30 Comentários

  1. imagina uns 10 Mi-28 vindo sobre um batalhão em campo aberto… rsrsrs

    ps. com certeza vai aparecer um doido falando que de AK-47 derruba…rsrsrs

  2. As informações de performance do Apache deixou a desejar, mas mesmo assim o Havoc é bem superior.
    Projeto sovietico que demorou tempos pra sair do papel, e só entrou em serviço em 96

  3. O EB sonhou com este Mil Mi28, mas a FAB invejosa detonou a proposta. Ainda mais agora com contensão de despesas, esqueçam…

  4. Busco entender a xenofobia-ideologica que existe numa parcela diminuta dentro da FAB e da MB que fazem caretas a equipamentos Russos sem falar da quengada aficcionada-modelistas enluarada por equipos Yankees chegando a ser radical ortodoxo pois contentam-se unica e exclusivamente somente com isso e não aceitam nada diferente principalmente se a origem for dos comedores de criançinhas.Quando vejo os Russos praticamente nos suplicando que compremos seus equipos e tecnologias com total garantias de repasses me entristeço ao ver Brasileiros que pensam somente em si proprios,suas vaidades,costumes,conveniencias e interesses.Sera isso Patriotismo?A doutrina de dominação Americana nos levou por decadas a pensarmos individualmente em beneficios e nos levou a esquecermos o mais importante,o nosso Brasil.Como seremos desenvolvidos e independentes tecnologicamente se não nos emancipamos da depdencia daquele que na verdade é o maior inimigo ao desenvolvimento Brasileiro?Na verdade eles temem o nosso potencial,reservas e capacidade de apesar de todas restrições e descasos mesmo assim crescermos economicamente.Senhores a unica saida que nos resta é a tecnologia Russa ao invez da Chinesa que é uma enorme interrogação.Quem tem padrinho não morre pagão e o melhor padrinho a nós no momento são os Russos.

  5. Os Americanos nos venderiam o Apache?Duvido e se vendessem viria careca rsrs rsrs Mas o predador noturno Russo podemos ter completo e quantos quisermos.

  6. agora eu venho até vcs e pergunto, quanto será que foi gasto para aumentar os salarios dos pobrezinhos dos deputados e senadores e toda aquela corja que só se interessão pelos proprios salarios e como ficou aqule que estava contruindo um castelo e tem outras mais, alguem pode me dizer se o dinheiro foi devolvido ou o pessoal fez de conta que não viu nada!!!! no Brasil tinha que fazer o que foi feito no egito, até que todos os politicos deixassem o poder, pois pra mim não tem como salvar um, pois está sendo como um saco de laranja com mais da metade estragada, pois em assuntos serios eles estão tomando partido sem nem saber o que estão defendendo é só saber que depois vai cair na conta deles, o que é preciso é alguma empresa pagar pra eles que eles simplesmente defendem.
    assim não da!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Comparar estes helicópteros serve apenas para satisfazer nossas curiosidades já que é muito pouco provável que se enfrentarão diretamente (a não ser em concorrências) e apesar de serem da mesma classe (helicópteros de ataque), foram feitos seguindo os requisitos específicos do usuário, que por sua vez é baseado na doutrina de emprego de cada um.
    Eu particularmente, diferente do Feh, quando analiso o infográfico, vejo a performance do Apache superior ao do Mi-28. O Mi28 se mostra “superior” apenas no quesito velocidade, que não é fundamental para o “helicóptero de ataque” americano, já que basicamente ele irá operar em vôo pairado e sua velocidade é compatível com a escolta de helicópteros utilitários/assalto em uso pelo USA.
    Sem falar que até nesse quesito há uma equivalência, já que claramente é inexata a velocidade de 165 km/h informada para o Apache (sem dúvida erro de tradução de milhas terrestres para quilômetro). A velocidade de cruzeiro das duas aeronaves se equivalem (265 km/h), com pequena vantagem do Mi-28 relativa à velocidade máxima.
    Vejamos:
    O Apache consegue mesmo sendo mais leve e com menor potência instalada e com um rotor de menor diâmetro, carregar mais carga. A diferença entre o peso vazio do Apache e o peso máximo de decolagem é de 4,3 t com uma potência instalada de 3400 hp, já a diferença entre o peso vazio do Mi-28 e o peso máximo de decolagem é de 3,8 t para uma potência instalada de 4400 hp.
    O alcance de translado também é favorável ao Apache, 1900 km x 1105 km, o que é plenamente compreendido tendo em vista o maior consumo do Mi-28 e a menor carga transportada (inclusive combustível)
    Independente de considerar o Apache uma máquina mais “azeitada”, o Mi-28 é um helicóptero de ataque fenomenal e torço para que venha a compor os quadros do EB.
    Diferente do programa F-X2, onde não considero ainda ser a hora de caças russos para compor a linha de frente da FAB, vejo a aquisição de material de procedência russa bastante louvável em vários segmentos no que diz respeito a nosso equipamento voltado para a defesa.

