Polícia do Bahrain, atira deliberadamente em manifestação pacifista

bahrain
Sugestão: Helvético

Clique aqui para assistir o vídeo

O vídeo contem imagens fortes e não é recomendado para menores de 18 anos nem mesmo para pessoas sensíveis.

E.M.Pinto

EUA acompanham crise em Bahrein com atenção voltada para o Irã

Kim Ghattas

De Washington para a BBC News

Se o levante popular no Egito deu uma dor de cabeça a Washington, a repressão brutal aos manifestantes em Bahrein envolve cálculos ainda mais complicados para a administração Obama.

Os Estados Unidos condenaram o uso de violência nos protestos em Manama, mas, até agora, escolheram suas palavras com muito cuidado.

Na última quinta-feira, a secretária de Estado Hillary Clinton disse: “O Bahrein é um amigo e um aliado há muitos anos e, ainda que todos os governos tenham a responsabilidade de dar segurança e estabilidade aos cidadãos, pedimos contenção.”

O presidente Barack Obama falou novamente de direitos universais, incluindo o direito de reunir-se livremente, na última sexta-feira.

No entanto, os interesses nacionais americanos estão na balança, talvez mais do que estavam durante a crise no Egito.

Hosni Mubarak foi um aliado dos Estados Unidos pelos últimos 30 anos.

Apesar de manter um regime opressor em seu país, ele era visto pelos Estados Unidos como o presidente moderado de país que tinha um tratado de paz com Israel e um parceiro-chave do processo de paz na região.

Mas com a enorme demanda pela saída de Mubarak nas ruas do Cairo, tornou-se insustentável manter o apoio ao presidente ao mesmo tempo em que se proclamava o apoio aos direitos universais.

Então, Washington se arriscou.

O governo americano chegou à conclusão de que deveria abrir mão de um presidente que não conseguiu implementar reformas porque o exército egípcio, assegurado pelos Estados Unidos, provavelmente manteria o país em um caminho moderado que seria aceitável por Washington e, por extensão, para Israel, pelo menos a curto prazo.

Mas quando os Estados Unidos olham para Bahrein, eles veem o Irã e a imagem fica um pouco osbcura.

Teerã e Washington são adversários desde 1979 e reinos sunitas como Bahrein e seu vizinho Arábia Saudita, um aliado vital dos americanos, são um contraponto crucial para o crescimento da influência iraniana na região.

De boca fechada

Bahrein abriga a 5ª frota naval americana e é um dos principais pilares da infraestrutura militar regional dos Estados Unidos.

O programa nuclear do Irã é uma grande preocupação para o governo americano, para Israel e também para as monarquias sunitas.

A influência regional de Teerã tem crescido e seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, interpretou os eventos no Egito como um despertar islâmico e o fim da hegemonia americana na região.

O Bahrein, com sua grande população xiita, tem seus próprios temores com relação ao Irã. Em 1981, a Frente Islâmica pela Libertação do Bahrein, apoiada pelo Irã, tentou um golpe de estado no país.

Bahrein é ligado à Arábia Saudita por uma estrada, especificamente no nordeste do país, rico em petróleo e dominado pelos xiitas.

Os xiitas do país são discriminados no país e dizem que os protestos não tem nada a ver com o Irã, e sim com a vontade de serem completamente aceitos como cidadãos bareinitas.

Eles acusam as autoridades de invocarem a sombra do Irã para impedir que o ocidente os apoie. No momento, a estratégia pode estar funcionando.

Quando milhares de pessoas tomaram as ruas no Egito, muitos oficiais americanos, que se esqueceram brevemente das complicações que isso traria para sua política externa, ficaram grudados a suas televisões e alguns soavam até excitados com o poder do povo em ação em tamanha escala no mundo árabe.

No entanto, esse entusiasmo já não existe com os eventos em Manama.

A violência das forças de segurança chocou muitas pessoas e as matizes sectárias do conflito, reais ou imaginárias, significam que todos estão mais cuidadosos com as posições que assumem em público.

Os oficiais americanos tem falado muito pouco sobre suas conversas com governantes árabes, enfatizando em público somente a necessidade de reformais reais, repetidamente.

É uma tentativa de Washington de evitar ter que escolher novamente entre um líder árabe e seu povo.

Fonte: BBC Brasil

Testemunhas de protestos falam em ‘massacre’ na Líbia

Novos episódios de violência contra manifestantes anti-governo em Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, foram registrados neste domingo.

Testemunhas locais disseram que a cidade é palco de um “massacre” promovido pelas forças de segurança.

Segundo médicos de hospitais locais, mais de 200 pessoas teriam morrido e ao menos 900 ficaram feridos nos últimos dias.

A ONG internacional Human Rights Watch, que vem fazendo uma contabilização das vítimas dos protestos na Líbia, afirmou ter confirmado ao menos 173 mortes desde o início dos protestos, na quarta-feira.

Mas a própria organização reconheceu que a estimativa é conservadora e que o número total de mortos pode ser bem maior.

A restrição à presença de jornalistas estrangeiros e o bloqueio aos serviços de internet nos últimos dias torna difícil a confirmação independente dos números de vítimas.

Funerais

Novas mortes teriam ocorrido neste domingo, quando as pessoas que participavam de funerais de pessoas mortas na véspera teriam sido alvejados por tiros de metralhadoras e outros armamentos pesados.

