Brasil, aliado de Teerã

Para Patriota, estratégia visa a reduzir tensões
Carolina Brígido.

BRASÍLIA. O ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota disse ontem que o Brasil manterá uma relação amistosa com o Irã, país que vem reprimindo manifestações antigoverno. Segundo ele, a relação faz parte da estratégia de “diminuir as tensões” do Irã com o resto do mundo. Em contrapartida, o ministro disse ter preocupação com países onde há pena de morte – e citou, como exemplo, a pena de apedrejamento, em vigor no Irã.
– O Brasil é um país sem inimigos que busca o diálogo com todos os quadrantes do globo. Consideramos que é interessante manter um diálogo com o governo iraniano, até mesmo para diminuir as tensões, porque o isolamento, às vezes, só exacerba o que já é uma situação preocupante e que pode levar a um conflito – avaliou Patriota.
A declaração foi feita na edição de ontem do programa de rádio “Bom Dia, Ministro”. Patriota não considera que houve uma aproximação gratuita do Brasil em relação ao Irã durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
– O que eu acho que houve não foi propriamente uma aproximação com o governo do presidente Ahmadinejad, e sim um esforço de contribuir para a criação de confiança entre países como EUA e Irã, e contribuir para que houvesse uma solução diplomática para esta questão, que é uma das mais espinhosas da agenda internacional. Aliás, continua sendo esse o propósito da diplomacia brasileira – afirmou.
Pouco depois, ele disse que o país não apoia sanções aos países da região em crise por conta de manifestações populares.
– As sanções levariam a que resultados? Às vezes, as sanções só servem para exacerbar a situação interna.

Fonte: O globo via CCOMSEX

25 Comentários

  1. “Israel não passa de um estado expansionista, racista, militarista.”

    Já sei! daqui a pouco você vai fazer coro com o celerado Adolfinejad e pregar a destruição de Israel. Que risível meu caro! Melhor deixar o tom panfletário e inconsistente de lado….

  2. Caro Barca:
    Desculpe me excesso de sinceridade aqui mas a única pessoa com comportamente meio infantil, egocêntrico até, é você. Basta ver que você mais acima me acusa de “tumultuar”. Tumultuar, no seu caso, leia-se discordar afinal você detesta ser contrariado tanto que me acusa de policiá-lo. E o que dizer então da afirmação de que determinada revista é extremista? Extremista porque? porque critica o governo? essa é uma parte da sua lógica, desqualificar aqueles que vão de encontro ao seu pensamento afinal aqui só são dignos de respeito posicionamentos alinhados aos seus e que não critiquem o nossa divindade o ex-presidente.

  3. Cuidado, pois os EUA e Israel poderão atacar o Brasil em caso de guerra com os islâmicos radicais do Irã.
    Estou falando sério.

  4. Fernando Donatelo:

    Avanços tecnológicos à parte, não existe qualquer qualquer justificativa para a aproximação demasiada com o regime fascista iraniano conforme promovido pelo governo passado. A retórica oficial segundo a qual o diálogo é a via mais adequada não se sustenta visto a má-fé do regime dos Aiatolás,em especial em seu programa nuclear subterrâneo e clandestino.Creio que o regime teocrático medieval iraniano aproveitou-se da vaidade de nosso ex-presidente, de nosso ex-chanceler e do (ainda) assessor de assuntos internacionais para fazer teatro e ganhar tempo. Por isso não vejo como alternativa senão mais sanções

  5. “Não pelo menos neste blog onde todos parecem bem politizados.”

