Da BBC Brasil em Washington
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira que a pressão militar dos Estados Unidos sobre o grupo Talebã no Afeganistão deixa seus militantes diante da escolha entre se afastar da rede extremista Al-Qaeda e “as consequências” de não mudar essa postura.
“Eles não podem nos vencer. E eles não podem escapar a essa escolha”, disse Hillary, em um discurso sobre a política americana para o Afeganistão e o Paquistão em Nova York.
Segundo a secretária, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o Talebã escolheu “desafiar a comunidade internacional e proteger a Al-Qaeda (responsável pelos ataques)”.
“Essa foi a escolha errada, e eles pagaram um preço alto. Hoje, a crescente pressão da nossa campanha militar está moldando uma decisão parecida para o Talebã: rompam a ligação com a Al-Qaeda, renunciem às armas e obedeçam a Constituição afegã e vocês poderão se reintegrar à sociedade afegã”, afirmou.
“Recusem e vocês continuarão a encarar as consequências de estarem ligados à Al-Qaeda como inimigos da comunidade internacional.”
Transição
Hillary disse que os Estados Unidos seguem uma estratégia de três trilhos na região: a ofensiva militar contra a Al-Qaeda e o Talebã; o apoio aos governos, economias e sociedades civis no Afeganistão e no Paquistão, minando os esforços da insurgência; e o esforço diplomático para pôr fim ao conflito afegão e traçar um futuro seguro para a região.
De acordo com a secretária, caso os militantes do Talebã rompam a ligação com a Al-Qaeda e renunciem à violência, isso deixaria a rede extremista sozinha e fragilizada.
Os Estados Unidos têm 78 mil militares no Afeganistão e planejam iniciar a retirada de suas tropas em julho deste ano. A expectativa é que até 2014 todas as tropas tenham deixado o país.
Segundo Hillary, a segurança no Afeganistão melhorou e começa a se estabilizar.
Em seu discurso, Hillary anunciou ainda que o diplomata Marc Grossman será o novo enviado especial dos Estados Unidos ao Paquistão e ao Afeganistão, em substituição a Richard Holbrooke, que morreu em dezembro do ano passado.
Sanções
Nesta sexta-feira, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a imposição de sanções contra a New Ansari Exchange, considerada a maior empresa de transferência de dinheiro do Afeganistão, e outros 15 indivíduos ou grupos ligados a ela, por suposta lavagem de dinheiro para traficantes de drogas.
Os Estados Unidos acusam a New Ansari Exchange e seus afiliados de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas como heroína, ópio e morfina.
Os nomes incluídos na lista terão seus bens nos Estados Unidos congelados. Cidadãos americanos também serão proibidos de fazer negócios com os incluídos na relação.
Segundo o governo americano, os lucros provenientes do tráfico de drogas ajudam a alimentar a insurgência no Talebã no Afeganistão.
Quer dizer que todos esses anos foi só de brincadeira e só agora eles vão sofrer as conseqüências?
Um país que está perdendo e em retirada tem condições de exigir algo?
Isso não é uma ameaça e sim uma oferta de trégua, pois os americanos estão perdendo e não tem condições de vencer, portanto estão tentando se aliar.
Imagine se essa onda de revoluções chega ao Paquistão e derruba seu governo fantoche?
Alcaída e telebans estão juntos e misturados, qdo os ianks sairem em julho /2011 eles vão assumir o governo do afeganistão .Morreram por nada, fizeram deficit’s por nada, se tivessem investido essa grana td na melhorias na vida pessoal dos afegões e da infraestrutura do país , possívelmente, teriam plantado elementos p uma efetiva mudança na sociedade Afegã.
Esse discurso é o preambulo da retirada das tropas e do “reconhecimento” de que a campanha no Afeganistão foi um desperdicio de vidas e dinheiro.
Qual seria as consequencais em caso da negativa dos Talebãs? Eles estão pouco se lixando para sanções economicas por parte dos EUA ou da ONU.
Os americanos foram lá e agora vão devolver o pais aos Talebãs. Quem irá sofrer as consequencias será o povo afegão.
A ameaça da Hillary Clinton,me lembrou o DART VADER!!
“Eles não podem nos vencer. E eles não podem escapar a essa escolha”
“Essa foi a escolha errada, e eles pagaram um preço alto…”
Blá blá blá blá blá.. vamos vencer a guerra.. Blá blá blá blá blá.. o Talebã perdeu Blá blá blá blá blá.. Osama “BLOW UP” Laden Blá blá blá blá blá..
A CCCP disse o mesmo pouco antes de retirar do Afeganistão.
Julio, o Talibã É o povo Afegão.
Pobre de ideias aquele que pensa que Al-Qaeda, Talibã são malucos com armas que atiram em tudo e todos.
