Palestinos criticam e israelenses elogiam veto americano na ONU

http://2.bp.blogspot.com/__o6ghyhNXUY/TSRhRC2P9FI/AAAAAAAABMs/29zKlCnvfqQ/s1600/NAES_U%257E1.JPGGuila Flint

De Tel Aviv para a BBC Brasil

Lideres palestinos criticaram neste sábado o veto dos Estados Unidos que bloqueou, na véspera, a resolução do Conselho de Segurança da ONU contra a expansão dos assentamentos israelenses.

A posição americana, no entanto, foi elogiada pelo primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.

O secretário-geral do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Abed Rabbo, declarou que a decisão do governo americano de vetar a resolução foi “infeliz” e afirmou que a liderança palestina irá repensar a continuação da negociação com Israel.

Para Riyad Mansour, o representante palestino na ONU, “o Conselho de Segurança fracassou em sua reação à crise entre israelenses e palestinos, pois não enviou uma mensagem clara e enérgica de que Israel deve parar com as violações e os obstáculos ao processo de paz”.

“Tememos que a mensagem enviada pela Conselho de Segurança só incentive a intransigencia de Israel e sua certeza de que poderá passar impune”, afirmou Mansour.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, rejeitou o pedido do presidente americano Barack Obama de não levar ao Conselho de Segurança a proposta de denúncia aos assentamentos israelenses.

Obstáculo para negociações

Dos 15 membros do Conselho, 14 votaram em favor da denúncia, porém o veto americano impediu que a resolução fosse aprovada.

A construção dos assentamentos israelenses nos territórios ocupados é considerada o principal obstáculo para a retomada das negociações entre israelenese e palestinos.

Desde a assinatura do acordo de Oslo, entre o ex-premiê israelense Itzhak Rabin e o lider palestino Yasser Arafat, em 1993, o número de colonos israelenses residentes na Cisjordânia ocupada aumentou de 100 mil para 300 mil.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, suspendeu as negociações com Israel em setembro de 2010, depois que o premiê Netanyahu se negou a prolongar o prazo do congelamento da construção dos assentamentos.

O ex-chefe da equipe de negociações palestina, Saeb Erekat, chegou a afirmar neste sabado que os lideres palestinos devem repensar “a própria existência da Autoridade Palestina”.

“Não há sentido em manter a Autoridade Palestina se a ocupação continua”, disse Erekat, acrescentando que a liderança palestina deve considerar a possibilidade de desmantelar a AP e “transferir a responsabilidade (pelos civis palestinos nos territorios ocupados) para Netanyahu”.

Agradecimento

Já o governo israelense elogiou o veto americano e agradeceu ao governo americano pela medida que tomou.

“Apreciamos profundamente a posição dos Estados Unidos”, declarou neste sabado o gabinete do primeiro-ministro Netanyahu.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel criticou o apoio geral na ONU à resolução de denunciar a construção dos assentamentos israelenses.

“Nestes dias em que o Oriente Medio passa por mudanças históricas que afetarão o futuro da região inteira, nos surpreende que o Conselho de Segurança escolha tratar de somente um aspecto das várias questões fundamentais da negociação israelense-palestina, ignorando o contexto amplo dos desdobramentos em nossa região”, diz o comunicado do ministério.

O vice-chanceler de Israel, Danny Ayalon, declarou que “as tentativas dos palestinos de contornar as negociações diretas e impor uma solução são fadadas ao fracasso”.

Segundo Ayalon, “se os palestinos têm intenções sérias de solucionar o conflito, devem parar com o ataque politico a Israel e retomar imediatamente a negociação direta, sem pretextos”.

Fonte: BBC Brasil

30 Comentários

  1. Isso mostra como esse mundo é injusto.Os Palestinos são mortos e expulsos por suas terras e mesmo assim os EUA votam a favor de Isarel.

    Demonizam o Irã , mas o mal mesmo é Isarel.. Cada dia que passa, mais asentamento é construido no território dos Palestinos..

    Se Irã não arrumar bomba atomica , correm risco de serem saqueado no futuro, pois só bomba atomica que intimida os assassinos do governo isarelende.
    O Lula está certo, pois enquanto os negociadores forem os EUA não haverá chance para a PAZ.

  2. Quanto ao veto dos ianks , já era esperado, e eles cairam na armadilha ao se mostrarem aos Árabes como eles pensam sobre a situação dos pobres Palestinos e suas terras invadidas pelos nefastos judeuSS – vide resolução .242 até hoje ñ obedecida pelos nefastos.Retrata o qto os ianks tem respeito a situação dos Palestinos, ou seja, nenhum, q se dane , q os nefastos judeuSS continuem os matando prá lá ;ñ me interessda.Estão por essas e outras atitudes parecidas perdendo influência no OM e entre os Árabes. Quer saber:Antes tarde do q nunca. Estão se mostrando como interlocutores e aliados parciais…mt bom.