  8. Deveríamos comprar principalmente os sistemas anti-aèreos russos… aonde está uma das àreas mais frágeis das nossas forças armadas… SDS

  9. SULTAN V NABA…A maior deficiencia Brasileira é justamente a mais importante a um pais tecnologicamente e belicamente inferiorizado A DEFESA AEREA E ANTI-MISSEIS pois é ela que CAUSA PESADAS PERDAS A UM SUPERIOR INVASOR…Infelizmente quando conseguimos efetivar algum negocio na area de defesa são sempre com a PURA VISÃO AFICCIONADA-MODELISTA de brinquedinhos de guerra para satisfazer o ego dos enluarados AVIÕES,NAes,TANQUES,HELICOPTEROS…Temos uma nação continental a defender e a garantir e precisamos dotar nossas forças armadas de meios modernos,sofisticados,letais e não importa se os arrebites são mais bem acabados do que os outros modelos.Veiculos,belonaves rapidos e aviões de supremacia e autonomia condizente ao tamanho do territorio e faixa maritima…O DIA DE PASSAR UM SU COM AS CORES DA FAB SOBRE O BRASIL AFICCIONADOS-MODELISTAS QUE ATE EXALTAM ESTA SUPREMA AERONAVE E OS XENOFOBOS-IDEOLOGICOS UNS VÃO INFERTAR E OUTROS TEREM ABORTOS rsrs rsrs rsrs rsrs

  10. Eu como faço parte dos AFICCIONADOS ENLUARADOS gostaria de pedir ao blog que colocasse um aviso relativo ao erro do site relativo à velocidade de cruzeiro do AH-64 Apache.
    Ela é de 165 milhas/h e não 165 km/h. Em quilômetros corresponde a 265 km/h.
    Juro que não é uma questão de XENOFOBIA IDEOLÓGICA e sim de correção técnica. A culpa não é minha se um meio de comunicação russo comete um erro e tem que ter um brasileirinho enluarado pra fazer a correção.

  11. Com a chegada dos Mi-35 sabre na FAB, o Brasil deu um paço importante na quebra de paradigmas e começa a perceber que é perfeitamente viável a absorção de equipamentos russos.
    Com a operacionalidade destes, temos a chance de verificar o quanto se adaptam as nossas necessidades(clima, armas) e daí partir pro MI-28 Havoc para o EB.
    Ao meu ver ambos são adequados para as nossas necessidades e importante que se diga, livre de embargo dos “bonitões do norte”.
    abç

  12. Acho que essas especificações são do apache A dos anos 80, os novos tem motores muito mais potentes e eletrônica de última geração.

    O apache com radar longbow é várias vezes mais eficiente na localização e identificação de alvos de dia e principalmente à noite(não dá nem para comparar). Sem contar os AGM-114 guiados por radar ativo independente!

  13. FERNANDEZ…Por incrivel que pareça o EB cresceu intelectualmente em geopolitica-estretegica,justamente a arma que era a mais fechada e irredutivel saiu da trincheira e demonstra cada vez mais visão patriotica somente.Não desmerecendo a MB que é bem gerenciada mas com tendencia Anglo-Americana.Ja a FAB fico triste em ver um comando que sonha alto mas que no final contenta-se com qualquer coisa.Parabens ao Exercito Brasileiro que sempre pioneiro se propõe a experimentar armamentos Russos e consequentemente as outras armas tambem se disporão pois na verdade não nos importa a procedencia e sim a aplicação e beneficio.