    Over:
    Creio que politizados aqui seja sinônimo de lobotomizados pela histeria Oficial

  6. J CLAUDIO…CORRETISSIMO…Terrorista é todo aquele que não assina embaixo as pretenções dos EUA e da OTAN.Tenho muitos parentes naturalizados e outros nascidos nos EUA.Não estou la por opção minha.Me sinto mais livre e feliz em meu pais com todas as dificuldades que aqui encontro e temos.La ou voce é republicano,democrata ou terrorista.O Brasil é a verdadeira democracia laica apesar de ja ter uma turminha politica atualmente querendo misturar as coisas.Pra mim todos os póvos tem direito a ter acesso a modernidade para desenvolvimento e beneficio de seus paises.Justiça tem de ser igual pra todo mundo e não uma justiça manipulada.Hoje o mundo vive sobre a lei dos EUA e seus aliados.Sejam colaboradores ou sejam marginalizados.As decisões governamentais em suas maiorias não refletem os anseios dos seres humanos.A xenofobia-ideologica existe sim principalmente se a origem for Arabe e Mulçumana pois o antigo inimigo o Comunismo não traz mais panico aos bonzinhos.Justamente a religião que perseguem é a que mais cresce inclusive fora do oriente medio,africa e sudesta asiatico e é a que mais se aproxima de realidade cientifica “DEUS CRIOU O HOMEM APARTIR DE UM COAGULO” ao invez da historia da Carochinha de que fomos feitos do barro e as mulheres extraidas das nossas costelas.A humanidade tem muito mais coisas boas a aprender com os Arabes do que com Israel e os paises Ocidentais.Neles encontra-se o berço do conhecimento.Sou contra intervenções,intransigencias,ortodoxias e vejo erros em todos os lados.Ninguem é dono da verdade mas carater e principios refletem o interior pessoal e são o alicerce de um ser,de uma nação,de um mundo.

  7. HMS TIRELESS disse:
    19/02/2011 às 21:02

    Over:

    Que tal tentar argumentar com lógica ao invés de tentar desqualificar a mim e a fonte que postei?
    —-
    —-
    Tudo que falei tem lógica, assim como o que você postou. São óticas diferentes sobre o mesmo assunto. Porém, uma coisa são os fatos que a história vem narrando, e outra são o que a mídia narra.
    A sua fonte eu posso com toda certeza desqualificar. Não há nada nas principais mídias do Brasil que se possa levar a sério, por mais sério que o assunto seja. São meios que vêm perdendo credibilidade matéria pós matéria.
    HMS, seus textos são bons, e suas percepções sobre assuntos polêmicos vão invariavelmente divergir de outras opiniões. Mas não fica legal quando você tenta ser tão ou mais sensacionalista que esta imprensa golpista. Para esta imprensa nada seria melhor do que ficarmos mais 500 anos colonizados.
    Eu digo e repito, não falta dinheiro para o Brasil, falta critérios. Se tivéssemos critérios, já teríamos decidido sobre os caças. Independente da ideologia. Em qualquer um dos casos estaríamos melhor do que agora, sem considerar qual a melhor proposta apresentada.
    —-
    HMS, um abraço cara, e aceite os meus comentários mesmo sendo críticos, como uma forma de apenas confrontarmos opiniões.
    —-
    E acredite, tenho conehcimento que alguns comentários meus também são tendenciosos….rsss
    Embora eu critique nossas forças, o congresso e até os cidadãos, tenho orgulho de sermos o que somos, e de termos as instituições que temos. Mas vamos ter que amadurecer muito.

  8. HMS TIRELESS…Ate gosto meu amigo de muita coisa que voce escreve e vejo coerencia em muitas de suas palavras mas se os caras dão mais valor a seus camelos que a suas mulheres,Judeus tambem pensavam assim e valorizavam mais suas ovelhas rsrs rsrs e eu gosto muito de tudo isso porque sobra mais tchutchuquinhas pra mim…Em nossa palavra de Deus diz que TODO HOMEM É PURA CARNE E TODA CARNE É PURO VERME…A luta passada foi contra o Comunismo que o Capitalismo minou e ele esfarelou.Agora a luta global é contra etnias Arabes e póvos Mulçumanos.Quando todos eles estiverem falando YES e mascando chicletes e repassando suas materias primas a precinhos que Salim gosta e Bob compra tudo e permitirem que os paises deles se transformem em balnearios,com mulheres e crianças se prostituindo para o deleite dos bonzinhos tudo o mais não tera importancia e ainda contara com o apoio e a garantia do monopolio.Justamente nesses paises tidos por nós como póvos barbaros a taxa de criminalidade e prostituição é baixissima comparando-se com o ocidente.La os Aiatolas não fazem sexo com criançinhas mas Padres,Pastores,Rabinos e Reverendos gostam muito de uma carninha tenrinha.Ate mesmo o disturbio genetico ou psicologico da atração pelo mesmo sexo é tratado como crime e não como opção e antes de desmunhecarem pensam trocentas vezes UIEEEE IMAGINA BOFE rsrs rsrs TO FORA DISSO TUDO.