  3. Depois pergunta porque o Brasil quer um assento permanente no CS, vejam que um único País pode fazer com um veto, negar a legitimidade de uma resolução que teve ter apoio de todos os outros países da ONU. Com execeção dos dois citados no texto.

  4. Não há novidade nenhuma nisso. Esta questão só se resolve com a ação militar. Pode levar 100 anos, mas um dia o estado palestino existirá de forma autônoma…

  5. Apesar de tudo… à influência Americana na região está paulatinamente se acabando ( mais devagar do que eu gostaria ).Quem sabe q com o declínio do império , tenhamos um OM sob novas influências , e q essas sejam bem mais positivas. Como diria meu pai… quando à China acordar !!! SDS

  6. Israel em alerta alto para o trânsito de navios de guerra Iranianos. Cruzador Kharg traz Míssies.
    ***
    A aprovação do Cairo sexta-feira 18 de fevereiro de dois navios de guerra iranianos para o transitar pelo Canal de Suez em seu caminho para o Mediterrâneo trouxe Israel e o Irã mais perto do que nunca para uma colisão naval no mar.DEBKAfile Informa: Israel tem conhecimento de que o iraniano cruzador Kharg está carregando mísseis de longo alcance para o Hezbollah com planos para descarregar no porto sírio ou porto de Beirute.

    O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, PJ Crowley, disse que estava “muito céptico” da alegação síria que visita dos dois navios, é para treinamento. “Se os barcos se movem através do canal, iremos avaliar o que eles realmente fazem. Não é realmente sobre os navios. É sobre o que os navios estão carregando, o qual é seu destino, qual é a carga a bordo, onde é que vai, para quem e para e qual o benefício “, disse Crowley em entrevista coletiva.

    Ele estava respondendo a perguntas na sequência da divulgação de DEBKAfile que o Cruzador Kharg levava mísseis para o Hezbollah e indicando que os EUA e todos os outros membros da ONU foram autorizados por sanções da ONU contra o Irã e inspeccionar navios iranianos suspeitos de transportar armas ilegais.

    A passagem dos navios de guerra por Suez esteve atrasada enquanto Cairo e Teerã discutiam uma inspeção da marinha egípcia sobre a carga dos navios.

    Em Israel, o governo e oficiais militares estavam a procurar urgentemente um meio para impedir que os mísseis chegassem aos terroristas libaneses. A pressão intensa dos EUA e Israel não conseguiram dissuadir os governantes militares do Egito, de deixar a frota iraniana atravessar Suez. E então, visto que o canal tem sido bem aberto para o Irã para consignar entregas armas pesadas para a Síria e no Líbano – em primeira instância e, eventualmente, para tentar romper o bloqueio naval de Israel à Faixa de Gaza e levar o Hamas a munição pesada que eram impossíveis de transporte através de túneis de contrabando.
    Em 16 de fevereiro, relatou DEBKAfile:

    Vinte e quatro horas após o ministro da Defesa israelense Ehud Barak, disse que a revolta egípcia não tinha qualquer conotação militar para Israel, Teerã solicitou a fragata Iraniana Alvand e cruzador Kharg transitar o Canal de Suez em seu caminho para a Síria noite de quarta-feira 16 de fevereiro. Sua passagem foi chamado de “uma provocação” pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros israelita Avigdor Lieberman. Em Beirute, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que estava ansioso para ir para a guerra de Israel sobre o Líbano, porque então os seus homens de captura Galiléia.
    Israel foi acompanhar de perto a frota iraniana, cuja visita ao porto saudita de Jeddah em 06 de fevereiro, em preparação para trânsito de Suez, foi revelado exclusivamente pela Debka-Net-Weekly481 em 10 de fevereiro.

    Até agora, a Arábia Saudita, em estreita articulação com o Egipto eo seu Presidente Hosni Mubarak, levou o sunita impulso para conter a expansão do Irã? especialmente no Golfo Pérsico. No entanto, a abertura de um porto saudita de navios de guerra da República Islâmica do Irã, pela primeira vez na história das relações entre os seus pontos para uma mudança fundamental nas tendências do Médio Oriente na sequência da revolta egípcia. Foi também a primeira vez que o Cairo tem permitido navios de guerra iranianos ao trânsito Suez desde o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, embora o tráfego israelense na direção oposta havia sido permitida.
    O Irã não fez segredo de suas plantas para expandir sua presença naval e militar além do Golfo Pérsico e no Mar Vermelho ao Mediterrâneo pelo canal de Suez: Em 2 de fevereiro, o deputado do Irã Comandante da Marinha Almirante Gholam-Reza Khadem Biqam anunciou a missão da esquadra era “introduzir as águas do Mar Vermelho e, em seguida, ser enviado para o Mar Mediterrâneo. ”