  14. Fernández,
    Você tem idéia de quantos helicópteros de origem americana operamos? E há quanto tempo?
    Você saberia quantos estão ou já estiveram no chão devido a embargos dos “bonitões do norte”?
    Cuidado, porque no blog existe a ala da patrulha anti XENÓFOBA IDEOLÓGICA que tem pavor a preconceituosos, e você pode ser enquadrado como “antiamericano” por fazer um comentário sem base real, usando apenas seu imaginário preconcebido e mostrando uma certa XENOFOBIA IDEOLÓGICA por desprezar equipamentos de origem americana por puro preconceito.
    Um abraço.

  15. rsrs rsrs Tadinho dos coitadinhos,perseguidos e injustiçados UZAMERIKANUS….Vamos chapar de Vodka Cambada e dançar Mamuska rsrs rsrs Viva o Bicudinhu Biotonico Fontoura que é Americano no nome mas fala Portugues com sotaque Israelense o 4.0 colado com super bonder exterminador de vetores de tecnologia avançada que detonou o Rafele e detonaria o F18 se tivesse vindo rsrs rsrs MIs ate o talo para o EB e FAB e Apaches,Comanches,Sioux VAZEM rsrs rsrs

  16. Um amigo meu da FAB daqui de Pernambuco, de onde saiu o Esquadrão Poty, disse que a manutenção é muito despendioza, mas apesar disso o bicho é “força bruta pra ninguém botar defeito”, absurda capacidade carga e ataque como nunca se esperou por essas bandas!!!

  17. Bosco, não é uma questão de xenofobia meu amigo, é apenas uma questão de ser contra qualquer coisa que seja made in EUA nas nossas FAs. Sim é verdade, a quantidade de material americano é enorme principalmente depois da 2ªguerra com a vinda das quinquilharias, que é verdade que se diga cumpriram seu papel, mas que já deveriam estar ocupando o seu lugar de direito que é a história.
    Motivos pra ser contra tem as pencas e todos aqui sabem ou pelo menos a maioria. Com tantos embargos, vazamentos referentes a boicotes disponíveis pra qualquer um ver, fica complicado não sentir: YANKS GO HOME!
    Mas quero ressaltar não ser uma questão de limitação pessoal externada na forma de xenofobia e tão pouco pré-conceito e sim uma visão estratégica de quem vê o Brasil como potência e por isso mesmo independente e tudo isso muito bem conceituado.
    1maluquinho é isso aí meu irmão, que venham os MIs e que vazem os Apaches, comanches etc.
    abç

  18. Poderíamos realizar a engenharia reversa dos 2, e montar o brasileiro. Os chineses estão fazendo isso.
    A minha blindagem inteligente poderia ser aplicada no HeBr-01
    O meu Heli não teria pás rotativas, mas turbinas virtuais (outra invenção minha para o futuro).

  19. Fernandez,
    Hoje, nossas forças armadas possuem equipamentos oriundos de várias partes do mundo. França, Alemanha, Rússia, EUA, Suécia, Bélgica, Suiça, Itália, etc.
    Não há porque essa birra com os EUA já que eles de modo algum têm algum tipo de privilégio dentro das forças armadas.
    Quanto a boicotes ou embargos, eu não dou crédito aquela pérola da internet, o “vídeo do Brigadeiro”. Na verdade, qualquer pessoa com um mínimo de senso crítico também deveria não dar crédito.
    O Brigadeiro mostrou como nós usamos de subterfúgios e do jeitinho brasileiro quando queremos algo tão sério como colocar satélites em órbita ou fazer armas de precisão.
    Lamentável. O vídeo devia ser deletado do Youtube por causar vergonha a nosso país.
    Com certeza o Brigadeiro fez a palestra para uma platéia específica e jamais imaginou que pudesse vazar, mas o pior, vazou, e virou “mania” entre os XENÓFOBOS IDEOLÓGICOS e prova cabal de que somos boicotados pelos americanos pelos que intencionalmente ou subconcientemente não lêem nas entrelinhas da fala do Brigadeiro.
    O pior é que após cada paulada nos americanos, o Brigadeiro dizia que “hoje fazemos melhor que eles”. Seria cômico se não fosse hilário.
    Agora, com certeza concordo que os russos não negam de nos vender nada. Aliás, eles têm muito pouca preocupação em relação à comercialização de armas e a estimular uma corrida armamentista em qualquer região do planeta e dizia-se deles que de tão legais, era possível comprar até armas atómicas sem problema.
    O pior é que como eles não boicotam nem embargam nada nem ninguém, eles vendem pra você e pro seu inimigo, sem problema algum.
    Esse vídeo do Brigadeiro e mais uma meia dúzia de inverdades e teorias conspiratórias às mais diversas, repetidas por alguns ingênuos e outros não tão ingênuos, sem apresentar nenhum fonte válida como prova, viraram febre entre os XENÓFOBOS IDEOLÓGICOS militantes do antiamericanismo. A concorrência agradece!

