra civis?

    Puxa vida, não estou defendendo o ditador, mas precisamos term mais senso crítico ao ler este tipo de reportagem. Totalmente “non sense”.

  6. Ilya Ehrenburg, só pode tá de brincadeira… continue exaltando.. aproveite que daqui a um tempo nem este direito teremos mais!.. viva a democracia das elites, que está virando uma ditadura das elites, viva nossas industrias! que estão migrando para a argentina, viva o brasileiro!.. da bolsa-tudo e escravo de impostos.. viva o MST que nos dá orgulho. Viva! Sr. Lula você NÃO É A HISTÓRIA DO PAÍS, PAI DOS BANQUEIROS. Quem te viu quem te vê, BANDO DE LATROCIDAS, ASSASSINOS, TERRORISTAS! Os militares querem fazer parte da comissão da verdade.. vocês deixam?… querem abrir tudo! vocês deixam?… cambada de covardes. Só um cego não vê isto. Se não aceitam DEMOCRACIA com relação à opiniões divergentes em relação à figura do ex-presidente, vão pra cuba!.. ver o que é liberdade de opinião.

  7. Esse é o proximo que vai pro saco, pena não termos mais a guilhotina lá, e principalmente cá.Seria ótimo para o progresso do pais.

  8. Esses ditadores não sobrevivem muito quando o povo tem acesso a informação, por isso censuram a meios de informação. esse ditadores jurásicos assassinos não tem lugar no mundo atual, morte a todos!

  9. Força Armada é o Povo de Farda.
    Os militares não vão atirar na população, que está protestando por motivos justos e nobres.
    Alguns Almirantes, Generais e Brigadeiros, que fazem parte da patota do ditador corrupto, podem querer defender a ditadura corrupta, intimidando a população através de massacres, mas não o restante dos militares.
    A Voz do Povo é a Voz de Deus.
    O Ditador do Egito, Mubarak, era o homem mais rico da Terra. Amigo dos israelenses e americanos.
    Que grande furada dos americanos e judeus.
    Abram uma CPI no Senado americano para apurar isso a fundo. Governos apoiando corruptos ?

  10. Se um ditador estupido como esse manda caças bombardearem sua propria populaçao logo se ve que ele nao vale nem o coco que ele produz, é um lixo esse assassino..caças sao pra defender o país de ameaças externas nao para matar o cidadao do proprio país…estupido,tem que cair e ser enforcado como Sadan foi!

  11. Sera que apenas foram movidos por sentimentos humanitarios em recusarem-se a derramar o proprio sangue ou aproveitaram que a fortaleza esta ruindo e abandonaram-na tendendo para o fantastico mundo capitalista.Agora vão virar celebridades e quem sabe ate pousarem nus na Playboy contra-cenando com o ex patrão em posições sensuais e sugestivas rsrs rsrs Te cuida velho continente o fantasma que te atormenta a seculos pode ressurgir ainda mais forte SULLEIMAMM ou se preferirem SOLIMÕES rsrs rsrs

  12. Que beleza, o mundo está fazendo uma verdadeira faxina no poder. Caiu Khadafi, que mantinha um harem cheio de prostitutas enquanto o povo viver na merd*, cairá tambem Berlusconi na Italia, que alias é amiguinho de Khadafi, e outro que não tem carater para comandar uma nação….

    Como é bom viver nesses tempos, e perceber que o mundo vai melhorando aos poucos. As pessoas estão evoluindo, o mundo vai mudando para melhor…

Comentários não permitidos.