Brics não aceitam proposta de países ricos no G-20

http://us.123rf.com/400wm/400/400/350jb/350jb1004/350jb100400011/6832220-4-colorful-flags-of-the-bric-countries-brazil-russia-india-china.jpg

Emergentes decidem atuar de maneira conjunta e rejeitam a proposta de países ricos para medir desequilíbrios econômicos
Andrei Netto – O Estado de S.Paulo

Os maiores países emergentes participarão da reunião ministerial do G-20, hoje, em Paris, com propostas conjuntas para três temas controversos: a definição dos indicadores de desequilíbrio e os vetos ao controle de fluxos de capitais e à limitação do acúmulo de reservas internacionais.
A posição coletiva foi definida na tarde de ontem, na capital francesa, em encontro de ministros da Economia e presidentes de bancos centrais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – o grupo dos Brics, acrescido do parceiro africano. Já sobre “guerra cambial”, não há acordo.
Na prática, a postura conjunta deve representar um freio nas ambições do G-20 ministerial de Paris. As divergências começam pela prioridade n.º 1 do evento: a definição dos indicadores de desequilíbrio macroeconômico. Pela proposta franco-alemã, aceita por países desenvolvidos, seriam cinco: saldo de contas correntes, taxa de câmbio real, reservas de câmbio, déficit e dívida públicos e poupança privada.
Já os Brics não aceitam o saldo de contas correntes. “No que diz respeito ao comércio e à conta corrente, há divergências”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Nós concordamos em não tomar a conta corrente como indicador, mas a conta de bens de serviços, senão acrescentaria às aplicações financeiras no exterior, que não são bem um indicador de desequilíbrio.”
Outro ponto de acordo entre os emergentes é a rejeição de parâmetros (guidelines) para restringir as políticas de controle de fluxo de capitais externos.
No entender dos Brics, cada país que aplicou a iniciativa tem perfil de investimentos estrangeiros e de ativos diferente, o que justificaria a total liberdade na criação ou adoção das medidas. “Cada país tem suas peculiaridades e fará o controle de capitais da forma que achar mais adequado”, argumentou Mantega.
O ministro brasileiro ainda ironizou, em linguagem cifrada, a proposta de controle, ressuscitada pela França, depois de ter sido recusada pelo G-20 de Seul, em novembro. “Parece que agora alguém se arrependeu”, disse. “Não dá para concordar.”
O terceiro ponto que une Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – contra as propostas postas à mesa de negociações pela França – diz respeito ao acúmulo de reservas internacionais. “Discordamos de estabelecer limites para o acúmulo de reservas enquanto não houver um sistema financeiro mais seguro”, disse Mantega. “Se houver uma crise, quem vai nos socorrer? São as nossas reservas.”
Os grandes pontos de convergência entre os emergentes, entretanto, não se estendem a uma proposta conjunta para reduzir os efeitos da “guerra cambial”. Isso porque Brasil e China têm visões diferentes sobre o yuan, cujo câmbio é administrado pelo Banco Central chinês. Ainda assim, Mantega também criticou os EUA. “Não é só um ou outro país asiático que está administrando o câmbio. Ele está sendo administrado por vários países”, reclamou o brasileiro.
As posições dos Brics confrontarão hoje as propostas da França. Christine Lagarde, ministra da Economia do país anfitrião, defende a imposição de limites à acumulação de reservas e o enquadramento das políticas de controle de fluxos de capital. O governo de Nicolas Sarkozy tenta obter neste G-20 ministerial pelo menos um “acordo de princípios” sobre os indicadores de desequilíbrio, o que impediria o fracasso do evento.
As chances de avançar nas negociações, entretanto, não se limitam a hoje. Em Washington, em abril, e novamente em Paris, em outubro, haverá encontros ministeriais antes da reunião de chefes de Estado e de governo do G-20 em novembro, em Cannes.

Fonte: Estadão

9 Comentários

  1. Os países ditos desenvolvidos querem achar uma solução a partir do lombo dos mais pobres…Vai ser mais difícil desta vez…

  2. Um segura o valor da sua moeda e o outro emiti moeda p desvalorizar a mesma, sem considerar os outroa países, como o BRASIL; estariamos bem melhor sem essa guerra cambial, sem dúvidas.E nossas vidas um pouco melhor.sds.

  3. Hummm a França heim rsrs rsrs a mim nunca enganou.Os BRICS deveriam unirsem profundamente e para isso deveria ter consenso cambial.Na boa,deveriamos nos unir mesmo e dar o golpe de misericordia nesse bando de lobos e vampiros Europeus e Americano.Quem domina o comercio e a economia domina o mundo.Os caras estão perdendo espaço para o fluxo de comercio Chines e suas bolsas capengam.O crescimento acelerado da China,India e Brasil traz inveja aos lobos e vampiros banguélas rsrs rsrs Mais cedo ou mais tarde esse impasse que decidira a nova dominação descambara para uma guerra.A duvida é de que lado a Russia realmente estará.Esse detalhe é a certesa da vitoria ou da derrota….INDEPENDENCIA OU MORTE.

  4. O BRIC ainda não existe como Bloco Econômico, Político e Militar, mas está começando … Não passa de uma farsa.
    O PIB do BRIC é maior do que dos EUA ? Teoricamente não, mas na prática deve ser, sim.
    Para que o BRIC não seja uma farsa e possa infuenciar efetivamente nas decisões mundiais, tem que haver uma união real, concreta. Por exemplo: Moeda única, maior intercâmbio cultural, empresas bi,tri ou tetranacionais, padronização do material bélico e euxílio recíproco, tarifas aduaneiras menores, etc.
    O que a Rússia, China e Índia possuem para nos oferecer em termos de tecnologia, inclusive militar ?

  5. Eu fico pensando o quanto seria maravilhoso pro Brasil uma aliança militar entre os Bric’s, imaginem só o poderio militar desses 4 juntos, assim o Brasil entraria no embalo e também desenvolveria suas FA’s rapidamente. (Pena que isso só é um sonho) Eu queria ver se a OTAN teria corajem de confrontar os BRIC’s unidos, esse seria o maior pesadelo dos EUA.

  6. A guerra fria não acabou. Só tomou proporções maiores…
    E A GNT EH OS COMUNA AGORA BRASILSADA, DUVIDAO? ESPEREM PRA VER TACHAREM A GNT DE COMUNISTA JAJA EH SO ESPERA!!!

Comentários não permitidos.