  20. Dandolo, se você realmente tem tantos projetos/invenções como sempre menciona, porque não nos apresenta um artigo com o esboço delas? acredito que o pessoal do Blog iria gostar. Ou você tem medo que as roubemos? srsrsr

    Abraço.

  21. Meus parentes,meus amigos,meus conhecidos são todos embebedados por Hollywood e o universo Rede Bobo.Quem são os donos da Internet,das grandes midias e da tecnologia mais difundida,sim,elezinhus mesmo se voce pensou nos UZAMERIKANUS.è indiscutivel a colaboração que estes deram e dão a humanidade mas que os caras são intransigentes,ameaçadores e covardes isso ate um recem nascido sabe.É muito dificil se ver fontes idoneas e não denominacionais pois os caras dominam-nas todas e tudo antes passa pelo filtro deles e reedição.De tanto que mentiram,de tanto que disseminaram intrigas jogando paises contra paises,de tanto que massacraram simplesmente inventando pretestos,tudo deve ser posto na balança.Prós e contras.Sempre fomos a eles uma nação subjugada,povo pacifico,que somente sempre buscamos desenvolvimento para sermos um Brasil melhor.Me preocupa essa atual postura internacional Brasileira no sentido de angariar votos.Eu era mais feliz quando eramos reconhecidamente admirados mundo afora por nossa neutralidade diplomatica e sempre defendermos os póvos menos favorecidos.Essa postura que tinhamos para mim sim é a verdadeira democracia onde diferenças coexistem em um mesmo espaço.Se nós não continuarmos a fornecer-lhes todo tipo de materia e energeticos e compramos suas maquinas e tecnologias passaremos a ser para eles REBELDES…Eu sou Brasileiro e não desisto nunca.Como Anastacia que não se deixou escravizar,Zumbi e outros mais.Tiradentes que amou mais a nação do que o cooporativismo e beneficios.Osorio com sua lealdade incondicional.Anita que não aceitava a subjugação.E para mim o maior de todos nossos herois vindo do povo CUNHÃMBEBE que conseguiu unir etnias centenarias rivais em prol de uma unica causa a LIBERDADE,prefiro lidar com os Russos que pelo menos jogam conosco com sinceridade e não com falsidade e inveja como fazem os Americanos sorrindo e nos boicotando e embargando o tempo todo.Brasileiros so obteremos a emancipação tecnologica autosuficiente que impulsionara nossa nação ao desenvolvimento se fechar-mos com os RUSSOS e ninguem mais.Quem venham Sukhoi,Mis,Thor e toda a tecnologia deles que nos repassarão sem quererem sugar-nos…BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE.

  22. O Bosco é tradicionalmente fanatico pelo capitalismo estadunidense, ele acha que não houve crise financeira nos EUA foi apenas uma gripe pasageira, é capaz de dizer até que não houve vazamento de petróleo no golfo do méxico é intriga dos russos…eheheh.
    Não sei porque le opina se ja se conhece a parcialidade dele mesmo que se note uma vergonhosa deficiencia em qualquer equipamento americano em relação a de outros países….pergunta..Por que não vai morar la? Mas a resposta é pra todos os americanófilos de plantão, é porque eles não aceitam gente de segunda classe. Os de primeira classe amam o Brasil.

  23. deveriamos é produsir um elicoptero aqui e gerar emprego pois com as duas aquisicões feitas e com transferencia de tecnologia devem gerar um genuinamente brasileiro.

