Forças de segurança disparam contra manifestantes na Líbia

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/02/19/110219230451_sp_libia_manifestacao_eua_226x283_afp_nocredit.jpgForças de segurança da Líbia usaram franco-atiradores contra manifestantes neste sábado, segundo relatos de testemunhas. Ainda segundo os relatos, manifestantes, que protestam contra o governo de Muammar Khadafi, enfrentaram soldados na cidade de Benghazi, a segunda maior do país.

Os depoimentos, ainda não confirmados, dizem que pelo menos 15 pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas.

Testemunhas disseram à BBC que franco-atiradores atiram nos manifestantes de prédios, enquanto parte das pessoas luta com outros membros das forças de segurança no chão.

De acordo com o correspondente da BBC no Oriente Médio Jon Leyne, outras testemunhas dizem que um dos principais quartéis das forças de segurança foi tomado pela oposição.

Na internet, outros relatos dizem que um sobrinho de Khadafi foi morto durante o conflito.

Horas antes, pessoas que estavam no local disseram que uma força de elite do governo, com muitos franco-atiradores aparentemente estrangeiros, atiraram nos manifestantes. Eles estão usando armas de fogo e morteiros contra os grupos de oposição.

Segundo Leyne, até agora os protestos se concentram na região leste do país.

“Qualquer protesto na capital, Trípoli, seria um grande desafio para o governo do coronel Khadafi. Esta já é a oposição mais forte que ele enfrentou em mais de quatro décadas de poder”, disse.

Ainda neste sábado, manifestantes organizaram passeatas em apoio ao povo da Líbia em Washington, nos Estados Unidos. Eles pediam o fim da violência e do desemprego no país.

Violência

Segundo a organização internacional Human Rights Watch, 84 pessoas já morreram em diversas cidades da Líbia, em conflitos com a polícia e o exército durante os protestos.

O controle do governo sobre as informações e sobre a internet dificulta a confirmação dos relatos das testemunhas em Benghazi.

Jon Leyne diz que, durante a maior parte do dia, parecia que o governo havia perdido o controle das cidades de al-Badai e Benghazi, no leste do país.

No entanto, moradores locais temiam um contra-ataque das forças de seguranças, que pode ter começado.

Os relatos da situação na Líbia são vagos e esporádicos, depois que o governo passou a controlar o acesso à internet.

Um médico disse à BBC que a situação na cidade era “um inferno”.

“Estou vendo pessoas feridas serem carregadas durante todo o dia. Elas foram alvejadas na cabeça e no peito, quebraram braços e pernas. Há tiroteios em toda a parte”, disse.

Ele também sugeriu que mercenários estrangeiros pagos pelo governo da Líbia foram trazidos da África sub-saariana para atacar os manifestantes.

Outro morador disse à BBC que 40 pessoas foram mortas neste sábado em um curto espaço de tempo.

“Por favor, por favor diga ao mundo que Khadafi está matando as pessoas sem motivos. São manifestantes pacíficos”, disse.

“Ele está trazendo franco-atiradores africanos para atirarem nas pessoas nas ruas de Benghazi, agora está atacando a própria cidade com mísseis.”

`Inaceitável´

Benghazi, que fica a cerca de mil quilômetros da capital, é o maior foco de protestos contra o governo de 42 anos do coronel Muammar Khadafi.

A mídia estatal alertou a população de que haveria retaliação do governo se os protestos continuassem.

Apesar de as manifestações populares terem se espalhado por outras cidades do país, nada foi registrado ainda na capital.

A BBC confirmou que páginas de internet, incluindo o Facebook e o canal de televisão árabe Al-Jazeera foram bloqueadas no país.

Apesar disso, redes sociais como o Twitter foram inundadas com atualizações sobre o que acontecia na cidade.

Um manifestante disse à BBC que as pessoas que protestam em Benghazi se manterão firmes. “Não temos escolha. Estamos sofrendo há 42 anos e não vamos parar.”

O ministro de Relações Exteriores britânico William Hague disse que os relatos de armas pesadas e franco-atiradores sendo usados contra os manifestantes são “claramente inaceitáveis e revoltantes”.

Mudanças

Em meio à crise, o jornal semi-independente Quryna disse que o governo substituiria executivos estatais e daria início a uma descentralização e reestruturação do governo.

Não se sabe se a manobra política é uma resposta aos protestos.

Horas antes, o jornal pró-governo Al-Zahf Al-Akhdar disse que as autoridades “responderiam violentamente” aos protestos.

Muammar Khadafi governa a Líbia desde um golpe de estado em 1969. Ele é o líder que está a mais tempo no poder em todo o mundo.

Os protestos pela democracia no país acontecem na sequência dos eventos em outros países do Oriente Médio, desde a queda do presidente da Tunísia Zine Al-Abidine Ben Ali.