  9. A CARICATURA DA MATERIA SERA QUE TA CORRETA????Obarbudinho chapa todas e ta meia bomba enquanto o Persa não chapa e é Brabinho rsrs rsrs Acho que o Barbudinho que tinha que estar de NOIVINHA rsrs rsrs

  10. Chega HMS TIRELESS,,,,rsrs,acabou!!!.Ponto final,chega troca o disco,agora espero que vc não fique puxando briga,comigo,vai ficar nessa,me ignore pois já faço isso a tempos,por favor pare de querer chamar a minha atenção,vc é meio estranho cara!

  11. Over:

    Desculpe se fui indelicado com você em algum momento aqui. Nesse seu último posto restou evidente que você é um democrata, uma pessoa que sabe separa o confronto de idéias(que é o cerne da democracia) das relações pessoais. Eu discordo do seu entendimento sobre a mídia mas admito que você constrói seus argumentos com base lógica. Abraços companheiro!

  12. Ainda bem que a discussão eterea chegou a bom termo.
    Todos tem razão (Over / HMS Tireless).
    Existe um preceito em diplomacia – nunca fique sozinho na discussão. Isso vale para todos nós aqui, mas também vale para o Irã. O Brasil está tirando proveito disso, não deixando o Irã ficar sozinho.
    Mas daí a “trocar beijinhos” vai uma grande diferença.
    E acho que foi isso que o Antonio Patriota quis dizer.
    França, Inglaterra, Estados Unidos, Russia, são malditos naquela região, por razões centenarias.
    Podemos aproveitar essa “deixa”, comercialmente e principalmente, mas não precisamos nos expor politicamente, como fez o Lula.
    A busca do equilibrio deve ser permanente e parece que o caminho foi encontrado.
    Assim como com o Irã, tem sido com a Argentina, e com a Venezuela (alguém tem tido notícias?).
    As coisas mudaram, mas não quer dizer que serão perfeitas.
    Mas mudaram.
    Gostei da discussão democratica, parabens a ambos.
    Mas o grande culpado da zona naquela região, continuam sendo as grandes potencias (de outrora), desde o imperialismo russo do sec. 19, até o imperialismo franco-britanico ao fim da primeira guerra mundial, seguido pelo centurião do sec.20, os Estados Unidos.

  13. COMO PODE Caro HMS TIRELESS disse:
    20/02/2011 às 00:21
    “Israel não passa de um estado expansionista, racista, militarista.”

    Já sei! daqui a pouco você vai fazer coro com o celerado Adolfinejad e pregar a destruição de Israel.
    ENGANO SEU…
    Guarda Revolucionária iraniana é um cancro dentro da nação iraniana é um estado dentro de um estado chega ao absurdo de ter seu próprio corpo de engenharia e construção, se apropriam de campos de petroleo e gas para dispor de recursos financeiros próprios em detrimento a sociedade como um todo, e estão cada vez mais exercendo forte participação no sistema economico iraniano.
    Não são diferentes da guarda ou policia do Reza Pahlavi a famigerada SAVAK.
    Só que acredito na riqueza de pensamento da sociedade Iraniana com uma população, nada pequena, de 70 milhões de habitantes, uma sociedade dinamica, que forma intelectuais a altura, mesmo com essa ditadura, se mobilizam, protestam.
    Infelismente, EUA e Israel, não quer um Irã democratico, forte (dividi para manter poder).
    Eles são, EUA e Israel, o ingrediente que aglutina grande parte da população ao Clero.
    O Brasil com o Lula veio para, e continuo a dizer, mostrar outro caminho, Lula ao contrario dos EUA que impõe uma democracia, como no caso Iraque (é só eles acreditam que deu certo) o presidente acredita que uma relação dinamica, com troca de informações, comerciais e conhecimento levara a mudança, para uma sociedade Iraniana democratica ou mais próxima do que achamos ser democracia.
    E por mais absurdo que possa aparecer acredito em uma mudança no Irã a partir de dentro do que com Israel.
    Israel esta surda e cega.

