Sugestão de Leitura: SAAB JAS-39 GRIPEN NG. A pulga alada cresceu!

Imagem: Poder Aéreo

Mais um excelente artigo com a assinatura de Carlos E. De Santis, Editor da Trilogia Campo de Batalha, Parceiro e amigo do Plano Brasil.

Desta vez Carlos apresenta-nos um artigo completo sobre o caça Sueco JAs 39 Gripen NG, a leitura nos traz bastante informação a respeito deste que é um dos concorrentes ao programa de reaparelhamento da força de caçadores da Força Aérea Brasileira.

Sugiro a leitura

E.M.Pinto

SAAB JAS-39 GRIPEN NG. A pulga alada cresceu!

http://4.bp.blogspot.com/-HbzjFwg15rU/TV2m2eR_woI/AAAAAAAAEQE/amb7bua457M/s1600/GRIPEN%2BNG%2BAIR_JAS-39_Gripen_Demo_Rollout_3-4View_lg.jpg

O avião de combate sueco Saab JAS-39 Gripen é chamado em diversos fóruns de discussão sobre assuntos militares de “pulga alada” uma forma pejorativa que denigre a imagem deste bom caça. Mesmo sendo uma aeronave pequena, ele apresenta um desempenho bastante respeitável sob qualquer ponto de vista. Sua limitação, amplamente apontada pelos protagonistas das intermináveis discussões pela internet e mesmo entre amigos entusiastas em um botequim, é sua autonomia mais baixa que seus concorrentes. De fato, temos que o JAS-39A/C Gripen tem um raio de combate de 800 km, pouco menor que o do F-16 que chega a 925 km sem os tanques de combustível externos. Leia Mais no Campo de Batalha Aérea, clicando aqui, boa Leitura.

24 Comentários

  1. QUEM TEM AMIGO COMO ESTE, NÃO PRECISA DE INIMIGO.
    .
    (título do texto original:”Oferta de transferência de tecnologia dos EUA ameaça gripen no Brasil.”)
    .
    .
    “(…)Vazamentos de mensagens diplomáticas publicadas recentemente (dezembro de 2010) pelo WikiLeaks, citadas pelo jornal Aftonbladet, reportaram que a Suécia foi enganada tanto pelos EUA quanto pela Noruega, a respeito do interesse do vizinho da Suécia em assinar um acordo de vários bilhões de coroas para comprar os caças Gripen. A Noruega acabou decidindo-se por comprar o caça norte-americano F-35 Joint Strike Fighter (caça de ataque conjunto), em um acordo estimado em 55 bilhões de coroas (7,9 bilhões de dólares).
    .
    De acordo com o Aftonbladet, os Estados Unidos ”jogaram uma chave de fendas nas engrenagens do acordo do Gripen” ao parar com a exportação de componentes de radar fabricados nos EUA, para uso no avião sueco.(…)”
    .
    .
    —————(FONTE:-Poder Aéreo-18/02/11)
    .
    É o que nos espera, se não fizermos a coisa certa.
    .
    Reparem no fato em questão,suponha que os americanos transfira tecnologia para nós como eles fizeram com a Suécia,….e ai; adianta alguma coisa?

  2. A pulga alada e mt boa p um país pequeno, considerando q o mesmo ainda está na prancheta.Bonito, e espero multifunção, + com baixa velocidade e pouca autonômia p um país como o BRASIL.Tem uma bela forma , nada mais.Sds.

  3. COMPRA E ESA PASSARINHO DE TREINAMENTO
    EO MESMO QUE COMPRA DEPENDENCIA COM OS YANKES DE VEZ

    Saab JAS-39 TA MAIS PRA PAISES COMO CHILE .URUGUAY , PARAGUAY.BULGARIA . BRASIL CONTINENTAL COM Saab JAS-39 NO SENSE
    VENEZUELA COM SU 30 E A GENTE COM ESE PASSARINHO DE TREINO
    VAI ENTENDER

  4. Lucena, são poucas as pessoas que não se convenceram que parceria com americano é parceria de GALINHA COM PORCO PRA FAZER OVOS MEXIDOS COM BACON. Somente os VASSALOS DO IMPÉRIO é que não aceitam essa realidade. O tempo inteiro rasteira em sima de rasteira, golpe baixo um atras do outro.

