Defesa & Geopolítica

Trimares o veículo não tripulado submarino Português nos mares Brasileiros

Posted by
http://www.dn.pt/storage/DN/2011/big/ng1450976.jpgRobô Submarino Trimares
A fusão dos grupos de robótica do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) foi formalmente constituída esta quarta feira, para otimizar recursos e incrementar sinergias, de forma a contribuir para a exportação de tecnologia na área da automação para mercados em forte expansão, como o Brasil.
“Quer o INESC quer o ISEP tem desenvolvido atividades nomeadamente na área da robótica, actividades, essas, que, sendo complementares, serão potenciadas por um grupo que será agora muito maior e terá agora capacidade significativamente superior”, referiu o presidente do ISEP, João Rocha.
Na cerimónia de assinatura do acordo entre as duas entidades estiveram expostos vários projetos e protótipos na área da robótica. Entre eles,  o “TRIMARES”,  submarino robô capaz de inspecionar estruturas de barragens e o assoreamento das bacias com grau de precisão na ordem dos centímetros e em tempo real.
Este submarino robô, de tecnologia INESC Porto, vai ser utilizado no primeiro trabalho conjunto de consultoria internacional que o novo grupo de robótica se prepara para executar no Brasil.
“O projeto não se extingue no robô, um dos objetivos passa precisamente pela criação de uma empresa spin-off para prestar esses serviços de inspeção e verificação de estruturas de barragens e rios”, sustentou Vladimir Miranda, diretor do INESC.

8 Comments

shared on wplocker.com