O presidente egípcio Hosni Mubarak foi forçado a deixar o poder em 11 de fevereiro.

Fonte: BBC Brasil

7 Comentários

  1. OS MUÇULMANOS SÃO HUMANOS TAMBÉM,ASSIM COMO OS JUDEUS!
    .
    .
    A coisa toda já tem um dinamismo próprio,ninguém pode culpar governos que possa está por traz disso,do Egito ao Irã,todos estes governos estão passando por isso.
    .
    É o resultado de tantos anos de colonização impiedosa contra uma sociedade,que hipocritamente esses impérios da maldade vem em público com as mãos cheia de sangue e diz que não tem nada haver com isto;alguns alienados ou pusilâmines de enfrentar essa corja do mal(Europa e EUA,apoiam esse massacre que está ai,um verdadeiro Holocausto deste milênio.
    .
    As revoluções em questão,afetam todos no Oriente médio e já chegará na Europa já que ali existe uma grande concentração de muçulmanos fora do Oriente Médio e que estão em condições de dignidades de direito humano iguais a do Oriente Médio.
    .
    Na Europa,essas pessoas são perseguidas e maltratadas como se não fossem seres humanos e sim umas caças por lobos;como se não houvesse neles(muçulmanos, sentimentos alguns e seus direitos mais elementar vilipendiado!
    .
    A mídia ocidental que sempre fala aos quatro cantos que adora a democracia,fala sobre os direitos humanos,e tantas coisa bonitas de se ouvir;são elas(especialmente as americanas com a FOX NEWS),pregam justamente o contrário quando se refere os muçulmanos.
    .
    Infelizmente entre nós,aqui no Brasil,como em qualquer canto deste mundo,iremos encontrar FASCISTAS,fantasiado de amantes da democracia e dos direitos humanos(todos mentirosos,lobos sanguinários),que aplaudem descaradamente a iniciativa americana(O verdadeiro império do mal) de trazer para a América do Sul(tríplice fronteira)a semente da maldade que eles plantaram no Oriente médio.
    .
    Todo mundo tem o direito de ser feliz e de um futuro digno para se viver,independente se seja “JUDEU OU PALESTINO/ÁRABE”,todos tem o mesmo direito de um lugar ao sol,como qualquer filho de Deus(Alá).
    .
    .
    OBS:
    .
    Quando me refiro a muçulmano,me refiro a todos os habitantes que professam esta fé e moram naquela região(Oriente Médio),ou tenha como origem de nascimento essa região.
    .
    Aqueles que moram neste Brasil e que trabalham com dignidade assim como os judeus ou qualquer estrangeiro,têm os mesmo direitos que qualquer brasileiro nato,uma vida decente e respeitada em seus direitos humano,já que pagam os mesmo impostos e trabalham dando divisa e riqueza a este país maravilhosos;que por hora e outra é desqualificado com um grande país e pior, quem fala mais isso é nós mesmo,infelizmente.

  2. Quando comecam a atirar no povo pode saber que a vaca vai pro brejo..rsrs.
    Digamos de passagem que as manifestacoes ocorrem em Benghazi, na parte Leste da Libia, longa esquecida economicamente, a proposito, pelo o lider Khadafi, O Mais feio De Todos.que cara horroroso..rsrs
    Quem se meteu num beco sem saida foi a Inglaterra. Baixou as calcas para a Libia, por causa do petroleo e contratos milionarios com o governo de Khadafi, e agora se ve no lado ‘ruin”. Nao adianta ingleses, sao putas mesmo, que foram comprados por Khadafi. Inclusive liberaram o terrorista que derrubou Voo 103 da PanAm a Khadafi porque de acordo com os Ingleses ele estava pra morrer. Ai esta, mais de ano depois e o cara esta vivo.

  3. Libia e Bahrein onde os ditadores marionetes dos EUA/Israel não querem sair do poder.

    Um Governo é criado para defender principalmente a população,o que não é o caso da Líbia,onde os manifestantes estão sendo mortos por estarem cansados de serem explorados.
    Aonde está a ONU?
    a MÍDIA não deveria demonizar o presidente da Libia por utilizar opressão contra os manifestantes?Assim como fez com o Irã e até certo ponto com o Egito?
    *
    Felizmente com certeza o ditador cairá e espero que a Democracia e não a ”democracia americana” permaneça.

  4. Cumequié? A Líbia fantoche dos EUA? Em que planeta estamos? Você está falando daquele país governado pelo mesmo Kadafi que protegia terroristas e financiava atentados e provocou tanto os EUA que foi bombardeado?

    E a mídia não tem de demonizar nem endeusar ninguém tem que falar o que está acontecendo que é o que está acontecendo.

Comentários não permitidos.