  5. Belo artigo sobre o Gripen NG. Só observaria que o alcance

    do radar AESA ES-05 Raven deve ser bem maior que 120km para um alvo de 5m2. O ganho de alcance no uso da antena do tipo AESA sobre o convencional gira em torno de 50%. Supondo um alcance entre 90 a 130 km para o PS-05, o ES-05 deverá ter um alcance entre 150 a 180 km.

    No mais, parabéns ao Carlos E de Santis pelo artigo.
    []’s

  6. Mas mesmo crescido continua sendo um caça leve. Nada contra, caças do porte do Gripen são importantes para compor um força como a Otan, por exemplo. Junto com o F-15, o F-22, ou mesmo o SU-35 (que não faz parte da Otan, mas enfim), o Gripen se torna um bom avião. O problema é usar o Gripen contra o F-15, o F-22 ou o SU-35. É nessda hora que ele vira uma pulga mesmo, não tem jeito.

    abraços a todos

  7. Falaram bem está na prancheta, tem coisa melhor para transferencia de tecnologia que os dois aprenderem juntos, assim não se esconde nada.Acho que é proibido gostar do Gripen, respeito a Suécia e acho mais confiavel que EUA e FRANÇA.

  8. Apesar do título pejorativo uma reportagem de qualidade mediana, sem informações novas, mas bem escrita. O NG é uma evolução do Gripen C/D, um ugrade de qualidade até impressionante em vista do tamanho das forças armadas suecas. O Gripen tem os mais modernos sistemas de comunicação, guerra eletrônica e data link dos três concorrentes (troca dados criptografados sem menor problema com o SIVAM e os R-99A), perde claramente em termos de radar para o F-18 SH. O Gripen também dispoe de um arsenal impressionante, quase todos os armamentos ocidentais, inclusive o míssil brasileiro sul-africano A-Darter e o Meteor. Especula-se que armas russas poderiam ser facilmente homologadas para uso neste caça, o primeiro a utilizar a lógica do Plug and Play em sistemas de guerra aérea.

    O raio de ação desta versão aumentou bastante em face das modificações no trem de pouso dianteiro, “a partir de agora, o raio de combate do Gripen NG passou a ser de 1300 km, quando armado com 6 mísseis ar ar e um tanque externo. O alcance de translado passou de 3200 km para 4070 km com 3 tanques externos”. O motor é o melhor existente em um caça ocidental, fora o do F-22 Raptor. As capacidades de aterissar em pistas curtas e não preparadas e de Hot Refuel dão uma versatilidade operacional importante para o uso do caça na região amazônica.

    Para desespero de muitos, o Gripen NG é o único caça que cabe no bolso da FAB (vejam o que está acontecendo com o KC 390). Se der qualquer outro, inclusive meu preferido, o F-18 SH, a FAB vai ter enormes dificuldades de manter a força de defesa aérea operacional. Como um caça pequeno e monoturbina, o Gripen tem custos de operação que são metade dos outros concorrentes, especialmente em relação ao Rafale cujo motor M-88 não tem escala de produção (sua manutenção é absurdamente cara, questão admitida pela própria Armée de l’Air). Agora entre o desejo e o pragmatismo defendo que a FAB seja pragmática! De que adianta comprar uma Ferrari se não se tem condições de manter em funcionamento?

  9. Parece que esse assunto vai se esticar por muito tempo. O gripen seria uma boa escolha no que se diz respeito a adquirir know how , simplicidade e economia, preco etc.Mesmo que seria somente um projeto mas estariamos a meio caminho andado de fazer nosso proprio projeto. Mas infelizmente o unico ponto contra seria a dependencia dos usa nos motores e isso simplesmente o desclassifica!!!! entao ja que o rafale se sabe que e uma bomba, ou simplesmente um carro frances, lhes pergunto qual a melor opcao? claro q todos ja sabem …russos, mas os eua nao nos deixarao fazer essa escolha custa o q custar! Acho q esta na hora de comprar importados da china, e nao se surpreenda se eles nao nos oferecer a custo da banana nos proximos dias

  10. Fico com o Gripen, mas quem sou eu para poder opinar, alem de ganharmos um grande conhecimento tecnologico nessa parceria poderemos a partir del construir uma nova geração de caças totalmente brasileira/sueca, se houver boicote poderemos construir essas peças aqui mesmo como fazem os chineses.

    Para fazer engenharia reversa basta ter qualificação e atitude.