Existe SIM uma guerra civil por causa de etnias, mas em todo o mundo Arabe e oriente médio é assim.. é algo infelizmente cultural, ‘quem acredita mais em DEUS, tem mais poder’
Sempre mais do mesmo…
Vindo dela.. que é uma das representantes da cúpula mundial mafiosa.. e neste tom, com certeza foi sério.
Hillary vai ter uma arma “punisher” para castigar o Talibã em 2012. Os marines estão aguardando:
http://www.dialogo-americas.com/pt/articles/rmisa/features/around_the_world/2011/02/11/feature-ex-1889
Então quer dizer que 10 anos de guarra eram só um aquecimento? os EUA perderam a noção do ridiculo, eles não tem apoio politico nem interno nem externo, não tem dinheiro e nem condições de ganhar a guerra e soltam uma dessas, eu acho que os talibãs estão rindo uma hora dessas
Tão levando um pau no Afeganistão, e ainda querem dizer aos outros o que fazer.
Armando Rozário se eu fosse um marine iria correr dessa arma,pois quem a possuir vai virar trófeu de talibã,agora quanto a declatação dessa louca,que se julga a mulher mais preparada do mundo,chega a ser rídiculo,os E.U.A,estão perdendo a guerra lá,vão sair de lá e largar um país a sua própria sorte,e com os radicias voltando ao poder.
É FIM DA PICA!
.
.
Vendo e analisando as entre linhas das palavras dela,tenho a impressão que os americanos estão dispostos aceitar os talibãs no governo do Afeganstão, más sem a presença da al’queda.
.
Como disse o colega,muitas vidas se foram.
.
Em resumo,atravessaram o oceano à nado para morrerem afogados na beira da praia.Rsrsrsr…..
OS AMERICANOS JÁ COMECARAM A NEGOCIAR COM O TALEBÃ
#
US opens direct secret talks with Taliban
Hindustan Times – 2 hours ago
PTI, PTI US has opened direct secret talks with senior Taliban leaders, a media report said here, as Secretary of State Hillary Clinton declared that only a …
US entering direct talks with Taliban-report - – Associated Press of Pakistan
Hillary says Taliban faces choice on Qaeda ties – The Nation, Pakistan
Hillary Clinton urges Taliban to reject al-Qaeda allies – AngolaPress
Voice of America – UPI.com
all 714 news articles »
Reuters
#
Clinton: Taliban must choose war or peace
Xinhua – Yang Lina – 13 hours ago
19 (Xinhuanet) — US Secretary of State Hillary Clinton says that the Taliban and other extremists in Afghanistan must choose between war and peace. …
SENHORES….Não se surpreendam se eles depois negociarem com Hugo Chavez e o colocarem contra nós.O leque de opções deles esta diminuindo.Ninguem mais acredita e confia neles…Desde o começo o Talibã trabalhava pra eles e Bin Laden Tambem.Depois começaram a querer matar Bin Laden e usavam agentes Talebãs para isso e ouveram algumas emboscadas e atentados que não tiveraram sucesso…Bem eles jogam de todos os lados.Adulam Ditadores,assassinos,terroristas desde que sejam a favor deles…SE O MAL TEM NOME CHAMASSE ESTADOS UNIDOS DA AMERICA OS VERDADEIROS TERRORISTAS E ASSASSINOS CAUSADORES DE DECADAS DE COVARDIAS,INTRIGAS E MASSACRES.
Más 1maluquinho,não me diga que você virou também uma perequinha colorada do tipo chapolim!-Hehehhe…..
Americanos já apoiaram a Al-Quaeda e os Talibãs contra os russos.
Os americanos querem a democracia desses países de ditadores e reis, nada mais.
Ja passou da hora dos EUA sairem do ninho de vespas que se chama Afhanistan. Niguem consegue ganhar guerra ali. Tudo vira um impasse. Bush deveria ter ido la em 2001, mostrar servico pro mundo, e cair fora em 2002. Uma bomba aqui outra ali, mais nada. Deixar a CIA, FBI etc fazer seu servico, em vez de se meter numa guerra em Afhanistan. Afhanistan e um pais de tradicoes religiosas, costumes peculiar ao lugar, ligacoes familiares, divididos por setores de influencia baseados em lingua, religiao,etcetc. Nunca foram possiveis juntar isso tudo debaixo de um governo central por 5 mil anos. Porque acham que agora sera diferente.
A “m´dia” brasileira não comenta as reuniões secretas com o TALIBAN, mas a “media” internacional sim:
http://engforum.pravda.ru/showthread.php?306961-AMERICANS-open-secret-direct-talks-with-TALIBAN-in-AFGHANISTAN-February-19-2011&p=3283025#post3283025
Negativi LUCENA….Sou contra a intransigencia e intervencionismo Americano como tambem sou contra o Bolivarianismo e a falsa impresão que temos amigos vizinhos.Como tambem sou contra a ortodoxia expansionista e desumana Israelense e tambem ao extremismo radical Arabe.Sou amante da justiça,da igualdade e desde que não ousem tocar o Brasil sou da paz.