Uma médica de Benghazi, identificada como Braikah, descreveu a situação na cidade como “um massacre” e descreveu à BBC como as vítimas foram levadas ao hospital Jala, onde ela trabalha.

“A maioria das vítimas tinha ferimentos a bala – 90% na cabeça, no pescoço e no peito, principalmente no coração”, disse.

Segundo ela, o necrotério do hospital Jala tinha 208 corpos neste domingo, e outro hospital tinha outros 12. Porém não está claro quantos desses corpos são de vítimas da repressão aos protestos populares.

Benghazi tem concentrado os protestos contra o regime do coronel Muammar Khadafi, no poder há quase 42 anos.

Protestos concentrados

A Líbia é um dos vários países árabes ou muçulmanos a enfrentar protestos pró-democracia desde os levantes populares que levaram à queda do presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, em janeiro.

Desde então, os protestos populares também forçaram a renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak, no dia 11 de fevereiro.

Segundo o correspondente da BBC para o Oriente Médio Jon Leyne, os atuais protestos na Líbia são os maiores até hoje contra Khadafi.

Apesar disso, eles parecem até agora estar concentrados na região leste do país, onde a popularidade do líder líbio é tradicionalmente mais baixa.

Até agora não foram registradas grandes manifestações contra o governo na capital do país, Trípoli.

Fonte: BBC Brasil

6 Comentários

  1. Covardes! covardes! Tanto os que atiram quanto os que mandam atirar e a ONU que assiste sem levantar uma pluma para impedir, e os EUA, a França, A China, a Russia e a Inglaterra que compõem o Conselho de segurança. Os que assinam em baixo o que esses ditadores corruptos e sanguinários fazem. O mundo precisa mudar e esses senhores são inimigos da humanidade.

  2. Fala kamaradas…

    Já repararam q todos os países em q está havendo manifestações pró-democracia são parceiros estratégicos dos EUA no OM!!!
    Sem esquecer da última dos EUA, de serem contra uma resolução da ONU contrária a expansão dos assentamentos israelenses.
    Então…quem é os EUA para falar q o “Brasil atrapalha no Oriente Médio”, segundo relatório divulgado pelo WikiLeaks.
    A diplomacia americana baseia-se no “Faça q eu falo, mas ñ q eu faço”.
    Se pudesse resumir a política internacional americana em uma palavra, ela seria: HIPOCRISIA!!!
    Falow

  3. Os americanos, realmente são muito hipócritas.
    A cada dia que passa, estão se desmoralizando cada vez mais.
    Pregam a democracia popular, apenas da boca para fora.
    Pessoal, não vamos nos afastar do BRIC. Rússia e China atualmente são países capitalistas, mas dentro do possível. Os indianos,também estão se ajustando.
    A economia brasileira é complementar a da China e Índia, pois eles precisam de alimentos e matéria prima, e os russos são muito parecidos com os brasileiros, com o seu espírito alegre. Aposto que as empresas brasileiras irão encontrar muito espaço na Rússia, pois a sua economia está ainda em formação. Quem foi que disse que o armamento russo é ruim ? Nesse setor eles são excepcionais, inclusive aeroespacial.
    Vamos fazer boas parcerias com o BRIC, para termos armamentos de alto nível. Duvido que americanos e europeus nos deem o leite com mel. Eles querem apenas vassalos para repassar os seus produtos.
    Vamos criar uma nova moeda com o BRIC, pois não podemos mais aceitar o poder do dólar e do euro, que beneficia mais os países que os emitem.
    O americano não querem mais trabalhar. Só querem emitir dólares e comprar todas as empresas do mundo, que em realidade sai de graça para eles.
    Para que o mundo aceite o dólar como moeda mundial, o FMI teria que controlar a sua emissão, e se ela fosse acima do previsto, os americanos teriam que distribuir parte desses dólares para todos os países, por questão de justiça monetária.
    Quero ver a Moeda BRIC no mercado mundial, o mais rapidamente possível.
    Posso desenvolver uma fórmula para que o BRIC se viabilize.

  4. COMBATER NO BOM COMBATE!
    .
    .
    Essa revolta que está acontecendo no Oriente médio já atravessou as suas fronteiras e já chegou na China e em alguns países na Ásia,provavelmente Paquistão e Afeganistão terão as suas vezes.
    .
    Turquia onde existe uma região bem crítica,o onde testá concentrado muitos curdos,provavelmente fará seu levante animados pela oportunidade da hora.
    .
    Más a pergunta que se faz são duas,qual será a vez da Arábia Saudita e a segunda é;se os EUA irão ficar de braços cruzados ou calados se massacres como este acontecer em sultanatos que os apoiam.
    .
    pessoalmente para mim tenho uma curiosidade;aqui na América Latina,países com Venezuela,Cuba,e por que não aqui no Brasil;o que os povos nestes países tem em comum com o os povos no Oriente Médio?
    .
    Vamos deixar as ideologias e as hipocrisias de lado e refletimos;nós brasileiros o que nos falta do governos brasileiro(o sistema que nos governa),para que possamos ter uma vida decente?
    .
    VIVA A DEMOCRACIA E A FELICIDADES DAS PESSOAS!

Comentários não permitidos.