    No entanto, a inteligência militar israelense, que não conseguiram prever a reviravolta do Egito e os seus decisores políticos ignoraram o anúncio do almirante iraniano e sua importância estratégica, como eles não conseguiram atender a importância da ancoragem da flotilha iraniano em Jeddah.
    relatório DEBKAfile de fontes militares que o Irã está rapidamente aproveitando a queda do regime de Mubarak no Cairo eo rei saudita Abdullah se desentender com o presidente Barack Obama (ver DEBKAfile de 10 de fevereiro de 2011) como uma oportunidade a não perder para o estabelecimento de uma posição ao longo do Canal de Suez e do acesso ao Mediterrâneo por seis ganhos:

    1. Para cortar, mesmo que parcialmente, os EUA militares e forças navais no Golfo Pérsico a partir de sua principal rota de suprimentos e reforços;
    2. Para estabelecer um aperto militar iraniano-naval sobre o Canal do Suez, através da qual 40 por cento dos fretes marítimos do mundo passam todos os dias:
    3. Para trazer uma presença militar iraniano perto o suficiente para ameaçar o coração egípcia do Cairo e no Delta do Nilo e espremê-lo para se juntar à aliança radical Irã-Síria-Iraque-Turquia;
    4. Para um segmento de linha iranianas contíguas militar-naval no Golfo Pérsico ao Mar Vermelho pelo Canal de Suez e da Faixa de Gaza, e até os portos do Líbano, onde o Hezbollah já tomaram o poder e derrubou o governo pró-Ocidente.
    5. Para eventualmente cortar a península do Sinai do Egito, anexá-la à Faixa de Gaza e estabelecer uma grande Hamas-governado Estado palestino través do Mediterrâneo, no Golfo de Ácaba eo Mar Vermelho.
    Em comparação, um estado Palestina liderada pelo Fatah na Cisjordânia dentro da órbita americana ser politicamente e estrategicamente inferior.
    6. Para apertar o cerco naval e militar a Israel.

    FONTE: http://www.debka.com/article/20686/

  7. Em uma votação de 15×1, o 1 é quem ganha, o 1 está certo e os outros 15 errados. Está na hora de repensar toda a ONU, as decisões tem que ser por maioria de votos, sem o veto de ninguém. Mas isto é o mundo ideal, no mundo real, veta quem tem bombas atômicas para respaldar suas decisões. Os judeus vão explorar eternamente o holocausto que eles inventaram (isso mesmo, Hitler também massacrou ciganos, eslavos, negros, etc. nunca houve um holocausto judeu, houve um holocausto etnico, praticado pela Alemanha, com ajuda dos civilizados europeus).

  8. O veto não pode ser indiscriminado, precisa ser seletivo. Uma coisa é vetar uma risível proposta de sanções econômicas ou embargo de armas a Israel formulada por algum país terceiro mundista que esteja ocupando um assento temporário, outra diz respeito a esses assentamentos ilegítimos, ilegais e imorais. Ao menos os EUA deveriam se abster quando o assunto fosse os assentamentos.

  9. Os EUA são mesmo marionetes dos sionistas. Todo presidente daquele país não passa de um shabbos goy. Três candidatos a presidenciáveis republicanos para 2012 já viajaram para Israel para obter apoio. Obama nem se fala. Teve que prometer dezenas de bilhões de dólares para Israel para ser eleito. Isso sem falar o dinheiro que é gasto com o Egito para que ele se alie com os sionistas e façam seu trabalho sujo na fronteira com Gaza. Não poderia esquecer das guerras que os americanos e outros países lutam por Israel no Oriente Médio, como a do Iraque que está garantindo a expansão territorial de Israel pelo Curdistão Iraquiano.

  10. BobSap, foi tradução do Google Translation. Corrigir uns 3 parágrafos no início e depois acabei ficando desanimado. rsrsrs… Mas é uma notícia muito importante. Tem muita coisa nos bastidores que estão acontecendo no Oriente Médio e a “grande mídia” omite.

  11. Na verdade nao seria americano mas sim lobby judeu que coordena o senado americano , mas sinto pelo povo americano que de nada desconfia e sempre vai sendo lavado cerebralmente pela midia judia-americana.

  12. No mundo de hoje, impera a lei da força.
    O Brasil precisa produzir mísseis de todos os tipos e armas nucleares, caso contrário não terá soberania plena.

  13. Como o colega disse acima:
    Isso ocorre lá a muitoooo tempo, e nada muda.
    Israel continua expulsando os palestinos de suas terras, matando civis e etc. tipico terrorismo velado….
    E os palestinos,que se ****** quem é mais revoltado e com toda razão, acaba entrando pra grupo terrorista, vai fazer o que?

    E os EUA que não são troxa nem nada, fica do lado de quem tem $$$$
    Esse é o planeta terra!!

