Defesa & Geopolítica

Irã enviou dois navios de guerra ao Mar Mediterrâneo, diz Israel

Posted by

http://2.bp.blogspot.com/-fe1yStGv1fc/TVwKSqD5X5I/AAAAAAAADD0/VehS5zmJu1Q/s1600/32_8902220446_L600.jpg

O ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, denunciou nesta quarta-feira (16), em Jerusalém, que o Irã está enviando dois navios de guerra ao Mar Mediterrâneo, através do Canal de Suez, e qualificou o fato de “provocação”.

“Nesta noite, duas naves iranianas teriam atravessado o canal de Suez, seguindo pelo Mediterrâneo, a caminho da Síria”, declarou Lieberman.

“A comunidade internacional deve compreender que Israel não pode ignorar eternamente as provocações”, acrescentou o chefe da diplomacia israelense, durante discurso em Jerusalém, por ocasião da conferência de presidentes das principais organizações judaicas americanas.

O governo iraniano não confirmou a informação.

http://1.bp.blogspot.com/-XR8qcTILrX4/TVwKS1wXlGI/AAAAAAAADD8/TcEmpc9FVdE/s1600/4_8910020297_L600.jpg

Em um comunicado, a Autoridade do Canal de Suez (SCA) informou que não havia recebido nenhuma notificação da passagem dos navios iranianos: “A Autoridade concede permissão para embarcações de todas as nacionalidades que queiram atravessar o canal, desde que suas bandeiras não pertençam a um país em guerra contra o Egito”.

“O Canal de Suez não aceita a moeda iraniana, mas isso não quer dizer que navios iranianos não possam utilizar nossa hidrovia”, destacou o comunicado.

Se a informação israelense for confirmada, esta seria a primeira vez desde 1979 que embarcações de guerra iranianas atravessam o canal.

Segundo a rádio israelense, os dois navios da marinha de guerra iraniana seriam uma fragata de classe MK-5, equipada com mísseis terra/mar, e uma embarcação de apoio de classe Kharg (imagens acima).

Fonte: G1 via Hangar do Vinna

23 Comments

shared on wplocker.com