Trimares o veículo não tripulado submarino Português nos mares Brasileiros

http://www.dn.pt/storage/DN/2011/big/ng1450976.jpgRobô Submarino Trimares
A fusão dos grupos de robótica do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) foi formalmente constituída esta quarta feira, para otimizar recursos e incrementar sinergias, de forma a contribuir para a exportação de tecnologia na área da automação para mercados em forte expansão, como o Brasil.
“Quer o INESC quer o ISEP tem desenvolvido atividades nomeadamente na área da robótica, actividades, essas, que, sendo complementares, serão potenciadas por um grupo que será agora muito maior e terá agora capacidade significativamente superior”, referiu o presidente do ISEP, João Rocha.
Na cerimónia de assinatura do acordo entre as duas entidades estiveram expostos vários projetos e protótipos na área da robótica. Entre eles,  o “TRIMARES”,  submarino robô capaz de inspecionar estruturas de barragens e o assoreamento das bacias com grau de precisão na ordem dos centímetros e em tempo real.
Este submarino robô, de tecnologia INESC Porto, vai ser utilizado no primeiro trabalho conjunto de consultoria internacional que o novo grupo de robótica se prepara para executar no Brasil.
“O projeto não se extingue no robô, um dos objetivos passa precisamente pela criação de uma empresa spin-off para prestar esses serviços de inspeção e verificação de estruturas de barragens e rios”, sustentou Vladimir Miranda, diretor do INESC.

8 Comentários

  1. Rogerio, essa queixa de pouco investimentos em educação existe tbm em Portugal, por ora , tbm louvo a presença Lusa aqui entre nós, nesse acordo, e essa ótima tecnológia p usarmps em n mares…mt bom,parabéns.

  2. Que piada boa em rogerio, ri bastante, boa.
    Portugal até tempos atrás estava vendendo o almoço pra comprar a janta.. e ainda comendo pouco pra ter pro café da manha.
    Pior que eles só a Grécia.

    Comparar os problemas do Brasil, 5° Maior pais do mundo com os de Portugal que é menor do que Estado de Santa Catarina chega a ser ridículo.
    É como comparar a taxa de homicídios e furtos do Uruguai e seus pouco mais de 3 Milhões de habitantes com o Brasil de quase 191 Milhões de Brasileiros.

  3. Concordo completamente o que escreves, pura verdade carlos argus, não tiro nem acrescento mais nada.
    Infelizmente investe-se muito pouco em Portugal em tecnologias… nossa fatia na área nem chega ao pé do Brasil… estamos muito em baixo. Os nossos melhores génios estão fora do país porque têm melhores condições para trabalhar além da projeção que dá.
    (estou a tentar aplicar o novo acordo ortográfico mas não está fácil, rsrsrsrs ;))

  4. Salve… Salve Portugal !!! Primeiro as revolucionarias caravelas, navegando contra o vento. Depois, o maior de todos os presentes ao povo brasileiro – um Brasil rico e deste tamanho !!! O povo brasileiro é e eternamente será muito grato por todos os grandes feitos do povo portugues na defesa da integridade territorial do seu Imperio e consequente do nosso imenso Brasil. O povo brasileiro e a Petrobras agradece e mais uma vez dá boas vindas a essa nova tecnologia. Parabens ao povo portugues!!!

  5. Karlus73 , meus melhores amigos são: Lusitanos, e Italianos…então procuro ouvir o q ocorre nesses países amigos, e saiba q minha filha e imigrante , ela mora em Lisboa,a verde, e casada com um patrício. sds.

  6. Apesar de achar que o Brasil tem capacidade de fazer igual, se as partes encontram benefícios, porque não?

    PS – É impressionante que venha sempre alguém largar bostada… Que coisa Fe(h)ia…

Comentários não permitidos.