  24. Amigos,

    Infelismente fico entristecido com o tratamento que é dado a nossa defesa. Sempre que passarmos por algum problema financeiro ou coisa parecida, e tivermos que contingenciar as nossas forças armadas, creio que nunca conseguiremos chegar aonde queremos, pois, problemas financeiros, sempre existirão.
    Então fica claro que esperaremos muito, mas muito tempo para termos em nossos angares, caças avançados e na marinha, fragatas e corvetas e no exército, carros de combate a altura da instituição. Infelismente é essa a situação.

  25. Porque sempre quando nós pensamos em defesa especificamente em defesa terrestre nos esquecemos do mais importante que é A DEFESA ANTIAÉREA E ANTIMISSEIS e ficamos apenas limitados a pensarmos em blindados.Eu não sou especialista nessa area mas para mim o mais importante intem a um pais continental e inferiorizado belicamente como o Brasil a defesa antiaerea e antimisseis é a mais importante arma que devemos ter e em quantidades formidaveis.É a defesa antiaerea e antimisseis a unica arma possivel de CAUSAR PESADAS BAIXAS A UM SUPERIOR INVASOR.No momento precisamos mais dela do que de caças.A defesa antaerea e antimisseis é a maior deficiencia Brasileira.Se as tivermos e bem destribuidas que entrem uns por dentro dos trazeiros dos outros e que venham nos provar.

  26. Maluquinho,
    Basear a dissuasão em sistemas de defesa antiaéreo é muito temerário. Sistemas antiaéreos são elementos de defesa engessados (só servem para a defesa) e eminentemente passivo (o atacante escolhe local e hora de atacar) e como não poderia deixar de ser, está um passo atrás do atacante em níveis tecnológicos.
    O sistema antiaéreo só evolui em resposta a evolução do atacante e não o contrário. Portanto, vive a um passo atrás.
    O ideal é um conjunto coeso de armas antiaéreas baseadas em terra (canhões, mísseis, centros de comando, radares em terra, etc) e de defesa aérea baseada em aviões (aeródromos, caças,aviões tanques, AWACS, etc).
    Mas o componente intimidatório maior é a defesa aérea baseada em aviões que possibilita a superioridade aérea, ficando a defesa antiaérea com uma função secundária.
    Em relação à capacidade antimíssil balístico aí a coisa muda de figura e o componente antiaéreo específico (mísseis antibalísticos) passa a ter valor essencial, já que a defesa aérea não atua nessa função.
    Investindo maciçamente em defesa a capacidade de degradar o poder ofensivo do inimigo fica prejudicada, sendo necessário meios ofensivos para que isso ocorra, que irá redundar numa menor força de ataque.
    Qualquer país que basear sua defesa exclusivamente em sistemas antiaéreos seria preza fácil independente de quão pesada sejam as baixas impostas ao atacante. Se o atacante dispor de recursos abundantes, pio será.
    Hoje, a combinação de furtividade, armas stand-off e contra medidas eletrônicas é uma receita letal contra sistemas antiaéreos.
    Não fosse a nova abordagem dos modernos sistemas de defesa antiaéreo que renovaram o conceito buscando interceptar mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro, UAVs e as armas lançadas pelas aeronaves e não a aeronave em si, seria visível a decadência do conceito frente à aviação de caça.
    Sistemas como o TOR e Pantsir são vulneráveis a helicópteros. Sistema como o S-300 são vulneráveis a aviões furtivos e a armas stand-off lançadas abaixo do horizonte radar. Tudo é vulnerável às contra-medidas eletrônicas.
    Novos avanços da tecnologia antiaérea nessa década provavelmente terão o potencial de renovar o conceito da “arma”. Sistemas antiaéreos trabalhando de forma cooperativa, num conceito de guerra centrada em redes, linkados a AWACS, radares de terra, mísseis com orientação autônoma, etc, têm o potencial de colocar pela primeira vez o sistema defensivo na dianteira em relação ao atacante, mas tal tendência ainda está no início e levará anos, talvez décadas, para estar generalizado. Tais sistemas possibilitará o engajamento de alvos abaixo do horizonte radar e fora da linha de visão, além de efetivamente serem eficientes a grandes distâncias.

Comentários não permitidos.