    Isso a segunda nos falta…

  11. Bom de Briga, acho que nessa você perdeu, não vai haver outro FX-2 se não sair nada dessa vão ser mais 30 anos de F-5 ou um Tampax de mais vinte anos como o F-16 ou o Mirage 2000.Quanto a sua questão da turbina lembro que mais de 95% dos motores da FAB são de origem norte americana ou inglesae observo que nos concorrentes a fornecedores de turbina para o KC 390 não existem russos ou chineses, apenas modelos ocidentais, todos com forte influência norte americana. A turbina do KC 390 vai vir da Rolls Royce, Pratt & Whitney ou do consorcio General Eletric/Safran CFM. Das três duas Tio Sam tem influência direta e no caso da inglesa nem é preciso falar das “relações carnais” que existem. E engraçado, existe mais medo fora da FAB do que dentro dela em relação a embargos norte americanos. A FAB tem mais medo de uma logística ruim, embargos eles levam de letra.

  12. EU PREFIRO CHAMA-LO DE O PEQUENO NOTAVEL…Um piloto me confidenciou que um seu companheiro voou o prototipo NG e se impressionou com a versatilidade e manobrabilidade desta fantastica aeronave.O que tudo indica a nossa versão se é que ele sera escolhido e a meu ver tem mais possibilidades que o Rafale e F18,tera uma maior autonomia de voo e carga belica.Realmente é o melhor pacote para o Brasil que quer aprender fazendo e que nos traria ate mais vantagem quanto a possivel exportações futuras.Ele é um consorcio anglo-americano-sueco e as partes que possivelmente podera sofrer embargo como retaliação por nãolhermos o F18 podem ser substituidas e com nossa criatividade tecnica-cientifica-industrial poderemos brincar em versatiliza-lo ainda mais.Excelente aeronave para futuros esquadrões amazonicos e o que mais perfeitamente se encaixaria ao nosso NAe São Paulo.Sinceramente eu gostaria que o Brasil o escolhe-se assim tambem como aceita-se a proposta Russa de com eles fazermos um caça de quinta geração totalmente Nacional.Se essas possibilidades se concretizarem seremos sim autosuficientes nesse segmento e estaremos livres da dependencia e monopolização..QUE VENHA O NG E O 5.0 Nacional Brasil-Russia…http://www.youtube.com/watch?v=-_MwVgy4xaE PARA DESESPERO DOS ENTREGUISTAS,LEILOEIROS,TRAIRABÓIAS E BORRA-BOTAS.

  13. Pode nao ser o ideal para a FAB, mas tirando o motor e o radar, o Grippen nos ensinaria muito mais como construir nosso propio aviao no futuro. Existem varia tecnicas de construcao, materiais,computadores de bordo, software etc etc, que o Grippen nos oferece. Neste caso sim a Suecia abre mao destas tecnologias para a Embraer. E uma pena que o Brasil nao pode tocar adiante esse projeto com a Suecia, mas tambem comprar outros cacas mais adequados.Neste pequeno Grippen esta o que precisamos, pra dar o salto tecnologico necessario para um caca totalmente brasileiro.

  14. Excelente matéria do Carlos E. De Santis. A exceção da informação do alcance do radar (120 km para um RCS de 5 m2) que está subestimada.
    Algumas fontes fornecem a seguinte tabela para o Raven ES-05 do Gripen NG:

    For RCS 0.0001 m2 class target: 10~11 km+
    For RCS 0.001 m2 class target: 18~20 km+
    For RCS 0.1 m2 class target: 56~62 km+
    For RCS 1.0 m2 class target: 100~110 km+
    For RCS 5.0 m2 class target: 150~165 km+
    For RCS 10.0 m2 class target: 178~195 km+

    Já para o PS-A5A do Gripen:

    For RCS 0.0001 m2 class target: 5~6 km+
    For RCS 0.001 m2 class target: 9~10 km+
    For RCS 0.1 m2 class target: 27~32 km+
    For RCS 1.0 m2 class target: 48~56 km+
    For RCS 5.0 m2 class target: 72~84 km+
    For RCS 10.0 m2 class target: 85~100 km+

    Portanto, o incremento de alcance foi em torno de 100% e não de 25%.
    No mais, um grande abraço ao Carlos E. De Santis e que continue com seu excelente trabalho.