  14. Se as mas linguas dizem qe a relação brasileira com o Iran é promiscua, então reflitam que nome dar à relação dos Estados Unidos com a Arabia Saudita…

  15. De novo HMS…rsrsrs… ninguém mais te aguenta…rsrsrs… cê deve ser judeu?… na verdade não importa… aqui todo tem direito a ser o que quiser… mas, na prática, o Brasil é um pais laico e tem sua propria politica externa INDEPENDENTE… ou deveria ter… em suma, podemos e devemos ter relações com qualquer nação que nos interesse, democrática ou não… os americanos não fazem o mesmo? ou a Arábia Saudita é uma democracia e eu não estou sabendo… os interesses nacionais são outros… sem essa de relações só com paises alinhados aos gringos… a politica deles é “faça o que falo; não faça o que faço”… faria acordo atém com a coréia do norte se isso fosse me dar algum lucro… fui…

  16. Nilo:

    Vou tomar emprestadas as palavras do amigo AJ, que foram extremamente bem colocadas. O problema foi a proximidade excessiva que o ex-presidente promoveu com o regime iraniano.

  17. Caro HMS TIRELESS acho que entendo o que voce quer dizer,
    mas lembremos, o EUA já teve essa proximidade com o Irã na epoca do R.Pahlavi um regime tão nefasto a sua sociedade como esta atual.
    Não justifico, mas não sejamos tolos em acreditar que não possamos assumir riscos e ocupar nosso espaço no mundo e que nada possamos com nossas experiencias oferecer alternativas nas relações entre os povos.
    AJ diz “não precisamos nos expor politicamente, como fez o Lula.”
    Quem nos expos foi EUA, foi a FRança, SAKO que perdeu uma oportunidade de já ter fechado um dos mairoes acordos militares do mundo com uma futura potencia (emergente já somos) tanto com a Marinha, FAB e Exercito. Isso aconteceu não porque defendeu sua politica externa, mas porque quebrou uma relação de confiança de governo a governo, disse e depois negou, mentiu, agiu como covarde.
    Porque meu caro agora devo como EUA e França e Inglaterra dizer que a culpa foi do Brasil ou do Lula???????

  18. HMS TIRELESS disse:
    20/02/2011 às 10:52

    Over:

    Desculpe se fui indelicado com você em algum momento aqui. Nesse seu último posto restou evidente que você é um democrata, uma pessoa que sabe separa o confronto de idéias(que é o cerne da democracia) das relações pessoais. Eu discordo do seu entendimento sobre a mídia mas admito que você constrói seus argumentos com base lógica. Abraços companheiro!
    —-
    —-
    HMS, tudo tranquilo.
    Você não chegou a ser indelicado. E se tivesse sido, provavelmente eu também o teria.
    Meus argumentos podem não se tão lógicos, mas a minha opinião é baseada normalmente sobre fatos. O problema é que muitos fatos não são publicamente assumidos. Muitas vezes é preciso fugir dos principais meios de comunicação para encontrar informação valiosa.
    —-
    Mas para isso, não adianta saber a verdade e fingir que nada aconteceu/está acontecendo.
    —-
    A principais mídidas do país foram as principais responsáveis pelo rumo da ditadura militar. Por isso talvez elas neguem que a ditadura foi violenta. Para piorar, há quem diga, e provavelmente prove que os EUA estiveram envolvidos em todos os regimes militares na AL. Se isso um dia for comprovado, podemos concluir qual o regime é mais fascista.
    —-
    Isso não significa que devemos então nos alinharmos aos mais fracos e ir contra os mais fortes. O contrário também não é correto. Mas precisamos comer pelas beiradas o que os EUA não querem. E perdemos uma oportunidade de ouro quando tivemos a oportunidade de vender aviões à Venezuela e tudo porque houve um veto dos EUA por usarmos componentes made in usa. E por falar em Venezuela, antes de inciarmos uma discussão a respeito, peço para dar uma googlada para saber como era a Venezuela antes de Hugo Chaves (não a parte rica da Venezuela, mas a parte pobre que era quase a totalidade).