  14. Falou e disse Dandolo, e pra q um assento no CS se ñ teremos poder de veto?!?!E +, os ianks são os marionetes dos nefastos judeuSS , fazem sempre as vontades dos mesmo…pobres dos Palestinos sendo mortos e ninguém diz nada ,qtos judeuSs estão presos em Haia condenados pelo TPI?!?! Sds.

  15. Quem seria tolo de acreditar que os EUA não iriam vetar?
    Israel só sobrevive por causa dos Estados Unidos.
    E os pobres Palestinos perdendo suas terras para os invasores.
    E ainda existe pessoas que defendem o Terrorismo de Israel…

  16. Acredito que todo criminoso deve pagar pelos seus crimes e tanto o governo de Israel como o governo do Irã cometeram e cometem crimes graves e ambos os governos deveriam se condenados.
    Não acho que porque o Irã comete seus crimes Israel tenha esse direito e o mesmo se aplica ao Irã. Só penso que o atual governo do Irã deveria se julgado e condenado pelo povo iraniano, pois seus crives foram contra ele. Já o governo de Israel deferia se julgado por uma corte internacional, pois seus crimes são contra uma etnia (no caso os palestinos). Não sei como se pode tenta justificar as barbáries cometidas por esses dois governos.
    Não quero discutir com ninguém até mesmo porque isso não vai levar ninguém a lugar nenhum, mas essa é minha opinião sobre o assunto.

  17. OS AMERICANOS VETAM PORQUE , SIMPLES NO CASO DE UMA GUERRA CONTRA O IRÃ , OS AMERICANOS VÃO PERCISAR DO APOIO DE ISRAEL NUMA GUERRA, O RESTO PARA ELES NÃO IMPORTA PARA ELES, MESMO TODOS VOTANDO Á FAVOR DO VETO…..

  18. gente vamos conhecer a historia. não sou judeu. mais se israel não se proteger sera engolido pelos pais arabes. vide o irã.somente uma pergunta? pq os pais arabes não sede territorios aos palestinos? que é marionete sao os palestinos para os arabes

  19. E a criminosa ingerência iraniana no Líbano, fornecendendo armas e dinheiro para o Hezbollah? E a criminosa ingerência iraniana no conflito entre palestinos e israelenses por meio do Hamas? Como você explica isso amigo Argus?

  20. O PIOR CEGO, É AQUELE QUE NÃO QUER VÊ.
    .
    (trecho do texto cujo o título original é:
    -“Jordânia condena veto dos EUA sobre assentamentos”)
    .
    .
    (…)O ministro de Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Judeh, e um dos principais assessores presidenciais da Autoridade Nacional Palestina, Nabil Shaath, condenaram neste domingo a decisão dos EUA de vetar uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) condenando a construção de assentamentos por Israel.
    .
    Num comunicado divulgado pela agência de notícias Petra, ligada ao governo da Jordânia, Judeh disse que- “o veto dos EUA é lamentável”.
    .
    – “Ele enviará uma mensagem negativa sobre a credibilidade de Washington em relação ao processo de paz no Oriente Médio.”
    .
    Já Shaath disse que o país deveria se envergonhar da decisão, que “prova que Israel está isolado internacionalmente e somente é protegido pelo veto norte-americano”-(…)”
    .
    —————-(fonte:estadão/internacional-20/02/11)
    .
    Israel realmente a cada dia se isola na região,onde os seu poucos amigos estão sumindo,como no caso do Egito(Mubarak).

  21. E.M.pinto,
    .
    Não sei se tive êxito em te mandar umas cenas em que manifestantes civis são trucidados em Barem pelo exército real desse país,onde está alocado a sede da 5º frota americana.
    .
    infelizmente eu ainda não sou muito bom nessa coisa maravilhosa chamada de internet,….mais chego lá.

  22. Caro RICARDO, seu comentário foi no mínimo desprovido de bom senso. Os palestinos são vítimas. Pela sua ótica eles que são os invasores. Pela sua ótica, é como se o cidadão que tem sua casa invadida devesse ser acolhido pelo vizinho e pronto. Grande abraço irmão. Respeito seu ponto de vista, mas não concordo com ele.

  23. Amigo Hms Tireless, um e comprador e outro e vendedor, e convenhamos, os nefastos judeuSS usam armas de última geração, os miseraveis do Palestinos Usam:?!?!?!, AKs 47 ,q ão controlados pelas IDFs, tanques?caças? teco teco?só seus corpos…até o Hamas, só tem missil caseiros, já mataram qtos judeuSS , uns 2 mil?!?!…pf, use de empátia. Abçs amigo, e q o n Deus, o inefável YAVÈH, dé juizo e + humanismo e respeito ao n irmãos,tbm são filhos de Abraão, n pai, pelos Palestinos aos judeuSS.

Comentários não permitidos.