  15. Defender equipamentos Americanos ou Europeus que na maioria são compostos de softwares e peças Americanas é uma tolice a nós Brasileiros.O nosso Amado irmão CAIN do norte que sempre se mostrou nosso amigo e defensor é na verdade o nosso inimigo a nosso desenvolvimento.Não é porque estamos no mesmo continente e pensarem que somos seu quintal.Desde a decada de 70 satelites Americanos ja haviam mapeado todo o nosso territorio e litoral,alguem ou algum governo isso interceptou e repassou essa informação para nós e ai nossos militares criaram as 200milhas nauticas e as reservas florestais e indigenas.Tudo isto esta acentado encima de areas riquissimas em petroleo e minerios.Ja sabiamos da bacia de Campos e da de Santos a muito tempo.O pré-sal desconheciamos.O alto Rio Negro ate o limite norte de Roraima é petroleo puro.Na propria Serra do Cachimbo dizem existir uma chaminé diamantifera muito maior que a Sul Africana e desde então aquela area tornou-se restrita e iso foi muito antes de começarmos nosso programa atomico.A grande verdade não é que o EUA não aceitam perder um satelite no continente e sim o potencial que o Brasil tem em energeticos,minerios,agua potavel agroindustria e o povo trabalhador que somos.Nosso mercado se diversifica cada vez mais e ja somos um polo atrativo de ciencia,medicina e matematica.Hoje o Brasil é o melhor investimento e so não esta fora de controle todo esse crescimento devido qaos meios de contenção de entrada de aplicações e capital.Estamos predestinados a sermos lider mundial com uma democracia solida e diplomacia da paz e do entendimento.Essas coisas ferem aos olhos dos Vampiros que sabem como jogar com a Russia,buscam meios de isolar a China e temem o potencial Brasileiro.Ou nós nos desatrelamos da dependencia deles ou seremos sempre seus serviçais.Isso não significa romper relações mas impor a nossa vontade e a nossa soberania.O Brasil sera realmente independente quando dissermos na cara de quem quer que seja a palavra NÃO quando não quisermosJamais teremos tecnologia propria e seremos auto-suficientes enquanto estarmos na dependencia do jugo Americano e se para sairmos disso temos de buscar meios que seja a tecnologia Russa que pagaremos e teremos se termos de ficar lambendo as botas deles.

  16. Eu estou contigo Maluquinho,até a china já é soberana e tem a sua propria tecnologia feita por china,ainde que muitos se rien do seu avião,mais pelo menos eles tem um feito por eles e um futuro se melhora o avião e enquanto isso estaremos com o fx2 ainda sem definir,temos que investigar mais.

  17. Peço desculpas ao autor da matéria.
    Os dados que citei são do radar NORA que era um AESA demonstrador de tecnologia que precedeu ao Raven.
    Mas mesmo assim considero o alcance de detecção de 120 km/5 m2 muito reduzido para o Gripen NG.
    Um alcance tão reduzido implicaria em um alcance de travamento menor ainda, o que inviabilizaria a utilização de mísseis LRAAM como o AIM-120C7 e o Meteor.
    Creio que o Raven ES-05 deva ter alcance no mínimo igual ao do que o precedeu (NORA), portanto, ainda que os dados que postei não sejam dele, acho válidos.
    Um alcance de 120 km estaria em conformindade com a detecção de um caça de 4.5 G (como o próprio Gripen), que tem RCS reduzido e abaixo de 1m2.
    Caças de 3ª e 4ªG , com RCS em torno de 2 a 25 m2, muito provavelmente podem ser detectados e traqueados à distâncias bem maiores, fazendo-os alvo para mísseis BVR avançados como os que pretendem ser integrados ao Gripen NG.

  18. Parece q estamos ficando mmeio paranoicos com este possivel embargo dos eua quanto as pecas inclusive do gripen .Mas eu sempre acreditei q seria a melhor escolha para nos. Entao acho q vale a pena correr o risco.A verdade e que: nao estamos comprando cacas para defender o Pais em uma guerra.Nao , nao e nao. Estamos sim comprando avioes para patrulhar nosso Pais e tambem aprender a fazer esta M… . So isso! Nao fiquem pensando que vai ser a ultima frota de avioes que teremos e estes serao os que irao defender nossoPais daqui a 30 anos quando eles nos invadir! Entao por isso defendo o gripen por ser barato e facil comparado aos franceses.Nada de renault voador que nimuem consegue mexer!

Comentários não permitidos.