  19. Pessoal, os americanos são os romanos de antigamente.
    Não fiquem com pena do Irã, pois o fanatismo islâmico não é brincadeira. Eu tenho pena do povo do Irã.
    Os iranianos já possuem armas nucleares, que são as bombas sujas (urânio a 20%). Não precisam explodir.
    Imaginem 100 kg de urânio a 20%,pulverizado,ser lançado no centro das cidadees do RJ, NY e Tel Aviv.
    Essas regiões ficariam inabitadas por alguns anos.
    Americanos, russos, chineses , europeus, israelenses … então morrendo de medo dos islâmicos radicais, que possuem armas nucleares ou material radioativo.E ainda tem os coreanos nortistas.
    Terrível !

  20. 1maluquinho, você fica falando muito de Xenofobia, e não sei o que.
    Mas bem que você gosta de falar mal de outros povos né?
    Não só você, mas varios aqui..
    Eu sou Judeu e as vezes (leia.. sempre) fico ofendido com certos comentarios aqui.
    O blog deveria ter uma postura mais forte em relação a esses comentarios que falam que Judeu é isso, Muçulmano é aquilo, Argentino é aquele outro..
    O fato de ser PLANO BRASIL não da o direito de falarem mal de outros povos, comentarios devem ser imparciais, sem colocar o lugar aonde o cara nasceu ou a religião que segue.

    Me desculpe 1maluquinho, sou um grande fã da maioria dos comentarios, mas queria salientar isso.
    abraços.

  21. FEH….Se voce vai ficar zangado em eu te revelar que sou explicitamente contra a politica intransigente e ortodoxa expansionista Israelense não posso fazer nada e não mudarei pra agradar nem a voce meu amigo e nem a ninguem.Como tambem sou contra o extremismo radical Arabe…Nós Brasileiros ja estamos carecas de saber que nossas opiniões ofendem Americanos e Israelenses.Se voces não sabem separar as coisas e acham que por sermos paises amigos devemos condenar Arabes e aceitar suas desculpas inventadas que em determinada casa que um helicoptero Israelense desimou toda uma familia sem ao menos apresentarem provas saiba que o Brasil e o povo Brasileiro é LAICO e sabemos separar as coisas…Sabe tenho parentes naturalizados e nascidos nos EUA,minha familia ta ficando maioe la do que aqui e tenho parentes Judeus.Quase todos os meu primos e primas ja foram para Israel ficar em Kibuts aprenderem de tudo inclusive o uso das armas para defenderem Israel.Eu so tenho um interesse,o meu pais BRASIL e o meu povo o BRASILEIRO e sempre serei contra tudo e todos que a meu ver agirem de covardia com qualquer menos favorecido sem que me importe a raça,a ideologia,a crença,a nacionalidade.E se um dia os paises que meus familiares habitam virarem inimigos do Brasil e entrarem em guerra conosco não sentirei pena nenhuma em abate-los e adormecerei contando carneirinhos tranquilamente.

  22. Esse hms tireless é daqueles que acredita em tudo menos no BRASIL, existem pessoas com complexo de inferioridade e acham que ser brasileiro é um fardo a ser carregado, eu não vejo como fiasco a diplomacia brasileira com relação ao Irã, amo meu país e acho que esse sujeito tem vergonha de ser Braslileiro.

Comentários não permitidos.